Sabe, eu pessoalmente cansei de me encherem sempre que eu digo que não gosto do Zero, e pra não ter que escrever tudo de novo e de novo, eu vou registrar de uma vez aqui, esse post é algo que eu queria fazer faz tempo, e finalmente eu resolvi fazer essa porra.
Bla bla spoilers de MMZ inteiro
Uma das coisas que vivo ouvindo por aí é que a morte do Zero em Zero 4 foi a única relevante, e pessoalmente eu nunca fui afetado por ela, nem mesmo na época em que eu era fanboy da saga, porém a um tempo atrás eu abri meus olhos e percebi o porque, e agora que revisitei a morte do Zero em Mega Man X5, eu me peguei emocionado, e não, não é porque eu sinto nostalgia por MMX, já que eu mesmo quando menor só tive acesso ao X4, e MMZ é o que realmente me deixa nostálgico, com isso dito, eu vou assumir porque eu não liguei pra morte dele: Porque eu não ligava pro Zero.
Agora pra elaborar essa resposta, vamos dissecar um pouquinho o Zero.
Em Mega Man X o Zero era bem badass e etc mas acima de tudo ele era um personagem bem humano, claro, não a um nível bem extremo como o de um personagem melhor desenvolvido, mas no sentido de ser humano tipo o X, ou qualquer outro reploid. Ele era meio sério e humilhava os oponentes ocasionalmente mas ali dentro realmente havia um Z Heart, da pra ver o respeito que o Zero tem pelo X e vice versa, assim como da pra ver o choque que foi presenciar a morte da Iris. E não, eu não vou debater a qualidade do enredo de MMX4 ou whatever, o foco disso aqui é o Zero em si. Mas enfim, o Zero tinha sido projetado pra ser puro mal, porém os seus ideais são os de um verdadeiro justiceiro, algo notável quando o próprio Keiji Inafune desbanca a teoria de Zero ter exterminado todos da saga clássica, como da pra interpretar pelo oque ele disse, independentemente da época em que Zero acordaria, ele seria sempre o Zero que conhecemos em Mega Man X, porém o seu erro cognitivo o fazia ficar descontrolado.
E onde eu quero chegar com isso? Eu quero chegar no Zero de Mega Man Zero. Esse Zero acorda com amnésia em 22XX com um novo corpo, porém com a mesma mente, que foi transferida, bem, ao menos teoricamente deveria ser. Muitas pessoas constantemente tentam justificar o fato desse Zero ser sério o tempo todo dizendo que ele teve amnésia então é normal isso, porém. Durante a franquia nós constantemente vemos robôs ou reploids que foram recentemente acordados e já demonstram uma personalidade, e um deles é o Grey. Assim como Zero, o Grey também havia um destino maligno, porém o Grey foi acordado prematuramente e por isso o processo de controle mental não havia sido aplicado, e o Zero, com amnésia e desprovido do seu erro cognitivo, está basicamente na mesma posição de Grey: Um reploid que acabou de acordar. E ambos foram inclusive despertados em situações semelhantes, Zero foi despertado enquanto Ciel estava sendo atacada por mechaniloids e Grey foi acordado no meio de uma troca de tiro entre humanos e mechaniloids, além de eventualmente ser atacado pela Pandora que estava ali pra exterminar ele. O Zero acorda e sai limpando o exército, Grey acorda com medo e sai fugindo, mas eventualmente ele luta contra uns mechaniloids depois também. Grey ao ser acordado reage igual uma pessoa comum, já o Zero simplesmente acorda sério e não tem diálogo, e isso não se deve ao fato dele ser um guerreiro, já que o próprio Zero já se mostrou ficando desnorteado quando ele não sabia o que caralhos tava acontecendo, tipo em MMX4 com os pesadelos dele. E isso dele não ter diálogo é algo notável no primeiro jogo por exemplo onde ele passa cerca de 11 capítulos inteiros do jogo só dizendo algo em resposta a outro personagem ou falando coisas meio que obrigatórias, tipo perguntar a algum soldado ferido se ele tá bem.
