segunda-feira, 16 de março de 2020

Ben 10 Alien Force: A ascensão seguida da decadência


Ben 10 Alien Force é bem melhor do que você se lembra, mas ele também é bem pior do que você se lembra.

Ben 10 Clássico estreiou em 2005, vindo de uma ideia super tosca bolada em 20 minutos onde um garoto tinha um relógio bizarro que fazia ele virar 10 super heróis diferentes. Essa ideia acabou se tornando uma mina de ouro, já que Ben 10 tinha feito um sucesso do caralho e isso acabou deixando a Cartoon Network bem surpresa. Ben Tennyson rapidamente se tornou um dos personagens mais icônicos dela bem rápido.

Ben 10 acabou se tornando um dos desenhos mais consagrados, e com uma fanbase bem dedicada e surpreendentemente ativa hoje em dia.

Assim como muitos, eu cresci vendo Ben 10, e lembro com bastante carinho da alegria que esse treco me proporcionou, comigo revisitando uns episódios específicos de novo e de novo até hoje. Eu nunca vi muita necessidade em reassistir tudo, já que eu achava que tinha um conhecimento muito bem estabelecido considerando que eu era viciado nessa porra.

Mas ali estava eu, me deparando com um vídeo compilando todos os episódios da primeira temporada de Ben 10 Alien Force, resolvi dar uma assistida nos primeiros episódios me perguntando "Por que não?" e bem, eu acabei reassistindo Alien Force inteiro, assim como Ultimate Alien, e no momento eu tô vendo Omniverse e depois que terminar ele eu vou reassistir o Clássico caso eu tenha vontade. E já que eu acabei formando uma opinião em UAF(Alien Force e Ultimate Alien) eu pensei que seria uma boa eu escrever sobre isso no blog, já que é o que eu sempre faço.

"Por que você vai falar logo de AF? Começa pelo Clássico, porra!"

É uma boa sugestão, mas eu prefiro escrever pouco tempo depois de ter assistido, já que assim a minha memória tá fresca e eu posso apresentar os meus pontos com mais detalhes e clareza. E também, todo mundo aqui sabe como é Ben 10 Clássico, e considerando que ele é episódico e não tem TANTO conteúdo assim no quesito de enredo e os caralhos, eu acho melhor deixar pra eu escrever quando eu tiver vontade de assistir mesmo(tomara que não leve 4 anos igual Persona 2).

Mas bem, chega de enrolação.

Bla bla spoilers

Com o sucesso absurdo de Ben 10 Clássico a Man of Action resolveu fazer uma sequência logo depois, porém ela resolveu apimentar as coisas e transformar Ben 10 em um desenho mais ambicioso, contando com uma trama mais madura e com um storytelling focado em arcos, ao invés do formato episódico de Ben 10 Clássico. Também queriam focar bastante nos personagens, humanizando um pouco mais cada um deles e desenvolvendo eles ao decorrer da trama. Pra pôr isso tudo em prática, eles chamaram o Dwayne McDuffie para a equipe, um cara bem foda que não só escreveu uns episódios de Liga da Justiça, como também criou o fodendo Super Choque(Ou Super Chique pros mais íntimos).

É uma receita de bolo muito boa, né? Mas aí que tá, eles seguiram ela bem?

Sim!(Ao menos no começo)

Essas duas primeiras temporadas de Alien Force foram muito boas, e realmente colocaram em prática tudo que foi proposto nessa receita aí, o Dwayne McDuffie e a sua equipe de roteiristas realmente botaram pra fuder.


Apesar de ter um orçamento mais baixo que Ben 10 Clássico, Alien Force é bem bonito. A animação não tá no mesmo nível que a do clássico, e as vezes AF é um tanto preguiçoso(algo visível na sequência de transformações). A trilha sonora também é um tanto inferior, aliens não tem mais temas únicos, e ela perdeu bastante da atmosfera "otherworldly" que a de Ben 10 Clássico tinha, mas eu acho ela legal ainda assim. Apesar da parte audiovisual ser menos ambiciosa, eu acho que ela combina com AF. Mas de qualquer modo, não vou falar muito desse departamento porque não tem muito o que comentar na real, é bem básico, e de qualquer forma o importante pra AF é o plot. Então, vou falar dele agora.

