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quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Mega Man Zero 3

 


Enrolei pra fazer esse post assim como o outro, mas dessa vez eu não tenho desculpa nenhuma, eu só tava com preguiça mesmo. Com isso dito, eu devo dizer que eu tava até que bem ansioso pra escrever esse post aqui, na verdade, quando eu fui rejogar os jogos dessa saga eu só tava querendo jogar esse aqui logo, e inclusive pretendia só fazer post dele e de Z4 mesmo, visto que eu não ligava o suficiente pros outros jogos pra isso. Mas bem, eu acabei fazendo mesmo assim e cá estamos nós.

Até mesmo na época em que eu odiava MMZ com toda a minha alma eu olhava pra Z3 e dizia "Nah, esse aqui é foda mesmo", e isso parece valer pras outras pessoas também. Então já da pra ver que a reputação desse jogo é bem boa. Mas bem, não vou mais enrolar, vou falar logo do jogo.

Isso aqui é bom!


A história começa com o Zero, Ciel e uns soldados aleatórios da resistência investigando a queda de uma nave bizarra. Após casualmente mandar todos calarem a boca o Zero vai investigar mais a fundo, até que ele se depara com o Harpuia que veio ali fazer o mesmo, ele diz que dessa vez vai deixar a resistência de boa, e só diz pra eles meterem o pé dali imediatamente, e depois ele vai embora. O Zero taca o foda-se e vai lá mesmo assim, no fim da fase ele se depara com o Fefnir e a Leviathan apanhando pra caralho de um reploid gigantesco chamado Omega, que pelo visto havia sido exilado de Neo Arcadia há 100 anos. No momento que o Zero chega ambos arregam e aí cabe a ele derrotar o bichão, porém, logo após o Zero incapacitar o bicho o mesmo levanta todo fodão, até que o Harpuia chega e deixa ele incapacitado de novo. Até que o vilão desses dois últimos jogos, o Weil dá as caras, e ele não está sozinho, o maior cuck de toda a franquia, Copy X está presente ao lado dele. Aí o Copy X manda o Harpuia parar com essa merda e diz que a partir de agora Neo Arcadia vai trabalhar ao lado do Weil, apesar do mesmo ter sido banido dela 100 anos atrás junto com o Omega. Aí se inicia uma corrida em busca dos Baby Elves e da Dark Elf, que haviam sido libertados no jogo anterior.

Durante as missões o Zero acaba trombando com os Baby Elves fazendo as suas peripécias, porém, Weil já estava um passo adiante dele e leva eles embora. E após derrotar os primeiros 4 bosses o Harpuia conversa com o Copy X sobre a índole do Weil, porém, sendo o beta cuck que ele é o Copy X só manda o Harpuia tomar no cu mesmo, e aí o Weil aparece dizendo que ele localizou a Dark Elf, ela tá numa área residencial humana ai, e o Weil sendo o filho da puta que é simplesmente manda um míssil com o Omega dentro pra lá. O Zero tenta interceptar o míssil mas falha miseravelmente. Com isso o Omega chega lá, e os Baby Elves convencem a Dark Elf a se fundir com o Omega pra meter a porrada no Zero, visto que o mesmo lutou contra eles a uns instantes. Aí o Harpuia chega pra tentar salvar o dia mas apanha pra caralho até ficar inconsciente, e então a resistência transporta ambos de volta pra base.

Lá na base, o Cerveau começa a fazer manutenção no Harpuia que tava todo fudido, mas aí o Copy X liga pra base da resistência, alegando que o Zero é um filho da puta que mijou na namorada dele está na hora de acabar com esse conflito besta. Ele diz que eles já tem a Dark Elf e foda se, e que caso a Ciel entregasse o Ciel System (a fonte de energia renovável que ela completou pouco antes desse jogo) á Neo Arcadia ele iria garantir a segurança da resistência. Mas aí a Ciel manda ele se fuder, alegando que ela não confia nem um pouco nele, ainda mais depois deles terem tacado a porra de um míssil numa área residencial só pra capturar a Dark Elf. Então o Copy X fica puto e começa um ataque á base da resistência. Após o Zero derrotar esses 3 bosses especiais ele finalmente pode ir peitar o Copy X de frente, algo que ele faz. E depois de enfiar o sabre no cu dele pela segunda vez o Copy X fica puto e tenta usar o Armed Phenomenon pra acessar a sua forma de arcanjo, porém o X verdadeiro chega lá e diz pra ele não o fazer, mas ele taca o foda-se e faz mesmo assim, e com isso nós é revelado de que havia uma bomba que o Weil implantou no corpo dele, cujo a condição de ativação era justamente essa, aí o Copy X seca e explode. Antes que todos possam processar o que aconteceu o Weil faz uma transmissão pra toda a Neo Arcadia, e nós é revelado de que isso tudo foi um plano dele pra tomar a posse de Neo Arcadia de forma legal, visto que ao se aproximar do Copy X ele ganhou esse direito, e não só isso, mas também voltou a população de Neo Arcadia contra o Zero e a resistência, considerando que assim como toda boa ditadura a morte do Copy X em Z1 havia sido mantida em segredo, porém essa em Z3 tinha sido transmitida para toda a população. 

