Páginas

domingo, 1 de março de 2020

Spark TEJ 2, Também conhecido como o novo Sonic Adventure

https://i.ytimg.com/vi/U1sIGMnV4_o/maxresdefault.jpg
Olha só esse monte de char, seria uma pena se eles só aparecessem duas vezes o jogo todo né kkkk
So uhh...
Zerei Spark 2. Fui com expectativas altas pois gosto demais do Spark original (mais do q devia inclusive) e até curti a maioria das fases, exceto a reta final que é um monte de merda junta (Não que importe pra ninguém mas essa review vai ter [SPOILERS!!!!!!!!!] então esteja avisado).

Os controles são normais... aceitáveis é o termo mais certo, na real. Não são os melhores do mundo pra proposta do jogo mas a maioria das fases acomodam eles então pra mim tá ótimo. Mas pra ser honesto eu já não esperava que o primeiro jogo 3D do Feperd pegasse certinho o feel de um plataforma rápido em 3D, coisa que nem a franquia baseada nisso, Sonic, conseguiu de forma oficial (precisou da framework linda Project Hero pra isso, e sim, vou comparar bastante com Sonic por ter similaridades demais e extremamente óbvias por sinal).

⅓ das habilidades tu nem usa, o Homing Attack tem usos ocasionais e forçados demais e nem é tão bom assim de usar numa playthrough normal, só funcionam em inimigos fracos, e o Dash Down que é meio que um stomp, que tu só usa pra acelerar o processo de morte quando tu cai num buraco, completamente inútil morra Dash Down. Também tem os power up tipo Biker, Sword, Edgy, Hammer e Anti-Mech, só 2 delas são boas de usar (Anti-Mech pelo combate e Edgy pela mobilidade), e o resto eu nem sei o que faz. O jogo tem esse problema de explicar o que cada coisa faz, ele te mostra as habilidades básicas tipo pulo, dash e ataques leves e fortes, tudo isso num tutorial meia-boca, então tu tem que adivinhar as coisas no clássico chute.

https://assets.rockpapershotgun.com/images/2019/05/Spark.jpg/RPSS/thumbnail/1920x1080/format/jpg/quality/75
RUNNING AROUND AT THE SPEED OF Shokk

O jogo funciona tipo um early Sonic 3D, meio que como SA2 mas com umas mecânicas de Hack n’Slash enfiada no meio que só são úteis nos bosses, pois tu pode ignorar os bot normal que o jogo não te pune por isso, pelo contrário, recompensa o quão rápido tu passa de fase. O jogo também tem rankings por score mas eu não peguei nenhum e o jogo exige umas pontuação alta demais pra eu tentar então... sei lá, existe essa forma de recompensa.

O plot é confuso? Quase não-existente? Eu de verdade não entendi nada, conseguiu complicar e abrir vários furos no pouco de plot irônico que tinha no primeiro jogo, então parabéns Feperd, você passou pelo efeito Sonic com apenas 2 jogos. O enredo tenta se levar a sério demais com personagens morrendo a torto e a direito e plot twists mas é só meio tosco no fim do dia. Tu começa o jogo com o Fark falando que quer descobrir sua verdadeira identidade e propósito *cof cof Shadow* já que o Spark cumpriu a missão dele no 1 de derrotar o Freom, então o professor que ia ajudar o Fark a descobrir isso é raptado pelo Fark Nebbro chamado E.J. (edgy haha get it he edgy) e ai uns barato sem importância acontece e pelo final do jogo o Freom diz ser o pai/criador do Fark e qualquer sentido é atirado pela janela. Rápido demais pra tu acompanhar? Relaxa, nem eu acompanhei.

Trilha sonora de qualidade, isso é algo que veio desde o primeiro jogo pra cá, altos banger, shoutout to VS Float, F.M. City e Planetary Stripe, boas demais.
https://steamcdn-a.akamaihd.net/steam/apps/1079210/ss_bd501842b7ce27c4a9452149729aeed15db8f613.1920x1080.jpg?t=1572743803
Diet Shadow fazendo a pose mais edgy possível dentro do Unity
Os bosses são ridículos na sua maioria, eu passei quase todos com medalha de tempo Diamante de primeira sem nem tentar direito, sem zoa se quiser uns print eu mando, é patético de fácil, dá nem pra chamar de boss, até os bosses de Sonic são mais desafiadores e olha que tem um healing system quebradasso nos jogos dele.

Uma frase recorrente em alguns pontos dessa review é “Na maioria” como vocês notaram. Sabe por que? O Endgame desse jogo é uma DESGRAÇA. Tu tem até agora fases decentes e bosses podres de modo consistente, até entrar as 3 fases finais e o papel inverte do nada??? Feperd endoidou no meio do caminho?

Essa bagunça na ordem natural começa com a fase Planetary Stripe, uma fase com conceito interessante de tu correndo pelo anel verde do planeta mas a geometria da fase é algo tão confuso que não tem nem como descrever, sem falar que de algum modo dura 0,5 segundos, parece coisa do Sonic Forces.

Aí entra a fase Hyperath Fleet, desnecessariamente longa, com umas seções de velocidade em pistas verticais e/ou viradas pro lado, estreitas demais e que acabam exigindo uma precisão que os controles e física não conseguem oferecer, causando um monte de repetição por erros pequenos e muita frustração. Sem falar que o meu PC que roda grande parte dos jogos atuais liso como manteiga caiu pra 3 frames com a quantidade de lixo que essa fase te joga. Não é porque é uma das últimas fases que tem que ter enemy/hazard placement tão cagado e caótico bixo.

Chegamos no meu pior pesadelo, Apocalypse Thruster. Lembra como eu falei de seções de velocidade em ângulos desconfortáveis e estreitos que não acomodam os controles na fase anterior? Troque seções por 95% da fase que tu tem essa merda. Fica ainda mais agravado aqui porque a maioria das quedas te mata, ainda mais na ultima parte dela que se tu respirar fora da pista o Fark toma dano contínuo ridículo até morrer.
Chegamos no chefe final, spoilers é o Freom de novo, dun dun duuun!! (o plot já tinha deixado isso óbvio). Único chefe até então que conseguiu fazer o seu trabalho e me matar, good work Freom.

https://i.ytimg.com/vi/2DLe0ekznzg/maxresdefault.jpg
Ah yes, Dragon Ball Super.
Segunda parte da luta vc enfrenta a consciência do Freom usando um Fark muito buff, mas apesar dessa primeira impressão tosca, eu gosto da execução dessa luta, lembra o final de Undertale onde tu não consegue morrer, mas diferente desse jogo que progride a história mesmo tu morrendo, aqui o jogo faz você recomeçar a parte da luta que te matou, que junto com os padrões chatinhos de pegar, dão um desafio decente pro Final Boss.

O jogo termina num cliffhanger, óbvio, os jogos venderam razoavelmente bem pro Feperd simplesmente parar aqui, e eu espero de verdade que seja 2D o próximo jogo, mas se for 3D, que tenha habilidades mais úteis e controles melhores. Btw, o jogo se chama Spark 2 sem motivo. Tá, beleza, continuação direta do 1, mas tirando uma menção no começo e uma no final, o Spark não aparece em lugar nenhum no jogo...? É tipo finalmente lançar o tão pedido Sonic Adven ture 3 mas o plot gira em torno do Metal Sonic e o Sonic só aparece através de citações aqui e acolá, é muito bizarro.

7/10 jogaria de novo mas droparia na reta final para manter a sanidade.

btw primeiro post meu aqui kkkk seja bem vindo, eu

Nenhum comentário:

Postar um comentário