A história das duas primeiras temporadas de AF é a seguinte: Após 5 anos desde o fim de Ben 10 Clássico, Max inexplicavelmente acaba sumindo, algo que força Ben a colocar o Omnitrix de volta no pulso após o seu hiato. Junto dele temos a Gwen e o Kevin(que agora tá bonzinho), juntos eles investigam o sumiço do maluco até descobrirem que ele sumiu por saber demais sobre uma futura invasão alienígena, e então eles resolvem investigar isso.

A primeira temporada faz um bom trabalho estabelecendo o tom desse negócio, com um Ben bem mais maduro, agora tendo que arcar com uma responsabilidade do caralho. Claramente pondo em prática a lição que ele aprendeu n'O Segredo do Omnitrix. AF tem até um feel meio semelhante a Homem-Aranha, mas não chega a explorar tanto essas coisas quanto o mesmo. Uma coisa que a gente tem que ter em mente é que em Ben 10 Clássico o Ben tava simplesmente viajando por aí e batendo em uma porrada de nego random, tudo bem que ele de fato salvou a Terra umas vezes, mas convenhamos que é porque ele convenientemente tava esbarrando nessas coisas. Tinha um episódio onde o Ben e a turma convenientemente esbarram num caracol alienígena que ia sugar a vida da Terra e fuder ela em poucos dias. Se o Ben não tivesse achado isso por conveniência, a Terra teria ficado fudida sem aviso prévio.

Agora imagina o seguinte: E se o Ben não soubesse desse caracol? E se esse caracol fosse fuder o universo inteiro?

E é praticamente isso que vemos aqui em Alien Force.

Assim como aquele caracol, os Soberanos são uma ameaça silenciosa que ninguém percebeu(além do Vô Max), eles tinham se infiltrado anos antes dessa série começar, construindo bases secretas e usando os seus escravos, DNAliens pra fazer as operações em sigilo, lentamente transformando os humanos em DNAliens e construindo bases que são disfarçadas com campos holográficos. Tomando todo o tempo necessário pra conseguirem construir um portal capaz de transportar toda a armada Soberana pra Terra, e eventualmente pro universo, conquistando a galáxia inteira e exterminando todas as raças que conseguirem. É uma invasão secreta que o Ben teve sorte de descobrir, já que o Vô Max foi apagado por ser o único que sabia disso. Mas isso não é como o episódio do caracol, não é só o Ben fuder um bicho e acabou, ele tem que de fato investigar tudo isso e correr atrás, ele não pode sentar e esperar a chance de esbarrar com os Soberanos. E isso é algo bem interessante, o Max sempre esteve ali pra guiar as crianças, aconselhar elas, e explicar tudo que acontecia, mas agora ele sumiu. A única pessoa que sabia dessa invasão e tava ativamente tentando interceptar ela desapareceu completamente. O trio tem que carregar isso nas costas, já que os Encanadores não tem tempo pra ouvir um bando de muleques.

Tudo isso, é um contexto que força os personagens a amadurecer. E isso é algo muito bom de acompanhar, é bem legal ver o garoto arrogante e convencido que o Ben era agir de forma madura e responsável, admitindo erros e melhorando, buscando ser um bom líder que vai criar um time de confiança, e não perdendo tempo com futilidades(tipo ignorando os bullies da escola dele que no clássico ele fez questão de se vingar).

