sexta-feira, 5 de junho de 2020

Ping Pong the Animation é pika


Antes de qualquer coisa eu vou dizer que sim, vão ter spoilers aqui. Mas eu tô colocando o aviso antes da introdução do texto em si porque nesse caso vai ser meio peculiar.

Se eu simplesmente falasse da premissa de Ping Pong por cima seria bem vago, então evidentemente eu tenho que entrar na parte de spoilers. Mas eu também gostaria de fazer esse texto ser meio que uma introdução desse negócio as pessoas, então eu vou fazer o seguinte: Eu vou soltar spoilers menores que vão até a primeira metade e mais pra frente vai ter um spoiler warning pra tudo envolvendo os spoilers grandes e o final, acho que assim fica bem melhor. Enfim, resumindo o post normalmente agora.

O post de Persona 2 era algo que eu devia a 4 anos, mas a verdade que ninguém sabe é que eu devia um post de anime no blog a 5 anos! Hell yeah, cada vez mais próximo de alcançar o status de Cybershell aqui.

Mas bem, eu enrolei tanto tempo porque eu não sabia como caralhos eu iria falar de animes ou cartoons por aqui mesmo, se fosse uma review eu não iria poder simplesmente segmentar tudo assim como eu faço com jogos porque ia limitar bastante as coisas. E apesar de eu ter feito os posts de Ben 10, eu ainda não faço a mínima ideia de como fazer isso direito, yep.

De qualquer jeito, eu vou tentar, porque eu quero falar de animes e mangás aqui e ninguém vai me impedir!


Ok, antes de qualquer coisa eu vou falar sobre a estética disso aqui porque isso que causa a maior impressão nas pessoas. Tem pessoas que dizem que é feio pra um caralho e tem gente que diz que lindo pra porra. E bem, eu tô mais pro segundo tipo mesmo.

Eu entendo que isso pode incomodar muitas pessoas, mas eu diria que foi uma decisão bem daora, achando feio ou não, é inegável que esse artstyle é estupidamente expressivo, e considerando o jeito que tudo é animado fica melhor ainda. De início eu estranhei mas logo no final do primeiro episódio eu já tinha gostado bastante, e imaginar esse anime com um traço todo lisinho é bem desconfortante.. o apelo desse negócio fica bem aparente durante as partidas, é algo realmente bem daora de se acompanhar, principalmente com os motifs ligados aos personagens que constantemente aparecem durante as partidas, tipo o avião do China e o dragão do, uh.. Dragon.

Outra coisa bem interessante é que as vezes o anime toma uma direção mais "mangalesca" segmentando a tela em vários quadrinhos que mostram uma sequência de cenas, é sem dúvida alguma algo bom que eu aprovo.


Mas bem, com isso de lado eu acho que posso falar do plot em si. Como o nome indica isso é um anime de esporte, focado em tênis de mesa(aka ping pong). Porém o legal desse anime é que o esporte em si fica em segundo plano, ele é mais um plano de fundo do que qualquer outra coisa, visto que o foco é nos personagens, o importante não é o esporte em si mas sim o que ele significa pra cada personagem, como cada personagem se expressa através dele e como esse esporte afeta a vida desse pessoal.

Ping Pong aborda vários cenários diferentes usando o esporte pra isso. Esse anime não vai nem te explicar as regras de Ping Pong e nem nada, personagens vão citar e utilizar técnicas e fica por aí, não vai ter nenhum diálogo expositivo explicando o que acabou de acontecer, você vai simplesmente acompanhar o negócio. É uma característica bem peculiar, talvez alguém enxergue isso como um defeito mas eu definitivamente não vejo assim, até porque eu já disse que o foco não é o esporte em si mas sim os personagens e tudo mais. E eu acho isso uma puta de uma vantagem, ainda mais considerando que esse negócio tem só 12 episódios.

Esse tipo de coisa deixa bem gritante que Ping Pong é sobre essa turminha do barulho aí, e não sobre ping pong de fato.

