domingo, 19 de março de 2017

Os meta-plebs

E aí, leitores assíduos da BPG(lê-se: ninguém), como vão? Tudo beleza?

Como todos nós sabemos, nenhuma comunidade é perfeita, todas têm uma faísca que pode gerar desigualdade ou preconceito etc bla bla bla, a comunidade gamer não é uma exceção, ela é fudidamente segregada entre grupinhos que se odeiam. Hoje vamos falar de um grupinho que odeia os supostos shittastes ou plebs, mas por causa dessa aversão, acabam sendo quase tão ruins quanto os mesmos.

To falando daquele tipo que se acha o entendedor FODA de game design, que diz que o que importa é o gameplay, grafico e trilha sonora boas é apenas uma extra, uma bonificação que não tem impacto nna experiencia, e quem não gosta de um jogo por causa do trabalho feito nos assuntos "esteticos" é babaquinha.

Estou falando dos...

...META-PLEBS

"Tá cavera, que porra é um meta-pleb?"

O objetivo do post e conceituar e falar um pouco sobre esse termo que eu inventei(não copie(TM)). Eu fiz um resumão do perfil geral de um ali em cima mas calma, vamos entrar nesse assunto em detalhes & em topicos.

O que é um meta-pleb?

Basicamente um gamer meta-pleb é quem ao julgar a qualidade de um jogo despreza ou ignora polimentos nos jogos e valorizam só a parte "mecânica" dos jogos, se importam demais com as ideias, e pouco com a apresentação das mesmas. é o tipo que supostamente não liga pra história, gráfico, trilha sonora, animação, efeitos, pequenas decisões de design e toda a parte "estética" num geral.

Muitas vezes na verdade têm seus jogos/séries de jogos favoritos baseados justamente na parte estética mas não percebem, game designers de excelência sabem mexer muito bem com o inconsciente.

Por que eles existem?

Duas razões: Síndrome de Snowflake e  a permanência de paradigmas do tempo da idade da pedra em relação a video-games.

Muitos acham que tendo um gosto "refinado" vão ser especiais e melhores que os outros com os quais têm birra, que são os extremos opostos á eles, jogadores (normalmente casuais) que se importam demais com a apresentação das idéias, e ligam pouco para as idéias em si.

O problema é que essa "refinagem" de gosto é bem questionavel, enquanto eles acham que os plebs comuns tem o senso critico meio "cego", eles simplesmente "cegam" o extremo oposto de seus proprios sensos criticos pra ter esse gosto supostamente refinado. Ás vezes "cegam" até mesmo a parte que eles gostam de considerar como mais importante: a mecanica, ao passo que poem mais "visão" na parte estética de volta, só pelo bem de ir contra o que for mainstream.

Outros herdaram de forma inconsciente o pensamento de jogadores antigos, da época em que jogos eram 2d pixelados que rodavam no fliper ou numa tv tubão, a mesma época em que os jogos em termos comparativos eram inferiores em todos os aspectos em relação às outras mídias.

No caso, como uma experiencia de audio e/ou visão poderia ser facilmente realmente, o que importava era o gameplay, já que era a experiencia que até hoje nenhuma outra mídia é capaz de oferecer.

Mas mesmo na época gameplay era tudo, Castlevania era muito popular pela sua tematica, graficos e trilha sonora, por exemplo (o gameplay também era bem sólido pra epoca tho)

Exemplos comuns de casos de meta-plebice:

"Aff, God of Was jogo lixo combate raso só tem gráfico."

"The Last of Us só tem história pq de resto..."

"FFXV só tem beleza mesmo, pois o jogo em si é mediocre."

">Gostar de joguinho-filme"

">Usar trilha sonora como argumento que contribui pra qualidade do jogo"

">Ligar pra incongruencias relacionadas a character design"

"Joga jogo tal já sei que não é gamer rsrsrs"

">Novels"

E por aí vai.

"Eieieieieieiei, peraí cavera, então eu não posso não gostar desses jogos que eu sou um meta-pleb, é isso?"

Não po, eu mesmo já não gosto muito desses jogos-filme, pra mim jogos nunca vão ser tão bons em ser filmes quanto os próprios filmes, mas injustiçar todo o valor do jogo sem ter nem mesmo jogado também é demais.

Você pode odiar esses mesmos jogos daí da lista, e até pelas mesmas razões, eu não vou estar nem aí, desde que não faça só porque tem uma birrinha com tudo que é/a fanbase de tudo que é mainstream.

Also, eles adora usar o termo "o jogo em si", BOI.

Quais os problemas de pensar dessa forma?

Vários.

Primeiro que praticando meta-plebismo se perde uma boa parte da experiencia que um jogo é capaz de oferecer.

Segundo que pode impedir a pessoa de tentar boas experiencias INTEIRAS, pois normalmente meta-plebs costumam julgar um jogo de maneira muito precipitada.

Terceiro que é um mindset falho pra cacete.
Quarto porque enche o saco.

Por que o meta-plebismo é um mindset falho.

Pare pra pensar, e se as empresas começassem a escutar esses caras e levassem ao pé da letra o que eles falassem?