O tom ajuda pra cacete também, eu gosto bastante como a esmagadora maioria dos episódios se passam de noite, fazendo a ambientação ser um tanto mais sombria. Tem bastante dessa pegada mais creepy, contando com umas cenas mais assustadoras. E toda essa questão dos alienígenas já estarem integrados na sociedade, se disfarçando como humanos, capturando cada vez mais deles e convertendo eles em escravos é algo bem daora. Eu hoje em dia não fico assustado nem nada, mas quando eu era menor eu tinha um medo legítimo dessa coisa, então eu imagino que eles fizeram o papel deles muito bem.

A ação aqui melhorou bastante também, uma sacada bem interessante de Alien Force é que  grande maioria dos alienígenas tem os poderes combinados dos alienígenas do clássico, e as vezes tem habilidades novas. Exemplos: Fogo Fátuo(Chama+Cipó Selvagem), Eco Eco(Idem+Blitzwolfer) e Friagem(Fantasmático+Iguana Ártica).
Isso acaba deixando os aliens mais flexíveis pra combate num geral, deixando AF ser mais criativo com as cenas de ação, algo bem legal também é que o Omnitrix não descarrega dependendo do tempo, mas sim da energia, e isso também acaba deixando o Ben mais flexível, chegando inclusive a fazer trocas sucessivas durante uma mesma luta. O novo Omnitrix foi confirmado vir com uma espécie de chip que permite que o Ben já vire o alien de cara e saiba usar ele. Embora isso possa ser visto como um problema eu fico bem de boa com isso porque não é necessário ir introduzindo os aliens novos lentamente, a única coisa que muda é o quão flexível o Ben é usando cada transformação, eu acho isso uma boa considerando que economiza bastante tempo, tempo esse que permite a primeira luta usando tal transformação já ser bem dinâmica.

A magia da Gwen tá bem mais interessante também, ela agora tá podendo manipular energia que nem o Lanterna Verde, e isso acaba gerando uns usos criativos dessa habilidade. Outra coisa legal são os poderes do Kevin, já que agora ele absorve matéria ao invés de energia, os poderes dele são bem mais interessantes do que parecem, já que o Kevin quem que se virar com o material que estiver disponível no momento.

Agora, se tem um problema em relação a primeira temporada, é que ela é meio rushadinha. Não me refiro a temporada inteira mas sim ao começo dela, é algo evidenciado na relação do Kevin e da Gwen, a Gwen se apega surpreendentemente rápido ao Kevin, e o Kevin simplesmente aparece já gostando dela, e betando pra cacete pra cima dela. Eu entendo que eles queriam criar uma dinâmica entre o trio o mais rápido possível, mas eu imagino que isso foi forçar um pouco demais, apesar de demorar o Ben e o Kevin vão construindo uma relação bem foda, com o Kevin se tornando uma espécie de irmão mais velho. É algo muito foda e bem natural na real, já que de fato o Kevin não tem muito motivo pra odiar o Ben a essa altura já que ele não é mais um monstro. Mas essa coisa da Gwen e do Kevin foi tão abrupta que acaba incomodando um pouco, não é de todo o mal, mas parece que eles tavam querendo colocar um romance logo de início, o que não é tão urgente assim não, principalmente considerando a existência da Julie na vida do Ben.

Essas duas temporadas também fazem questão de deixar algo rolando com cada personagem. O Ben tá buscando ser um líder capaz de montar uma equipe de confiança que consiga parar essa invasão, em diversos episódios ele vai cometer erros, como não julgar muito bem a índole de alguém, e eu acho legal que ele aprende com esses erros. O Ben confiou cegamente no Michael Morningstar e por consequência colocou a vida de todos em risco, mas por causa disso o Ben acaba tendo uma postura mais alerta episódios depois, onde ele conhece o Simian, que na realidade era um traidor enviado pelos Soberanos, apesar do Ben ainda ser gentil com ele e estar disposto a ajudá-lo, o Ben ainda tem um plano pra caso ele tentasse algo. E eu acho legal que o Ben tá sendo bem mais simpático também, n'O Segredo do Omnitrix o Ben aprendeu a ser um herói de fato, deixando de ajudar os outros simplesmente pra se sentir um herói, e também passou a ser bem mais maduro e humilde, deixando a birrinha besta que ele tem com a Gwen de lado e tratando ela feito gente.