Fellas, eu não sei se vocês sabem, mas quando uma pessoa sofre amnésia ela não perde as emoções, ela só perde uma coisa chamada memória. Mas ok, talvez você ache que não foi amnésia de fato, mas sim uma formatação onde ele simplesmente resetou. Mas bem, esse também não é o caso. Em MMZ1 mesmo o Zero reage a umas certas coisas que ele acha familiar, tipo quando o X é mencionado ou então no final ele lembra que o X era muito mais forte do que o Copy X. Ou seja, formatação também não é o caso.
Mas então, o que caralhos aconteceu? Bem, a resposta vai ser um pouco diferente do que você imagina.
Como é dito não só em Mega Man Zero Complete Works como também nessa entrevista, inicialmente o protagonista sequer seria o Zero, mas a vontade do Inafune de fazer o seu personagem ser um protagonista na série, acabou mudando os planos da Inti Creates. Porém, eu imagino que a essa altura a Inti Creates provavelmente já tinha uma ideia de onde eles iriam levar o personagem, como da pra ver nesse trecho:
Mas então, isso me leva ao próximo ponto: O Zero de MMX7 e MMX8.
O meme é que esse Zero é bem mais próximo do Totally Not Zero apresentado em MMZ. E bem, isso é verdade da fato, e considerando que isso se trata de uma amnésia e não uma formatação é possível que o Zero a partir de X7 tenha lentamente se tornado o Totally Not Zero, caso encerrado!
Mas bem, é bom a gente lembrar que X7 e X8 foram lançados após MMZ, e claro, dentro da lore seria possível essa mudança acontecer. Mas sinceramente, você realmente acha que o fato de que eles precisaram retconnar a personalidade do Zero pra amaciar essa transição brusca é algo bom? Até porque em sua raiz esse personagem sequer devia ser o Zero, ele LITERALMENTE era outro personagem sem relação, mas aí simplesmente resolveram "transformar" ele no Zero e essa mudança foi tão drástica que os caras tiveram que usar os jogos que se passaram anteriormente como uma maneira de consertar isso.
Ok, talvez isso não seja algo ruim pra ti, o importante é ele ser um bom personagem, ou então uma direção nova e interessante pro personagem. Mas é, esse também não é o caso, e vocês vão ver porque.
Eu disse que nos jogos posteriores ele teria mais diálogos, mas antes vamos terminar por MMZ1. Muitas pessoas dizem que o Zero ter eventualmente se lembrado do X e ter dito "É por isso que nós somos os melhores parceiros" mostra um character development dele, o que eu consigo explicar: Essa frase, dita por um personagem sem quase nenhuma fala interessante, com uma epic montage dele cortando mechaniloids no meio, cria uma ilusão de importância, e se preparem pois nós vamos ver muito isso daqui em diante. De forma alguma eu estou criticando os desenhos que a inti Creates utiliza pra impactar certas cenas, eu inclusive gosto bastante e em Mega Man ZX eu acho que isso foi refinado de uma maneira ótima, mas o meu ponto aqui é que: Através de artifícios assim eles vão criar uma falsa ilusão de impacto nas frases do Zero daqui em diante. Mesmo que o Zero não tenha tido nenhum conflito ou experiência que reflitam essa frase, eles vão simplesmente utilizar muito isso, já que manter um personagem calado em uma história e fazer ele dizer alguma coisa com "impacto" no fim, cria uma falsa sensação de desenvolvimento, já que ao se acostumar com nada, algo mínimo como isso te surpreende, e te faz acreditar que realmente houve um progresso. E sim, eu entendo bastante que isso é usado em personagens edgy, já que assim o cara que supostamente não liga pra nada mostra na verdade ligar pra algo, porém isso é bem merda se não for executado apropriadamente, o que é exatamente o caso do Zero. E isso é um problema maior se considerarmos o fato do Zero ser o protagonista aqui, você realmente acha uma boa ficar o jogo todo acompanhando um personagem reagir as coisas de forma superficial pra TALVEZ ele mostrar um sentimento genuíno no final? Esse lance do Zero aceitando o X como parceiro dele só tem relevância em MMZ4, em uma sentença especifica. Tudo que esse "desenvolvimento" realmente muda é que o Zero não trata mais o X como um completo estranho, mas sim como um conhecido, que nem ele trata literalmente todo mundo da resistência.