Após o Zero derrotar outros 4 bosses o Harpuia acorda, e após termos um dos diálogos mais engraçados da franquia ele vai embora, pouco depois de mandar o Zero e a resistência tomarem no cu por terem ajudado ele, assim como uma boa tsundere. E com isso a resistência analisa toda a informação que o Zero coletou sobre o Weil na livraria abandonada em uma das 4 missões. Com isso nos é revelado tudo que ocorreu entre Mega Man X e Mega Man Zero; Após os eventos da Saga X a Mother Elf foi criada, um programa capaz de alterar e manipular qualquer forma de tecnologia, com isso, Mega Man X, que agora tinha um cargo político propôs com que eles usassem a Mother Elf pra deletar o Maverick Virus do mundo e curar todos os mavericks, já o Weil propôs com que eles fossem além e usassem os poderes dela pra fazer com que todos os reploids fossem controlados, pra garantir que eles sejam servos fiéis á humanidade. O plano do X foi o escolhido e com isso o Sigma Virus foi pra puta que pariu, finalmente. Depois de um período de uma breve paz o Weil foi lá e corrompeu a Mother Elf, assim criando a Dark Elf, não só isso, mas também criou os Baby Elves usando a mesma como base. E com a ajuda do Omega ele fez uma retaliação contra o mundo, se vingando de geral, aí o Zero acordou da sua sonequinha e foi ajudar o X. Isso deu inicio as Elf Wars, onde novos Cyber Elfs foram desenvolvidos, agora com o propósito de batalha pra combater o Weil. Apesar de ter durado apenas 4 anos essa foi a guerra mais fudida em toda a história do planeta, acabando com 60% da população humana e com 90% dos reploids, além de fuder pra cacete a superfície do planeta, que já não tava lá muito bem. No entanto, o X e o Zero acabam com o Omega, e o Weil se fode. O que o Weil fez foi tão, mas tão ruim que ao invés dele simplesmente ser sentenciado a morte, a mente dele foi digitalizada e colocada num corpo mecânico imortal, e ele e o Omega foram exilados para o espaço, para sofrerem as consequências de seus atos por toda a eternidade. Após isso, o Zero resolve se hibernar novamente. 

E de volta ao tempo presente, logo após essa descoberta o Weil ataca a base da resistência por de dentro. Manipulando a mente de todos os reploids ali presentes, visto que ele havia finalizado todas as preparações pra finalmente pôr o seu plano de controlar reploids em ação. Mas aí o chad absoluto Mega Man X aparece e usa os poderes dele pra livrar e proteger todos os reploids da base, com isso, a resistência faz as preparações pra derrotar o Weil. Com isso o Zero vai até Sub Arcadia e literalmente mata os Baby Elves, pois é. E depois ele vai lá no laboratório do Weil botar pra fuder.

Após derrotar as duas formas do Omega, nós é revelado de que o corpo que o Zero estava usando durante essa saga inteira era na verdade uma cópia. E que o corpo verdadeiro dele, que havia sido selado para estudos foi roubado pelo Weil e está sob a posse de ninguém mais, ninguém menos do que Omega, o exilado. E com isso o Zero e o Omega Zero caem na porrada, após derrotar o Omega Zero, a Dark Elf aparece pra tentar recuperar o mesmo, porém a sua tentativa é frustrada pelos guardiões de Neo Arcadia e pelo X que aparecem pra ajudar, e com isso, o Zero da o golpe final e derrota o Omega Zero de uma vez por todas. 

A explosão é devastadora, e todos os 3 guardiões correm pra proteger o Zero da mesma, e morrendo no processo. Assim como no final de Z1, Zero se encontra inconsciente, e X vem conversar com ele. Ele diz que a sua energia está finalmente acabando e que ele não vai poder permanecer nesse mundo por muito tempo, e então ele diz pro Zero que a ameaça que o Weil representa ainda assombra esse mundo, e ele pede pra que por favor o Zero acabe com ela, e com isso, num paralelo com aquela cena de MMX1, o X diz que o Zero consegue fazer isso, e com isso a sua energia acaba de vez e ele acaba falecendo também.

Com isso, o Zero acorda todo fudido na base da resistência, e percebe que a Mother Elf havia carregado ele até ali, após isso ela vai embora. E a Ciel diz pro Zero que o corpo não importa, mas sim a alma dele, que é de fato alma do verdadeiro Zero (insira a risada do JJJ aqui), e aí o Zero surpreendentemente agradece a Ciel, e diz que ele é o Zero.


Como da pra ver, esse resumo foi bem maior que os outros. E isso é porque a história de Z3 é bem mais completa que a dos outros MMZ, e MMX também. Tem muita coisa acontecendo nesse jogo, Jesus Cristo! E não só isso, mas tudo melhorou consideravelmente nela também, coisas como a escrita e tudo mais. É sem dúvida alguma a história mais completa presente em qualquer Mega Man do gênero plataforma, junto da de ZX Advent. E sinceramente, se essa história sofresse umas pequenas mudanças que eu já vou falar em breve eu diria que ela seria facilmente a minha história favorita não só dentro dessa franquia mas de jogos num geral mesmo. Claro que ela não é super absurda e repleta de temas ou então desenvolvimento de personagem foda como algum RPG picudo da vida, mas eu diria que como uma história de um platformer isso aqui é bem mais competente do que devia ser, é o tipo de história que tá constantemente se movendo e eu gosto disso, não só isso mas teve sim os seus momentos, como os guardiões se metendo pra peitar o Omega Zero e a morte do X. Normalmente jogos de Mega Man tem fase introdutória, e aí na metade do jogo uma fase que faz a história andar, e aí o resto fica pro final mesmo. Já Z3 tem coisa relevante acontecendo até mesmo nas fases, e por ser mais longo tem mais coisa acontecendo, além da estrutura mais engenhosa que ele utiliza mesmo. E eu acho esse feito mais impressionante ainda quando você percebe que Z3 é, apesar de tudo, um platformer de fodendo Game Boy Advance, ele não é um jogo de console de mesa e nem nada assim, e ele nem era a "principal atração" da franquia Mega Man no momento, mas apesar disso esse jogo chega e bota pra fuder, tendo uma história bem mais completa do que os jogos da era de PS1 e até mesmo PS2.