A embora o Kevin e a Gwen não tem tanto acontecendo com eles, eles funcionam mais em conjunto, já que os episódios desenvolvem um tanto a relação deles, embora o modo em que isso tenha começado de forma meio abrupta, é algo que eu gosto um tanto de acompanhar. É bem legal como o Kevin manja de tecnologia e tudo envolvendo a galáxia mas ele mal consegue sair com uma garota, vive citando inúmeras garotas que ele conheceu, os lances que ele teve, mas na realidade da pra ver que ele não entende de porra nenhuma, já que ele da uns conselhos errados pro Ben e ele mal consegue chamar a Gwen pra sair. É engraçado ver que a Gwen que toma as atitudes, porque ela não é só mais direta como também tem bem mais experiência com interações sociais legítimas do que o Kevin, que só conhece uma porrada de traficante.

Mas isso não quer dizer que eles não tenham seus próprios conflitos também. Além de ter que aguentar o fato do escudo dela quebrar em todo santo episódio, a Gwen também tem que lidar com a descoberta dela ser uma anodita, e em algumas ocasiões tem toda essa questão dela ser tentada a seder a humanidade dela em prol de poder divino. Mas o meu problema com isso daí é que não é lá muito recorrente, então a Gwen acaba não tendo muita coisa além da relação dela com o Kevin, e infelizmente ela acaba sendo a menos interessante do trio na minha opinião.

O Kevin tem uma baita vontade de se tornar encanador, assim como o seu falecido pai que ele considera um herói. É legal ver que o Kevin não é de todo mal, ele simplesmente tinha caído no caminho errado, sendo um rebelde cuzão e praticamente vivendo na rua. Embora ele não tenha um arco de redenção propriamente dito, isso daqui serve pra mim, o Kevin sempre teve o potencial pra se tornar um herói como o pai dele, e agora que ele tá do lado das pessoas certas ele vai lentamente indo cada vez mais pro caminho de herói, apesar de ainda ser meio malandro. É realmente muito satisfatório ver a alegria do Kevin quando o Magistrado Gilhil entrega o distintivo de encanador pra ele.

Até os episódios que muita gente poderia ver como desnecessários(tipo o episódio onde os pais do Ben descobrem que ele é um super herói) adicionam algo significativo, já que normalmente eles contam com ao menos uma descoberta relevante pro plot da invasão dos Soberanos, ou então desenvolvem um pouco mais os personagens. Até mesmo os episódios com as premissas mais bizarras tipo o episódio onde o Friagem fica grávido tem algum propósito, já que esse episódio acaba trabalhando a relação da Gwen e do Kevin, embora o centro das atenções seja esse fenômeno bizarro. Todo episódio tem ao menos alguma coisa que da um pay off satisfatório, seja ali na hora ou eventualmente.

Eu também gosto bastante dos side characters desse negócio, mesmo que alguns tenham aparecido poucas vezes. Quem caralhos não gosta do Paradoxo? Quem caralhos não gosta de pelo menos um dos filhos de encanadores? Quem não gosta de um dos vilões menores tipo o Albedo? Alguns personagens tipo Paradoxo e o Michael Morningstar são bem mais interessantes do que eles deveriam ser. Essa variedade acaba dando uma vida nova pra esse negócio, isso é o tipo de coisa que a gente não via muito em Ben 10 Clássico.

A Julie é a adição mais interessante na minha opinião. Ela é uma personagem bem legal em conjunto ao Ben e a turma, ela não tem poderes e nem nada do tipo, ela é uma pessoa qualquer. E a perspectiva mundana que ela da ajuda a contrastar com todo o resto, o Ben é um super herói foda e ela é uma jogadora de tênis. Mas eu acho legal que a Julie não é reduzida a um par romântico que simplesmente existe, ela quer ser a própria pessoa e quer ter a própria vida dela, ela da suporte ao Ben e vice versa, e isso é algo que eu acho bem interessante.