Agora em Mega Man Zero 2 as coisas começaram de um jeito no mínimo estranho, depois de uma introdução mais longa que o cabelo do Zero, a gente vê o Zero andando e ele tá usando uma capa de viajante por algum motivo, aí na introdução épica ao som de Linkin Park o Zero mostra o seu corpo que erodiu e está danificado(lembre-se disso), obviamente pra reforçar os danos do Zero eles forçam reticências em tudo, aí ele fala "Let's go..." e uma adenda também importante é que se você ficar matando os mechaniloids que spawnam ele diz "This isn't fun anymore..." implicando que ele se divertia lutando e agora ele não sente mais nada com isso, porém, ao contrário do que isso indica, a gente não vê isso levando a lugar algum...
E bem, como eu disse acima, o Zero tem mais diálogos nesse jogo, porém como da pra ver ali, os diálogos dele são bem, vazios eu diria, da pra ver claramente que os diálogos dele estão ali simplesmente por estar, já que claramente eles não afetam em nada na experiência, a ideia seria passar a sensação de que o Zero tava todo fudido mas isso obviamente vem dele ter passado meses no deserto e estar danificado, já que logo após ele ser reparado na nova base da Resistência ele volta a ser o Totally Not Zero que a gente conhece. E por esse jogo todo não temos muito a comentar, como eu disse o Zero tem mais diálogos porém a esmagadora maioria deles são diálogos reacionários, na qual ele simplesmente reage o que quer que esteja acontecendo, tipo pedindo pra Ciel transferir ele pra base etc, ou então algo como "DARN!" Quando o Elpizo some e deixa ele no vácuo, porém, tem uma cena aqui que eu quero ressaltar, e vocês devem saber muito bem qual é.
Após Zero escalar Yggdrasil ao som de uma OST muito boa ele encontra Elpizo em frente ao X, ele como um bom vilão diz exatamente o que está prestes a fazer e novamente o Zero diz um diálogo reacionário padrão: "I won't allow you do that!" E então ele é paralisado enquanto assiste diante dos seus olhos o seu melhor amigo ser assassinado, e a reação dele é essa:
(Essa é a ÚNICA expressão facial além da cara de cu que ele fez a série toda, incluindo mugshots.)
Mas sabe qual é a coisa que ele realmente liga? A Dark Elf dizendo "Zero". Isso é a única coisa que provoca uma reação dele nesse final, e não o fato do seu melhor parceiro(segundo ele mesmo em MMZ1) ter sido brutalmente assassinado e agora não ter chance alguma de voltar, e é isso que eu digo sobre o Zero: Passa um jogo todo com a mesma cara de cu pra no final falar algo feat cg épica e no jogo seguinte o significado dessa frase é completamente esquecido, isso é um padrão que só não acontece nesse jogo mesmo(já que ele não diz nada relevante no final).
Agora vamos pra Mega Man Zero 3 e é agora que chegamos mais fundo ainda nesse buraco do qual nós não podemos escapar! Mega Man Zero 3 é legitimamente um dos meus Mega Man favoritos, e creio que ele é um dos melhores Mega Man 2D. Porém, obviamente o Zero aqui não tá no mesmo nível de qualidade que o jogo em si. Bem, pelo início do jogo não tem nada de interessante no Zero(tirando o fato de que ele manda a Ciel calar a boca da forma menos delicada possível), na verdade em relação ao Zero não tem nada de interessante pelo jogo, ele novamente tem os mesmo diálogos reacionários e básicos durante o jogo e também tem o infame "Perhaps" pro Harpuia que é simplesmente puro ouro. Mas novamente o que nos chama atenção aqui é o final, como é o caso de quase todo jogo. O que nos chama atenção aqui é o famoso plot twist de que o Zero na verdade estava usando um corpo falso durante esse tempo todo e que o reploid demoníaco Omega estava sob a posse do seu corpo original esse tempo todo. Uma coisa que vale ressaltar é que quando Weil tira com a cara dele antes da revelação, dizendo que o poder dele é impressionante pra uma mera cópia, o Zero reage com "Fake?!" O que pode significar uma singela surpresa, porém novamente isso é jogado fora assim que Weil faz a revelação. O Zero reage com "The original Zero... Why is he your slave then?" E aqui também tem algo bem interessante considerando que parece que ele estava chocado porém tomou um tempo pra soltar uma piada, porém, pra um personagem que durante esses três jogos não demonstrou esse tipo de insegurança(já que ele também tirava sarro de oponentes mais fracos como o Rainbow Devil) eu duvido que isso tenha significado.
E então o Zero derrota o Omega e aqui vem um fun fact pra vocês: Em Mega Man Zero Complete Works é dito que todos os três guardiões morreram pela explosão do Omega Zero que aparentemente foi muito fudida, todos eles protegeram o Zero(não sei exatamente como) e por isso ele saiu vivo, danificado mas vivo... E o Zero se encontra inconsciente até que X fala com ele, X diz que a sua energia está acabando e que ele vai deixar o mundo de vez(i cry everytiem) e ele diz pro Zero impedir o Weil e salvar o mundo, e então o Zero acorda e chegamos na infame cena... Na qual a Ciel diz que o corpo do Zero não importa e que oque define ele é o "coração". Nisso, o Zero diz "Ciel... Thank you" "I'm... Zero". Aqui o Zero se desenvolve pois ele finalmente supera o conflito de estar usando um corpo falso e isso marca um momento muito importante pro personagem porq--
Pera aí, que?
Bem, muita gente diz que a revelação do corpo dele ser falsa afetou ele e aí ele tava triste pra caralho mas aí ele aprendeu que o coração é que importa e que ele é o Zero real oficial e yada yada, mas bem, vamos recapitular isso tudo rapidinho.
O Zero acordou após de novamente cagar pra morte do dito melhor parceiro(E o argumento dele estar inconsciente não cola porque esse é exatamente o mesmo contexto da cena final de MMZ1, então ele ouviu o X sim) e agradeceu as palavras da Ciel, novamente um diálogo reacionário super básico e depois ele diz que é o Zero e foda-se. Sim, é a primeira vez que o Zero manda um agradecimento sincero. Mas é realmente muito difícil eu me importar com isso quando ele nunca teve conflito em primeiro lugar, ele nunca ficou tipo "Caralho eu sou uma cópia..." Ele mandar o obrigado implica que isso incomodou ele, mas como raios eu deveria me importar com isso quando esse treco cai de paraquedas, deixa o Zero bolado por uns instantes e ele simplesmente fica de boassa depois? Isso é tipo eu chegar muito triste pra um amigo dizendo que um familiar meu morreu e aí ele diz "Foda se vamo jogar cartinha" e aí eu automaticamente fico bem com tudo isso que aconteceu. Se o Zero legitimamente tivesse um arco envolta disso seria uma outra história, Jesus, eles tinham MMZ4 inteiro pra trabalhar nisso, mas no fim das contas foi mais importante executar tudo isso num piscar de olhos.
Também tem uma interpretação legal envolvendo uma dualidade entre o Zero e o Omega, já que o Omega representa a máquina de matar que ele foi projetado pra ser e ainda por cima tá usando o corpo original dele. Então é como se o Zero estivesse aniquilando o passado sombrio dele e tals. E olha, eu na verdade gosto bastante desse conceito e eu enxergo dessa forma, mas tem uns problemas com isso aí também.
