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terça-feira, 11 de maio de 2021

Sonic Omens, e o mal presságio deixado pra comunidade

is that a Sonic X reference?

 Recentemente explodiu esse fangame novo de Sonic, taxado por 90% da comunidade como "revolucionário", "Algo que a SEGA devia fazer", "Melhor fangame de Sonic", e outros adjetivos por aí. Tentei jogar, é legalzinho. Acaba aqui a história? Outro fangame de Sonic com potencial num mar de fangames de Sonic com potencial? 

...i wish it was as simple as this. Grab a coquinha gelada, eu vou contar a história de Sonic Omens, que apesar das qualidades isoladas, é um "presságio" de fato pra comunidade de fangames, dependendo de como as coisas vão acontecer daqui pra frente. É meramente uma explicação da situação por trás do fangame, não questionando a qualidade em si, embora eu dê a minha opinião sobre o que eu consegui jogar.

Sonic Omens começou lá por volta do ano passado, sob o titulo "Sonic 2020" e, ao longo do ano teve 2 "capítulos", Episode White Jungle e Episode Shadows of Water. É pra ser um blend de Boost com Adventure feito na Unreal Engine 4, em especifico na framework Sonic Infinity. Na época eu não me interessei muito, na minha cabeça era outro port de fases do Adventure numa engine que não acomodava o Level Design e isso com base inteiramente no nome ser White Jungle. Apesar disso, explodiu na net pelas cutscenes, a cacetada de bloom e motion blur que compõem bons gráficos aparentemente, e só ouvia elogios. Apesar disso tudo não dei muita atenção.

Pouco tempo depois lançou o update "Shadows of Water", e apesar de ter o mesmo número de elogios, começou a aparecer umas reclamações também, como a escolha de dublagem pro Shadow e a gameplay do Infinity não suportando o Level Design escolhido praquele punhado de fases, com comparações diretas ao Forces apesar de ser um problema da gameplay boost em sí, os controles do Sonic quando não está correndo desenfreado, são terríveis de fazer platforming, coisa que fica mais exposta nos boost com mais enfase em platforming, como Sonic Colors e o Forces mesmo. Era mais escondido no Unleashed por ser puro reaction-based e no Gens por ser isso só que com mais caminhos.

jogo é bonito n vo mentir kk


Passa mais um tempinho e, de repente, Bolt (dev do Sonic 2020) foi EXPULSO da SAGE, evento de jogos amadores que iniciou como focado em Sonic e com o tempo virou evento de jogos Indie e outros fangames, embora ainda tenha as raízes de Sonic. Por que um evento tão inclusivo expulsaria um fangame tão elogiado? Não só ele como o Sonic Smackdown, jogo de luta do ArcForged, por que? O que aconteceu foi, ambos estavam lucrando com esses projetos, e por mais que não esteja escancarado que seja o caso, acho que todo mundo sabe que o motivo da SEGA ser tão leniente com Fangames comparada a Nintendo é o fato de serem non-profit, logo, ambos estavam colocando 20 ANOS de SAGE em risco por uns trocados. 2020 com builds exclusivas do Patreon, e o Smackdown com o sistema de doações do host das builds, o Itch.io. ArcForged acabou desenvolvimento do Smackdown ano passado mesmo, sem lucrar mais e passou a fazer a própria IP, Origin of Storms, enquanto Bolt misteriosamente sumiu do radar.

 Um ano se passa, aparece esse novo fangame que claramente é o 2020 com nova fachada, Sonic Omens, desenvolvido pelo Ouroboros Studio. Mesmos elogios, mesmas comparações, mesmos "SEGA should do this! SEGA should hire you!" e o Omens veio com 2 novos capítulos, The Breakthrough e Temple of Sands, fora os outros 2. Finalmente cedi e baixei essa nova versão.

O jogo é BEEEM mal otimizado, tem slowdowns com frequência, as cutscenes engasgam, o jogo só roda de forma "jogável" nas configurações mínimas e ainda assim engasgando muito. Não é algo inerente da Engine alias, ano passado saiu um port da Crisis City pra essa mesma engine e rodou super de boas. E antes que vocês comentei "ih PC rui kkkk" não é, e não tá acontecendo só comigo. Sam Procrastinates (que foi citado na review de Balan Wonderworld que fiz esse ano!) tentou fazer uma live desse jogo e foi a maior tristeza do mundo. O jogo abria o Oculus e o Steam VR, mexia no mouse, crashava com frequência, LITERALMENTE 2 horas de troubleshooting e quando conseguiu jogar sem problemas, era numa resolução tão baixa q parecia jogo de DS, eu não tô zoando. As primeiras fases são legaizinhas, os controles funcionam bem, a intro é maneira, a mecânica de grapple hook apesar de ser similar a do Forces funciona bem com o resto do moveset do Sonic, dá pra ver um certo aprendizado comparando esse capítulo e os do ano passado, mas depois disso, ao menos pra mim, é só explicando com base no que eu vi e comentaram, porque o jogo se recusa a ir além dessa cutscene:

