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quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Post ecológico de MMZ4

 


E então chegou a hora de finalizar essa maratona de MMZ. Assim como o outro post eu não tenho absolutamente desculpa alguma pra essa demora toda, eu só tava enrolando mesmo. Mas então... eu lembro que Z4 era o MMZ que eu mais gostava depois do 3, e foi um dos que eu mais joguei na Collection de NDS. E o resto das pessoas parecem gostar bastante desse jogo também, e como eu já havia dito, a ideia original era só fazer post de Z3 e Z4 mesmo, mas aí eu resolvi fazer de tudo de uma vez. Enfim, vou começar logo a falar do jogo.

Capitão Planeta 22XX


A história do jogo começa com uma caravana de refugiados fugindo das forças armadas de Neo Arcadia, e aí o Zero chega lá todo fodão e começa a destruir os bichos, e assim começa a intro stage. Depois disso nós descobrimos que os refugiados eram na verdade todos humanos, e com isso a líder deles, Neige, se apresenta. Ela diz que a situação em Neo Arcadia tá bem fudida, e que até os humanos tão se fudendo agora. E ela demonstra um desgosto pelo Zero porque foi ele que deixou Neo Arcadia na merda, já que ele matou o Copy X e permitiu que o Weil entrasse no poder. Depois disso ela vai embora, mas o Zero, Ciel e o povinho da resistência continuam ali por perto pra caso algo aconteça. Eventualmente eles descobrem que a caravana se dirigia pra um local chamado Area Zero, que coincidentemente foi onde a Colônia Eurasia caiu há uns 100 anos atrás, pelo visto uns sistemas lá que eu esqueci o nome continuaram ativos mesmo após a queda da mesma, e isso permitiu que lenta mas certamente a natureza voltasse a prosperar ali, assim criando uma zona habitável que daria refúgio a todo mundo. Então, o Zero vai lá averiguar o lugar, dando inicio a segunda intro stage(é). Depois dessa fase o Zero se depara com os bosses do jogo, que tiveram a mesma ideia que ele, e aí o líder deles, Craft, da as caras e se apresenta, depois disso eles vão embora, pois o Weil não deu permissão pra que houvesse um combate direto ali na hora. 

Então, cabe ao Zero e a turminha do barulho impedir com que o Weil destrua toda a natureza na Area Zero. Depois de derrotar 4 bosses, Craft ataca o acampamento que os humanos fizeram ali, ao longo da fase o Zero vai resgatando os humanos que tavam sendo atacados pelas forças de Neo Arcadia, e no processo cada um deles da uma de Harry Osborn e manda o Zero se fuder. Depois disso o Zero enfrenta o Craft, mas aí a Neige aparece lá, e ela parece que conhece o Craft, mas antes que pudesse haver uma conversação legítima o Craft vai lá e sequestra a Neige. Após isso os humanos no acampamento ficam tipo "Oh well, pegaram a Neige mas n vale a pena ir atrás dela não fodasekk" e aí o Zero confronta eles, dizendo que eles são uns covardes que não são diferentes dos humanos que ficaram em Neo Arcadia, ele conclui tudo mandando o troféu de bunda do ano pra eles e depois vai embora. Eventualmente eles contatam a resistência, se desculpam por tudo e imploram pro Zero ir lá resgatar a Neige, algo que ele vai lá fazer. Depois dessa fase o Zero se encontra com a Neige, na cela onde ela estava, e aí o Craft chega lá todo puto. E então nos é revelado que a Neige de fato já conhecia o Craft, e a razão disso é porque ambos estavam num relacionamento, sim. Aí eles começam a ter uma DR ali, a Neige diz que o Craft se distanciou do homem que ela havia se apaixonado a muito tempo atrás, que ele deixou de lutar bravamente pra proteger os humanos e que agora ele luta contra eles. O Craft nega isso, dizendo que ele tá ajudando o Weil porque ele sabe que resistir ao governo de Neo Arcadia é muito pior do que viver lá, e tudo que ele quer é proteger o pessoal. Mas aí o Weil chega lá e põe o pau na mesa, mas antes que qualquer coisa possa rolar o Zero e a Neige escapam dali com um plano mirabolante, a Neige então é teleportada de volta pra base mas o Zero tem que fazer uma outra porção da fase pra escapar de lá, devido ao sistema de segurança.