Eu não consigo apreciar muito esse confronto com o Omega justamente por quão raso isso acabou sendo. Pode soar bem escroto, mas eu AMO esse vídeo justamente porque ele sim deu importância pra trajetória do Zero até ali, e incorporou perfeitamente todos os temas apresentados. Eu não consigo olhar pro fato do Zero ter derrotado a máquina de matar que ele deveria ser justamente por isso e pelo fato de que o esse Zero sequer tem o coração do Zero pra começo de conversa, é como se um outro personagem estivesse fazendo isso por ele, e a amnésia se torna um problema legítimo pra mim nessa parte.
O simbolismo é foda pra caralho, mas o desenvolvimento dele é "meh" aos meus olhos, o Zero sequer tem conhecimento de que ele seria uma máquina de matar, ele sequer tem noção de que ele sofreu pra caralho por causa desse dilema e por consequência ele nem sofre mais. Durante MMZ inteiro esse passado do Zero foi ignorado, e ele surgir agora do nada pra resultar num "arco" que começa e termina nos últimos 5 minutos do jogo é foda.
Pode parecer que eu tô forçando, mas sério, qual é o peso disso? Em MMX5 o Zero tinha conhecimento do passado dele e justamente por isso ele decidiu que o mundo seria melhor se ele morresse, fechando o arco de destino imutável dele com um paralelo ao potencial infinito do X, e aí nos jogos seguintes o passado dele fica de lado porque X6 existe e é isso que acontece quando você continua dando screentime pra um personagem que já não deveria mais ter nenhum. Já em MMZ3 o Zero não tem conhecimento do passado dele, ele não sabe nem o que rolou em MMX, ele é inclusive, em essência, um personagem diferente, qual é a significância que isso tem pra ele? E pra mim isso nem tem muita significância também. O Zero "superou" algo que não afeta ele, ele solucionou um problema que nunca foi um problema.
E eu quero ressaltar algo pra vocês: Lembra quando eu disse que o Zero danificado no início de MMZ2 era importante? Então, nesse estado eles usavam reticências excessivamente pra mostrar o estado devastado do Zero, e aqui nessa cena ele deve estar quase a mesma merda e na verdade deveria estar pior mas foda-se, vocês entenderam, então ainda tem a possibilidade de que as reticências aqui não indicam alguma insegurança nessa afirmação, mas sim o dano devido a explosão.
Mega Man Zero teve 3 jogos entupidos de diálogo até agora, tá certo que muitos foram expositivos mas a questão é que ao invés de usarem as caixas de texto pra forçarem reticências no nosso cu e botarem momentos e diálogos ow the edge eles poderiam ter usado pra criar monólogos ou qualquer outra porra que nos fariam conhecer a mente do Zero, diálogos realmente significativos que iriam expor o desenvolvimento do personagem, mas não foi o caso. E detalhe que eu considerei a possibilidade de que o desenvolvimento do Zero foi passado através de simbolismo ou através de figuras de metalinguagem como em Mega Man X. Falando da luta dele contra o Omega e tals, mas também é possível que nem seja o caso, já que o gameplay inteiro de MMX se baseava nisso e o X tinha apenas UMA linha de diálogo que era bem explícita e por consequência dava suporte as figuras de linguagem e o enredo do jogo acomodava o seu desenvolvimento, aqui não tem nenhuma indicação concreta disso, e nem tem o porque ser assim, já que esses jogos acomodam storytelling mais complexo.
E outra coisa que eu quero ressaltar aqui é o quão hipócrita essa mensagem do final do jogo é, não, esse não é o coração do Zero e NÃO, isso não vale de porra nenhuma. O Zero que conhecíamos não tinha esse coração e todos nós sabemos que nenhuma amnésia ou evento vai esconder esse fato, esse daqui é o protagonista idealizado pro Mega Man Zero 1 o tempo todo. O coração dele não carrega quase nada do Zero original, o seu corpo e a sua alma são falsos.
Simplesmente agir como se eles tivessem pertencido ao Zero original é um baita stretch. E não, eu não sou fanboy do Zero original ou algo assim, a questão é que simplesmente fingir que ele tem algo a ver com o Totally not Zero chega a ser até que insultante, não tem razão pra traçar uma linha que ligue os dois, isso é reforçado pelo fato do Zero a partir de MMX7 ter sido mudado justamente pra transição dele até MMZ não ser tão fudidamente forçada, e isso nem ajuda de verdade considerando como esse personagem acabou saindo.
