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sábado, 11 de abril de 2020

Sonic the Hedgehog


Faz um tempo que eu percebi que até então todos os posts envolvendo Sonic nesse blog eram negativos e bem deprimentes, já que o estado atual da franquia causa esse tipo de reação mesmo. Mas ao contrário do que a IGN diz, Sonic de fato já foi bom, e quem discorda deve ser condenado a danação eterna imediatamente.

Bem, eu resolvi dar uma rejogada nos jogos clássicos do Sonic, e imaginei que seria uma boa registrar as minhas opiniões aqui no blog, e é isso aí.

A versão que eu tô jogando é o port de Sonic 1 pra Nintendo Switch, ele tem umas features que todo port decente de um jogo retro tem além de incluir a possibilidade de jogar o jogo com o Spin Dash e o Drop Dash, além de uns bug fixes básicos, não é melhor que a versão do Taxman, mas bem, já é algo ao menos.

Simplicidade é tudo

Acho que todo mundo aqui sabe da história desse negócio, né? Sonic é um ouriço rápido pra caralho que luta contra um maluco chamado Dr Ivo Robotnik(Eggman) que captura animais e transforma eles em máquinas, além de buscar as esmeraldas do caos que são jóias super poderosas.

Todo mundo já deve ter ouvido falar dessa história ao menos uma vez na vida. E bem, ela é bem simples como da pra ver. É o tipo de história que serve pra contextualizar a aventura. E não, ao contrário do que um pessoal diz, o Sonic não tem uma origem definitiva nem nada assim. A SEGA americana tentou fazer isso com a famigerada Sonic Bible mas, simplesmente não.

Mas bem... A história é simples, mas isso não quer dizer que não tenha o que comentar. Ainda tem um conteúdo bem interessante aqui.

Sonic tem um tema bem daora de Natureza x Artificialidade, o Sonic evidentemente é naturalista e busca preservar a natureza, protegendo ela e os animais do Eggman que é um humano que simplesmente quer industrializar a porra toda. Esse tema perdura durante o resto dos jogos e é algo bem daora. Os jogos também utilizam bastante de uns contrastes bacanas na temática das fases pra reforçar isso, é só ver a Green Hill que é uma colina foda cheia de vida e a Scrap Brain que é um ambiente inteiramente artificial e poluído. É algo bacana.

Diria que pra um começo isso tá bom demais.

Gameplay Memes

Sonic é diferente da maioria dos outros platformers, porque o gameplay dele é baseado em velocidade, velocidade ininterrupta e com o mínimo possível de platforming porque platforming é uma merda, você deve segurar pra frente e ganhar porque é assim que Sonic deve ser jogado!!!

Agora que eu já repeti a opinião do gamer médio em relação a Sonic eu vou explicar direito sobre o que ele se trata.

Bem, Sonic de fato envolve velocidade no gameplay, mas a chave disso é como você ganha a velocidade e conserva ela o máximo que puder. O Sonic tem controles estupidamente simples pra você poder focar inteiramente nesse princípio. A física do jogo simula físicas de pinball, você ganha velocidade descendo rampas e perde velocidade subindo elas, se você rolar nas descidas você ganha mais velocidade ainda mas se você não tiver velocidade o suficiente você lentamente perde velocidade nos terrenos lisos até parar de girar ou então se fode e não consegue nem subir uma rampinha miserável. O terreno é um elemento chave que impacta bastante o gameplay, um exemplo é o fato de que se você correr e pular na ponta de uma rampa a altura do pulo é bem maior. E é bem legal como os controles do Sonic são otimizados pra funcionarem tanto nesse gameplay veloz como no mais lento, fornecendo um platforming preciso graças aos controles palpáveis e responsivos.

Boa parte do criticismo do público voltado a Sonic Clássico alega que o jogo "Não deixa você correr", porém essas pessoas normalmente só saem segurando pra direita e por consequência são penalizadas por isso. E o jogo tem várias sessões onde de fato é bem fácil conseguir velocidade, já que caso o contrário o jogador menos habilidoso não ia conseguir atingir esse estado nunca. Essas pessoas não entendem que o jogo não distribui velocidade de graça assim do nada, elas interpretam o jogo de forma errada.

Você não tem que ser braindead e sair correndo pra direita, você tem que aprender a dominar o terreno e as físicas do jogo pra ser recompensado com a velocidade, que por si só também serve como um desafio já que manter ela é bem complicadinho.

Esse gameplay é bem complicado de se masterizar. E por consequência disso o jogo é bem piedoso com os jogadores novos. Um bom exemplo disso é o sistema de anéis que complementa perfeitamente essa ideia. Você coleta os anéis pela fase e eles vão servir como a sua vida, os anéis saem voando quando você leva dano, porém você fica invencível por um tempo e pode recuperar uma certa quantia deles, mas se você levar dano com 0 anéis você morre. Esse sistema é perfeito pra esse jogo, ele te da praticamente vida infinita.

O jogo também tem uma exploração bem legal. Não diria que é super boa ou algo assim, já que as sequências fizeram um trabalho muito melhor com isso eventualmente, mas Sonic 1 tem uma exploração bem bacaninha, da pra pegar inúmeros atalhos e pegar bastante vidas, embora o gameplay gire em torno dessa ideia toda de momentum e velocidade o jogo não vai penalizar um jogador que prefere dar uma explorada e jogar de forma mais lenta.

É legal também é que as fases tem vários caminhos alternativos e rotas diferentes. Se você tá na parte superior da fase e acaba caindo num buraco você não tem com o que se preocupar porque você simplesmente vai cair em um nível mais baixo da fase. É um level design bem amplo, ao longo que você for rejogando você vai naturalmente traçar alguma rota predileta ou coisa assim. Quando eu joguei Sonic & Knuckles pela primeira vez quando era menor eu fiquei maravilhado, eu nunca imaginei que fases em jogos podiam ser tão grandes e ter tantos caminhos diferentes e maneiras diferentes de acessar eles, claro, Sonic & Knuckles tem um level design bem maior e mais bem trabalhado que o de Sonic 1 mas você entendeu o que eu quis dizer.

(Uma porção do level design da Green Hill)

E isso tudo reforça de forma muito boa o fator replay. É bem interessante como o jogo consegue converter o fato de não ter saves em uma vantagem graças ao modo como ele é estruturado. A memorização do level design, os vários caminhos disponíveis, o domínio da física, tudo isso entra em harmonia e ao longo do tempo em que você for rejogando o jogo você vai ficar cada vez melhor de uma forma bem natural.


Mas bem, nem tudo é um mar de flores. Sonic 1 tem uns problemas em relação ao seu design. A Green Hill é uma fase introdutória muito boa que leva a filosofia de design do jogo ao máximo, porém as coisas a partir dali são só ladeira abaixo(no pun intended).

Não, não são ruins nem nada, eu amo a Spring Yard por exemplo. Porém, existem certas fases que meio que vão contra essa filosofia. Essas fases são a Marble Zone e a Labyrinth Zone. E sim, eu sei, existem vários atalhos que você pode pegar, assim como é possível passar de umas sessões mais rapidamente se você for habilidoso. Mas a questão é que ainda assim é foda, não é como se eu tivesse um problema fudido com essas fases, na real eu gosto da Marble Zone e eu sou indiferente a Labyrinth Zone, mas não é como se elas se encaixassem dentro de Sonic também. A Labyrinth Zone não tem nenhuma rampa o terreno dela é todo quadrado e fudido... O problema é que parece que nessas fases o jogo deixa de ser Sonic e vira um platformer mais tradicional, não é inerentemente ruim mas o que me incomoda é o quão isso distoa com o resto das fases. É algo que as sequências fizeram MUITO melhor, um bom exemplo é Sonic 3 onde todas as fases acomodam o gameplay veloz do jogo, muitas fases são estruturadas de forma diferente como a Marble Garden ou a Flying Battery mas no fim tudo flui muito bem, e eu diria que esse primeiro jogo peca nisso.