Depois da morte os outros 4 bosses restantes o Weil liga pra resistência e mostra a sua carta na manga, o canhão Ragnarok. Um canhão espacial fodelão que ele pretende atirar bem na Area Zero, mas aí ele tenta atirar e não acontece absolutamente nada, e com isso o Craft entra no meio da call no Discord e revela que ele tá lá na sala de controle de Ragnarok, e diz que ele desativou o controle remoto do canhão. Aí ele usa todo o seu QI e faz uma referência a uma frase marcante de Ben 10 e grita "Eu não sou fantoche de um gay!!" e atira bem em Neo Arcadia, onde o Weil e uma penca de humanos e reploids inocentes estão. Aí o Zero vai lá fuder o Craft pessoalmente, já que ele acabou de se tornar um terrorista. Chegando lá o Zero confronta o Craft, e aí esse corno diz que o canhão tá aquecendo pra atirar de novo, mas aí o Zero mete a porrada no Craft pela última vez. Depois da luta o Zero manda uma frase super questionável, mas aí o Craft morre logo depois. Aí ele volta pra base da resistência e parece que tudo vai ficar de boa mas aí de repente, Ragnarok resolve fazer cosplay de Eurasia e decide sair de órbita, pronta pra colidir diretamente com a Area Zero. E aí o Zero novamente tem que ir lá salvar o dia. 

Após chegar em Ragnarok nos é revelado de que quem estava por trás disso tudo era na verdade o Weil, que tava bem de boa apesar de tudo. Ele revela que ele é imortal graças ao corpo foda dele e tudo mais, e por algum motivo ele revela pela segunda vez que ele é humano, e o Zero fica surpreso pela segunda vez também. E com isso o Weil faz o discurso foda dele e começa a luta. Depois da primeira fase o Weil fica absolutamente putasso e funde o seu corpo mecânico com os circuitos de Ragnarok pra acabar com isso tudo de uma vez, a Ciel diz que fudeu de vez e não tem mais jeito mas aí o Zero diz que se ele destruir Ragnarok antes dela colidir com a Terra vai ficar de boa, mas aí a Ciel diz que isso é suicídio e tudo mais, desconhecendo o passado extremamente suicida do Zero. Aí o Zero diz pra Ciel acreditar nele e corta a transmissão, indo peitar o Weil, mas não antes de soltar o seu próprio discurso. Aí o Weil morre numa cena muito bem dublada e com isso Ragnarok é destruída. E com isso rola o final do jogo, onde tá todo mundo comovido com o sacrifício do Zero, aí a Ciel faz um discurso esperançoso onde ela diz que vai esperar o Zero voltar só pro jogo mostrar os destroços do Zero pra gente.


Bem, esse resumo foi bem menor que o de Z3, e a razão pra isso é que a história desse jogo é bem menor mesmo. Como eu havia dito no post anterior, Z3 tinha uma história super completa e tudo mais, e pelo jogo naturalmente ser mais longo e ter uma progressão um pouco mais dinâmica a história tinha bem mais eventos acontecendo e tudo mais. Diferente, de muita gente, eu não vou tirar sarro da premissa dessa história aqui não. Acredite se quiser, mas realmente tem gente que desmerece isso tudo aqui alegando que é algo digno de um episódio de Capitão Planeta, mas obviamente isso é uma linha de pensamento derivada de uma simplificação super forçada dessa premissa. Quero dizer, eu fiz piada com ecologia e Capitão Planeta aqui sim, mas isso são só os títulos engraçados que eu costumo colocar mesmo, num geral eu sou de boa com essa premissa.

Mas, eu devo dizer que não sou lá muito fã da narrativa em si. E isso se deve a uma penca de fatores que já vou falar aqui. O lance com não só essa história, mas com Z4 num geral é que ela é mais um epílogo do qualquer outra coisa, a existência dela gira em torno de umas poucas pontas soltas que Z3 deixou pra trás, e por causa disso não só a ambientação dela como também a narrativa em si não tem muitas coisas que tinham na história dos outros MMZ.

X? Morreu.
Os guardiões de Neo Arcadia? Morreram também.
Neo Arcadia em si? Você nem vai pisar nela durante o jogo.

Ser um epílogo não é algo inerentemente ruim mas o que incomoda é que a história acaba sendo meio vazia, ainda mais em comparação a de Z3 que foi toda fodelona. O lance é que, por consequência disso ele precisa de uns subplots tipo os dos humanos ou então o relacionamento da Neige e do Craft, algo que de fato são coisas interessantes, mas eu já vou chegar lá. Eu diria que o que mais incomoda é que eles perderam uma boa oportunidade de suprir essa falta de "ritmo" fazendo uma história focada mais em character development como MMZX, mas já que o Zero teve um "desenvolvimento" relâmpago lá no fim de Z3, a oportunidade de explorar as consequências do grande plot twist daquele jogo foi deixada de lado. Seria bem legal ver o Zero meio inseguro em relação a usar um corpo falso, mas no fim das contas não foi o que aconteceu.

Apesar disso, ainda temos os humanos e o relacionamento de humanos e reploids que o jogo explora aqui. E a princípio isso é bem foda, é bem legal ver como os humanos se sentem depois de toda essa bullshit que rolou nos últimos anos, ressentindo reploids e tudo mais, e apesar deles não estarem inteiramente errados, da pra ver pelo comportamento deles que isso ainda é uma linha de raciocínio bem estúpida, e que eles tavam dispostos a deixar os reploids se fudendo e só começaram a se importar com a situação de Neo Arcadia depois que isso passou a afetar eles. O que incomoda é que tem instâncias onde isso não parece ser orgânico, tipo quando todos os humanos que você resgata quando o acampamento é atacado mandam o Zero tomar no cu, ou como todo mundo exceto a criancinha lá tão de boa em deixar a Neige raptada, mas logo depois do Zero confronta-los eles mudam de ideia meio rápido demais, e não só isso, mas a forma como eles se dirigem a resistência ficou bem menos agressiva num piscar de olhos. 

Por mais que eu tente eu não consigo ver isso de um jeito muito bom, vejo bastante gente dizer que é uma história bem madura, mas eu vejo ela como uma história bem infantil até. Esses humanos com um ressentimento super caricato, quero dizer, é normal eles se sentirem assim mas só pensa bem. No acampamento inteiro todo mundo fico super puto com o que rolou, eles literalmente nem conseguem compreender a razão do Copy X ter sido derrotado em primeiro lugar. Um humano aí vai longe o suficiente pra dizer "hurr, o X era o único reploid que ligava pra gente", você vai ver todo mundo expulsando o Zero, insultando ele e tudo mais, isso que eles nem sabem que o reploid que matou o Copy X era ele, eles só tavam tratando o Zero da mesma forma que eles tratariam qualquer outro reploid. A questão é que é tudo estupidamente preto e branco, os únicos humanos que tratam o Zero bem são aquela criança lá e a Neige, que na verdade nem trata ele muito bem também, já que ela se dirige de forma passivo agressiva na maior parte das instâncias. Nesse acampamento você não vai ver humanos que tão tipo "Eu entendo o sofrimento dos reploids em Neo Arcadia, mas eu também não posso abandonar os meus amigos que resolveram fugir de la" é tudo bem caricato e preto e branco. Tudo bem que Mega Man tem um histórico de tentar abordar assuntos sérios e falhar, principalmente na Saga X. Mas não é porque isso é significativamente melhor que eu vou simplesmente aceitar. 

É sério que durante a invasão do acampamento ninguém disse um "Obrigado" pro reploid que acabou de salvar a vida deles? E quando a Neige é raptada os residentes do acampamento vão todos ficar bravos com ela, com exceção da criancinha, obviamente. E é bem engraçado que esse garotinho inclusive diz "Senhor Reploid, por favor salve a Neige! Ninguém aqui quer ajudar ela!" Uau. Eu entendo que os humanos de Neo Arcadia deveriam representar uma população mimada e tudo mais, mas caras, vocês realmente acham que isso tudo justifica essa apatia gigantesca deles? Literalmente ninguém ali é dividido em relação aos reploids, assim como ninguém ali tá disposto a salvar um deles, ou nem ao menos ressentido pelo fato de terem abandonado a Neige. E depois do Zero mandar eles se fuderem de repente a mentalidade deles da um 360 e eles estão bem arrependidos disso. Chega a um ponto onde nem sequer parece que esses humanos conviveram com reploids, os reploids de Neo Arcadia são praticamentes escravos dos humanos, já que eles vivem na merda passando fome. E você quer que eu acredite que ninguém além da Neige teve um contato positivo com eles? Será que os reploids de Neo Arcadia são super agressivos devido a toda essa opressão a maltratam os humanos de graça? Welp, não sei, o jogo não toca nesse assunto. 

Sim, eu tenho plena noção de que na vida real existem muitas, mas muitas pessoas ignorantes. Mas eu também tenho plena noção que não são todas as pessoas que são assim, e também tenho plena noção de que se você quer incorporar esses elementos sociopolíticos na sua obra você tem que apresentar tudo de uma forma madura. Adicione todos os pontos de vista, explore o contexto de forma mais aprofundada pra se ter um entendimento claro das coisas, sempre traga pontos de relevância pro debate. Num geral, mostre a figura inteira. Literalmente a única coisa que a gente sabe sobre a situação de Neo Arcadia é que na crise de energia os humanos foram favorecidos, todos os reploids que nós vimos ou eram como os guardiões e tavam servindo a humanidade de boa ou faziam parte da resistência. Toda vez que a gente de fato viu Neo Arcadia foi pra invadir ela mesmo. A história da resistência se rebelando contra Neo Arcadia era efetiva porque ela não tentava ser mais complexa do que o necessário, a gente tinha ideia de que de fato havia uma puta opressão ali, e a gente passou os 3 jogos lutando contra Neo Arcadia pra lenta mas certamente derrubar aquele governo. Os jogos nunca tentaram adentrar muito no lado mais moral das coisas, porque eles tinham noção de que isso iria complicar as coisas, vilões como Copy X e Elpizo eram ingênuos e bem burros mesmo, foda-se. Os guardiões acabaram ficando bem mais no cinza ao decorrer dos jogos e depois eles ajudaram a resistência de vez. Essa coisa de Neo Arcadia foi explorada ao redor de uma saga com 3 jogos. Agora Z4 quer explorar o relacionamento de humanos com reploids em um jogo só. Sim, eu sei que isso não é algo que poderia ser feito num platformer de Game Boy Advance, e nesse caso, a questão é: Pra que fazer então? E é aí onde a narrativa básica mais prejudica o jogo, se fosse como Z3 certamente não seria perfeito, longe disso, mas com certeza iria ser um pouco melhor. Mas é, eu não tanko esse subplot não. Pelo menos eu acho o relacionamento da Neige com o Craft legal sim, eu pessoalmente não me importo com eles e não fiquei investido nisso, mas eu consigo ver que é bem feitinho, é realmente legal que eles tenham se dado trabalho de justificar o que um viu no outro, e o motivo deles se apaixonarem.

E falando no diabo, alguém por favor vai pro Cyberspace e avisa pro Elpizo que o trono dele foi usurpado, porque o Craft acabou de se tornar o antagonista mais burro de MMZ. Por onde raios eu começo..? Bem, eh, é compreensível ele achar que resistir ao governo do Weil só vai gerar consequências piores, e é ok ele se preocupar tanto com a Neige a ponto de querer jogar extremamente seguro assim. Mas Jesus Cristo, aquele tiro que ele deu em Neo Arcadia foi de fuder viu, ele não só ignorou completamente o que a Neige pediu pra ele(pela segunda vez), como ele também acabou de tirar a vida de milhões de pessoas inocentes só pra fuder o Weil, e esse filho da puta ainda teve a audácia de dizer "Hehe, tô carregando o segundo tiro aqui". Normalmente eu sou até que bem tolerável com personagens burros ou ingênuos, já que eu entendo que pessoas assim existem na vida real e esses personagens tão simplesmente refletindo esse tipo de gente, um personagem ser burro não é um defeito narrativo, agora, um personagem ser burro por motivo algum além de fazer a história andar é foda, como no caso do Elpizo, e especialmente do Craft. Eu realmente acredito que a única razão pra ele ter feito uma porra dessas foi pra apagar Neo Arcadia de vez da história. Acho que assim como a morte do Zero rolou pra não ter sequência, isso aqui rolou por motivos que transcendem a narrativa também.