Sendo bem sincero: Se a única correlação que as pessoas encontram são o fato de ambos serem heróis e se sacrificarem pelos outros, é porque a situação tá foda. Esses jogos SEMPRE vão bater nessa tecla na hora de fazer cena emocional, mas enquanto o jogo te diz isso, ele continua se contradizendo.
E então vemos Mega Man Zero 4, que tem sim algo interessante no início, após ser destratado por humanos (já que ele é o cara que deixou Neo Arcadia na merda) esse filho da puta tem a ousadia de soltar "Humanos..." SIM, o Zero agora tá com nojinho de humanos por algum motivo. Porém, na metade do jogo o Zero é ajudado pela Neige que é uma humana e quando ele vai lutar com Craft em Ragnarok, que também é um reploid, ele sai de um extremo na reta e vai pra outro, após ouvir o ideal frustado de Craft, o Zero diz "Deixe os ideais para os humanos, nós apenas travamos as guerras por eles" ou seja, agora ele tá falando pro Craft que ambos são máquinas de guerra, e que os humanos que deveriam guiar eles. Apesar do Craft estar agindo feito um completo retardado, essa sentença ainda pega meio mal se você analisar o contexto. E algo peculiar é que o Zero tá se diminuindo ao nível de uma máquina de guerra. Será que o Zero se odeia? Será que o final de MMZ3 não adiantou de nada? Nah, eu provavelmente só tô pensando demais mesmo. Ele nem tem uma base pra alegar isso direito, o máximo que consigo pensar é que ele só se vê útil guerreando, já que ele acordou numa meio de uma guerra e só lutou desde então, mas agora ele tá meio vazio e sad boy já que ele nem acha divertido isso mais.
Mas olha só, agora eu vou variar um pouco. Eu vou elogiar o Zero! Sim, meus amigos, o Zero disse pro Craft que ele confia em um amigo que disse que paz entre humanos e reploids é possível! Levou três jogos, mas finalmente tem uma coisa que faz aquela sentença no final de MMZ1 valer.
E agora vem a luta final, a conclusão da saga Zero. Após o discurso de Weil que eu acho uma cena muito foda por sinal, Zero resolve se sacrificar pra destruir Weil e Ragnarok pra fazer a colônia inteira queimar e se despedaçar na atmosfera, e então ele responde pro Weil "Não sou um aliado da justiça. Nunca nem mesmo lembro de ter me proclamado um herói, eu apenos luto pelas pessoas em que eu acredito. Se um inimigo aparecer na minha frente, eu irei corta-lo!" Todo mundo paga pau pra essa cena, mas meh, e bem, pra mim ela é só mais uma rendição da cena badass obrigatória que tem em todo jogo. I'm just fucking done at this point.
De qualquer modo, umas pessoas fazem um paralelo entre essa frase e a infame "What am I fighting for??" Mas na real, não. Em MMX4 o Zero tava motivado a proteger a Iris e tudo mais mas em todos os outros jogos ele luta pelo mesmo ideal que o X. O Zero não ficou simplesmente lutando e lutando sem razão nenhuma pra aí em MMZ encontrar um motivo legítimo, ele só continuou lutando como ele sempre fez e pelo mesmo motivo de sempre. E mesmo se esse fosse o caso, mesmo se a única motivação pra ele lutar fosse a Iris, qual o impacto disso? O Totally Not Zero não faz a mínima ideia de quem caralhos é a Iris, ele não perdeu a razão pra lutar pra depois acabar encontrando, ele só acordou no meio da merda e resolveu ajudar, e foi assim do começo ao fim.
Eu acho que a pior parte disso é o Zero dizendo que nunca lutou por justiça, isso obviamente se aplica ao Zero de MMZ visto que isso saiu da da boca dele e tudo mais. Mas o Zero de MMX sempre lutou por justiça e pela paz entre humanos e reploids. Ok, o Zero de MMZ não lembra o porquê dele lutar em MMX, mas o meu ponto é: Isso obviamente é um ponto onde novamente essas duas versões do personagem se divergem, por que as pessoas traçam uma ligação entre os personagens através dessa cena sendo que ela faz o oposto?