E ela fez um bom trabalho com os personagens também. O retorno do Copy X nesse jogo realmente tornou ele um personagem bem melhor, na realidade, eu não teria falado tanto sobre ele quanto eu falei no meu texto de Z1 se não fosse graças a o que deu pra tirar sobre ele nesse jogo. E eu diria que isso se aplica parcialmente ao X também.

É bem foda ver os guardiões finalmente escolhendo o lado em que eles realmente acreditam também, em Z2 a gente viu um pouco disso com o Harpuia e aqui em Z3 isso ficou bem mais evidente, a ponto de todos os 3 se sacrificarem pelo bem do Zero. O Harpuia no inicio do jogo encurralando a resistência só pra mandar eles caírem fora foi um detalhe bem fofo também, e eu realmente gostei do diálogo entre ele e o Zero na resistência, apesar de eu achar ele hilário é bem legal ver o Harpuia agindo que nem tsundere apesar de estar bem claro que eles já formara uma aliança a essa altura. E o Phantom retornou aqui como um boss secreto no Cyberspace também, foi bem legal ver ele usando do próprio senso de justiça pra julgar o Zero como alguém que não merece o título de herói, após ter descoberto toda a backstory dele lá no Cyberspace, só esse momento pequeno me fez gostar bastante do Phantom a ponto dele ser o meu guardião favorito após o Harpuia, é bem foda que após ele ser derrotado ele admite que talvez o Zero de fato tenha o necessário pra se tornar um herói. Tudo bem que isso tudo são apenas uns diálogos que ocorrem antes e depois da luta, e da pra considerar meio tosco o Phantom mudar de ideia tão rápido, mas essa é literalmente a única aparição dele aqui então eu acho válido. 

E também tem o Weil aqui, que é um dos meus vilões favoritos de Mega Man, possivelmente o meu segundo favorito mesmo. O Dr Weil é basicamente uma reiteração do Dr Willy, porém num contexto mais sério. Assim como o Willy o Weil enxergou as máquinas como ferramentas que deviam servir á humanidade e foi julgado por isso. E em retaliação a tudo isso ele resolveu se vingar. Depois de ver vários vilões revolucionistas, como o Sigma, Copy X, Elpizo e até mesmo vilões posteriores como o Lumine e o Serpent, é bem legal ver um vilão que não quer mudar o mundo, mas sim se vingar dele. Eu realmente gosto de como após julgar reploids como máquinas a própria raça humana desprezou o Weil, e isso fez ele querer fuder literalmente todo mundo, e não aquela bullshit de "Fuck you in particular", o Weil é deplorável e essa é a intenção mesmo, ele é só um cara que quer estar no controle de tudo, ele não justifica os atos dele com ideais nobres, na verdade, como ele mesmo diz "Ideais não prestam!". Z4 viria a focar um pouquinho mais no Weil, onde ele iria fazer o discurso de repúdio á toda a população da Terra e revelar a sua vingança suprema: Fazer com que todos sofram pela eternidade assim como fizeram com ele. O que é algo bem compreensível considerando que de fato, a punição que Neo Arcadia deu pra ele foi bem exagerada, ao invés de resolver tudo e sentenciar ele á morte eles criaram uma punição pior do que isso por pura retaliação aos atos dele, e por consequência disso eles só prolongaram o sofrimento de todo mundo até o final da Saga ZX.

E eu adoro a cena da morte do X também, ok, ninguém realmente morreu aqui, só foi pro Cyberspace. Mas ainda assim eu gosto bastante dessa cena, depois de tudo que rolou eu imagino que o X se sinta um merda fracassado então ver ele finalmente poder descansar é bem gratificante. E eu adoro como essa cena não só tem uma rima visual com o final de Z1, como também é um paralelo bem bonito com a primeira cena de MMX1, só que dessa vez é o X que tá motivando o Zero. Tudo bem que isso seria bem mais impactante se o Zero de MMZ não fosse, vocês sabem, desse jeito, mas apesar de tudo eu realmente aprecio a intenção e eu tô disposto a deixar isso de lado pra apreciar a cena pelo o que ela é.

No entanto, eu ainda tenho umas reclamações em relação a essa história sim. Algumas coisas que eu citei como o plano do Weil ou até mesmo a morte dos guardiões de Neo Arcadia são algo que você só vai saber através de fontes externas, como audio dramas e tudo mais. E isso é realmente triste pra cacete, não custava nada pelo menos ter UMA menção ao plano do Weil em algum diálogo aí dentro do jogo, o jogo diz que ele e o Omega foram exilados de Neo Arcadia e os caralhos mas a gente nem sabe o motivo exato disso. E não só isso, mas podia pelo menos ter feito todos os 3 guardiões se moverem pra frente do Zero enquanto o Omega começava a explodir ou coisa assim, não era lá impossível porque não precisava fazer nenhuma animação nova pra isso. É realmente bem bizarro ver que coisas tão importantes assim pra história sequer estão presentes no jogo em si.