Enfim... Pra melhorar o clima, vou dizer que eu gosto de como esse jogo expandiu o Weil, como eu já havia dito no meu post de Z3. Essa cena do discurso dele é sem dúvida alguma a melhor cena desse jogo, e a dublagem dele aqui tá muito mas muito boa, isso somado com o novo tema dele deixa tudo bem legal. E a revelação do plano dele fazer toda a população sofrer pela eternidade e tudo mais é bem foda também, até porque essa vingança reflete justamente a punição que foi imposta á ele.

Também tem o Zero aqui, que eu não preciso falar quase nada. Eu gosto da morte dele tho, quer dizer, certamente não é tão íntima quanto a do X5 ou algo assim, até porque ela nem devia acontecer e só aconteceu porque a Inti Creates não queria que a Capcom forçasse eles a fazer Zero 5, mas ainda assim é uma cena bacana. É bem legal ver como o sacrifício dele impactou o pessoal, principalmente a Ciel. Só é uma pena que quando me deparei com a cena dos destroços dele lá eu tava exatamente assim:


Pois é, assim como o Weil eu realizei a minha vingança, e a minha vingança suprema contra o Zero foi justamente essa piada aqui.

É foda, vou ser sincero e admitir que de fato eu não gostei da história de Z4. Realmente teria preferido que tudo tivesse encerrado em Z3 mesmo, assim como a própria Inti Creates queria. Acredito que basear um jogo inteiro em cima de pontas soltas não valeu a pena. Ainda mais quando dito joga não simplesmente corta as pontas soltas, mas sim arranca elas, sem ligar pras deformações que isso causaria. A única ponta solta que foi resolvida de forma legítima foi o Weil, que foi derrotado. Fora isso nós temos um plot super infantil em cima do relacionamento de humanos e reploids e Neo Arcadia literalmente sendo explodida pra fora da saga graças as motivações fundamentalmente bestas de um personagem mal escrito.

...uau. Eu tô me sentindo o Vitor Verde agora, puta merda, enfim, vou parar de falar dessa história porque eu acho que todo mundo já entendeu o meu ponto.

Não tô com disposição pra pensar num título.


Apesar desse título, eu já vou dizendo que a gameplay de Z4 não é ruim e nem nada assim, eu só tô meio bruh depois do rant sobre a história mesmo. 

Mas enfim, a movimentação é perfeita e bla bla bla. A única mudança é que agora o Zero pode se agarrar numas barras que nem em MMX5, mas não da pra ficar deslizando nelas. Já o moveset mudou bastante, apesar do Z-Saber e o Buster estarem a mesma coisa, esse jogo muda bastante a fórmula ao se livrar não só do Shield Boomerang, mas também de qualquer forma de Rod. O que nós temos no lugar disso é a Zero Knuckle, que é de longe a arma mais única e complexa na saga inteira. O lance da Zero Knuckle é que ela da um agarrão em 8 direções, similar a como as Rods atacam nas 8 direções mesmo. Mas, caso você finalize um inimigo com a Z Knuckle, você arranca a arma dele e o Zero pode usar ela. É algo similar a absorção de poderes em Kirby. Existe uma puta variedade de armas, algumas são um buster modificado, outras são como um sabre ou até mesmo um machadão, algumas são um projétil inteiramente diferente e por aí vai, e algumas usam munição e outras são infinitas também. A Z Knuckle é sem dúvida alguma uma arma legal, mesmo que eu não tenha usado ela muito eu admito que é uma ideia bem bacana, é realmente bem mais legal do que o peso morto que é o Shield Boomerang ou então uma Chain Rod da vida. No entanto, a única arma que roubei com a Z Knuckle que eu me vi usando foi o machadão foda mesmo, já que ele dava um dano absurdo e tinha uso infinito. Mas o fato de eu não ter usado ela não provém de um defeito do jogo e nem nada assim, é que eu prefiro bem mais um arsenal consistente mesmo então eu só usei o buster e o sabre, eu assim jogando Kirby também então don't @ me. Mas eu admito que muitas armas que você rouba com a Z Knuckle são bem bostinhas mesmo, mas é de se esperar que as armas dos inimigos mais fracos sejam piores mesmo.