As incriveis animações da moveset que caracterizam o Kratos e que o tornaram, além das cutscenes um aclamado simbolo de força bruta e raiva não existiriam. As poucas mas preciosas falas do Dante que ele solta de vez em quando quando em combate e o ajudam a caracteriza-lo como o cara chill e descompromissado de hoje também não.

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Você teria a mesma imagem do DANTE FODA se o DANTE FODA não tivesse cutscenes, fala e um puta character design daora?


Peças incríveis de character design como as de Tetsuya Nomura de Final Fantasy e Kingdom Heats nunca terim existido pois eles siplesmente nunca teriam se importado com isso.


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tbfh nunca joguei FF7, mas o design do Cláudio é foda ou nem?
A trilha sonora marcante e imersão por cenários foda de Castlevania e outros jogos iriam pro buraco.

Resultado de imagem para super castlevania iv

Forza seria sobre cubos cinzentos tentando ultrapassar um ao outro.

Super Mario Galaxy seria comparável a algo como Miner Ultra Adventures, no shit

Resultado de imagem para Mario Galaxy.
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mesma idéia basica, níveis de polimento diferentes.

A diferença fundamental entre grandes estúdios e estúdios indie quanto seus produtos simplesmente seria apagada, existiriam estudios grande e estúdios pequenos, pois enquanto os indies têm boas idéias, jogos AAA tem idéias mastigadas, mas executadas de forma extremamente polida, da maneira que apenas o esforço unido de duzias e em alguns casos centenas de pessoas pode fazer.

Mas não precisa nem especular pra ver o meta-plebismo em ação, peguemos God of War por exemplo.

Nenhum meta-pleb gosta do jogo, sempre batem na tecla do combate raso e de que "é só gráfico".

Eu acho essa série de certa forma, injustiçada pra cacete, pode não ter um gameplay tão profundo quanto DMC, mas tem enemy e boss design impressionante visualmente, ótimas animações in-game (que como eu disse antes, judam MUITO a caracterizar o Kratos), cuidado com detalhes e efeitos, por exemplo, quando se joga um inimigo pro ar a camera fica lenta por um tempo pra dar a sensação de impacto e tempo dos jogadores reagirem e entrarem com o proximo comando, ambientação sensacional, usando a trilha sonora e angulos de camera bem escolhidos  (por mais que as vezes bugue onde ela está mais "livre", ela nunca falha nos momentos importantes! :'^) ) , as transições de cutscenes onde mostra o boss sendo fodão pra in-game quase imperceptíveis pra dar a sensação que você vai apanhar feio e mais, muito mais.

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O "só gráfico" já é um puta mérito, nem de longe essa parte seria tão medonha se não fosse o nivel de detalhismo fudido colocado no monstrão.

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É, eu até que gosto de God of War, nenhum jogo da serie me foi uma experiencia extremamente boa, mas me renderam no minimo umas boas horas de diversão.

todos os argumentos que eu usei em defesa do jogo, meta-plebs não ligam, acham que é frescura e que não dá pra perceber.

Só que dá, muitas vezes de forma inconsciente, mas que elhora a experiencia melhora e muito, God of War é feito em cima desses polimentos, algo que é ignorado pelos meta-plebs, pois o paradigma usado por eles para julgar jogos é um de quase 30 anos atrás, quando esse grau de polimento não era possível.

Agora que existem jogos em posições diferentes da zona as quais eles se sentem confortaveis (os supostamente hardcores), quem joga esse tipo de jogo que tem mais pra oferecer além de gameplay e level design não é gamer de verdade...

Outro exemplo, dessa vez de genero de jogo que muitos meta-plebs injustiçam são as Visual Novels,. Segundo eles Novels são uma merda pois "não tem gameplay", mas algumas Novels tem gameplay sim, como DanganRonpa e Vall-Hall-a.

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Alguns chamariam o gameplay de Danganronpa de empolgante, eu não mas ele é a chave pra deslumbrar a verdadeira experiencia: os casos, os personagens, o enredo e o ZETSUBOU.
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A mesma coisa com VA11-Hall-a, mas a diversão aqui é diferente, voce como uma Bartender pode oferecer bebidas diferentes para seus clientes (que são todos inusitados) pra mudar o humor deles e fazer eles se abrirem de diferentes formas pra você.
Nenhum desses dois jogos tem como gameplay o foco principal, mas ao mesmo tempo não pecam em oferecer experiencias decentes.


Meta-plebismo é o mindset errado, então qual é o certo?

Eu não sou dono da verdade, mas se me perguntassem qual a "melhor" maneira de se apreciar todo tipo de jogo seria uma quote muito louca.

Como já dizia Buda: "O caminho certo é o caminho do meio."

No caso de videogame, o caminho do meio seria dar o devido valor a cada peça de um jogo me que se foi posta algum esforço. Não julgue precipitadamente um jogo só porque ele não oferece o que você normalmente mais procura quando joga videogame, por causa de um gameplay pouco polido você pode perder uma história sensacional, ou por não ter ido muito com a cara do estilo da arte de um jogo, perder exemplos fantasticos de level design etcetera e tal.

TLDR: AMPLIA OS SEUS HORIZONTES ANTES DE FALAR BOSTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA PORRAAAAAAAAAAAAAAAAAAa

asura's wrath
De qualquer forma
O post vai ficando por aqui mesmo.
Beijão do Caveirão.
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