Eu realmente gosto dos personagens aqui, eles representam vários tipos de pessoas com objetivos distintos e tudo mais. É bem difícil não se identificar com algum deles de algum modo.

O Dragon é um jogador pikão que treinou duro pra caralho pra chegar no topo e sustentar a família, hoje em dia ele trata o esporte mais como um fardo do que qualquer outra coisa, ele se dedica 24 horas por dia a esse esporte, mas não é porque ele realmente quer ou porque ele acha divertido de fato, ele simplesmente faz isso e mantém o status quo, e no processo ele deixa a família de lado ainda, logo a coisa que introduziu ele a esse esporte.

Também tem o China, ele foi kickado do time dele na China e teve que ir tentar a sorte no Japão, visto que se ele se sair bem nos torneios a seguir ele talvez tenha a oportunidade de voltar pro time, e por consequência voltar ao seu lar. O China tem bastante orgulho pela nação de onde ele veio, ainda mais considerando que lá é a "terra do Ping Pong", porém todo esse orgulho faz ele tomar uma postura bem arrogante diante aos vários jogadores japoneses que ele encontra ao decorrer do anime.

E isso me leva aos protagonistas desse negócio, o Smile e o Peco. O Smile é um cara que, ironicamente não sorri e é bem estóico. Já o Peco é o oposto, é um carinha animado pra caralho.

Ambos gostam de jogar Ping Pong mas ao longo do tempo eles ficam mais contrapostos, o Smile vai melhorando e melhorando, passando por uma onda de vitórias, obliterando os adversários; enquanto o Peco sofre uma onda de derrotas bem fudidas, perdendo inclusive pro rival de infância que ele sempre derrotou com facilidade. Apesar deles estarem meio contrapostos eles tem algo em comum, os dois tão lentamente perdendo a paixão pelo esporte, o Smile não tá experienciando desafio algum e só tá ganhando e ganhando, enquanto o Peco tá constantemente tendo o ego dele massacrado, visto que durante a vida toda ele sempre foi o melhor jogador da área e ganhava facilmente de qualquer um, mas agora ele aprende da pior maneira possível que não é só talento que leva os outros ao topo.

E sim, eu disse talento. Hoje em dia é bem comum ver pessoas dizerem que talento não existe e tudo mais, e bem, enquanto muitas pessoas de fato usam o termo de forma errônea e desmecerem o esforço genuíno posto em algo, talento é algo que existe, e Ping Pong não desmente esse fato. Como eu disse, o Peco tem talento, ele naturalmente criou uma afinidade com Ping Pong e logo na sua idade ele é um ótimo jogador, porém, ele nunca realmente se esforçou. Ele joga Ping Pong pra caralho obviamente, mas isso é porque ele acha divertido pra porra mesmo, ele não se da o trabalho de treinar de verdade, ele simplesmente passou os treinos de qualquer jeito, isso é evidente mais pra frente no anime onde ele acaba refazendo um treino básico de forma legítima e por consequência joga muito melhor no jogo seguinte.

E novamente esse anime faz um paralelo legal, é só ver o Akuma. O Akuma é o dito rival do Peco, e ao contrário do mesmo o Akuma ralou pra caralho pra chegar onde ele tá, mesmo não tendo nenhum tipo de dom pro esporte, na verdade, o Akuma tem é uma desvantagem física. O Akuma tem astigmatismo, e por consequência ele tem que se esforçar muito mais do que o Peco pra conseguir jogar de igual pra igual. Logo no primeiro ano do ensino médio o Akuma já dedica a vida inteira dele ao Ping Pong praticamente, assim como o Dragon.

Agora o Smile é o melhor dos dois mundos. Ele tem talento e ainda por cima se esforça. E é isso que deixa ele alcançar um status tão alto logo no começo do anime, isso e o técnico dele que faz o possível pra tirar o Smile da zona de conforto dele, visto que caso o contrário ele iria acabar estagnando, assim como o Peco.

