terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Dwayne e Ben 10



Minha paixão por Ben 10 não é segredo, ao menos, para todos que me conhecem. Comecei a gostar quando meu pai estava na barriga e continuo amando mesmo depois de todos estes anos. É uma franquia de qualidade bastante inconsistente (algo distante de alcançar o nível de vários outros desenhos de ação) e feita intrinsecamente para vender brinquedo. Ou seja, é uma série que eu considero muito imperfeita. Qualquer "era" de Ben 10 tem seus momentos de triunfo e arcos medíocres. É só uma pena que a segunda coisa seja bem mais frequente do que deveria.

Ou seja, eu não estou aqui para falar que Alien Force (AF) e Ultimate Alien (UA) são partes horrorosas com pouquíssimos pontos de redenção e que nenhum ser humano com cérebro deveria gostar delas. Eu tenho um grande carinho pelas duas. Guardo inúmeras memórias boas de infância e dos dias que usei para assistir novamente no ano passado com minha namorada. As duas primeiras temporadas de AF em específico são ótimos exemplos de escrita de personagem (e só intensificaram meu respeito pelo Dwayne) e não consigo sentir nada além de decepção com as temporadas posteriores antes da chegada de Omniverse. Não ódio (como a briguinha entre "UAF" e "OV" costuma ser no fandom), mas tristeza ao observar o caminho que a franquia tentou tomar com a chegada do lendário Dwayne Mc Duffie. 

Bom, agora que já foi totalmente estabelecido que é só um desabafo bobo de um fã que gosta de absolutamente todas as séries, estou ansioso para ver o Albedo apontando uma arma na minha cabeça e dizendo que passei de três linhas. 

O Mito, A Lenda

Eu duvido que exista um ser humano na face da terra que não reconheça a genialidade de Dwayne como escritor. De uma forma bem resumida, ele foi responsável por diversos dos melhores episódios de Justice League Unlimited, escreveu bons gibis e criou o desenho que fez parte do ritual sagrado do almoço de muita gente: Super Choque. Em outras palavras, era alguém com um toque de midas natural. Qualquer obra em suas mãos estava destinada a ser de extrema qualidade. 

Então no dia que anunciaram que Dwayne Mc Duffie seria o responsável na direção da sequência de Ben 10, você deve imaginar que eu fiquei muito animado, correto? Bom, na verdade não. Eu era jovem e burro, provavelmente estava comendo terra quando rolou este anúncio, mas lhe garanto com total certeza que cagaria nas calças se me contassem.

Uma das características mais predominantes de sua escrita é sua forma de caracterizar os personagens; normalmente são incrivelmente humanos e isto fica completamente explícito nas duas primeiras temporadas de AF. Os personagens possuem várias camadas e dificilmente agem de forma caricata. Consequentemente, o foco dos primeiro episódios se tornou algo mais puxado para o lado pessoal dos personagens. Dwayne não hesitava em colocar poucas lutas em prol de uma narrativa mais coesa. Nem sempre foi a melhor decisão (tanto que o ritmo pode ser um pouco complicado às vezes), mas sem dúvida era com boas intenções. Era seu jeito de escrever, afinal.

Um conflito entre o autor e a obra

E talvez tenha sido o "toque Dwayne" que distorceu a imagem da franquia por duas séries inteiras. Antes que você fique irritado e confuso (já que eu o estive elogiando por um bom tempo), permita-me deixar uma coisa bem clara; não houve nada de errado em trazer um lado mais humano e emocional para a franquia. Acredito que a série original demonstrou que era um conceito bem-vindo e possível em episódios como Ben 10,000 com sua excelente interpretação de um herói que deixou sua humanidade ou qualquer outro que o Ben mostrava um pingo de afeto para sua prima. Com toda certeza Alien Force e Ultimate Alien seriam as obras de ficção mais tecnologicamente avançadas se houvesse um equilíbrio entre o que cativou muitas pessoas a gostarem da série original com a qualidade da caracterização do Dwayne. Só que infelizmente não foi o que ocorreu. Os elementos e partes da história que voltam na sequência são tão poucos que você questiona se alguém da equipe sequer assistiu a parte anterior. Ou pior: a impressão que fica é que Dwayne simplesmente não tinha tanto carinho por Ben 10 quanto a Man of Action possuía. 

O Problema Evidente

Se me colocassem para dirigir uma sequência de Undertale ela obviamente seria uma porcaria, porque eu não possuo afeto algum com a obra. Simples assim. Minha preferência em mídias de entretimento é tão dissonante com as peculiaridades da obra que o produto sairia irreconhecível para quem gostava das piadas com quebra de quarta parede e personagens excêntricos do primeiro jogo.

Acho que você entendeu aonde quero chegar: Alien Force não é uma carta de amor para os fãs da série original. A mudança que vemos dos personagens, apesar de natural e esperada se analisarmos o contexto da história, não se trata de um desenvolvimento, mas de um famigerado "Time Skip"

Não acho que seja necessário mostrar em tela cada santo evento que mudaria um personagem. Inclusive, eu até defendo que o Ben se tornar responsável já estava sendo construído desde os primeiros episódios da franquia. E sobre ficar menos comediante? Completamente compreensível considerando o sumiço do seu avô. O problema, no entanto, é que ele não foi o único a ter um desenvolvimento atrás da telinha. 


