quinta-feira, 19 de março de 2020

O Sonho foi lançado: Shenmue

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A franquia com potencial mais mal aproveitado pela SEGA, yep. Shenmue é muito bom, bixo pqp.
Depois de 300 anos do lançamento criei coragem de jogar e vou resumir as impressões que esse jogo me passa. Joguei o port de PS4 e VOU ENTRAR EM TERRITÓRIO SPOILER, TEJE AVISADO!

Logo de cara tu percebe que esse jogo é story-driven pq tu tem que passar por 5 cutscenes até o jogo de fato começar. Basicamente um chinês muito bolado chamado Lan-Di matou o pai do protagonista usando kung-fu avançado ou sei lá, pq ele levou uns artefato poderoso e aparentemente matou um tio chamado Zhao. Os tal artefato são o Dragon's Mirror e o Phoenix Mirror, os chineses forjaram isso com a mesma mentalidade da GameFreak e tu precisa das duas versões do espelho (que mais parece um prato) pra ter apenas parte dos Pokemon favorito conseguir poder absoluto e se tornar invencível, yada yada yada, o Ryo Hazuki obviamente n curtiu muito o pai dele ser assassinado e quer sentar a porrada no Lan-Di, e o jogo inteiro foca nessa busca.

E como tu consegue informações sobre o paradeiro do corno que matou seu pai? Perguntando pra todo ser vivo do Japão, obviamente. Não, sério, tu nunca sabe pra onde tu tem que ir, ae tu pergunta pra alguém que ouviu dizer do sobrinho da amiga da filha que viu alguém ouvir o paradeiro de alguém relacionado com uma gangue que pode ou não ter laços com o Lan-Di, e pra saber se é verídico tu tem que perguntar pra todo mundo envolvido e se pá mais gente. É um estilo de jogo interessante mas acaba não sendo um estilo pra qualquer um pegar e jogar. É recompensador tho, vc descobre sobre a vida das pessoas em Yokosuka, e algumas lembranças do Ryo também, e com o tempo acaba se apegando aos personagens e a busca por Lan-Di. Essas seções que vc anda procurando informação são as partes mais predominantes no jogo, exceção sendo o plot em si. O Ryo é meio Tank-y nos controles mas tu acostuma com o tempo, não é tão ruim assim pra proposta do jogo.

Casualmente o jogo te taca uns quick-time event e umas luta de 5 contra 1 que são moderadamente desafiadoras e depois tu volta a procurar agulha em palheiro. Um exemplo de jogo que se controla similar, é famoso e tá vivo até hoje é Yakuza, é meio que uma evolução da formula que Shenmue criou, só que com mais ação aparentemente. I wouldn't know, n joguei muito Yakuza além de uma demo do 6.

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Esse jogo usa e abusa de fanservice da SEGA e eu adoro, de verdade.

Também tem muita coisa que tu pode fazer no hub, como coletar gashapons de várias franquias da SEGA, jogar mais jogos da SEGA em Arcades e alguns outros tipo boxe e dardos, beber refrigerante de uma máquina, interagir com o pessoal como citado antes e em alguns casos especificos, aprender novos movimentos de luta. O resto das coisas não fazem muito a não ser comer tempo mas relaxa, já vou chegar lá.

Depois de algum tempo o Ryo descobre um tiozinho chamado Chen, um velho simpático que manja dos kung-fu, que aparentemente vende e conhece antiguidades, e por algum motivo tem umas treta com a gangue que atormenta o armazém, os Mad Angels, e o filho dele, Gui Zhang, um lek mt puto que ta sempre de terno, através de uma carta enviada pra ajudar o pai dele. A carta chegou meio tarde mas de boa. Chen pede pra tu voltar pra sua casa pra buscar o Phoenix Mirror pq o burro do Lan-Di só levou o do Dragão. Tu faz isso e ele fala que foi forjado lá em Hong Kong e que o Lan-Di pode estar lá, então tu compra uma passagem pra Hong Kong e um skinhead envolvido com os Mad Angels que tem tesão no Lan-Di e na máfia chinesa, come a sua passagem e te dá uma surra. Tu fica obviamente muito bolado e decide trampar num armazém com uma empilhadeira pq a gangue toca o terror por ali e tu quer encher eles tudo de porrada pra ganhar informação.

Em algum momento nisso tudo tu acaba trombando com um dos poucos problemas do jogo, que fizeram ele envelhecer igual leite: o Sistema de Horário. Tu tem que esperar a hora in-game passar pra ativar eventos que progridem o plot, e não tem time-skip. Tu LITERALMENTE ESPERA. A missão atual ocorreu as 9 da manhã e o cara que tu pegou na porrada agora pediu pra tu passar de novo amanhã as 5 da tarde pra ele te levar no lugar certo (Spoiler, sempre é uma armadilha) e tu precisa passar o tempo, seja gastando com gashapons e arcades como citado antes, ou encarando uma parede na sua casa.

Outro problema desse jogo é a dublagem. Não é nem que as vozes não combinam, mas a direção do acting é nojenta, especificamente em alguns personagens tipo o Tom, o mano que vende hot-dog. Eu evitei conversar com ele apesar de ele ser um dos melhores amigos do Ryo pq toda vez que ele fala meu cérebro morre um pouco. Fora alguns voice clips que são reusados 300 vezes pros personagens que não tão afim de conversar com tu.

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Dobuita, a cidade que tu gasta 80% do jogo caminhando.

Eventualmente tu aprende golpes novos e começa a ser recompensado por gastar tempo e yen, com loterias que te garantem mais gachapons e até discos de Saturn pra tu jogar na casa do Ryo. Sim, Ryo tinha um Saturn. Já mencionei que o jogo se passa em '86? Nada de errado com um japa ter um Saturn em '86.

Depois de trabalhar 5 dias no armazém (Sim, vc controla essas partes, levando caixa atras de caixa pros depósitos, batendo as metas de caixa a grana aumenta. Essas parte são legais no começo mas com o tempo enjoa) e tretar com membros da gangue nos 5 dias, a aparentemente namorada do Ryo, Nozomi, é sequestrada pelo líder da gangue, Terry, e tu tem que ir atras dele as 3 da manhã de moto. Essa seção é meio chatinha mas ela é curta, tu controla a moto mais escorregadia do mundo aqui.
Tu chega lá, bate nos mano, salva a Nozomi e faz um trato com o Terry: Tu quebra o Gui Zhang na porrada e ele deixa ela em paz e ainda te leva pra Hong Kong. Obviamente era pegadinha pô kkk pegadinha e ele faz isso pra se livrar dos 2 de uma vez, já que os 2 causavam problemas pra gangue dele.

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Cool dudes always rides a bike.

Depois da luta contra o Zhang vcs se unem pra quebrar a gangue inteira na porrada, 70 manos sem zoa. Tu deita o Terry na porrada, o Zhang e o Chen arranja um barco pra tu ir pra Hong-Kong, tu deita o skinhead na porrada e ele morre caindo no mar e o jogo acaba numa cena mó triste com o Ryo se despedindo de geral que tu se apegou até então, quase chorei mas lembrei que tem o 2 pra jogar então tá de boa. Foi uma experiência do caralho que não me arrependo de investir tempo, apesar de não ter envelhecido tão bem.

Tomara que fique ainda melhor e mais próximo da qualidade dos Yakuza com o Shenmue III, que gerou interesse e uma boa grana no Kickstarter pra manter essa franquia que sempre foi groundbreaking com esse status, né?

...Né...?

Me is Skyrunner, i'll be back soon.

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