Páginas

terça-feira, 31 de março de 2020

Ben 10 Omniverse: O fim de uma era


E aqui estamos nós, no fim da continuidade clássica de Ben 10... Ben 10 Omniverse é uma série bem controversa. Eu diria que tirando o Reboot essa é a série mais odiada pelas pessoas. Mas então, será que ela é tão ruim assim? Nah.

Ben 10 Omniverse(ou OV) foi lançado em 2012. Com o intuito de recriar a essência de Ben 10 Clássico. Porém, apesar disso ele é bem diferente das outras séries. E eu não preciso nem falar isso, né? Só olha essa imagem aí em cima. Ben 10 tá com uma direção artística nova, e ela é um dos fatores mais discutidos por aí. O tom também mudou bastante, ao invés de ser uma narrativa séria como você esperaria de um desenho de ação, OV tem um tom mais cômico e infantil. E uma grande mudança também é o setting. OV se distanciou bastante da era UAF, a ponto de remover o Kevin e a Gwen do posto de personagens principais pra adicionar um personagem novo chamado Rook.

OV também tenta se aproximar bastante de Ben 10 Clássico. Dando um foco bem absurdo pra essa era contando com vários flashbacks ligados ao passado do Ben, assim como uns episódios se passando nessa era, e várias outras coisas como aliens clássicos voltando e aparecendo de forma bem mais recorrente.

Essas e inúmeras outras mudanças acabam afastando bastante as pessoas de OV, a arte e o tom são as que mais repelem as pessoas.

Mas, se você leu o meu post sobre Alien Force você deve saber que esse tipo de coisa não acontece simplesmente por acontecer. Ao longo dessa maratona nós vimos como Ben 10 sofreu por influências externas e estava bem instável desde a terceira temporada de AF. Então você já pode imaginar a resposta pra isso:

Audiência.

Da mesma forma que a CN viu que as duas primeiras temporadas de AF não tavam se dando lá muito bem, ela viu que a direção UAF não tava dando muito bem num geral. Sim, essa era é de fato muito amada e vista como muitos como a melhor era de Ben 10. Mas apesar disso, ela nunca conseguiu superar o sucesso de Ben 10 Clássico. Diversas mudanças aconteceram dentro dessa própria era, como por exemplo a mudança na personalidade do Ben e do formato da série lá na terceira temporada de AF. E como você deve saber, essas mudanças foram feitas porque elas iriam deixar AF mais semelhante ao Clássico. Deixando o Ben mais imaturo porque teoricamente a audiência gostava mais dele assim, e abolindo o storytelling focado em arcos.

E bem, você deve saber que a partir de 2010 os desenhos da CN mudaram bastante, com uma nova leva de desenhos focados mais em humor, deixando a ação de lado. Desenhos como Hora de Aventura ou Apenas um Show, apesar do primeiro ter bastante história pra contar, ele inicialmente era bem mais básico, e de qualquer forma ele ainda manteve esse tom dele. Os tempos estavam mudando, e Ben 10 estava ficando pra trás...

Depois da era UAF, a CN resolveu mudar as coisas, para que a sua maior franquia não simplesmente morresse... E isso nos trás a Ben 10 Omniverse. Com um tom mais cômico e infantil pra atrair uma nova audiência e uma semelhança pesada a Ben 10 Clássico pra tentar replicar o sucesso do mesmo, porém ainda retendo o seu foco em ação.

A realidade é que, Ben 10 Omniverse era a esperança de Ben 10, algo que iria não só significar o fim de uma era, como também um novo amanhecer.

Olhando tudo isso, da pra entender porque as mudanças foram feitas, um artstyle mais cartoonizado buscando atrair as crianças, um tom mais leve e focado em humor, e etc.

"Mas então, OV acabou com a essência de Ben 10?"

Não.

Veja bem, nós estamos no futuro. Nós sabemos onde essa história toda terminou, Ben 10 foi rebootado em 2016. E nós sabemos que ele tá fazendo um puta de um sucesso.

Mas a questão é: Por que não fizeram isso antes?

Ben 10 já tava lentamente morrendo naquela época, e nós vimos várias tentativas silenciosas de tentar revigorar a série a partir da terceira temporada de AF. UAF tentou conciliar essas mudanças com o estilo de AF mas não conseguiu, a Man of Action realmente tava tentando. E a hora pra rebootar tudo seria agora, mas eles não fizeram isso.

O mundo de Ben 10 é bem vasto. A grande maioria dos alienígenas do Ben tem uma espécie definida e um planeta onde vivem. A lore dessa série é absurda e ela mantém os fãs grudados nela até hoje, pessoas apaixonadas por Ben 10 vão engajar em várias discussões pra aprender mais e mais sobre esse universo. O Dwayne McDuffie constantemente visitava os fóruns do seu site pra responder perguntas de fãs, dando praticamente uma aula em relação a como esse universo funciona.

Cês tão entendendo? Eu acredito fortemente que eles não rebootaram isso porque eles não queriam jogar isso tudo fora. Seja Ben 10 Clássico, Alien Force, Ultimate Alien ou Omniverse, todas essas séries compartilham esse lore absurdo e espandem ele da forma que podem. E é por isso que ao invés de simplesmente refazer isso, a Man of Action escolheu continuar o legado do nosso Ben.

Eu tiro sarro da terceira temporada de AF, ou do próprio Ben após ter perdido o character development. Mas no fim essas coisas foram tentativas de manter Ben 10 firme e forte, assim como o próprio OV. E eu respeito essa iniciativa, assim como respeito a ambição do Dwayne, como eu disse no final do meu post de UA.

Mas e então... Ben 10 Omniverse foi uma maneira digna de encerrar Ben 10, ou foi uma merda? Bem, a gente vai ver isso agora.

Spoilers e tal(como se alguém ligasse)


Bem, antes de tudo eu vou comentar sobre a direção artística desse negócio. Não era um assunto que eu precisava comentar em detalhes em relação a UAF porque eu imaginei que não fosse lá muito necessário, ainda mais considerando que o foco de UAF era o plot. Mas bem, eu vou falar de uma vez: Ben 10 Omniverse é bem bonito.

O diretor de arte desse negócio é o Derrick J Wyatt, que foi o mesmo cara que fez a arte de Teen Titans e Transformers the Animated Series.

Embora eu ache alguns dos designs que o Derrick faz bem questionáveis, eu diria que eles são bem de boa. Sim, a Gwen em OV é feia. Sim, o Friagem é feio. E sim [Insira Alien aqui] é feio. Mas eu diria que num geral eu gosto bastante dos designs aqui. O artstyle simplificado acaba dando mais espaço pros personagens terem mais detalhes, eu gosto bastante como o Kevin ficou em OV, usando vários adereços e parecendo bem mais arruaceiro. Eu gosto como ele deixa de simplesmente usar uma camisa preta e foda-se. E vários redesigns fazem isso. Algo bem notável também é que esse artstyle é bem diversificado, e tenta dar alguma personalidade pra TODO mundo. Até mesmo o Albedo que essencialmente é idêntico ao Ben tem diferenças notáveis, como olheiras, cabelo mais pontudo, pele bem mais pálida, e agora ele faz jus ao seu nome e é um reflexo do Ben, tendo o seu design espelhado e inclusive usando o Omnitrix no braço direito. Os designs tem bem mais conteúdo aqui.


Da uma olhada nisso! Os caras se dão o trabalho de fazer cada galvaniano aí ter uma característica distinta. E eles nem precisavam fazer isso porque a gigantesca maioria deles são figurantes que não aparecem por mais que uns segundos. Você pode dizer que isso é um detalhe pequeno, mas a questão é que esse traço de fato tem bem mais personalidade, você pode achar feio mas é bem foda ignorar o esforço posto nisso aqui.

E como eu disse, é um detalhe pequeno. A arte de OV conta com inúmeros detalhes assim. Quando o Kevin absorve um material ele não simplesmente fica com a textura dele, aparecem vários detalhes diferentes pelo corpo dele. E isso nem depende do material em si, mas sim do objeto que ele absorveu. Quando o Kevin absorve uma adaga o corpo dele fica com várias lâminas por aí, quando ele absorve uma parede de uma nave por exemplo, o corpo dele fica com umas porcas pelos cantos. E muitas vezes a pintura do objeto em questão faz parte, se ele absorver algo com o esquema de cores cinza e laranja, ele vai ficar com a cor predominante e com detalhes da outra. Sim, não faz sentido ele absorver essas coisas e ficar com os detalhes bonitinhos e direitinhos, não tinha necessidade deles fazerem isso, mas eles fizeram.

E como eu disse, esse traço tem muita personalidade. E um dos motivos disso é pelo quão expressivo ele é. Teen Titans não era expressivo daquele jeito puramente por copiar umas expressões típicas de anime. O traço de UAF tentava ser bem mais realista e pé no chão, o que não é algo ruim, eu gosto bastante e acho que combina muito bem com as primeiras duas temps de AF. Mas aquilo limitava um pouco a expressividade, já que os rostos dos personagens não poderiam se deformar de forma irrealista e nem nada assim. Eu acho legal como OV pode usar e abusar disso.


O Ben agora consegue fazer várias expressões legais até mesmo quando transformado em um alienígena com a cara mais "dura" tipo o XLR8 ou o Chama.

Algo bem notável também é a animação. OV tem a animação mais fluida depois do Clássico. O foda é que sessões de transformação são quase que inexistentes em OV então não da pra exibir muito isso durante elas.

E outra coisa que eu quero falar são os backgrounds, além de uns trecos mais avulsos.

Os backgrounds de OV são BEM mais detalhados do que eles deveriam ser. Eles também são bem coloridos, usam um estilo de colocação que eu não sei o nome onde ficam usando vários quadrados coloridos sobrepostos uns aos outros e o resultado é bem legal. E essa paleta mais expandida é muito bem vinda.


Só olha como o Ledgerdomain ficou. Ele é o reino de onde toda a magia vem. Em UAF ele era mais simples e consistia em várias pedras flutuantes no meio de uma paleta toda rosa. Agora em OV ele explora bem mais o lado mágico das coisas, sendo todo psicodélico e bizarro, várias cores e padrões bizarros se chocando, é bem daora.


A Nulidade que era bem dark em UAF recebeu uma repaginada. Ela tá bem mais colorida mas ainda assim não perdeu o tom mais sombrio que ela tem. E ela voltou a ser constituída principalmente por várias rochas flutuantes em formatos bizarros igual como era no Clássico. Mas agora tem esses trecos roxos interligando elas.

E não, isso não são exemplos isolados, como eu disse, eu acho o artstyle bem bonito num geral, então isso obviamente vai envolver as coisas mais padrões como Bellwood.

(Não achei uma imagem boa da Bellwood de UAF na wiki pra comparar diretamente)

E como da pra perceber a paleta das coisas são bem mais variadas também, tem noites que não são simplesmente azul super escuro e dias que não são só um azul claro.

Até mesmo lugares mundanos podem ter um estilo bem único também. Eu gosto como a faculdade da Gwen tem uma paleta toda cinza e morta, tem várias árvores mortas e de noite fica numa paleta roxa bem daora. Não tem motivo canônico pra ela ser um lugar sinistro assim(tem magos por ali mas ainda assim é uma faculdade que deveria parecer normal), ela simplesmente é assim porque sim!

E bem... Agora eu vou falar um pouquinho da parte sonora desse negócio. Outra coisa que eu não tinha muito o que dizer em relação a UAF mas eu tenho um tanto pra dizer aqui em OV, mas não é muito.

A trilha sonora disso nunca foi divulgada oficialmente online então eu não posso linkar ela nas coisas. Mas bem, eu não preciso dizer o quão legal ela é. É meio que um consenso geral. O tema principal é estupidamente bom, e tem vários remixes dele pra momentos diversificados, sejam eles tristes ou triunfantes. Essa pegada mais orquestrada de UAF foi levada a outro nível aqui, não pra ouvir então simplesmente acredita em mim, foda-se.

E usando parte aqui pra falar sobre umas escolhas em relação aos SFX. Eles são bem exóticos, eu diria. Os SFXs tentam ter bastante personalidade tipo os de Ben 10 Clássico mesmo, e na maior parte deles eu diria que funciona. Por causa desse tom mais infantil eles tentaram deixar os SFX mais bobos, então é comum você ouvir barulhos de tigre ou de gato quando a espécie do alien se assemelha a um felino e por aí vai. E sinceramente eu acho isso bem tosco, eu de fato consegui me acostumar com isso mas não é como se isso mudasse o fato de ser bem tosco, eu diria que a maneira que isso é saturado acaba piorando um tanto as coisas. É bem irritante ver aquele vilão que é uma galinha fazer, uh, barulhos de galinha...

Isso demorou um pouquinho, hein? Mas eu tentei cobrir essas duas áreas de forma satisfatória, porque elas são realmente bem chamativas na minha opinião, e fazem parte do charme dessa série. Além de que eu queria detalhar a minha opinião em relação a esse tópico polêmico, se bem que OV num geral é um tópico polêmico mas meh, cês entenderam.


E agora, vamos falar do plot em si. Ben 10 Omniverse se passa algum tempo depois de Ultimate Alien. A Gwen finalmente vai pra faculdade, e o Kevin vai morar perto dela. Causando a separação do trio lendário. Mas o Vô Max, que agora saiu da aposentadoria, escalou um jovem encanador pra se tornar o novo parceiro do Ben, este sendo o Rook Blonko.

Essa primeira temporada faz parte do arco do Khyber o caçador, que é um caçador foda que tá usando o Nemetrix. Um dispositivo semelhante ao Omnitrix, mas que tem DNA dos predadores naturais das espécies presentes no Omnitrix.

Mas bem, não se acostume muito com isso de arcos. Eu diria que OV num geral é semelhante a terceira temporada de Ultimate Alien. Tem uma coisa estabelecida de fundo mas não é lá muito o foco, é mais como se tivesse algo rolando de segundo plano enquanto narrativas mais episódicas tomam conta, até chegar no final da temporada que resolve o que quer que estivesse rolando de fundo. Ou as vezes nem tem isso.

Essa primeira temporada tem um arco, embora ela não fique muito ligada a ele, outras não tem e são bem episódicas, outras tem arcos pequenos que só tomam metade da temporada tipo a quarta, e por aí vai.

Apesar de parecer conturbado, não é um clusterfuck. Já que no fim das contas Ben 10 Omniverse é episódico sim. E sinceramente, eu tô ok com isso. Era só uma questão de tempo até que o formato episódico voltasse a todo vapor. UA tentou conciliar o formato episódico com o de arco e no fim das contas não deu muito certo. OV faz isso numas temporadas seletas mas considerando que o foco não é o plot ele acaba se safando de umas coisas tipo inconsistência fudida no desenvolvimento deles e pá, que era o que deixava esse formato tão amargo em UA. Mas no fim eles optaram por fazer a grande maioria de OV ser episódico mesmo, welp, I'll take it.

E bem, eu vou aproveitar pra falar sobre o tom desse negócio. Como eu disse, OV tem um foco maior no humor, além de ser mais infantil também. E uma mudança drástica assim é uma coisa sem dúvida alguma.

Confesso que quando eu assisti Omniverse na estreia em 2012 eu não tankei principalmente por causa disso, apesar de eu ser bem mais novo na época esse contraste absurdo me afastou de Ben 10 na hora. De repente aquele "Em memória de Dwayne McDuffie" me veio a cabeça e eu imaginei que o pessoal tinha arruinado Ben 10 depois da morte dele ou algo assim, mas eu era burro e não li nos créditos que esses dois primeiros episódios de fato foram escritos pelo Dwayne... E na real, tem muita gente que parece que não percebeu isso também. Eu vejo MUITA gente dizer que depois que o Dwayne McDuffie faleceu a Man of Action arruinou Ben 10 e fez o que deu na telha, alegando que ele era o criador de Ben 10. Sendo que na realidade ele não é não, e isso é uma informação falsa que tem bem mais notoriedade do que deveria.

Ben 10 foi criado pela Man of Action, pelos 4 fundadores dela. O Dwayne é o diretor da história a partir de Ben 10 Alien Force. Ele de fato foi importantíssimo, e eu sinceramente meio que considero ele o pai legítimo de Ben 10, mas a questão é que: Omniverse não é uma existência bastarda que chegou pra destruir tudo que o suposto criador de Ben 10 construiu. Isso é uma falácia que só serve pra deixar OV com uma reputação ainda pior.

Como eu disse, o Dwayne escreveu esses dois primeiros episódios, que foram co escritos pela Charlotte e pelo Matt. É bem provável que eles já tinham uma ideia do rumo que Ben 10 iria tomar a partir dali. E o Dwayne teve os seus planos pra Ben 10 alterados desde AF, ele tentou manter a visão dele pra série mas infelizmente isso acabou gerando os problemas que eu citei nos posts de UAF, onde a visão do Dwayne acabou contradizendo a suposta visão que a audiência tinha. Desde a terceira temporada de AF o Dwayne já tava adaptando a história pra uma abordagem diferente.

"Mas então, e depois desses dois episódios? Eles fuderam tudo?"

Bem, tire a sua conclusão depois que terminar de ler.

Apesar do que eu falei ali em cima, eu ainda entendo perfeitamente que de fato, é BEM difícil imaginar que OV é uma série principal na continuidade clássica. E querendo ou não, isso ser um problema ou não é algo que varia bastante de pessoa a pessoa.

Mas bem, eu fico de boa com o tom do Omniverse na maior parte do tempo pelo o que eu disse no começo. Além de que eu acredito que a lore seja o fundamental. Mas, também tem uma coisa.

Você que leu os outros posts deve saber que eu não gostava de como certas coisas eram inconsistentes, tipo o próprio Ben, ou então como o tom de certos episódios não tinham muito a ver com o resto, e como a narrativa acabava se atropelando e pá.

E bem, a mudança de tom em OV ameniza isso até certo ponto. OV segue um tom geral, uma certa margem que você tem uma boa noção de como é. Ele normalmente segue essa margem e as vezes ele se eleva e se leva mais a sério, mas não chega a ser discrepante na maior parte do tempo. O tom mais cômico é mais flexível e pra mim fica bem mais de boa ver o tom mudando um pouquinho.

