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terça-feira, 17 de março de 2020

Falta de Criatividade - Act 2

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Vim despejar minha raiva nesse blog de novo mas dessa vez é direcionada á Sonic, por que a última década foi um nojo nessa franquia. Nada de criativo rolou, dá pra resumir como: Nostalgia forçada e falha, exceto nos 2 casos que funcionou, Sonic Generations e Sonic Mania.

Antes da rant começar, me responda: Qual foi o último jogo que o Sonic teve uma personalidade além de irritante e um plot que realmente importasse?
Tu provavelmente vai responder Sonic Unleashed como se fosse normal, afinal foi um jogo da recente Boost Era mas deixa eu só refrescar pra você, caro leitor, Sonic Unleashed tem 12 anos de existência. Ele não faz parte dessa década sem sal do Sonic. Repito: o último jogo do Sonic que não tentou reviver algo dos clássicos e falhou faz 12 anos. Now, let us begin.
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Lembra do Tails independente no Adventure? Good times huh

Sonic Colors, aquele jogo que geral gosta por alguma razão, joguei recentemente e só vi um amontoado dos problemas já existentes em Sonic Forces porém não tão graves quanto naquele jogo. História idiota e quase não existente, uso em excesso de level themes (6 atos por zona???), fases consistem de plataformas quadradas e gimmicks lerdas exceto o Act 1 que é legalzinho, bosses ridículos, e conceitos interessantes que acabam antes de começar *cof cof Terminal Velocity e Null Space*, a fanbase ignora isso tudo por alguma razão mas tá aí pra todo mundo ver, mas ao menos ainda tinha certo grau de criatividade, todas as fases tem ambientações boas, especialmente Asteroid Coaster e Aquarium Park.

Sonic 4 acho que nem preciso comentar o quanto esse lixo não merece o nome, todos concordamos com isso? bom, entra o Sonic Generations que não vou criticar muito pq a proposta do jogo era justamente comemorar a franquia como um todo mas que ajudou a agravar a situação ajudou sim. Também trouxe de volta o Classic em 2.5D que era inofensivo aqui mas isso mudou graças a 2017, onde ele volta sem motivo no Forces e onde a versão superior da gameplay clássica, Sonic Mania, mostra que não era tão bom assim nem no Generations e que a galera só perdoou a emulação meio fraca do estilo pq estavam há anos sem ver.

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Humor galera, com certeza algo que o Shadow diria.
Sonic Lost World, uhh
Existe? de algum modo conseguiram piorar os enredos fracos e inexistentes dos 2 últimos jogos mainline? Sonic ta soltando piada ruim a torto e a direito e tem drama forçado e idiota também, as fases são Platform 101 numa tentativa falha de puxar o lado nostálgico mas acaba sendo um insulto aos clássicos: Green Hill, fase do Deserto, fase da Praia, fase de Gelo, fase da Floresta, fase no Céu e Fase de fogo, com um ato ai no meio focado no tema de Casino e no tema de Comida pq óbvio que era a melhor parte do Colors, né? Os wisps tbm voltam sem motivo ou explicação pq sim, e a partir desse jogo eles começam a reusar esse monte de coisa que ninguém queria.

Sonic Forces, tudo de ruim nessa década só que junto e piorado. estrutura de fases rasas demais, uso em excesso não só de level themes mas de fases velhas também (Green Hill, Chemical Plant e Death Egg voltaram em HD! pq todo mundo esqueceu o Generations que fez isso melhor), enredo tão fraco que se contradiz agora, Classic em 2.5D tirando o charme do Generations e irritando não só os fãs modernos por mais nostalgia pandering, mas irritando os fãs Clássicos também com essa emulação porca e piorada do 2.5D do Generations, sendo que já estavam satisfeitos com o Mania, conceitos interessantes mal usados, Wisps e Zavok voltaram sendo que ninguém gosta deles, e agora com um twist no meio: mentiras. Algo que voltou mas que hypou a galera, Chaos e Shadow como bosses, uns modelo bonito e tudo, exceto que morrem em cutscenes de 2 minutos que mal progridem o plot.

Team Sonic Racing traz DE NOVO os Wisps e o Zavok, fases velhas dos outros Racing da Sumo só que pioradas, plot roda em circulos vazios dos personagens falando "esse tanuki eh estranho, me cheira a plano do Eggman" "relaxa bo correr", jogo sem sal e sem criatividade e honestamente
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Sonic se resume a memes e piadas sem graça nesses 10 anos, bixo

Isso se aplica a toda essa década. Sem Sal. Sem criatividade. Sem respeito próprio. Os personagens são caricaturas de si mesmos. Insert funny Hero como Sonic, Donzela em perigo como Tails, Idiot Ball como Knuckles, Vegeta 2 como Shadow, Evil is funny haha como Eggman, e o resto mal tem falas pra eu resumir aqui. Honestamente me faz sentir saudade da famosa dark age que tinha a audácia de se levar a sério e criar conceitos interessantes que podiam ser ótimos jogos se dados mais tempo no forno, ao invés de forçar memes e nostalgia pra tirar uma grana rápida da criançada e da galera ironica do Twitter. Só se agrava cada vez quando você vê que o Sonic Movie deu não só uma personalidade boa pro sonic, como criou todo esse hype e botou Sonic de volta na midia de um jeito bom, mas os jogos pra acompanhar isso são Team Flop Racing, Mario & Sonic nas Olimpiadas e um joguete de celular baseado no M&S, é triste, de verdade.

E eu acho que surfar nessa onda de remakes que tá tendo pode não só dar uma segunda chance a um jogo que podia ser melhor, como pode fazer a Sonic Team reacender esse fogo criativo que morreu em 2010. E minhas escolhas pessoais para remakes seriam:

Sonic Adventure e Sonic Riders.
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Não achei o mito que fez esse modelo, F

Imagine um remake do Adventure usando controles similares ao do Project Hero, que por sua vez é a evolução da fórmula dos Adventures. Artstyle do Uekawa nos modelos, fases adaptadas aos novos controles, OST refeita pela dupla Tee Lopes e Jun Senoue, novas habilidades que completam os gameplays de cada personagem, missões e fases desbloqueaveis, modo multiplayer, plot retraduzido pra consertar alguns erros presentes no original, etc etc.

Remake do Riders na mesma pegada do CTR, fases e personagens dos outros Riders adaptadas ao gameplay do primeiro, que foi refinado. Novos personagens, fases e Gears em forma de eventos mensais, artsyle da opening com o shading estilizado e tudo, plot expandido pra uma melhor experiência Single Player, Multi online, etc etc. O mod Tournament Edition tá ai pra mostrar que o jogo já era competitivo naquele tempo, só basta mais atenção da Sonic Team pra fazer isso acontecer e com sorte, sair tão bom e criar tantas mudanças quanto Sonic Mania.

E ai, cês concorda?

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