Outra coisa meio meh é que esse jogo tem uma puta cara de conclusão mas ainda existem pontas soltas, tipo o Weil solto por aí. O pior é que esse jogo de fato seria a conclusão definitiva mas a Capcom foi gananciosa e forçou a Inti Creates a fazer o Zero 4. E realmente, considerando como Z4 é bem desnecessário no grande esquema das coisas, é preferível que tivessem removido uma das formas do Omega pra dar lugar a uma luta contra o Weil, nem faria tanta diferença porque o plot twist do Omega usando o corpo original do Zero não tem tanto impacto assim então não precisa ser algo que fica reservado pro finalzão. Mas eu entendo que uma luta contra o Weil no final iria fazer as coisas serem meio rushadas, mas um jogo inteiro dedicado exclusivamente pra derrotar o Weil faz as coisas serem meio arrastadas, mediante a esse dilema eu iria preferir ter rushado mesmo.

*Sessão onde eu me empolgo e acabo alterando um pouco a história*

Agora a minha outra "reclamação" gira em torno do Zero. Sim, eu já falei que o Zero é um personagem ruim e bla bla bla, não tô afim de chutar cavalo morto aqui, mas o meu ponto é que a história desse jogo perdeu uma baita oportunidade de converter isso em uma qualidade, veja bem: Como eu já tinha dito no meu texto reclamando sobre o Zero, o protagonista de MMZ inicialmente nem ia ser o Zero, mas sim um cara extremamente parecido com ele, até que o Inafune foi lá e pediu pro Zero ser o protagonista do jogo. O que me leva a crer que aquela cena em Z1 onde o Zero dizia pra Ciel "E se eu não for esse tal Zero de que você tá falando?" não existe por motivo algum, mas sim algo que o protagonista original (Totally not Zero) iria de fato falar em algum momento mesmo. Bem, todos nós sabemos que o Zero em Z1 sofreu uma mudança drástica na sua personalidade, e como eu também já havia dito, essa personalidade provavelmente era a personalidade do Totally not Zero que foi reciclada, e que a amnésia serviu como uma desculpa pra justificar isso. Agora imagine, e se, agora em Z3 fosse revelado de que, de fato, esse não era o Zero? E se de fato o Omega Zero fosse o Zero verdadeiro que falhou em escapar do seu destino e se tornou uma máquina de destruição? E se o X simplesmente tivesse mentido pra resistência ao dizer que aquele era o Zero, só pra manter a esperança de todos? 

"Isso aí não ia fazer sentido algum!"

Evidentemente a narrativa iria sofrer alterações pra que isso pudesse ser implementado sem gerar nenhum plot hole. Céus, quando o eles descobriram que X6 estava sendo feito eles tiveram que mudar a história de Z1 na correria só pra não dar merda, é algo que certamente não seria impossível.

E como eu já disse, isso iria simplesmente elevar a história desse jogo pra outro nível, e seria sinceramente a minha história favorita dentro dessa franquia inteira. De repente a mudança drástica na personalidade do Zero ou então o fato dele ter ficado inexpressivo não seriam defeitos, mas sim um foreshadowing disso tudo. Faria sentido o Zero não se importar com a morte do X lá em Z2, afinal de contas ele não conhece realmente o X. E não só isso, mas isso iria complementar perfeitamente a intenção dos personagens do X e do Zero.

O X é uma variável, o Dr Light criou o X sabendo muito bem disso, ele mesmo reconhecia que o X poderia vir a se tornar uma ameaça, mas ainda assim ele acreditava que o X seria a esperança do mundo inteiro. No entanto inúmeras duplicatas dele foram criadas e isso tornou o mundo um caos, devido a influência de um temível vírus, e não só isso, mas o guerreiro que deveria lutar em prol do futuro acabou fracassando, ele perdeu completamente a vontade de lutar, e ele só guerreava e guerreava por nenhum motivo aparente, e no fim ele se sacrificou pelo bem de todos, um sacrifico que só trouxe uma paz temporária, visto que novos conflitos surgiram, e a reputação de herói lendário que ele havia conquistado foi manchada por um impostor, uma cópia imperfeita que reescreveu a imagem dele pela de um ditador. A variável tomou um rumo não muito glorioso.

Em contrapartida, nós temos o Zero, que desde a sua criação foi feito para ser uma máquina de destruição com nenhum proposito além de trazer caos pro mundo, em retaliação as injustiças que o seu criador acreditou ter sofrido. Zero é imutável, independente de tudo o Dr Willy queria que o Zero permanecesse uma máquina de destruição, a ponto de implantar um vírus poderoso nele com o propósito de controla-lo. Apesar de tudo que aconteceu em MMX, apesar do Zero lutar bravamente contra esse destino imposto nele, a ponto de morrer feliz em MMX5, sabendo que com ele fora do mapa o mundo finalmente se tornaria um lugar melhor, ele não conseguiu escapar desse destino. Ele foi revivido, e mesmo após constantemente se selar pelo bem de todos ele eventualmente voltou a ser o que era, uma máquina de destruição, que inclusive estava sob a posse de um homem que compartilhava das mesmas ambições do seu criador. A imutável, como era de se esperar, não conseguiu fugir do seu destino.