O novo Kevin é provavelmente uma das melhores adições do Dwayne. Sem ele eu com certeza morreria de tédio nos ocasionais episódios torturantes e os frequentes arcos medíocres de UA. Porém, ele era um personagem insano e bruto. Uma mudança drástica se comparada com a imagem do delinquente de bom coração que temos agora. Já pensou quão impactante seria se víssemos seu passado e mudança antes de sua introdução? Além de você ter mais motivos para se simpatizar com ele, as cenas de desconfiança entre a equipe e ele seriam muito melhores (principalmente porque vimos de antemão sua trajetória), mas ao invés disto, só recebemos explicações sobre seu paradeiro no clássico (que convenhamos, era essencial, afinal, ele...estava no espaço) na segunda temporada de Ultimate Alien. Chuto que deve ser uns 50 episódios após sua introdução. 

A Gwen decidiu voltar a praticar magia, porém decidiram tirar da bunda que ela é uma Anodita só para fazer o que vimos na série original ser menos impressionante, pois tudo teria sido feito graças aos genes abençoados da menina ao invés de dedicação e esforço. E o pior é o que me deixa mais triste com esta mudança é o fato de ter sido bem desnecessária. A Verdana (vó) literalmente só aparece pra revelar que o Vô Max pulou a cerca e o lance da Gwen ser uma Anodita foi pra encher linguiça.

E olha que estou falando apenas dos três protagonistas. Quando outros personagens "velha-guarda" voltavam, como o Vilgax, normalmente voltavam totalmente diferentes (e no caso do Polvo Verde, infelizmente foi pra pior). 

Mas quer saber? Eu perdoo! Pode não ser o mesmo Ben 10 que eu gostava, mas ao menos, eu considero as duas primeiras temporadas são sólidas mesmo com alguns pontos baixos aqui e acolá. Porém...

Quando UAF tentou ser Ben 10

Sinto que é meio injusto falar mal da terceira temporada de Alien Force quando ela sofreu de inúmeras exigências da Cartoon Network, mas ao mesmo tempo, vários de seus problemas são frutos de uma direção que não conseguia entender o apelo da série original. O Vô Max já voltou a ativa, não tinha tanto motivos para continuar com o Ben que só faz uma piada ocasional, tanto que um dos pedidos da Cartoon foi justamente "tragam o garoto de dez anos de volta na série". E assim fizeram, porém vinte bilhões de vezes pior. Não ficaria surpreso se revelassem que alguns escritores apenas deram uma olhada superficial nos episódios antigos e falaram: "É isso. A garotada gostava do Ben, porque ele era irritante!"

O portador do Omnitrix se tornou tão irresponsável que é uma pena que o Servantis não apareceu em Alien Force para espancar o coitado. Ninguém gostava de ver o Ben aprendendo algo que já havia aprendido no episódio anterior, mas aparentemente é um elemento tão crucial no personagem que isto acabou amaldiçoando até as outras séries. 

Alien Force e Ultimate Alien quando tentam ser mais Ben 10 é simplesmente insuportável. O world building e os conceitos não eram tão experimentais ou divertidos como antes. Não sou muito fã do conceito de "Monstro da Semana", mas sempre senti que a série original fazia um trabalho legal, principalmente pelo fato que a identidade visual não costumava se apoiar sempre em "NOITE, BELLWOOD".  

Poxa, eu consigo citar vários episódios do clássico e consigo dizer um número razoável de coisas interessantes sobre, já a estrutura episódica e não episódica (é complicado..) de terceira temporada de AF e o resto UA? No máximo eu posso lhe dizer quais episódios o Ben fez uma coisa ainda pior e mais irresponsável que o anterior. As lutas normalmente se estendem demais e o que aprendemos sobre o mundo é muito pouco. E o tanto de talaricagem devia ser crime, viu?  

[Só um pequeno disclaimer aqui: De modo algum estou tentando dizer que não existiram episódios legais e únicos após o término da segunda temporada. Infelizmente é muito inconsistente].

E para piorar, o Ben também se torna um extremo imbecil "do nada" na terceira temporada. Esta é a magia de pular desenvolvimento através do timeskip.

Momento fiquei com preguiça 


Meu intuito era fazer a reclamação mais completa possível sobre as coisas que me incomodam com o caminho que a franquia optou com o Dwayne no comando. Detesto o traço genérico de Alien Force e Ultimate Alien (e não suporto ver gente com 0 conhecimento em arte falar mal dos traços do Omniverse), não gosto como o pessoal cria uma narrativa que Ben 10, o desenho feito para vender brinquedo, era pra continuar maduro quando sei lá, 2 terços de UAF é repleto de episódios....bem idiotas sendo sinceros. Até o arco do Kevin Supremo (que eu amo) começa com um Ben bem pateta decidindo ativar o modo psicopata no mesmo instante que o valentão resolveu acabar com o Agreggor

Mas mesmo apesar de todas estas reclamações, eu já não consigo imaginar a franquia sem meus personagens favoritos da franquia (Kevin e Paradoxo), episódios como "Alone Forever" e dos novos aliens que foram introduzidos. Por outro lado, não duvido que o mundo já teria carros voadores se colocassem desde o início um fã da franquia (como o Derrick) para dirigir a sequência da série original e convidassem o Dwayne para episódios aleatórios. Não que eu ache todas as decisões do Derrick as melhores, o timing do humor dele costuma estragar bastante várias cenas (coisas que Dwayne sempre teve cautela).

Termino a postagem pedindo que leiam todas as análises do Otenko que além de serem bem melhores, ele abordou sobre alguns problemas que resolvi comentar de uma maneira breve (para não ficar muito repeteco). E que por sinal, são bem mais completas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário