Páginas

sexta-feira, 20 de março de 2020

Mukuro Ikusaba: Em busca do screentime perdido


Danganronpa é um jogo que sem dúvida alguma existe, e eu não vou fazer questão de falar sobre ele tão cedo, principalmente considerando que o Ryu já falou sobre e eu meio que concordo com tudo que ele falou na review e no let's play dele então eu não sinto a necessidade de simplesmente copypastar isso.

Esse post tem spoilers de Danganronpa 1

Mas sabe, eu tava querendo saber mais sobre uma personagem em específico, uma personagem que passou todo o seu minúsculo tempo de tela simplesmente fingindo ser uma outra. Personagem essa que simplesmente morreu pra servir de aviso pros outros. Essa personagem sendo obviamente a Mukuro Ikusaba.

Depois de saber que a Junko do início do jogo é na realidade a Mukuro disfarçada, os diálogos dos Free Time Events dela tem umas conotações bem diferentes. Ela vira e mexe acaba falando umas coisas por si mesma, apesar de estar disfarçada de Junko. Eu não sabia nada dela além do fato dela gostar do Naegi por alguma razão, então dar uma olhada nesses eventos foi bem daora. Ela tá personificando a Junko e usa isso como vantagem, ela vive dizendo pro Naegi que quando eles saírem de lá ela vai arranjar uma namorada foda pra ele, dizendo que ele é um cara desleixado e que o par perfeito pra ele seria uma garota forte que iria cuidar dele, ela também flerta bastante com o Naegi, e toda vez que ele da um presente que ela gosta ela brinca dizendo que vai oferecer um beijo em troca. Ela tá usando essa oportunidade pra flertar com o Naegi, e também tá tentando usar o disfarce de Junko pra tentar colocar o Naegi num encontro com ela mesma, já que é bem óbvio que a tal garota forte que ela falou é a verdadeira Mukuro.

Mas claro que eu não taria fazendo esse post se fosse só pra promover um ship aleatório de uma VN qualquer.

A Mukuro também fala umas outras coisas interessantes, envolvendo um dito "sonho". Ela diz que as pessoas sempre mudam de sonho ao decorrer das vidas, mas que com ela isso não foi o caso, que ela sempre quis ser modelo desde menor e foda-se, ela pergunta se é errado ela nunca sequer ter refletido se era isso que ela de fato queria. A Mukuro tá novamente externalizando os pensamentos dela através da persona de Junko, não precisa prestar muita atenção pra ver que ela tá mascarando o sonho de causar desespero com esse sonho de ser modelo. E isso adiciona pra cena de morte dela, ela claramente se sente traída ali e fica se perguntando o porque de ter sido logo ela. Isso daí insinua que além dela estar incerta sobre realmente querer fazer parte do plano da Junko, ela ainda se sentiu merda pra caralho ao ter sido traída pela mesma. É uma história bem triste se for ver, e então eu me perguntei se simplesmente parava por aí e foda-se, mas felizmente isso não foi o caso.


Introduzo a vocês: Danganronpa IF. Uma novel oficial que é desbloqueada após você fazer alguma merda lá em DR2. Essa novel, como o nome indica, é um cenário What If onde o Naegi recupera as memórias dele logo no primeiro capítulo do jogo. E essa novel tem um conteúdo bem interessante pra esse post.

"Por que?" Vocês me perguntam, e a resposta é bem simples: A Mukuro é a protagonista.

O Naegi recupera as memórias utilizando o Escape Button que ele ganhou no gacha do Monokuma. Porém ele não simplesmente aperta e ele lembra de tudo, é um processo bem lento e doloroso, o corpo dele fica fudido e ele fica fraco, com dor de cabeça e os caralhos, e por consequência disso ele acaba desmaiando na frente da Sayaka quando ela tenta pôr o plano mirabolante dela em ação ao propor a troca de quartos. Por consequência disso essa porra não acontece e ninguém acaba matando ninguém essa noite. E com isso o Naegi acorda no dia seguinte e vai pro ginásio onde a Mukuro supostamente deveria tretar com o Monokuma e ser trollada pela Junko. Mas no fim o Naegi reconhece a Mukuro e ele sente que ela vai ser morta ali, então ele se joga na frente dela e ele é empalado pelas lançar no lugar dela, mas o título de Highschool Luckster salva ele e ele acaba sobrevivendo miraculosamente, mas ele ainda vai ficar de cama pelo resto da novel porque puta merda né. Mas não tudo são flores, já que durante essa brincadeira o disfarce da Mukuro cai, e a Junko frustrada pelo rumo que isso tomou resolveu fingir que o Monokuma na realidade tava sendo controlado por um hacker foda do bem que tava tentando proteger todo mundo do fantochista verdadeiro, que na realidade era o Naegi e a Mukuro.

Então, é. A escola inteira tá acreditando que a Mukuro e o Naegi são os masterminds por trás desse treco todo, então obviamente ninguém ali iria simplesmente levar o corpo fudido dele pra enfermaria, a Sayaka obviamente não acredita nisso por conhecer o Naegi, mas não é como se a maioria fosse deixar ela tratar das feridas dele, e além disso a Sakura ainda tava de prontidão pra meter a porrada na Mukuro. A Junko basicamente gerou um fuzuê pra apagar a Mukuro de vez e de impedir que o Naegi sobrevivesse, além de ainda poder manter o jogo rolando depois disso tudo, simplesmente apagando as memórias de geral de novo.

Então a Mukuro luta contra Deus e o mundo enquanto tenta levar o Naegi pra enfermaria pra poder cuidar das feridas dele, felizmente a brecha pra isso surge quando a Fukawa desperta a Genocider e começa a ameaçar geral.

E com isso novel vai seguindo com a Mukuro tentando deixar o Naegi seguro de todo mundo, enquanto da um jeito de curar ele e de livrar ele da Junko.

Eu acho legal que o fato do Naegi ter salvado ela põe mais um peso na balança instável dela. Era bem visível que ela era relutante em relação a toda essa viadagem de desespero e o sacrifício do Naegi foi o que fez ela negar isso de vez. A Mukuro tava bem incrédula pelo fato da Junko ter tentado matar ela, além do fato do Naegi se importar o suficiente pra ter salvado ela, pondo a própria vida dele em risco.

A Mukuro tava num estado de negação dizendo a si mesma que a Junko fez isso porque ama ela e que matar alguém que ela ama seria desesperador. Uma hipótese que não tá inteiramente errada, mas não muda o fato de que a Mukuro tava desesperadamente buscando uma justificativa pra isso.

A novel também mostra pra gente que na realidade o tal sonho da Mukuro era simplesmente fazer a Junko feliz. Eu não sei se DR eventualmente explorou isso ou não, mas a gente tem a confirmação de que a Junko e a Mukuro de fato viveram na rua por um tempo, e que aquilo não era uma mentira que a Mukuro disse no Free Time Event dela. Também é nos mostrado que a Junko sempre abusava da Mukuro, dizendo que ela é uma decepção de irmã e que ela é inútil. Apesar desses abusos a Mukuro sempre amou a Junko e buscou sempre fazer ela feliz, mas na realidade ela não liga muito pra esse negócio de desespero, mas a Junko liga então ela faz o possível pra ajudar ela com isso. A Mukuro aparentemente sempre foi bem desconexa com o mundo num geral, além do interesse dela por militarismo e do amor dela pela irmã não parecia ter mais nada no mundo que apelasse pra ela.

Essa personalidade meio indiferente e submissa acabou tornando ela uma soldada perfeita, que guerreou pra cacete e nunca teve sequer um ferimento(bom e velho exagero de Danganronpa), então ela era uma máquina de matar que simplesmente seguia ordens.

Porém, um acontecimento criou mais uma conexão entre o mundo e ela: O Naegi sorriu pra ela. Ele foi a primeira pessoa que sorriu de forma radiante e sincera pra ela.