E o Smile é um personagem bem interessante, como eu falei ele é bem estoico e tudo mais. Isso pode fazer ele parecer bland de começo mas ele é bem denso até. Ele sempre foi assim e inclusive sofria bullying pelo pessoal da escola por parecer um robô sem emoções, mas aí ele conheceu o Peco que sempre tratou ele de boa e eventualmente conheceu o ping pong através dele. Porém, ao longo do treino mais intenso dele, o Smile acaba abraçando essa ideia de se tornar um robô, jogando as emoções fora e virando uma máquina que destrói qualquer oponente sem piedade. Algo bem legal é que durante as partidas é comum ver o Smile sendo representado como um robô, ao lado de várias sequências numéricas e até mesmo alvos nos lugares onde ele arremessa a bola. Dando um ênfase nessa questão de artificialidade.

Como eu tinha dito antes, Ping Pong tem vários desses motifs que acompanham as partidas e correspondem aos personagens. O Smile é representado como um robô, os saques do China são constantemente representados como um avião, o Kazama é representado como um monstro e os seus saques como um dragão e por aí vai. Isso eu acho algo bem foda porque serve mais um propósito temático do que qualquer outra coisa, é bem diferente dos poderes pika que a gente vê em outros animes de esporte que tem por aí.


Outra coisa que achei bem interessante é como esse anime aborda derrota. Ela é mais como um "ritual de passagem" do que qualquer outra coisa, todos os personagens precisam experienciar ela pra se desenvolverem de fato e concluirem os seus arcos. Apesar de muitas dessas derrotas serem extremamente brutais, elas sempre abrem uma gama de oportunidades novas, no momento elas podem parecer que despedaçaram o sonho de tal personagem, mas eventualmente ele vai certamente tirar algo bom disso, muitas vezes até se libertando de uma espécie de ciclo vicioso que claramente tava prejudicando a vida dele.

Como da pra ver, Ping Pong certamente tem uns momentos bem fodas no meio da jornada desses personagens. E parte da razão deles serem tão bons assim são as músicas que acompanham eles. Ping Pong tem uma OST foda pra porra que eu tenho certeza que vou constantemente revisitar. As que vem à minha cabeça no momento são Night Cruising, o tema do Peco, Like a Dance e o tema do herói.

Essas são só umas poucas das varias OSTs pikas que tem nesse negócio, e junto da animação elas certamente dão uma energia bem vibrante pra esse anime. Não é atoa que se você comparar as cenas do filme live action com as do anime não da nem pro cheiro. Obviamente não é lá um dos live actions mais pika também, mas isso é mais pra exemplicar o quão bem esses elementos que eu citei conseguem trabalhar em harmonia pra criar algo tão especial, a animação bizarra e frenética, a OST foda, o modo como cada personagem tem um motif recorrente que abre espaço pra vários simbolismos foda, é realmente muito foda.

Eu citei o tema de um tal herói, e agora que mencionei a existência de simbolismos pika eu acho que é justo entrar mais em detalhes. O herói é a primeira coisa que você vai ver assim que o anime começar, ele é uma figura alada e misteriosa que sai sorrindo e voando por aí. O Smile constantemente pensa nesse maluco, dizendo que quando ele estiver em apuros ele só precisa repetir "Apareça, herói!" 3 vezes que ele vai ser resgatado. Embora seja bem confuso no começo isso tudo começa a fazer mais e mais sentido ao longo do anime, visto que de fato, o Smile está em apuros, ele tá simplesmente jogando sem se divertir, jogando porque sim. E numa sequência ele chega a conclusão de que ninguém vai resgatar ele e o dito robô que representa ele nas partidas de Ping Pong simplesmente toma conta dele, e aí ele simplesmente joga as emoções fora e continua treinando e treinando, pra continuar ganhando e ganhando..

Algo perceptível nessa figura do herói é que ele tem asas bem grandes, e não é atoa. Voar é um tema bem recorrente nesse anime, o tema de voar e se libertar de tudo, constantemente se esforçando mais e mais pra voar mais e mais alto. O jeito em que isso é integrado nas partidas é muito bom, novamente usando dos vários motifs dos personagens pra isso. Mas esse anime também retrata a realidade cruel de que nem todos os pássaros conseguem voar, e que as asas de alguns deles simplesmente não conseguem voar por tanto tempo, e que eles vão eventualmente ficar para trás.

E bem, isso é o fim dessa parte com spoilers mínimos, a partir de agora vão ser só peixes grandes, então é isso aí. Assista Ping Pong(ou não), é uma experiência bem única e além disso é super curto. É sem dúvida alguma um dos negócios mais legais que vi nesses tempos, e tenho certeza que é algo que vou constantemente revisitar também. Enfim, eu sou o Otenko e té mais.


Resumindo o post com spoilers agora

Começando essa sessão com a queda do Akuma, porque puta merda!

É algo estupidamente brutal, que eu sinceramente não tava esperando que fosse acontecer. O Akuma treinou duro pra porra mas o Smile obliterou o sonho dele.. Algo que eu acho especialmente triste é o flashback que acontece nessa parte, onde o doutor diz pro Akuma criança que ele tem astigmatismo. Eu acho especialmente triste porque ele disse "O que eu fiz de errado?" com esse tom de inocência..

Obviamente não é impossível uma pessoa com dificuldades se sair bem pra caralho. Tem um cara que joga Fighting Games bem pra caralho apesar de não ter mãos. Mas ainda assim essa cena é bem realista, o Akuma tava dedicando a vida inteira dele envolta de ping pong e ainda assim ele perdeu pro Smile, que tinha a sorte de ser naturalmente bom naquilo, mas ao contrário do Peco ele não confiou apenas no talento dele. O Akuma deu o melhor dele mas no fim o melhor dele simplesmente não foi bom o suficiente.. e a reação dele foi bem foda, ele saiu puto e acabou agredindo um maluco ali, o que eventualmente fez ele ser expulso do clube de ping pong. No fim essa derrota esmagadora permitiu com que ele se libertasse disso finalmente, ele não tem que dedicar a vida dele a ping pong, aquilo claramente fazia mal pra ele devido a toda essa obsessão. E com isso ele pode simplesmente relaxar como um telespectador e eventualmente encontrou a felicidade verdadeira com uma família que ele ama.

Em contrapartida tem o Peco vadiando por aí, tentando fugir do ping pong, tentando se convencer de que não é algo importante pra ele. E justamente tentando fugir desse esporte que ele faz mal pra si mesmo, tentando substituir o prazer de jogar aquele esporte com cigarros e bebidas, esse tipo de coisa que só gera prazer a curto prazo. Mas bem, eventualmente ele acaba renascendo..

Depois de quase morrer afogado fazendo palhaçada ele percebe que no fim das contas a única coisa que ele conseguia pensar era em ping pong, e com isso ele resolve treinar de forma legítima desde o começo.

Eu acho bem legal que quem salva ele é o Akuma, que apesar de tudo se sente grato pelas palavras frias do Smile, mas apesar dele aceitar que ele não pode voar, ele sabe que o Peco consegue, e da esse empurrão pra ele seguir adiante.

Enquanto isso o Smile se cansa dessa merda toda e resolve fugir do técnico dele no meio do treino. Mas no fim das contas ele acaba voltando ao ginásio de novo porque ele não tem mais nenhum lugar pra voltar, ele não pode simplesmente fugir do ping pong também.

Já o China percebe que o Japão não é lá tão ruim assim, e que ele tem os companheiros do time ao lado dele. Eu acho bem legal que o China é o único que tá legitimamente feliz nesse dia de natal, já que todo mundo tava passando por algum tipo de merda. O China teve o sonho de voltar pra casa massacrado inúmeras vezes até esse momento então ele simplesmente aceita que o Japão é o novo lar dele, e enquanto todos os outros personagens tão nesse estado de negação ele tá de boa curtindo com os parça.