Ainda bem que a relação deles não vai ser ejetada completamente da franquia pro Ben namorar uma espiã fodona que trás 0 substância pro enredo e só serve pra ele ter uma namorada super heroína que luta ao lado dele porque sim, né?

NÉ????

Enfim, até os side characters que reaparecem são mais bem explorados aqui, de alguma forma ou de outra. Embora o Azmuth aqui tenha mudado pra um velho ranzinza ao invés de um maluco ignorante e puto com a vida igual ele era antes, ele aqui acabou sendo mais explorado. É legal ver que a razão dele ser considerado a mente mais brilhante a galáxia é por ele ser de fato um pensador, e não um gêniozinho qualquer.

E o Vô Max encarna completamente o Tio Ben aqui, tem bastante mais ênfase no impacto que ele causou na vida do Ben e da Gwen aqui, e como as lições mais mundanas e simplistas que ele deu foram o que moldaram as crianças nesses heróis que a gente vê. Ele de fato sabia muito de tecnologia alienígena e os caralhos, mas o mais importante foram os ensinamentos humildes dele, o Ben faz uma analogia sobre como ele aprendeu a andar de bicicleta com o Vô Max e usa isso pra inspirar a turma a lutar contra a invasão, alegando que agora eles estão sem rodinhas. Isso daí elevou o Max pra um outro patamar. Até mesmo depois deles descobrirem que ele tá vivo, ele ainda fica ocupado cuidando das suas próprias coisas, e o impacto que o sumiço dele causou não é simplesmente descartado.

E eu realmente gosto dos Soberanos como vilões, eles não são tipo o Vilgax que querem pegar o Omnitrix ou dominar a galáxia. Eles simplesmente tem uma crença bem estúpida de que eles são uma raça pura e superior as outras, que segundo eles são ralé. Porém essa obsessão com pureza acabou comprometendo a reprodução deles e por consequência a última leva de Soberanos estão ésteres. Eles simplesmente tão revoltados com a própria extinção iminente deles então eles resolveram levar a maior quantidade de espécies possíveis a extinção junto com eles, "purificando" a galáxia pra morrerem orgulhosamente. É bem legal ver como Alien Force utiliza do worldbuilding foda de Ben 10 pra trabalhar nesse tipo de coisa de forma sutil. E felizmente, essa não vai ser a última vez que Ben 10 vai explorar esse tipo de coisa. Eu gosto bastante dp episódio onde o Ben fica preso num planeta fudido com um Soberano(Reiny), eles são forçados a trabalhar juntos e acabam descobrindo um pouco mais sobre si mesmos, o Reiny aprende a ver valor na vida de outras espécies e o Ben aprende que apesar de tudo, os Soberanos podem mudar pra melhor. É bem legal quando o Reiny perde o braço e o Ben acaba criando um novo pra ele usando as vinhas do Fogo Fátuo, o Reiny é obrigado a aceitar isso e por consequência ele vê que a tão temida impureza não é tão ruim quanto ele imaginava, e episódios depois, quando ele reaparece, ele abraça ela completamente e ajuda a pôr um fim na invasão dos Soberanos, liderando eles pra uma nova era de paz.

Os episódios finais são bem fodas, e tudo que foi estabelecido antes se mostra relevante ali, os aliados que eles fizeram, as lições que eles aprenderam, as informações que eles coletaram... E no fim tudo acaba sendo resolvido de forma pacificamente, o Ben põe em prática tudo que ele aprendeu nesses episódios e depois que descobre da situação dos Soberanos ele faz algo a respeito. Eu acho muito foda como o Ben tem o controle mestre do Omnitrix, mas ao invés dele simplesmente usar o bagulho como uma arma e varrer o chão com os Soberanos, ele usa o relógio da maneira que ele deveria ser usado, ele recombina o DNA de todos os Soberanos na galáxia, miscigenando eles e os salvando da extinção. Ele não usa o Omnitrix como uma arma, mas sim como a ferramenta suprema pra conectar as espécies do universo e encerrar o conflito.