Já tentei 10 vezes, não sei o que causa ou como arrumar

 

 Tem um boss padrão Sonic que tu corre em círculos esperando abertura, 2 fases de avião seguidas uma atras da outra, uma sem contexto nenhum, outra com um boss no final, algumas fases intermediarias simples. E ai entra as fases dos episódios do ano passado, que segundo a maioria das pessoas que jogaram até esse ponto, acabou piorando desde a ultima build, tanto em performance quanto em colisão.

Tá, mas aonde que tu quer chegar nisso Skyrunner? Criticar o fangame? ...Nope, é que ele AINDA tá com conteúdo do Omens por tras do Patreon, lucrando com esse projeto, fora lucrar com a OST desse jogo. A OST apesar de ser de boas por ser tudo composição original, eu não sei o quão de boas é, considerando que tem MUITOS motifs à trilha sonora americana de Sonic X. O Patreon ta com outro nome, trocou o "Bolt" pelo "Ouroboros Studio" e tem conteudos fora o Omens, mas não muda o fato de que o Omens É parte desse lucro, e nem o próprio jogo faz questão de esconder isso, colocando os apoiadores do Patreon nos créditos.

Na cara larga, pra geral ver

Tá, ainda assim não entendeu o peso dessa situação toda? Um fangame fazendo algo claramente errado e sendo o único a fazer isso atualmente? Então, imagine essa situação:

Você ta fazendo o seu próprio fangame de Sonic, colocando horas e horas de esforço, criando assets novos, usando engine complicada, se matando e sem lucrar. Mas, opa, esse outro fangame aqui que provavelmente ta usando assets padrão da engine tá lucrando com isso? E ninguém reclamou? 'Então EU que tô sendo trouxa? Nada, eu vou é lucrar também, ja lancei Kickstarter e Patreon!'... Agora imagina essa mentalidade acima com todos os 300 fangames sendo desenvolvidos atualmente. Desse ponto pra SEGA começar a derrubar um atras do outro até não restar nenhum, virando a própria Nintendo? Não é tão far-fetched. E considerando que seria uma atitude empresarial, eles não iam perdoar nem os non-profit, nem os que tão em desenvolvimento a MAIS DE 20 ANOS como Sonic Robo Blast 2. E a SEGA já tá consciente disso, considerando que a Katie, que tá por tras do Twitter oficial do Sonic, comentou sobre o assunto.

Obviamente é um worst-case scenario, na melhor das hipóteses o Bolt (que eu duvido, já que tão batendo nessa tecla desde 2020) só para de monetizar o projeto ou ele é derrubado. Mas esse cenario ainda é possivel apesar disso, ainda mais considerando que a SEGA of América que é leniente com fan content, já a SEGA of Japan tem um histórico de mandar Cease and Desist pra fangames, como foi o caso com Streets of Rage Remake há alguns anos. Considerando isso, e o fato da necessidade de grana estar na total prioridade por lá, já que a SEGA of Japan fez parceria com a Double Jump pra VENDER NFTS, não duvido que se a história chegar neles o pior caso vai rolar independente de ser só o Bolt quem tá monetizando ou não, se pá ainda pior, podendo rolar até processo. O meu medo nisso tudo é a possibilidade de um meio que tá se sustentando a mais de 20 anos na base da admiração a uma IP efetivamente chegando ao fim por descontrole de empresa e decisões ruins dentro da comunidade.

Só o que dá pra fazer é esperar agora o desenrolar dessa história. Sim, eu sei que a Katie disse no mesmo tweet que o foco é despachar os casos isolados, mantendo o restante, mas eu não confio, eles já se contradisseram tantas vezes no passado, uma recente foi justamente no caso das NFTs. A SEGA americana pode querer fazer assim, mas a SEGA japonesa pode não querer, a comunicação deles tá tão ruim quanto antes. Mas enfim, conforme for acontecendo mais coisa eu vou atualizando esse post em especifico ...Uhh, fica de olho no meu próximo post onde eu vou esculhambar a SEGA se não rolar anúncio de Sonic até o niver eu acho. Skrono be out.

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