E enquanto ao Zero de MMZ? Bem, desde quando ele acordou ele tinha que, assim como o Copy X, impersonalizar alguém com uma reputação gigantesca, alguém que tinha o status de um herói lendário. Porém, assim como o Copy X o Zero seria um fracasso, mas não pelos mesmos motivos. Ele iria se tornar a espada que seria empunhada pelos ideais da Ciel, e com isso ele iria lutar em favor da justiça, lenta mas certamente livrando o mundo do caos e da opressão que o Copy X impôs. Até que ele descobre a verdade, ele de fato era apenas um impostor, mas... no fim ele descobre que talvez ele possa adicionar algo ao legado do nome "Zero", e que talvez ele seja mais digno de carregar esse título de reploid lendário do que o seu predecessor.  

Como eu disse, alterações na lore e no plot em geral seriam necessárias pra implementar isso, visto que se a única mudança feita for a do Zero de MMZ ser uma cópia isso iria gerar uns plot holes. No entanto, isso iria complementar perfeitamente a história e iria levar os personagens do X e do Zero na direção que eles foram criados para tomarem, não venham dizer que eu tô viajando porque isso é bem óbvio. Tem até um design document de MMX1 que mostra que desde então eles já tinham planejado que o Zero seria o paciente número zero do vírus e que ele seria uma criação do Dr Willy. E em MMX5 que deveria ter sido a conclusão da Saga X o Zero morre logo após falhar em fugir do seu destino. Outra alternativa que eu imagino que as pessoas iriam preferir seria aquela onde o Copy X na verdade seria o X original. No entanto, apesar de eu curtir um pouco essa, eu prefiro bem mais essa aqui, visto que ela é mais "íntima" e tenta trabalhar na dualidade que esses dois personagens deviam ter, mas que acabou sendo perdida por causa de uma penca de enredo mal escrito. Don't @ me. 

Mas enfim, eu só resolvi botar as ideias aqui pra exemplificar o quão bem isso teria feito pra história num geral, é, a minha maior reclamação em relação a história de Z3 é o que ela poderia ter sido, e não algo de fato presente nela.

*Fim da sessão*

Apesar de parecer que isso foi uma puta reclamação, não é. Quero dizer, de fato seria melhor se fosse assim e eu iria gostar muito de viver numa linha do tempo onde isso de fato aconteceu, mas como eu disse, a história de Z3 já é bem boa por si só, e é facilmente uma das melhores dentro da franquia pelos seus próprios méritos. 

Puta que pariu meu irmão!


A movimentação do Zero é a mesma de Z1 e Z2, visto que não é impossível melhorar a perfeição. O moveset dele continua o mesmo de Z2 também, porém a Chain Rod foi pra puta que pariu e foi substituída pela Recoil Rod. A Triple Rod eu achava divertidinha e usei umas vezes, a Chain Rod eu só usei quando o jogo me obrigava, já a Recoil Rod... puta merda! Ok foda-se, eu admito. Talvez eu tenha usado a Recoil Rod mais do que o Buster Shot. A Recoil Rod pode atacar em 8 direções assim como todas as rods, e a propriedade especial dela é que quando carregada ela da um impulso pélvico absurdo, que literalmente arremessa não só os inimigos, como o próprio Zero pra longe. Isso mesmo, se você usar a Recoil Rod carregada e segurar pra baixo o Zero ataca o chão e se propulsiona pra cima feito um foguete, e isso inclusive funciona caso você use ela num inimigo que estava embaixo. Arremessar Shield Attackers pra longe com a Recoil Rod é uma das coisas mais satisfatórias que eu já vi nessa saga inteira, e algo bem legal também é que inimigos arremessados podem cair em cima de outros inimigos e matar eles. A Recoil Rod é estupidamente boa, não só como uma arma mas também como uma ferramenta, ela é muito vantajosa em platforming, te permitindo usar até mesmo inimigos como plata formas, e ela é extremamente eficaz pra garantir que o Zero pouse de forma segura, visto que é só usar o golpe carregado pra atacar qualquer inimigo que apareça embaixo, algo que as outras rods não podiam fazer direito porque o ataque carregado era aquele ataque giratório lá, que nessa situação só iria te fazer levar dano de graça. Enfim, a Recoil Rod é surpreendentemente muito boa. O Shield Boomerang continua bem meh, mas tem uma EX Skill que permite com que ele fique orbitando ao redor do Zero que deixou ele bem mais útil.

No entanto, nem mesmo a sensação de arremessar Shield Attackers pra fora da tela consegue superar a sensação que de, abrir o jogo, jogar a fase inicial, e perceber que o sistema de levels foi removido completamente do jogo. Por fim o meu arqui inimigo foi derrotado, e ele nunca mais será visto novamente. Z3 se torna uma experiência bem mais prazerosa que os seus antecessores logo de cara por causa disso aí, é realmente muito bom. 