É bem seguro você dizer que esse foi o auge de Ben 10, apesar dos seus defeitos é bem gritante que AF sem dúvida alguma era algo a mais, com praticamente todo episódio sendo relevante e adicionando alguma coisa pro plot, pela primeira vez, Ben 10 tava legitimamente tentando ter um plot foda e consistente. Com personagens mais bem trabalhados, um tom mais legal, e uma narrativa bem mais complexa. Obviamente não é algo surrealmente incrível, mas devemos admitir que é muito foda.

"Porra! Então Alien Force é bem foda mesmo, é realmente difícil imaginar algo assim não agradando alguém"

Sim, mas existe um demográfico que não gostou muito disso: O público infantil.

Apesar dos esforços e da mabeira que tudo foi aplicado muito bem, a audiência de Alien Force acabou caindo um tanto, e sendo um tanto inferior a de Ben 10 Clássico.

A Cartoon Network assumiu que isso é porque AF era muito sério e não era divertido o suficiente pras crianças, além de que o storytelling focado em arcos era algo prejudicial, já que as crianças poderiam perder o interesse ao longo do tempo, e que o formato ideial seria o episódico já que a criança pode sentar e assistir uma historinha de 1 episódio, sem ter que se preocupar com a ordem ou qualquer outra coisa.

E então... das profundezas do inferno, a existência bastarda conhecida como a terceira temporada de Alien Force surgiu.

(Minha nossa como eu queria socar essa cara)

A terceira temporada de AF começa com o especial de duas partes envolvendo o retorno do Vilgax.

E sinceramente, esses dois episódios fazem um trabalho em fenomenal em nos apresentar como AF vai ser daqui em diante.

O Kevin e a Gwen foram nerfados pra caralho, eles começam o episódio apanhando pra um vilão secundário estúpido chamado Serpente, ele é literalmente só uma cobra humanóide com uns atributos físicos melhorados, mas ainda assim a Gwen e o Kevin não conseguem derrotar esse maluco de jeito algum, a Gwen é forte pra cacete mesmo sem usar a forma anodita e o Kevin também é perfeitamente capaz de meter a porrada num vilãozinho de quinta categoria como esse. E enquanto eles tão a mais de uma hora tentando peitar esse maluco o Ben tá vadiando no quarto dele, dando grito de fangirl por causa de filme novo dos lutadores de Sumô e ignorando o pedido de ajuda que o Kevin e a Gwen deram a uma hora atrás.

E depois que o Ben finalmente chega ele vira o Bala de Canhão e derrota o cara em dois segundos, e o Kevin e a Gwen ficam putinhos alegando que eles poderiam morrer se o Ben não tivesse chegado(que dramático). E o Ben simplesmente diz que é impossível eles ficarem putos com ele porque ele é adorável e ninguém resiste ao rostinho lindo dele, enquanto ele se gaba dizendo que salvou o universo inteiro e foda-se.

Basicamente, o Kevin e a Gwen foram nerfados pro Ben poder roubar o holofote como todo bom protagonista. E o fato dele ter salvado o universo subiu a cabeça dele transformando ele num babaca egocêntrico que consegue ser mil vezes PIOR que a sua contraparte de 10 anos.

O Vilgax invade e bla bla, desafia o Ben e ele e o Kevin tem a ideia brilhante de hackear o Omnitrix.

Isso acaba fudendo o relógio, fazendo ele funcionar errado igual em Ben 10 Clássico e fazendo os aliens fugirem pra poder enrolar a ponto dessa história render 2 episódios. E também faz o Kevin mutar de novo, só que dessa vez ele não tá insano.