E bem, esse jogo aqui se difere bastante dos outros, já que ele se livrou dos chips elementais, pois é. O sistema de fraqueza em si permanece o mesmo, então eu não vejo isso como um grande problema. Realmente os chips elementais eram meio broken em algumas situações, visto que muitos bosses eram dilacerados com golpes carregados do sabre somados a isso, mas ainda não chegava a ser tão fudido quanto as fraquezas comuns num MMC ou MMX da vida. Mas bem, eu entendo essa decisão, e de qualquer modo a coisa mais interessante mesmo era a adição de elementos e não os chips em si, então eu fico ok com isso. Também é um incentivo a mais pra usar as EX Skills.

As EX Skills retornaram aqui também, mas com uma diferença. Agora você não precisa mais pegar rank alto pra coletar elas, mas sim jogar a fase na versão mais difícil dela, aka na versão com o clima fudido(já falo mais sobre isso). Admito que na primeira vez que joguei esse jogo a uns anos atrás eu achei que o jogo tava me dando aleatoriamente mesmo, que nem as forms em Z2, mas bem, internet existe pra isso I guess. Quanto as EX Skills em si, eu devo dizer que são as que eu menos me vi usando. Nós temos a cesta básica dos golpes de sabre aqui e uns tiros de buster, mas admito que eu não me vi usando boa parte delas. Dos golpes de sabre mesmo eu só usei o a de fogo e a neutra. E a de buster eu só me vi usando a neutra algumas vezes. Fora isso eu só usei elas pra matar bosses mais rápido mesmo, até que eu reparei que isso não valia muito a pena então eu achei preferível lutar normalmente mesmo, pois é. Tem umas tipo as elétricas que são um cu de fazer conectar com o boss vulnerável a elas, então eu só lutei normalmente mesmo porque não tinha a paciência mesmo. Eu só fui sentir a falta dos chips nessa instância mesmo, já que eu percebi que as EX Skills eram bem mais efetivas nas fases do que nas boss battles mesmo. No entanto, eu aprecio a iniciativa de fazer EX Skills serem adquiridas de um jeito mais normal agora, mas eu admito que por consequência isso me fez jogar o jogo de forma bem mais desleixada mesmo e isso acabando fazendo eu não me divertir muito, visto que eu não tava ligando pra Rank. Pois é! Quem diria, no fim das contas senti falta das EX Skills adquiridas por Rank. Mas não entendam isso errado, apesar disso eu acredito que o método de Z4 é muito superior ainda.


O sistema de chips de Z3 continua aqui, mas ele foi alterado. Basicamente, você não pega mais os chips pela fase e nem nada assim, você constrói eles. Ao matar inimigos e explorar a fase você coleta umas partes, e aí você coloca as partes numa ordem específica na Crafting Table no laboratório e você constrói o chip foda. Você pode adquirir receitas conversando com NPCs, e alguns te dão umas dicas em relação a como craftar algo. E quanto aos chips em si? Bem, uns tem efeitos mais únicos tipo dar mais munição pras armas que você rouba com a Z Knuckle. E tem uns tipo o Quick Charge que tem diversos níveis, que são feitos com materiais diferentes e tals. Usando a boa e velha internet eu descobri que depois de jogar todas as fases e estar prestes a peitar o Weil em Ragnarok eu conseguia fazer um chip decente, sendo esse o Quick Charge lv 3 acho, que foi útil pra caralho, mas lol. Não vou cair em cima desse sistema só por causa disso tho, talvez eu tivesse jogado o jogo de mal vontade mesmo, o que eu não duvido. Mas sinceramente, eu não acho esse sistema muito bom mesmo não. Eu tenho bem menos motivação pra explorar as fases como em Z3, visto que eu tenho que achar uma part pra talvez conseguir fazer um chip. E o fato de mesmo depois de eu jogar o jogo, dedicando um pouquinho mais do meu tempo em comparação a uma pessoa normal e só ter o suficiente pra fazer um chip realmente útil foi de fuder. Conheço gente que inclusive zerou o jogo sem fazer chip nenhum mesmo. Z4 quis ser bem diferente ao invés de polir mais ainda o sistema de chip de Z3, algo que dava sim pra fazer, até porque aquele sistema não era perfeito e tinha espaço pra melhoras, visto que uns chips eram meio desbalanceados mesmo, tipo o Shadow Dash, daria pra exigir uma exploração melhor por parte do player ou algo assim, mas nem. E nem tenho mais motivação pra coletar Cyber Elfs também, visto que o sistema mudou.