Diferente do sistema de levels, os chips elementais retornaram. Como é de se esperar, eles são bem daorinhas aqui também, e uma coisa legal é que eles tem mais instâncias onde eles interagem com as fases nesse jogo. Em Z2 eu me lembro de que o único que fazia algo assim era o chip de fogo, derretendo gelo mais facilmente ou então queimando umas árvores. Mas em Z3 até mesmo o chip elétrico faz coisa assim, eletrizando aquela fábrica lá e acendendo as luzes. É um detalhe legal sem dúvida alguma, mesmo que não ocorra tão frequentemente assim. As EX Skills voltaram aqui também, e assim como em Z2 algumas delas só usam todo o seu potencial quando aliadas ao respectivo chip elemental do boss de onde elas vieram. Em Z2 eu não gostava muito disso e aqui em Z3 continuo achando o mesmo, mas foda-se também. Num geral eu gosto bastante das EX Skills que tão presentes aqui, tem a cesta básica que são os golpes de sabre que o Zero tinha em MMX4 e também tem umas bem daorinhas, tipo a que faz com que o Buster atire o dobro de projéteis, porém cada um sai num ângulo diagonal em relação a pistola. Tem só é uma pena que a Recoil Rod só tem uma EX Skill, que é um combinho bem meh, seria podiam ter aniquilado aquela EX Skill merda de fogo pro Buster e dado algo pra Recoil Rod, mas bem não da pra ganhar todas I guess. E como é de se esperar, o requisito pra adquirir as EX Skills permanece sendo o mesmo, pegar Rank A ou S. Mas como eu já disse, tô jogando pela versão da Legacy Collection então o Save Assist deixa isso muito melhor, então eu não realmente ligo. E na verdade, Z3 foi a primeira vez onde eu legitimamente me diverti mesmo, justamente por causa desse requisito, diferente de Z2 eu não via isso como uma inconveniência, mas sim como um desafio extra legalzinho que eu tava disposto a fazer, claro, algumas EX Skills não valem o esforço, mas num geral eu gosto das que estão presentes aqui nesse jogo. E mesmo se você realmente não tiver paciência pra pegar Rank A numa fase, você pode simplesmente usar um Cyber Elf pra isso e foda-se.

O sistema de forms de Z2 foi removido, o que é uma pena mas fazer o que. No lugar dele chegou o sistema de chips. Basicamente, durante a gameplay você vai coletar uns chips aí, eles droppam de inimigos, ficam por aí pela fase como coletáveis, e alguns são recompensas garantidas ao derrotar certos bosses. Dentro de chips você pode obter várias coisas, tipo Cyber Elfs, E-Crystasls, e o principal atrativo, partes customizáveis pra você equipar no Zero. Essas partes são chips especiais que você equipa em 3 slots no corpo do Zero, no capacete, no tronco e nas botas, respectivamente. E tem uns com umas habilidades bem úteis, tipo pulo duplo (Insira piada sobre o jogo não precisar de pulo duplo aqui), Auto Charge, que carrega as armas automaticamente, o Absorver que remove knockback, e o lendário Shadow Dash que permite com que durante todos os frames do dash o Zero fique invencível, efetivamente fazendo ele ser capaz de atravessar inimigos e projéteis com o dash dele. Isso da uma customização bem bacana pro Zero, e é bem legal ver como a exploração do jogo melhorou por causa disso, é um incentivo bem bacana pra explorar as fases e coletar chips por aí, amplificando a exploração que eu achava negligenciável nos outros jogos. 

Só é uma pena que o sistema de forms tenha sido removido completamente pra dar espaço a isso, quero dizer, se tivesse as forms e o sistema de chips a customização iria ficar do caralho. Eu iria bem foda isso, mesmo que as forms fossem reduzidas á apenas modificações nos stats do Zero. Mas bem, fazer o que, de qualquer forma, o sistema de chips é bem legal. E eu gosto de como todos os 4 bosses finais te dão algum chip, é uma recompensa daorinha por derrotar eles.


Os Cyber Elfs retornaram também, e o sistema sofreu umas mudanças. Basicamente, existem 2 tipos de elfos agora, os Sattelites e os Fusion. Os Fusion são os Cyber Elfs porra louca que a gente tá acostumado, aqueles que elevam o Rank do Zero pro A, transformam inimigos em Mettaurs, cortam HP do Boss na metade e etc etc. Já os Sattelites são um novo tipo de elfo que tem um efeito passivo, eles ficam flutuando ao lado do Zero e exercem a função designada a eles, eles são mais itens equipáveis do que qualquer outra coisa, sendo possível equipar até 2 simultaneamente, eles também são renováveis e não são consumíveis como os Fusion. Alguns elfos conhecidos dos jogos passados se tornaram Sattelites, um exemplo é aquele que fica atirando projéteis nos inimigos, e aquele que ocasionalmente droppa Life Ups pro Zero coletar e recuperar um pouco do HP. A maior vantagem dos Sattelites é que eles não diminuem o Rank do Zero ao serem utilizados, isso mesmo, agora é possível manter Rank alto e utilizar Cyber Elfs simultaneamente, quem diria! Essa é uma mudança bem bacana, realmente haviam uns Cyber Elfs que eram básicos demais pra eu char justificável o Zero sofrer uma penalização ao usar eles, tipo aquele que saia atirando mesmo, ele mais atrapalha do que ajuda em algumas instâncias então eu não sei porque que ele penalizava o povo. Embora eu não tenha usado muito os elfos, eu acabei usando numas instâncias, inclusive usei na luta final, mas não fez muita diferença porque ela era bem mais fácil do que eu lembrava.. Mas bem, o importante é a intenção. Então é bem legal isso ainda assim.