O Zero acordou com uma amnésia que miraculosamente alterou toda a personalidade dele, ele tá agindo de forma tão diferente que a Capcom precisou consertar isso baseando o Zero do X7 nesse. O Zero segue os 4 jogos sendo estupidamente vazio, apenas reagindo as coisas. E quando ele de fato fala, grande parte das sentenças ou não significam nada, ou são vagas a ponto de ninguém ter um entendimento concreto delas. E de alguma forma ele miraculosamente conquistou TODO mundo que nem um Gary Stu, ele de fato teve conflito com os humanos mas levou 4 jogos pra algo assim acontecer. E no fim de tudo isso ele se mata e todo mundo considera ele um herói foda e lendário enquanto o X provavelmente permaneceu visto como um ditador pela maior parte da população(Boa inafune, conseguiu se vingar do personagem que tomou o lugar do seu).
Algumas pessoas admitem que o Zero é vago e justificam isso com a amnésia; Outras dizem que ele tem um arco, mas esse arco depende pesadamente da encarnação anterior do personagem pra funcionar. Duas visões diferentes, e que talvez podem ser até classificadas como opostas, duas visões que no fim, tem como maior contradição o próprio Zero.
Não, eu não tô caindo em cima de vocês por alegarem uma das duas coisas ali, ou por gostarem do Zero ou whatever. Só tô escrevendo esse texto no blog pra elaborar o porque de eu não gostar desse Zero, não tô alegando que isso tudo é um fato. Mas sendo sincero, esse personagem se contradiz sim. Agora, se isso é um incômodo ou não, varia de pessoa pra pessoa.
Sinceramente, se esse Zero fosse oficialmente um personagem diferente, eu provavelmente não daria uma foda. O que mais tem por aí é personagem edgy que parece que nem tem emoções direito, e por incrível que pareça esse tipo de personagem pode até cair no meu gosto dependendo do contexto. Mas os jogos batem várias vezes na tecla de que esse cara é o mesmo Zero de sempre, que ele é o melhor parceiro do X, e yada yada. E isso me irrita, MUITO. Eu não sou lá o maior fã do Zero de MMX, mas Jesus, simplesmente "substituir" ele com um cara quase que completamente diferente é foda.
A Inti Creates não queria protagonizar isso tudo com o Zero, porém o Inafune insistiu e deu no que deu. A Inti matou o Zero nesse jogo JUSTAMENTE PRA NÃO TER ZERO 5.
E olha que eu quero ressaltar outra coisa, em Mega Man ZX que é a próxima saga, os protagonistas afirmam serem biomatchs(escolhidos/portadores) do Biometal Model X, porém o Biometal que eles usam na capa e na maior parte do jogo é o ZX que é basicamente o Zero, além de que após o Model ZX ser adquirido, o Model X fica inutilizavel à menos que tu zere o jogo duas vezes, mostrando cada vez mais a ambição do Inafune. Mas, é legal ver que pra você acessar uma área final do jogo você precisa de todos os biometals pra abrir uma porta, já que todo biometal tem a sua senha, que é basicamente uma frase filosófica... Todos os biometals elementais falam merda ambiental enquanto os models sem elementos falam traços que referem-se ao reploid em que eles se baseiam, o Model P diz "Eu sou a sombra que jamais deixará o lado da justiça" oque é super acurado pro Phantom(Já que no Cyberspace ele mesmou usou seu senso de justiça pra classificar o Zero como um anti-herói e tentou destrui-lo). O Model X diz "Eu sou a luz que ilumina todas as possibilidades" que é super acurada também já que não só representa a ideologia pura do X como o seu potencial infinito, já o Model Z diz "Eu sou a coragem que luta pelos ideais" que é uma descrição bem merda porque coragem é algo que define todos os outros biometals ali(Já que todos os guardiões se sacrificaram e o X se força a lutar pelo seu ideal), algo que novamente demonstra a indisposição da Inti Creates em ter que aturar o fetiche do Inafune, já que eles tem que pegar uma descrição que se encaixa com todos os outros biometals ali especificamente pro Z porque o Zero de Mega Man Zero não tem NENHUM traço que faça ele se destacar em relação aos outros heróis lendários, interessante, não?