Apesar disso ser uma regressão absurda, eu consigo entender o que o Dwayne McDuffie queria fazer com esse episódio. Ele queria gerar uma base pra um novo arco de personagem, se você comparar esse especial de dois episódios junto com o especial de 2 episódios que concluem Alien Force você percebe isso. O Ben no começo da terceira temporada tá no ponto A, todo cheio de ego, e confiante em hackear o Omnitrix, alegando que entende como o relógio funciona. E no final dessa mesma temporada ele tá no ponto C, onde ele tá um tanto mais humilde e tá todo manjão do Omnitrix, decorando todos os códigos do negócio, incluindo o de auto destruição, tudo isso pra fazer uma estratégia foda pra peitar o Vilgax.

"E cadê o ponto B?"

Então, o ponto B não existe.

É sério, vai de 8 a 80, do A pro C, sem mais nem menos. Essa temporada não desenvolve NADA do começo ao fim. "Por que?" Você me pergunta. A resposta é simples: Ela é episódica e foda se.

A premissa da gigantesca maioria desses episódios são simplesmente histórias isoladas que não levam a lugar algum. Tem um episódio onde um prefeito tá capturando alienígenas e alimentando eles com pipoca porque assim eles cagam ouro(sim). Tem um episódio onde o Ben é chamado pra acabar com a guerra em um planeta e ele simplesmente age de forma irresponsável pra caralho(como se ele não tivesse ideia alguma de como guerras funcionam) pro roteiro tomar o rumo necessário. Tem um episódio onde tem uns bichos fazendo merda no subterrâneo e o Ben vai checar, e por aí vai. Todos esses episódios contam com o Ben não aprendendo porra nenhuma e sendo o mesmo cuzão de sempre.

E quando essa temporada quer desenvolver algo ela faz da forma mais besta possível, o Kevin tá todo fudid e inseguro por parecer um monstro, mas ele tá sendo estúpido pra cacete, simplesmente ignorando o apoio que a Gwen tá dando pra ele nessa situação e forçando que ela não quer namorar ele por ele ser um monstro. Não, o Kevin não tá agindo assim porque é natural, mas sim pra forçar um draminha. De fato o Kevin é bem ressentido por virar um monstro mas ele afastava as pessoas antigamente por não saber cooperar com isso, e também porque quando ele absorvia DNA ele ficava insano. O Kevin tá perfeitamente sã, não tem razão pra ele ignorar o apoio da Gwen e foda se, e nem é como se isso afetasse ele fudidamente já que na maior parte dos episódios ele não da uma foda pra isso, ele simplesmente começa a se doer quando isso é necessário pra gerar um drama. O Kevin trai a Gwen com uma pessoa que mal conheceu achando que ela legitimamente apoia e aceita ele do jeito que é, sendo que o próprio Kevin insiste em ficar disfarçado de humano na frente de todo mundo e a Gwen aceita isso, mas quando ele não tá disfarçado ela taca o foda se e trata ele de forma igual.

O Ben, como eu já disse antes, tá mil vezes pior que a encarnação de 10 anos dele, ele é irritante pra caralho, ele legitimamente me irrita, me incomoda. Em alguns momentos eu chego a me questionar se ele sequer é uma pessoa boa. Tem um episódio onde o Kevin se afasta dele e da Gwen por causa do complexo dele, e a Gwen diz que o Ben tá sendo insensível ao ignorar isso, e o Ben diz: "Pelo menos ele não tem hora pra poder virar herói, ele tem todos os poderes dele a hora que quiser. O Omnitrix mal funciona e vive me transformando no ET errado. O Kevin devia parar de reclamar sobre o quanto a vida dele é "difícil"."

Você acha que o Ben recebeu alguma punição por falar algo assim? Que ele se arrependeu e voltou atrás? Que ele buscou entender melhor o Kevin depois?

NÃO.

As pessoas vivem forçando que o Ben de Omniverse é insuportável, mas o Ben dessa temporada de AF é simplesmente algo a mais, eu realmente não consigo expressar o quanto eu odeio esse maluco.