Eu também consigo engolir certas coisas um pouco melhor por causa dele. Como o Ben. Eu não preciso nem dizer como ao longo do tempo eu meio que passei a odiar o Ben, né? O modo como ele era um cuzão egocêntrico e tudo mais... Então, graças ao tom de OV, o Ben acaba sendo consistentemente um cuzão. E além disso eu consigo não ficar irritado com ele na maior parte do tempo. O Ben é um cuzão, mas agora que o tom não é realista eu não vejo ele da mesma forma que antes, eu consigo até achar graça em várias coisas que ele faz. Em AF eu achava um absurdo o Ben agir como se ele fosse morrer por ficar muito tempo sem tomar sorvete, mas em OV eu posso até achar graça nisso, tudo isso porque esse comportamento é algo comum dentro desse tom, e também porque o Ben não tá se contradizendo e nem nada, já que ele não tem essa de ficar se desenvolvendo e resetando. No máximo ele aprende uma lição ou outra em relação a como ser herói, mas sinceramente chega a ser tão trivial que eu não ligo muito. Tem episódios onde o Ben tá até que bem maduro, mas não chega a ser um baita contraste também, normalmente isso é mais questão dele não sair agindo feito retardado. Outro cuzão que da pra gostar agora é o Argit, ele sempre foi um malandro cuzão mas agora em OV eu consigo gostar bastante dele, já que eu não preciso levar ele muito a sério também.

Essa série tem um passe livre pra ser estúpida. Lembra de como eu reclamei sobre a premissa besta do episódio dos aliens que comem pipoca e cagam ouro em AF? Se esse episódio fizesse parte de OV ele...

...Ainda seria uma merda. Mas com certeza seria ao menos um pouco mais tolerável. Apesar de gostar bastante do episódio do musical do Albedo em UA, eu admito que ele é um pouco goofy demais pra UA, mas dentro de OV ele seria perfeito. Eu gosto que OV sabe que tá sendo estúpido em alguns momentos e ele chega a apontar isso, tem um episódio onde um vilão tá capturando navios pra colocar dentro de garrafas gigantes, e o próprio desenho faz piada com o quão estúpido isso é.

E apesar disso, não é como se OV fosse totalmente devoto de seriedade também. De fato o tom de OV na maior parte do tempo é mais bobo, mas não é como se ele fosse inteiramente baseado nisso. OV ainda se leva a sério e as vezes consegue fazer um storytelling bem legal. Não chega a ser tão denso quanto UAF no seu auge mas não é como se fosse merda também, é simples apenas. Apesar de não ser a norma, existem uns momentos sérios que eu acho até que bem emocionantes ou épicos, tipo o Ben de 10 anos recebendo o Omnitrix ou então o Ben segurando o big bang com o Feedback. (A trilha sonora de OV realmente da um gás nessas coisas).

E ainda existem episódios com uma trama bem interessante também, e uma atmosfera mais seria num geral. Todos os episódios do arco dos Desentupidores são um exemplo, embora o retcon presente neles seja terrível, esses episódios ainda tem uma história boa. E eles inclusive fazem algo que UA não se importou em fazer, finalmente mencionando a morte do Pierce e fazendo ela ser algo importante.

É perfeitamente ok não gostar disso, mas eu gosto bem mais do que eu deveria dessa mudança toda no tom. Eu sinto como se eu pudesse finalmente gostar das coisas que eu tanto reclamava antes, já que agora eu posso deixar de levar elas tão a sério, é bem libertador, sinceramente.

Porém... Isso ainda tem os seus defeitos. Como eu disse, o tom de OV tem uma margem, e embora ela seja flexível, ela não é tanto assim. Existem limites. E muitas vezes OV ultrapassa eles. Tem horas que OV tenta se levar muito a sério e isso acaba sendo [usando a palavra proibida agora] cringe pra caralho. E tem horas que OV solta uma piada inconveniente e isso acaba sendo cringe pra caralho.

Tem um episódio onde o Ben e o Vilgax tem que trabalhar juntos, e OV realmente espera que eu acredite que o Vilgax fez um sacrifício épico pra salvar o Ben, com direito a câmera lenta e tudo. Isso chega até a me lembrar Sonic Lost World por um instante, realmente chegou nesse nível.

E em contrapartida, tem um episódio onde o Ben e o Rook se encontram cara a cara com os contumelios, eles são seres da quinta dimensão, e pelo Ben e o Rook serem limitados a terceira dimensão eles enxergam os contumelios como o que mais predomina no coração deles. O Rook vê o pai dele, e o Ben vê um Sr Sorvete. Eu não preciso nem dizer que isso foi forçar demais, né?

E também tem o fato de que assim como da terceira temp de AF em diante, o Omnitrix ainda é bizarro. Ele ainda fica transformando o Ben no alien errado. O Ben reclama, mas ao invés de simplesmente mudar pra outro(algo que ele pode sim fazer) o Ben fica reclamando e tem que se virar. Isso também é bem irritante considerando o fato de a razão disso é explicada pelo Azmuth, que alega que o Ben bate com força demais no relógio e isso ativa o modo aleatório, além do modo dr ativar essa funcionalidade não fazer sentido, o Ben claramente ouviu essa explicação mas ele continua batendo forte.
Isso obviamente visa o humor, a gag clássica do Ben virar um alien inconveniente pra situação, mas apesar de eu entender isso, eu ainda não acho que isso seja a melhor maneira de lidar com isso. E isso ser uma constante é bem foda, principalmente considerando que logo na primeira temporada o Ben ficou trocando de alien depois de pegar um bom pra essa situação.

A energia do Omnitrix é bem inconsistente também, descarregando e regarregando em momentos bizarros pra caralho. Tem horas que o Ben descarrega SEGUNDOS após se transformar, mesmo que essa seja a primeira transformação dele e ele nem tenha tomado porrada ainda.

E tem outras instâncias onde o tom humorístico acaba legitimamente atrapalhando o plot. O término do Ben e da Julie é simplesmente ABISMAL.

Ter um tom humorístico não te da o direito de forçar tanto a barra.

Mas bem, quanto ao humor, eu diria que ele é bem acerto ou erro. Eu achei varias piadas bem cringes mas também achei varias outras bem engraçadas. Tem até mesmo umas piadas recorrentes que eu acho legal. Assim como várias gags sem sentido que eu acho legais também, eu adoro como o Ben criou uma cópia perfeita do universo mas não conseguiu recriar o Sr Sorvete e por consequência ele ficou com um design todo escroto, é um design feio pra caralho e eu adoro isso, toda vez que eu olho pra ele eu perco de tão escroto que é. E eu diria que esse é o tipo de coisa que mais me fez rir nesse treco, coisas ligadas a bizarrice. Num geral OV foi bem divertido pra mim, eu me entreti bem mais do que eu imaginei que iria.

E por último, eu vou falar da ação. Eu acho a ação de OV bem legal, ao menos pros padrões de Ben 10. A gama absurda de aliens que o Ben tem agora realmente da uma variada nas coisas, todos os alienígenas do Ben(com exceção de uns 3 ou 4) apareceram aqui em OV. E uns mais esquecidos tipo o Frankestrike e o Snare-Oh finalmente tiveram os seus momentos. O Rook é bem legal de ver agindo também, ProtoArma dele é bem flexível também, e pode acarretar numas cenas de ação bem legais. E tudo isso combinado com a animação melhorada fica bem massa.


Mas então... Agora eu vou falar do resto desse treco.

Eu gosto bastante dos personagens aqui. Não só do Ben e do Rook como de todo o cast na real.

Os personagens que retornam tão bons, e eu diria que OV fez bem em suprir a falta de desenvolvimento de personagens com carisma. A Encantriz é um bom exemplo. Desde a tentativa falha de reviver o pai dela e do relacionamento merda que ela teve com o Morningstar lá em UAF ela foi ficando meio louca. Ela meio que perdeu o sentido de viver e só tá afim de conseguir poder agora, além de se vingar de todo mundo que ela acha que fudeu com ela. Ela vai coletando essas pessoas na bolsa dela, e ela fica constantemente conversando com elas através da bolsa. Porém só ela escuta as vozes, então pela nossa perspectiva ela fica conversando com um objeto inanimado.

O Kevin e a Gwen tão praticamente a mesma coisa. Porém o foco em humor acaba gerando umas interações mais engraçadas vindas desses dois, mas não nada que chega a flanderizar a personalidade deles e nem nada do tipo. Já que não é a norma, os episódios em que eles aparecem acabam sendo uma ocasião especial, e eu acho isso bem legal. Eu gosto principalmente do Kevin, ele tem bastante foco aqui e chega a ter um ep que é praticamente um episódio solo dele e do Rook.

E falando no Rook... Os personagens novos são bem legais. O Rook é bem interessante, ele é praticamente um verme de livros que tem bastante conhecimento sobre coisas de encanadores. Ele é bem ingênuo também, e sempre leva as coisas pro literal, além de levar o trabalho bem a sério. Ele é praticamente o parceiro perfeito pro Ben, eles são essencialmente dois opostos que se complementam muito bem, e as interações deles são bem legais.

OV tem um cast de personagens secundários e terciários gigantesco, e eles são bem recorrentes, mesmo que seja só pra ficar de fundo, é um cast bem legal que realmente da bastante vida a esse negócio. E além disso tem várias localizações novas também, tipo a Cidade de Baixo ou o novo QG dos Encanadores.

E eu curto os vilões novos também, eles são bandidinhos de quinta categoria tipo o Serpente, mas ao contrário dele eles são exagerados propositalmente. Em AF o Serpente era visto como uma ameaça legítima a ponto dele segurar a Gwen e o Kevin por uma hora e quase ter matado o Ben uma vez. Mas OV sabe que vilões como ele são toscos, então esses vilões acabam sendo bem mais goofy. Embora o tom de OV deixe todo mundo mais goofy, ainda da pfa ver uma diferença bem gritante entre esses caras e um Vilgax da vida.