O Zero de MMX era um personagem ruim, mas ele pelo menos tinha o luxo de ser um personagem de fato. Ele tinha o luxo de ter cenas mais naturais, conversas humanas com o X, interações mais simples que diziam um pouco mais sobre ele. Ele era ruim devido ao plot abismal de MMX? Sim, ele era. Mas ele pelo menos tinha carisma, ele tinha traços bacanas, momentos humanos, um arco de personagem que mesmo sendo meio mal feito existia ainda, e também tinha todo um tema de destino imutável ao redor dele também.
E o Zero de MMZ? Bem, ele é badass, tem one liners, fica desrespeitando os inimigos, e tem discurso fodinha antes de fazer a exata mesma coisa que a encarnação anterior dele tinha feito 2 vezes. O Zero de MMZ não só é meio que um desvio do Zero original como também não parece um personagem. Ele é a espada que a Ciel usa pra vencer Neo Arcadia, nada mais e nada menos.
E pra finalizar eu quero dizer porque eu não liguei pra morte do Zero em MMZ4 mas liguei pra morte do Zero no X5.
A morte do Zero em MMZ4 perdeu bastante o impacto justamente por eu não ligar pro personagem, e por ela não ser muito íntima(ao personagem em si). Foi muito bem feita de fato, foi uma morte bem seca e afetou todos os personagens, mas, eu realmente não tava ligando muito pro Zero, eu tava mais preocupado com a Ciel pra ser sincero. É uma morte muito boa pra um personagem meh, por consequência isso perde bastante o peso.
Agora, na morte do Zero em X5... Através da perspectiva dele, é notável que devido aos seus ferimentos fatais, os sistemas de memória dele estão tendo um mal funcionamento, e através disso é possível ver o quão boa essa cena é ao se aproveitar disso. Além do Zero estar constantemente confuso, da pra ver que os seus sistemas sequer conseguem formular pensamentos concretos, o que é notável devido as reticências no texto e o fato dele estar formando frases de uma maneira mais primitiva, isso é muito visível em "What are you doing? It's the one that destroys reploids..." embora isso seja mal formulado nós conseguimos entender perfeitamente que o Zero se pergunta oque o Wily estava fazendo e eventualmente descreve de forma vaga o vírus W, e logo após isso ele entende que o vírus existia primariamente no seu corpo, ele entendeu que ele era o paciente número 0. E ao perceber isso, o Zero se desculpa pra Iris, e da pra ver que os sistemas dele estão fritando nesse ponto porque o semblante dela aparece borrado, com bugs de coloração e com estática, e logo após isso ele fala agora em voz alta e com o pouco de energia que ele tem ele se desculpa com o X apesar do fato do mesmo estar inconsciente, e chega a conclusão de que o mundo seria um lugar melhor se ele permanecesse morto. E é isso que tem de bom nessa morte, o arco do Zero não poder fugir do destino dele tem bem pouco tempo sendo desenvolvido, mas novamente, eu não vou falar da qualidade do enredo dos jogos aqui, enfim, a questão é que apesar do arco em si ser conturbado, essa morte é uma conclusão muito boa, ela é bem diferente dos outros sacrifícios do Zero porque ela tem um puta propósito pessoal além de simplesmente salvar quem ele ama, é um sacrifício bem mais íntimo. Ele não só lutou contra o que ele foi destinado a ser, como morreu nobremente e teve uma morte cheia de significado não só pra todos os seus companheiros como acima de tudo, pra si mesmo.
E é isso, eu sou o Otenko e vou me matar aqui pra não ter que fazerem mais um jogo sobre mim.
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