Sim, falando assim até parece estúpido, mas tudo indica que ninguém nunca tinha sorrido pra ela nem nada assim, e considerando o fato de que a Junko sempre fudeu ela e que ela sempre foi uma máquina de matar temida por todos, eu consigo até imaginar o porque disso ter pego ela desprevenida.

E com isso, ela acaba se apaixonando pelo Naegi, porém ela é incapaz de tomar iniciativa já que ela é estupidamente introvertida. O que é plausível considerando que ela vive mais como uma máquina, além de nunca ter tido interesse em outras pessoas além da Junko.

Sabendo de tudo isso, da pra entender perfeitamente porque a Mukuro tá tão fudida nessa situação toda em DR if, ela não só tá dando o máximo dela pra impedir que o garoto que ela gosta morra como ela também tá tentando proteger ele e si mesma da irmã psicótica dela, tal irmã que ela alega conhecer melhor do que qualquer outra pessoa, mas não o suficiente a ponto de ter antecipado essa tentativa de assassinato.

Eu acho legal que isso tudo contribui pra simplesmente obliterar a visão de mundo da Mukuro. Essa situação toda tá mostrando a vulnerabilidade da Mukuro, apesar dela sempre estar com essa máscara que faz ela parecer devota de emoções tipo a Kirigiri ela acaba desmoronando umas vezes. A Junko conversa com ela através do Monokuma e fica reforçando que ela é uma decepção, mas que essa decepção não gera um desespero maneiro, ela é simplesmente uma decepção que é desagradável e foda-se, e a Mukuro começa a pedir desculpas repetidamente como uma criança que decepcionou os pais. Ela também tenta chantagear ela, dizendo que se ela deixar o Naegi morrer ali ele seria pra sempre dela, já que ele ia morrer ao lado dela, depois de ter dado a vida dele por ela, a Junko também diz que quando o Naegi acordar ele vai ficar puto por toda a situação que ela fez ele passar, apesar disso afetar um tanto a Mukuro ela resolve prosseguir. Além disso a Junko tem a audácia de ficar trollando a Mukuro, dizendo o tipo de sangue errado enquanto ela tá tentando fazer uma transfusão de sangue pro Naegi, a Mukuro sempre confiou na Junko mas agora a Junko mentiu e isso deixou ela desesperada.

Mas nessa cena a Junko fala algo interessante, ela não imita ninguém, ela não força a voz, e nem nada, ela assume a personalidade neutra dela e diz: Eu te amo.

Isso não foi nem pra fuder a Mukuro, ela falou isso seriamente mesmo, provavelmente porque ela pretende matar ela. Mas sim, apesar da Junko ser bizarra ela tem amor pela irmã dela, mesmo que não seja a ideia mais saudável de amor que exista.

E isso surpreende pra caralho a Mukuro, a Junko nunca falou algo assim pra ela. Então ela tem noção de que isso é realmente sério, além de que ela tem total noção de que isso é basicamente um adeus, já que agora a Junko tá cortando qualquer ligação com ela, e não tá hesitante em apagar ela de vez.

A Mukuro sempre amou a Junko e pensou conhecer ela como a palma da mão. Mas agora ela tá aprendendo do pior modo possível que a Junko é imprevisível e nem um pouco confiável. A irmã que ela ama virou as costas pra ela e a única outra pessoa que ela gosta tá morrendo ali.

Apesar disso, a Mukuro da o melhor dela pra ganhar tempo, peitando o Monokuma e protegendo o Naegi. E fugindo pela escola pra garantir a própria sobrevivência. No fim ela acaba encontrando com a Kirigiri e o Chihiro que conversam com ela, enquanto escutam a versão dela dessa história toda, e eventualmente fazem o favor de manter o Naegi seguro pra poder se recuperar adequadamente.

A Mukuro acaba se esbarrando com vários Monokumas no pátio e isso gera uma batalha toda fudida, onde a Mukuro tenta desviar de uns 30 monokumas enquanto tenta revidar, depois as metralhadoras do sistema de segurança entram no meio também. Mas apesar da intensidade disso, a Junko tá simplesmente brincando com a Mukuro, já que isso é uma oportunidade de ouro pra fazer a irmã dela ficar desesperada, não é atoa que ela tenta distrair a Mukuro durante a luta, dizendo várias coisas que afetariam a Mukuro.