Agora só existe um Cyber Elf que você pega logo no começo do jogo, E ao longo dele você vai alimentando ele que nem um condenado pra fazer ele evoluir e ficar fodelão. Esse Cyber Elf tem 3 barras que representam as 3 categorias de Cyber Elf, Anima, Hacker, e Nurse. Basicamente tem uma barra de 1 a 10, e você pode escolher quantos pontos você vai investir em cada uma dessas 3 barras. Alimentar o seu elfo e fazer ele evoluir vai não só aumentar a quantidade de barras em cada categoria como também o level máximo dele, já que existe um limite de quantos pontos totais você pode investir. É um explicação bem bosta mas não é como se esse blog tivesse muitos leitores, e eu duvido que você lendo isso aqui não tenha jogado o jogo. Mas enfim, é um sistema simplificado e eu curto isso. Mas esse sistema já havia sido simplificado em Z3, e eu realmente não entendo muito o ponto disso mais. Literalmente o único elemento de gameplay que não foi simplificado foi o arsenal do Zero, já que a Z Knuckle existe. Esse sistema de Cyber Elf mais simples junto do sistema de chips que foi comprometido e das EX Skills mais fraquinhas realmente complica as coisas. Eu entendo que Cyber Elfs eram meio broken mas eles podiam ao menos terem simplesmente nerfado todos eles então mesmo.

Como eu disse antes, Z4 tem um sistema de clima, existem tem 3 tipos de clima que remetem ao sistema de fraquezas elementais do jogo, e cada um desses climas afeta todas as fases. Tem fases que ficam mais fáceis ou mais difíceis dependendo do boss presente ali. É algo bem bacana sem dúvida alguma, e é só isso mesmo. Quero dizer, eu joguei o jogo todo nos climas mais difíceis e só revisitei fase pra grindar umas partes ou então pegar Subtank e não prestei lá muita atenção em nada, então eu realmente não tenho nada pra comentar aqui. 

O level design tá mais básico aqui também, o que é uma pena. Não tem fases tão memoráveis quanto as de Z3 aqui, ao menos na minha opinião. Mas eu diria que são mais memoráveis que uma parcela considerável das de Z2. Os bosses existem também, sem dúvida alguma. E eu gosto deles também, mais que os de Z2 também, inclusive. Mas bem, é isso eu acho. Eu tenho bem menos coisa pra comentar aqui porque, welp, tem bem menos coisa aqui do que em Z3.

A gameplay de Z4 certamente não é ruim e nem nada. Mas eu acho que na tentativa de fazer algo diferente eles só acabaram deixando ela mais fundo ainda na sombra da de Z3, que tinha executado tudo com uma puta excelência. Still, é legal, só é uma pena que tantos aspectos dela tenham sido simplificados e muitas adições sejam desnecessárias.

Bomnito


Os gráficos desse jogo são bem bonitos, como é de se esperar. Não tem lá muito o que falar aqui, acho a Area Zero em especial muito linda e curto pra caralho a cg do Weil todo fudido lá em Ragnarok, é bem expressiva e mostra o quão afiado o estilo do Toru Nakayama pode ser quando necessário, é isso.