Outra coisa fodinha é o enemy placement. Umas vezes você vai acabar levando umas porradas que não foram bem a sua culpa, isso é evidente na Marble Zone onde só de você pular numa plataforma lá já aparecem aqueles morcegos que te acertam sem você ter tempo de reação. O sistema de anéis é bem piedoso mas ainda assim isso é um problema que vale ser mencionado, principalmente considerando o próximo tópico...

Os Special Stages. Todos nós sabemos qual é a deles, você coleta 50 anéis e chega no fim da fase onde você pode acessar um estágio especial onde você deve completar o desafio pra coletar uma das 6 esmeraldas do caos, ao coletar todas você faz o final feliz que, uh, não muda quase porra nenhuma.

Eu sei que são opcionais, mas não é como se eu fosse deixar de apontar que eles são ruinzinhos por causa disso. A recompensa mais valiosa que você ganha através deles são continues que nem servem muito quando você joga bem, além de que como eu disse ali em cima, os golpes gratuitos que você leva vão fuder a sua chance de chegar no fim da fase com 50 anéis. Sim, o jogo é bem focado em replayabilidade mas ainda é foda isso daí, vejo até hoje pessoas que já jogaram o jogo se frustrando pra acessar esses negócios, e eventualmente se frustrando enquanto joga eles, tudo isso pra uma recompensa bem inútil, é bem foda viu.

Mas bem, agora eu vou falar dos benefícios que vieram com esse port. Você tem o Spin Dash e o Drop Dash que são estupidamente úteis, o Drop Dash ocasiona em algumas bugadinhas por não ter sido muito polido quando incrementado aqui mas não é nada que arruína completamente a experiência nem nada, eu nunca nem cheguei a morrer por causa de bugs são, é só o tipo de bug que mostra que isso não foi muito polido. Mas bem, são ótimos quebra galhos. E caso você ache trapaça jogar assim por alguma razão você pode simplesmente não usar, ou então desativar ambos.

Aqui também tem save states, que podem te ajudar a não sofrer dano cerebral graças aos Special Stages, além de permitir você tirar uma folga e não ter que jogar o jogo todo de uma vez, algo que sem dúvida alguma é bem vindo.

Também tem uns outros modos e um contador que conta quantos anéis você coletou durante o jogo todo. Além de um modo onde você mantém os anéis que coleta, algo que sem dúvida alguma existe. E tem uns bug fixes também, o mais notável é o bug dos espinhos. Na versão original o jogo bugava e fazia os espinhos atingirem o Sonic mesmo quando ele estivesse invencível, e felizmente esse bug infeliz foi corrigido aqui.

Porém, algo que me incomoda tanto no jogo original quanto nesse port são os slowdowns que acontecem quando tem muita merda na tela. Considerando que o Sonic faz vários anéis saírem voando quando leva hit é bem fácil isso acontecer quando você leva hit e tem bastante inimigo na tela, é bem irritante.

OST e Gráficos na mesma sessão Act 3

Eu não preciso nem dizer nada em relação a essa trilha sonora aí, né? É uma das OSTs mais marcantes da história dos games e yada yada, é um consenso geral de que a trilha sonora de Sonic é boa, até quem odeia Sonic de todo o coração admite que ela é boa pra caralho.

E quanto a mim? Bem, eu adoro essa OST também. Eu não preciso nem comentar o quão bom o tema da Marble Zone é, ou então dizer sobre o quão bouncy e vibrante o tema da Spring Yard é, embora eu não seja o maior fã da Labyrinth Zone ela tem um tema bem legal que combina bastante com o pacing mais lento dela. Porém as minhas favoritas aqui são sem dúvida alguma o tema da Green Hill e o tema da Scrap Brain. A primeira é muito boa e não virou um hino na comunidade de jogos atoa, ela é bem simples mas apesar disso tem uma melodia bem cativante, e ela realmente expressa bem a atmosfera dessa zona, assim como a sensação de sair correndo nela pela primeira vez. E a segunda, eu não sei descrever exatamente mas ela é estupidamente ameaçadora e imponente, realmente mostra o quão perigosa essa zona é, além de retratar bem o quão devoto de vida esse lugar é. Essas duas músicas tem um contraste absurdo, e eu digo que ele é perfeito pra representar o tema de Natureza x Artificialidade que tá nesse jogo. E outra que eu gosto pra caralho é o tema dos créditos, sim, é só um medley compilando o tema de todas as zonas mas eu amo pra caralho medleys, é um jeito bem legal de recapitular toda a trajetória do jogador até o fim.

O Nakamura realmente fez um trabalho do caralho aqui.

Os SFX são bem daoras também. Eles são bem bouncy e agradáveis. Eles dão uma sensação única as coisas que eles são atribuídos, não é esperado você ouvir um "Poof" ao destruir um robô, mas é algo que simplesmente acaba combinando. Os SFX mais notáveis aqui são o de rolamento, que viraram uma parte integral de Sonic e são usados de alguma forma ou de outra até hoje.

E bem, eu adoro os gráficos desse negócio também. A direção artística é linda, ela é toda surrealista e colorida. A Green Hill é uma colina mas ela é completamente diferente do tipo de coisa que a gente veria na vida real, com essas rochas com padrões em xadrez e essas palmeiras bem geométricas e pontiagudas. A Spring Yard é outra zona que eu acho bem bonita, ela é praticamente uma máquina de pinball gigante, embora a Casino Night venha fazer esse papel de um jeito melhor eventualmente eu acho a Spring Yard bem cativante. Gosto bastante da Scrap Brain também, ela é 100% artificial e o background é um céu todo escuro e poluído, é algo muito foda que deixa a fase bem ameaçadora, e novamente, reforça o contraste entre ela e a Green Hill.

Eu gosto como cada zona tem uma seleção de badniks(inimigos) condizente com a temática da mesma, e os badniks por si só são bem bonitos também.

Eu também adoro como os Special Stages desse jogo parecem uma acid trip bem bizarra, o background tem várias aves que eventualmente se transformam em peixes, não tem sentido algum, e é isso que deixa esse negócio tão legal.

O design do Sonic é simplesmente incrível e a SEGA americana tem que se fuder por ter alterado ele. Ele é simples e cativante, estupidamente expressivo também. As animações dele são cheias de personalidade, o Sonic fica entediado quando o jogador fica inativo por muito tempo, ele fica se equilibrando pra não cair quando tá numa beirada e por aí vai. É realmente um toque extra que foi adicionado aqui, não é atoa que Sonic é lembrado até hoje por causa de detalhes pequenos assim.

Esse jogo exala vida pra caralho, é o tipo de coisa que cativaria qualquer criança mesmo, na real, me cativa até mesmo hoje em dia.


Sonic 1 tem acertos e erros, obviamente. Mas revisitando ele agora eu posso dizer que apesar dos problemas dele eu acho uma experiência boa. É uma fundação bem forte pra o que viria a ser uma trilogia foda pra cacete, embora boa parte das zonas não acomodem o gameplay baseado em momentum elas funcionam perfeitamente bem como fases de um platformer. Esse port da M2 fez um bom trabalho em consertar uns problemas menores e adicionar um conteúdo extra bacaninha, mas sinceramente, acho que simplesmente portar a versão do Taxman seria algo bem melhor, ou até mesmo a versão que a própria M2 produziu pro Nintendo 3DS, mas welp, faz o que. Em conclusão, é isso, a primeira corrida do Sonicão é boa sim, e o dito "brilho" de fato estava presente logo aqui. Eu sou o Otenko e agora eu vou erradicar a IGN com as minhas próprias mãos.


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