Uma outra adição desse jogo é o Cyberspace. Sim, aquele Cyberspace de X4 e X5, o Omega é tão mais tão forte que só a presença dele causa fraturas que permitem com que o Cyberspace seja acessado de boa. Ele se manifesta como uma porta verde que tá por aí nas fases e você pode entrar. Ao fazer isso a fase toda fica verde e ela sofre leves alterações que deixam ela mais fácil, tipo remover um inimigo ou dois, e não só isso, mas alguns elfos que você tem se ativam de forma automática e sem pena alguma, tipo aqueles que aumentam o seu HP e tals, no entanto, você não pode passar a fase toda no Cyberspace, visto que essas são sessões seletas que existem pela fase, então não tem nada disso de ir enfrentar um boss no Cyberspace todo fodelão. Bem, essa é outra adição bem legal, ela deixa o jogo mais fácil pra quem precisa, e por não ter penalização alguma isso alivia bastante a barra do pessoal que só tá afim de pegar Rank alto pra pegar EX Skills mesmo, é certamente algo bem bacana que eu sem dúvida alguma aprovo. A versão de Legacy Collection deixou bem mais de boa pegar Rank alto sem vender a sua alma pro jogo, mas o Cyberspace em Z3 fez isso também no lançamento original, e isso é uma atitude bem bacaninha, deixando as partes mais chatinhas da fase mais tranquilas enquanto o player pode focar nas sessões que realmente importam, e no boss em si.

O level design melhorou bastante também, de cheap hits que tomei nesse jogo eu só lembro da primeira sessão da fase do vulcão e de uns inimigos filhos da puta lá na fase de deserto, mas fora isso tá tudo bem suave, claro que deve existir mais alguns mas não é o suficiente pra eu conseguir me lembrar, o que já diz bastante sobre essa melhora. E de abuso de espinhos de forma desgraçada eu só lembro da fase do Childre Inarabita, que é uma fase bem meh num geral então eu só atropelei mesmo, mas o fato de não ter mais nada assim no resto do jogo é bem legal, quero dizer, existe a Area X2 mas os espinhos nela estão quase sempre visíveis, e mesmo quando não tão é bem fácil você adivinhar onde eles estão, então eu acho aquela fase bem inofensiva apesar dela parecer ameaçadora por causa disso. E bem, a qualidade do level design não melhorou por si só, no sentido de ter ficado mais polido, mas ele ficou mais diversificado também, bem mais. Tem fases que são bem distintas aqui, e com umas gimmicks bem daorinhas, ou então elas só são estruturadas de uma forma bem diferente mesmo, tipo a livraria, um monte de gente acha uma merda mas na versão de Legacy Collection ela é tão suave quanto uma brisa, então meh. E eu achei bem mais divertido me adaptar a diversas sessões de level design aqui pra pegar rank melhor do que em Z2, o que é sem dúvida alguma algo. 

Os bosses melhoraram bastante também, você não vai ter nenhum boss patético tipo aquele de gelo em Z1-- Ah, na verdade ele tá no jogo sim, e ele continua tão patético como sempre, mas tirando ele você não vai ver outro boss nesse nível não. E também não tem nenhum que é demasiadamente absurdo pra etapa em que ele tá que nem o Phoenix Magnun de Z2. No entanto, é bem triste que o final boss seja fácil do jeito que é, imagino que eles fizeram isso porque ele tem 3 formas, mas acho que nem faz lá tanta diferença considerando que a primeira e a segunda forma já são naturalmente bem fáceis, bem, fazer o que. Mas num geral, gostei bastante dos bosses aqui.

Como da pra ver, Z3 poliu pra cacete a gameplay dessa saga num geral. Tornou tudo bem mais suave e lisinho, e eu realmente admiro isso. Eu já achava a gameplay bem boa na versão original e aqui na Legacy Collection os defeitos mais chatinhos praticamente sumiram. Diria que assim como na história, o maior defeito é o que não está presente aqui. Mas nesse caso eu taco o foda-se mesmo porque a gameplay tá muito boa de qualquer jeito, na verdade ela tá bem incrível pra ser sincero, você realmente consegue ver como tudo evoluiu até aqui, a ponto de chegar nesse estado quase que absoluto. 

For the best OST/Gráficos


Os gráficos de Z3 são bem bonitos, assim como nos outros aspectos tudo tá bem mais polido e mais bonitinho, até mais do que em Z2. As fases tão bem mais distintas visualmente também, mais variadas e etc. Os backgrounds melhoraram dramaticamente também, o mesmo pros mugshots e afins. É sem dúvida alguma algo. A UI tá mais bonitinha também, assim como os menus, não tem lá muito o que falar aqui.

As artes especiais pras cgs melhoraram bastante aqui também, tem mais delas, até pra cenas mais negligenciáveis tipo o Harpuia conversando com o Copy X. Na verdade, tem mais cenas assim nesse jogo do que em Z4, pra vocês terem uma noção. E a qualidade das artes em si melhorou também, elas tão bem mais dinâmicas, e com enquadramento melhor também, foi um baita belo upgrade. Mas é isso, num geral eu não tenho tanta coisa pra falar porque tudo que eu tinha pra falar sobre a identidade visual da saga já foi dito, e a partir de agora tudo só é refinado em todos os aspectos mesmo.

E bem, quanto a OST... 