E bem, essa reta final é foda pra um caralho! A essa altura praticamente todo mundo já se desenvolveu e só restaram o Smile e o Dragon, que são bem semelhantes visto que eles tão simplesmente jogando por jogar a essa altura, é algo diferente dos outros personagens visto que eles não tem condições de simplesmente sair disso..

Mas bem, eles tiveram ajuda. O Peco salva eles, o herói salva todo mundo nessa porra! Esse twist do Peco ser o herói foi algo bem foda, e realmente quando a gente para pra pensar os foreshadowings indicavam isso aí mesmo.

O Peco começa salvando o Dragon, fazendo ele legitimamente se divertir em uma partida, algo que não ocorria a anos. Eu acho muito bom como o simbolismo representa o Dragon escalando uma montanha, desesperadamente tentando alcançar o Peco que tava simplesmente voando por aí. Ping pong a essa altura era mais um fardo pro Dragon, então faz sentido ele ser representado dessa forma. Mas aí o Dragon acaba crescendo asas pra alcançar um oponente a altura dele, se divertindo pra caralho até as asas dele se desgastarem. Com isso o herói salvou o Dragon.

E por último sobra o Smile que tava esperando esse momento por muito tempo. Ele tava em apuros e agora o herói finalmente chegou ao seu resgate. E com isso o Smile consegue se divertir novamente com esse esporte, e inclusive chega a sorrir de novo, lembrando dos velhos tempos onde ele sorria pra caralho jogando ping pong e se divertindo. E depois de tanto tempo em dúvida, ele finalmente consegue confirmar que sim, sangue tem gosto de ferro. E com isso o herói salvou o Smile.

Bem.. eu gosto bastante como a gente não chega a ver o final da partida e o anime simplesmente taca um time skip na nossa cara. É bem súbito mas certamente não é algo ruim. Ver os personagens mais velhos é muito bom, ver onde toda essa jornada levou todo mundo. O Smile apesar de ter talento e potencial pra caralho prefere simplesmente ser um professor meio preguiçoso pros jogadores novos, e é bem legal visto que apesar de tudo ele nunca realmente teve ambição pra se tornar um jogador pika, ele simplesmente queria se divertir com o esporte que ele ama. E é bem legal ver que depois de todos aqueles acontecimentos meio sufocantes ele é bem mais expressivo e animado hoje em dia, apesar de ainda ser o cara quieto de sempre, e inclusive arranjou uma namorada, mostrando que ele interage com mais alguém além do Peco hoje em dia, e inclusive visita o treinador constantemente, finalmente aceitando o convite que ele recebeu no início do anime.

O China passou pela naturalização e agora representa o Japão nas olimpíadas, ele aceitou que o Japão é o novo lar dele e agora ele representa essa nação com orgulho. Já o Akuma tá curtindo com a família dele, podendo finalmente ser feliz de fato ao invés de seguir uma ambição auto destrutiva. O Dragon foi kickado do time recentemente, e ele fica perplexo ao ver como todo mundo mudou e seguiu as novas ambições enquanto ele ficou estagnado por tanto tempo. Mas apesar disso ele tá disposto a tentar coisas novas depois de finalmente se livrar de todo esse fardo.

E o Peco se tornou um jogador profissional. Ele sabe que ele ama esse esporte e por isso tá aproveitando ele ao máximo, voando pelos céus, indo cada vez mais e mais alto.

E bem, com isso o anime termina.

Eu não preciso nem dizer que Ping Pong é foda e etc. Então é isso aí. Abri esses posts de anime com chave de ouro e eu espero que esse formato seja fodão o suficiente pra eu continuar fazendo esses posts de forma confortável, eu sou o Otenko e agora eu vou ouvir Night Cruising aqui, té mais!










Nenhum comentário:

Postar um comentário