E vários outros personagens que foram pouco explorados reaparecem, sendo eles heróis ou vilões. A fandom de Ben 10 constantemente diz que OV desenterra cadáveres, e isso é verdade. Existem até mesmo personagens que só fizeram cameo em 1 episódio de Ben 10 Clássico que retornam aqui. Também tem personagens um tanto mais importantes que apareceram pouco mas aqui em OV são explorados mais também. Tipo a Attea que volta como uma personagem recorrente aqui. O cast de OV é absurdo.

Também tem bastante episódios focando mais em outros personagens. Alguns chegam até a explorar personagens mais avulsos tipo o Sr Baumann.

E falando do peixe grande agora: A lore.

OV fez um puta trabalho na hora de expandir a lore de Ben 10. OV explora bem mais o multiverso de Ben 10, ou o Omniverso. Viagem no tempo tá mais presente do que nunca, e gera vários episódios fodas como "And then there was none" e "And then there was Ben" (que com certeza merecem um post exclusivo). Mas puta merda, saber que o primeiro episódio de Ben 10 Clássico se passa em uma timeline que já foi alterada por um Ben alternativo e que Ben 10 se passa num loop paradoxal absurdo é bem legal. E isso não só cabe à história do Ben 10 como à história desse universo inteiro também.

As ideias totalmente novas que ele traz à tona não são ruins também. Rivonna é um planeta bem interessante e com uma cultura bem interessante também. E é bem legal como a série vai nos apresentando a eles aos poucos, sem infodumps escrotas e nem nada do tipo. E os universos alternativos que são explorados são bem interessantes também. "E se o Ben tivesse usado os poderes dele pra dominar Bellwood?","E se o Vô Max tivesse morrido quando o Ben era criança?","E se o Omnitrix nunca tivesse nem existido?" Perguntas assim são respondidas em OV, assim como várias outras.

OV expande de forma bem bacana tudo isso, existem certos conceitos que são bem absurdos pra algo que deveria ser apenas um desenho. Tanto que quando eu falo deles pra pessoas que só viram Ben 10 até UA ou então nunca assistiram elas se recusam a acreditar que um simples desenho tem conceitos assim.

Sério mesmo, os contumelios e o Anihilaarg foram conceitos genias. Nós só vimos seres como esses de relance num episódio de AF. É bem legal ver seres extra dimensionais como esses em Ben 10. Eles não são como o Dagon e querem dominar as dimensões e foda-se. Eles são seres de um plano bem superior e eles são indiferentes a nossa existência pífia, eles simplesmente saem criando e destruindo universos com o Anihilaarg por hobbie. Ver esse tipo de conceito finalmente ser explorado é bem foda, o universo de Ben 10 é um simples experimento na visão desses caras.

Outra coisa genial foi o fato deles justificarem a mudança de traço e de dubladores dizendo que os Celestial Sapiens alteraram o universo. É apresentado como uma piadinha mas é um detalhe BEM legal.

OV também traz uma introspectiva legal em relação a certas espécies que já foram estabelecidas mas nunca foram exploradas, tipo a espécie do Glutão ou então a do Frankenstrike. Seja com episódios se passando no planeta deles ou então como umas trivias bacanas. OV também adiciona bastante em relação a lore de espécies que já foram bem exploradas, tipo os galvanianos.

Os episódios que se passam em outros planetas são sempre legais de se acompanhar por causa disso. Eles não são tipo os episódios da terceira temp de AF que simplesmente criam um planeta besta pra ser explorado tipo em "Simple", e eles também não são tipo os planetas do arco do mapa do infinito em UA que só falava vagamente do planeta.

OV é gigantesco, contando com 80 episódios. E ele realmente faz proveito disso, como da pra ver pelas coisas que ele aborda.

Mas, evidentemente ainda existem defeitos. Como eu disse, Ben 10 Omniverse foca bastante em se assemelhar a Ben 10 Clássico, e por causa disso ele tem vários flashbacks envolvendo o Ben de 11 anos, e até uns episódios que se passam nessa época. Eu não acho isso inerentemente ruim, isso ajuda bastante a amaciar a transição do Clássico pro AF, já que faz umas coisas tipo fazer o Kevin ter uma quedinha pela Gwen ou então fazer o Ben ter motivos a mais pra entrar em hiato como super herói. É legal consertar certas coisas, MAS certas coisas geram problemas de continuidade.