Eu amo a OST desse jogo, na realidade é a minha OST favorita da franquia ao lado da OST de ZX e ZXA, I kid you not. E algo bem engraçado é que antes de rejogar eu não lembrava muito da OST desse jogo, na realidade eu não lembrava de nenhuma além das mais famosas tipo Cannonball e For Endless Fight III, e na verdade até mesmo da primeira citada eu não gostava. Essa OST tem de tudo que a gente viu até agora, as synths e os pianos melancólicos de Z1, as guitarras e baterias de Z2, e agora tem até umas músicas bem techno também, é bem legal. A melhor parte dessa retrospectiva num geral foi revisitar essa OST com os parâmetros que eu tenho hoje em dia e redescobrir ela, e gostar tanto a ponto de considerar uma das minhas favoritas, mas bem, vou falar logo dela.

Gosto bastante de Break Out, é bem no estilo de algo que você escutaria em Z2 mesmo. Gosto bastante de Omega Battle também, é um remix bem legal do tema do Omega, e eu adoro o piano aqui. Volcano é muito boa também, bem no estilo de Z2 também. Water City soa bem diferente das outras músicas e eu gosto bastante disso. Reborn Mechanics é bem legal, assim como Old Life Space. É perceptivel que toas as músicas citadas até agora você escuta bem cedo no jogo, foram as primeiras 4 missões e a intro stage, e bem, a questão é que eu só gosto bastante de todas elas mesmo, porque a OST desse jogo atinge aquele status estilo Sonic Mania onde ela é consistentemente boa, e quase toda música é bem boa por si só. Prosseguindo, eu amo Cold Smile, essa música é meio que a evolução natural do estilo de Z1, liderada por um piano e com um synth meio assombrada de fundo. Trail on Powdery Snow é bem legal também.

Mas as minhas favoritas mesmo são Prismatic, é o meu tema favorito da resistência. Infiltration II, sim, Infiltration retornou de Z1 e agora se fundiu com o estilo de Z2, ganhando baterias e guitarras na melodia, mas a synth continua passando a mesma sensação, só tá mais rápida mesmo. Neo Arcadia III que é bem diferente das outras duas versões, é bem mais tecno e você só consegue ouvir motifs seletos do tema original meio que abafados, eu adoro isso. For Endless Fight III, sim, toda versão dessa porra se tornou uma das minhas favoritas em suas respectivas instalações, gosto bastante que agora não é um tema de epilogo e nem de prólogo mas sim um tema de fase, e por isso ela tá bem mais completa e com instrumentos novos, gosto bastante do baixo principalmente. Amo Judgement Day também, só é uma pena que eu derrotei a segunda forma do Omega antes dela chegar na melhor parte. Adoro pra caralho Cannon Ball também, antes eu não gostava por estar num efeito mandela onde eu acreditava que ela é bem pior do que realmente é, mas revisitando o jogo eu tive a impressão oposta, é bem interessante que o instrumento dominante é o piano enquanto a guitarra só é usada esporadicamente de fundo, combina perfeitamente não só com o tom da luta como de MMZ num geral, e eu irei erradicar todos os remixes heavy metal dessa música com as minhas próprias mãos. E por último mas não menos importante, eu adoro I, 0 Your Fellow, é quase que perfeita não só pra morte do X como pro final do jogo, mais perfeita que isso só se ela tivesse motif de Variable X aí no meio, mas infelizmente não da pra ganhar todas.

Como deu pra perceber, eu não tenho nenhuma OST favorita em específico. E isso é porque eu realmente gosto bastante da gigantesca maioria, e embora goste mais de umas do que de outras, escolher uma favorita definitiva é bem difícil, e bem, é bem justo considerando a qualidade delas. 

Outra coisa que gosto bastante não só nessa OST como nesse jogo num geral é que tudo realmente parece a conclusão de uma saga. Z3 tem uma OST com as principais características das OSTs dos seus predecessores mas também tem a sua essência própria no meio, é muito foda ver como músicas como For Endless Fight e Neo Arcadia estão presentes em todos os 3 jogos, com diversas iterações, e até mesmo Infiltration ou Sand Triangle que haviam aparecido apenas uma vez antes fazem o seu retorno aqui, isso tudo contribui bastante ao fator "Saga" da, uh, Saga Zero. Isso é algo que eleva essa OST pra outro patamar pra mim, consistência temática em obras é um dos meus fetiches e eu gosto bastante de ver isso presente aqui. Em MMX nós vimos diversas trilhas como Variable X ou o tema do Zero, que deviam ser extremamente importantes pra esses personagens mas foram jogadas pra escanteio, com Variable X só retornando em parte da intro de X5, e a maior blasfêmia, como o tema do retorno do Zero em X6. Já aqui em Z3 até mesmo o tema do Zero de Z1 faz um retorno aqui, eu diria que isso daqui é sem dúvida alguma o meu aspecto favorito da OST desse jogo.


Mega Man Zero 3 é realmente bem foda, depois de revisitar ele eu posso dizer com total confiança que eu entendo perfeitamente qualquer pessoa que diz que isso aqui é o ápice de Mega Man. A Saga Zero evoluiu bastante em todos os aspectos e tudo culminou nisso aqui, 3 é realmente um número abençoado pra caralho... exceto quando o assunto é Shrek, but let's not worry about that! Enfim, revisitar Z3 foi tão legal quanto revisitar MMZX, e foi bem legal saber que eu não achava o jogo foda só por nostalgia ou coisa assim, até porque passei a gostar bem menos de Z1 e apesar de achar Z2 melhor eu ainda não ligo muito pra ele, no entanto, Z3 foi até melhor do que eu lembrava e isso é bem foda. Enfim, eu sou o Otenko e eu vejo vocês no post de Z4, falou aí.















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