E quanto a OST, bem, ela é diferente mas é legal. O lance da OST de Z4 é que assim como o jogo num geral ela não se prende muito as tropes dessa saga. Então é, se você tá esperando encontrar For Endless Fight VI aqui ou então Neo Arcadia VI é melhor tirar o cavalinho da chuva. As synths assombradas reminiscentes de Z1 sumiram também, não tem o techno de Z3 e nem nada assim, e as guitarras de Z2 são mais raras que o normal também. No entanto... alguns temas aqui realmente se agarram a esse tema de esperança, então tem umas melodias bem, esperançosas mesmo eu diria, que usam um piano que diferente de Z1 não é todo melancólico, eu gosto de imaginar que isso foi proposital.

Bem, eu gosto de Esperanto que representa bem o que eu falei ali em cima, assim como gosto de Holy Land, que é um bom remix de Esperanto, é bem diferente dos outros temas da resistência e eu acho isso bem justificável. Gosto de Deep Blue também, assim como gosto de Blaze Down

As minhas favoritas são Fate, que combina perfeitamente com o discurso do Weil. Showdown, que é remix muito bom de Holy Land, realmente gosto de como a melodia foi corrompida aqui. Nothing Beats que é o meu tema favorito de boss nessa saga depois do Crash original. Promise - Next New World que é muito adequado pro tom do final desse jogo, e tem até uma sessão com lyrics que é bem bacana. E a minha favorita mesmo é Falling Down, diferente dos outros temas de final boss dessa saga ele é super agitado e frenético e isso combina bastante com o setting dessa luta final, e um detalhe bem bacana é que ele começa assim que o Zero começa a fazer o discurso dele antes da luta em si. 

Assim como a OST de Z1, essa não é lá uma OST que eu ache muito memorável num geral, mas ela é boa assim. Só é foda que de novo Z4 ficou na sombra de Z3.


Z4 é, estranho, pra se dizer o minimo. A existência dele gira em torno de pontas soltas que a Inti Creates pretendia deixar do jeito que tavam e o resultado foi isso aí, um jogo com uma história não muito funcional e uma gameplay bem inferior a do seu predecessor, que tentou ser tão diferente dos outros que acabou meio que sem sal, apesar de ser boa ainda. E eu diria que o mesmo se aplica a trilha sonora. Pois é.. vou ser sincero com vocês, enquanto eu enrolei um pouquinho pra terminar Z2 e Z3 por preguiça mesmo, eu realmente pretendia terminar eles e tals, e eu queria jogar mais deles também. Z1 eu tive que terminar tudo de uma vez porque, bem, Z1. E a minha experiência com Z4 sem dúvida alguma foi mais próxima da de Z1 do que qualquer outra coisa. Não é um jogo ruim obviamente, mas depois que eu joguei um pouco eu não só enrolei pra zerar por conta da minha preguiça como também pelo fato de eu não ter vontade de continuar mesmo. Não quero dizer que esse jogo drenou a minha energia vital como um Eternal Punishment da vida, mas eu realmente tava indiferente demais em relação a ele a ponto de sentar e terminar tudo de uma vez logo, por saber que eu iria continuar enrolando pra sempre se eu não fizesse algo a respeito. Eu acredito que a qualidade da saga siga essa ordem aqui: Z3>Z4>Z2>Z1. Mas de forma inteiramente subjetiva mesmo eu acho que é Z3>Z2>Z4>Z1. O que é uma pena, mas eu não consigo justificar a existência desse jogo, e apesar de ter os seus defeitos eu ainda acho Z2 um jogo bem mais "carismático". Z4 é bem deslocado da experiência de MMZ num geral, e isso se deve a razão da sua concepção mesmo.

Well... essa maratona foi sem dúvida alguma algo. Foi legal revisitar esses jogos e mudar um pouco a minha opinião, é triste que eu tenha passado a gostar menos de Z1 e Z4, mas eu passei a respeitar bem mais o Z2 e só passei a gostar mais ainda de Z3, então eu diria que valeu a pena o investimento. Apesar do critério em relação aos jogos separadamente ser "meio a meio", eu tenho mais respeito por essa saga num geral, como um conjunto mesmo, e consigo enxergar sim o motivo de tanta gente adorar essa saga. O que sem dúvida alguma é algo. Mas enfim, eu sou o Otenko e agora eu vou atirar em Neo Arcadia, té mais.















 

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