"From Hedorium to Eternity" é um grande exemplo disso. É um episódio que foca inteiramente no Ben de 11 anos e sua turma, porém ele acaba fudendo BASTANTE as coisas. Ele tem várias gafes que se acumulam pelo episódio, tipo fazer o Ben e a Gwen terem contato com o Cooper, insinuando que eles se falam, sendo que em AF o Ben diz que eles só trabalharam juntos uma vez. Ou então o fodendo Kevin que aparece nesse episódio e acaba ajudando o pessoal, embora a aparição dele seja justificada, ela ainda cria certos furos. Um exemplo é o Kevin usando os seus poderes de absorção de matéria na frente de todo mundo, sendo que em AF o Ben fica surpreso por isso. Também tem o fato de todo mundo saber o nome real do Fantasmático sendo que isso só é revelado 6 anos depois. E por aí vai. Pode dizer que isso é nitpick, mas como um filósofo disse: The little shit adds up.

Querendo ou não esse episódio se leva a sério e ele quer se inserir na continuidade. Ele não é tipo o "The Most Dangerous Game Show" que é um episódio "bônus" escrito pelo dublador do Ben. Que apesar de ter várias inconsistências consegue se safar por não ser pra ser levado a sério.

E seguindo nesse estilo, tem o retcon dos osmosianos que é abismal também. Eu REALMENTE não quero acreditar que os osmosianos junto de Osmos V nunca existiram e foram memórias plantadas no Kevin quando o Azmuth e o Inspetor 13 tinham total ciência da existência de ambos.

OV tem vários retcons benevolentes, mas esse com certeza não é um deles.

Mas então e em relação aos episódios e aos arcos? Bem, OV tem 80 episódios. Eu realmente não consigo sair listando todos os que eu gostei ou os meus favoritos. E como eu disse, quase que não tem arcos e pá. OV é bem episódico, então a progressão dele é bem diferente. Por ser bem mais difícil de simplesmente ir falando eu resolvi falar mais de cada aspecto individual mesmo. Deu um tanto de trabalho mas eu acho que ficou bem melhor pro entendimento geral.

Mas bem, eu vou ao menos falar do final.


E aqui estamos nós, no fim da continuidade clássica de Ben 10... A reta final de Omniverse envolve o chronosapiano maluco conhecido como Maltruant viajando no tempo, até antes mesmo da própria criação do universo. Ele chega lá com um Anihilaarg, dispositivo esse que serve pra criar ou destruir universos. O plano do Maltruant envolve substituir o Anihilaarg que iria dar origem ao universo de Ben 10 com um Anihilaarg programado pra criar um universo à imagem dele, reescrevendo a linha do tempo. Isso tudo gera inúmeras batalhas ao longo do tempo, até que o Ben e o Rook finalmente alcançam o Maltruant. Ele consegue substituir o Anihilaarg e larga o despositivo já ativado na dimensão vazia. Mas o Ben se joga pra tentar conter o big bang e da de cara com a explosão. Isso ativa a trava de segurança do Omnitrix que impede o Ben de morrer, e com isso o relógio circula todas as transformações do Ben até parar em uma capaz de conter o big bang, sendo essa o Feedback, o Ben explode o Maltruant e os contumelios convidam o Ben e o Rook pra presenciar a criação do seu próprio universo. Eventualmente eles voltam pra Bellwood e num dia de tédio resolvem explorar o universo junto com a Gwen e o Kevin, e tudo termina com um shot do universo.

Esse final é muito bom considerando as circunstâncias dele, é bem bizarro acreditar que esse é um final prematuro e que a staff de OV tinha sim intenções de continuar isso... Eu diria que a staff sabia que apesar dos esforços Ben 10 não ia sobreviver, então eles fizeram esse final de temporada conseguir funcionar como um adeus. Não é atoa que essa temporada explora bastante o futuro, com certeza pra gente ao menos saber como os personagens vão ficar e tudo mais. Esse final é bem interessante, ele explora o início e o fim de Ben 10. Terminar uma franquia como Ben 10, com a criação do próprio universo que fez inúmeras pessoas se apaixonarem por ela é bem simbólico.

Sabe, Ben 10 Omniverse é bem controverso. Mas, na minha opinião, ele é bom sim. Uma última tentativa de preservar esse universo que muita gente ama, ao contrário de muitas pessoas, eu imagino que o Dwayne McDuffie ficaria muito feliz em relação a como isso tudo terminou, celebrando o começo e o fim de Ben 10, e permitindo que esse universo durasse muito mais. Muita gente pode desgostar de Ben 10 Omniverse, mas eu realmente admiro essa tentativa de manter a franquia viva. OV tem defeitos obviamente, e não são poucos, já que é Ben 10 no fim das contas... mas apesar disso eu tenho um baita carinho por esse negócio. Ben 10 Omniverse é uma história bem diferente das outras que nós vimos, mas, você sabe, há muitas maneiras diferentes de se contar uma história, e é isso que a deixa tão interessante, não tem como prever o que vai acontecer...









Nenhum comentário:

Postar um comentário