Mas pelo menos ainda existem uns episódios interessantes aqui. Eu gosto do episódio onde o Kevin se vinga do maluco que matou o pai dele, assim como eu gosto do episódio onde a Gwen volta no tempo pra tentar impedir a mutação do Kevin. Ou o episódio onde um Soberano desavisado continua lutando a guerra que já acabou. Ou então o episódio onde tentam decepar a mão do Ben pra pegar o Omnitrix. Mas episódios assim são extremamente raros, a maioria é bem no estilo do ep dos aliens que cagam ouro.

E o final dessa temporada é absurdo. Tipo, eu não acho ele ruim, ele é bem legal e tem várias coisas legais nele. Mas tem todo um draminha porque o Ben tá sem o Omnitrix, e aí ele fica com uma baita duma crise existencial lá, alegando que eles não tem chance alguma contra o Vilgax e o Albedo. Sério, tá de noite, tá chovendo, tá tendo umas trovoadas e o Ben fica sentado igual o Peter naquele poster de Homem-Aranha 3. Eu infelizmente só consegui rir disso tudo aí, considerando o quão cuzão o Ben foi ao longo disso tudo eu tava rindo pra caralho dessa dramatização toda... E no fim o Ben faz aquilo que eu falei, vai do ponto A pro C num instante e começa a meter os códigos foda pra barganhar o Omnitrix com o Vilgax. Apesar disso ele falha e acaba tendo que pegar o Superomnitrix do Albedo, e aí ele simplesmente usa o Fogo Fátuo Supremo pra humilhar o Vilgax, que mesmo na sua forma verdadeira que é um polvão foda ainda é massacrado pelo Ben.

E você quer saber a pior parte disso tudo? Essa terceira temporada introduziu problemas que nunca deixaram a franquia, e foram junto com ela até a cova. O Ben por exemplo, ficou melhor do que isso mas ele continua sendo um babaca egocêntrico. Ele pode se desenvolver e sair disso, mas não importa oque, ele SEMPRE vai voltar a ser isso.

A terceira temporada de Alien Force é a maior prova de que, infelizmente, a audiência não merecia Ben 10.

"Mas e então... e quanto a Ultimate Alien e Omniverse? Eles conseguiram ao menos remediar esses problemas? Ou contornar eles?"

Bem, isso aí a gente descobre depois. Eu sou o Otenko, e eu vou ouvir OST de Persona 2 agor--

"Ei ei ei, calma aí seu corno. É só isso que você tem a dizer quanto a terceira temporada?"

Sim.

A terceira temporada de Alien Force equivale as duas primeiras combinadas em relação a quantidade de episódios mas apesar disso ela não tem conteúdo algum. A gigantesca maioria dos episódios são insignificantes e não adicionam em nada, na verdade, eles só contribuem pra me fazer odiar o Ben. Realmente não tem muito o que dizer dessa temporada, eu não vou ficar comentando os episódios em detalhes porque nem vale a pena, até mesmo os episódios raros que eu citei ali não tem muito o que dissecar, eu acho a premissa deles bem melhor, mas fica nisso. Comparada as duas primeiras, a terceira temporada tem tão pouco conteúdo quanto aparenta. A abundância de coisas envolvendo o plot das duas promeiras temporadas que eu citei foram ditas porque realmente tem um conteúdo pra desempacar ali, e aqui não tem muito. Se você consegue de divertir com ela eu fico bem feliz por ti, porque sinceramente, eu não.

Enfim, eu sou o Otenko, e agora eu vou de vez, foda-se.





2 comentários:

  1. A parte sobre a produção tá bem errada, a Man of Action nem tem envolvimento com os desenhos fora o clássico e o reboot
    Mas fora isso, bom texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui saber disso um tempo depois de fazer a review. E valeu, sempre bom saber que tem gente que lê esses textos e acaba gostando

      Excluir