Mas antes que a Junko terminasse a tortura e começasse a execução de fato o Mondo chega dando um epic rescue, além de todos os outros estudantes que tão trabalhando juntos pra proteger a Mukuro e o Naegi da Junko, além de tentarem peitar ela também. No fim a Kirigiri e o Chihiro conseguiram convencer todo mundo.

A Mukuro encontra o Naegi apoiado em alguém ali que eu esqueci, e a insegurança dela vai embora, já que ele agradece por ela ter salvado a vida dele. A Mukuro diz que não entende porque ele tá de boa com isso, e o Naegi diz que eles são amigos e foda-se.

E com isso a Junko resolve criar um exame fodão de graduação. Onde ela vai colocar um Monokuma com o botão pra abrir os portões da escola no meio de uma sala fudida com explosivos e fogo, alguém teriam que se sacrificar pra apertar essa porra.
E algo interessante é que a Mukuro tá disposta a fazer esse sacrifício, depois de ouvir as palavras do Naegi ela enxerga todos ali como amigos, e ela tá feliz em livrar todo mundo dali, é bem legal ver que o Naegi acabou criando uma baita ponte pra Mukuro, a ponto dela gostar de todo mundo ali. Mas eu também acho legal que a novel não joga o amor da Mukuro pela Junko fora, já que a Mukuro acredita que ao fazer isso ela não só vai libertar os amigos dela como vai gerar um desespero legítimo pra Junko ao arruinar os planos dela. A essa altura a Mukuro não tá fudidamente ansiosa e sem direção igual antes, ela deu um jeito de transformar essa situação num cenário que beneficiária os dois lados, e por consequência faria ela feliz. É bem interessante isso, o desenvolvimento da Mukuro não envolve ela simplesmente traindo a Junko de volta, o amor que ela tem por ela nunca é jogado fora aqui, tanto que é por isso que a Mukuro orquestra esse plano aí, ajudando o Naegi e os amigos dela enquanto deixa a Junko desesperada.

Mas enfim.. ninguém morre porque a Mukuro acaba bolando um plano que envolve a Sakura ajudar ela. A Junko podia prever os movimentos da irmã dela, mas ela nunca iria prever a possibilidade de que ela ia trabalhar junto com alguém, confiando a vida dela a uma outra pessoa. E com isso a Junko resolve vazar e foda-se, apesar dela ser lixo humano ela cumpre o que ela promete(as vezes).

Todo mundo aperta o botão e vaza da escola, mas a Mukuro resolve sair dali vestida de Junko ainda, alegando que talvez assim ela consiga entender a irmã dela melhor. E eu acho isso uma conclusão bem interessante na real, ela ama o Naegi mas apesar disso ela não se força a ficar com ele ou algo assim, e na realidade ela tá de boa com o fato de que talvez ele fique com alguma outra pessoa, já que no fim ela só quer ele feliz. Mas ao contrário do Naegi, a Junko não tem ninguém. E a Mukuro sabe que ela é a pessoa mais próxima da Junko, já que apesar de tudo, ela ainda é a única pessoa que a Junko ama. Ninguém vai se dar o esforço de entender aquela doida varrida, então a Mukuro vai tomar responsabilidade por isso.

Lendo essa novel eu vi o quanto a Mukuro é um baita potencial desperdiçado, eu fico feliz que essa novel tenha feito justiça a ela. Apesar de eu não ter muito interesse eu fui dar uma olhada na Mukuro do anime e ela parece ser uma merda, ela parece ser uma masoquista genérica que fica feliz ao ver que a Junko tá tentando matar ela, então eu simplesmente desconsiderei ela e falei só dessa Mukuro de DR1 e de DR if. Enfim, a Mukuro é bem legal, ao contrário da Junko. Eu sou o Otenko, e agora eu vou ouvir OST de Ping Pong the Animation.


Nenhum comentário:

Postar um comentário