sexta-feira, 24 de abril de 2020

Sonic 3 & Knuckles


Demorou um pouquinho mas agora vou continuar a mini maratona de Sonic porque eu já enrolei demais pra falar desse aqui.

Sonic 3 & Knuckles é sem dúvida alguma um jogo que existe, jogo esse que provavelmente é um dos meus jogos favoritos de todos, além de que eu antigamente considerava ele o melhor jogo de Sonic, e bem, muita gente concorda com isso daí.

Bem, eu vou falar da versão de Mega Drive mesmo porque esse jogo não recebeu nenhum relançamento recentemente considerando a zona de guerra jurídica que é a trilha sonora desse negócio aí, aparentemente a versão da Steam foi o último relançamento que esse negócio recebeu, e isso foi a uns 9 anos atrás...

E sim, eu tenho plena noção de que Sonic 3 AIR e Sonic 3 Complete existem, mas esses daí são coisas feitas por fãs, embora eu jogaria essa versões de boassa por mim mesmo eu prefiro falar só de versões oficiais aqui no blog, sem alterações de terceiros e tudo mais.

Ludonarrativa foda e tals

S3&K é um tanto diferente dos seus antecessores, já que esse tem uma ênfase maior na história. Nos outros jogos a história só servia pra contextualizar a gameplay, já aqui as coisas mudam, pois tem uma narrativa que se desenrola durante o gameplay. O jogo tem cenas curtas que explicam algumas coisas, tipo como os personagens vão de uma zona pra outra(ou até mesmo de um act pra outro). É sem dúvida alguma uma mudança que eu apoio, essas cenas são tão bem implementadas no gameplay que quase nem pra considerar elas como algo aparte, não chegam nem a ser uma intervenção, tudo flui surpreendentemente bem de uma coisa pra outra.

Mas enfim, a história desse jogo é a seguinte:
Após os eventos de Sonic 2 a Death Egg que estava em órbita caiu, porque o Sonic fudeu ela no jogo mencionado. Ela acabou caindo numa ilha flutuante chamada de Angel Island, essa ilha flutuava graças ao poder da Master Emerald, que como o nome insinua é basicamente a esmeralda suprema. A queda da Death Egg fez a Angel Island ir pro chão junto com ela, caindo no oceano.

Sonic e Tails resolvem investigar o paradeiro da Death Egg, o Sonic vira o Super Sonic e sai rushando pra ilha quando ele leva uma porradona de um cara que acaba tirando o Sonic da sua forma super e rouba todas as esmeraldas dele. Esse cara é o Knuckles the Echidna, o guardião da Master Emerald, ele atacou o Sonic porque o Eggman acabou trombando com ele após a queda da Death Egg, o Eggman disse pro Knuckles que ele era só um cientista que tava tentando investigar a ilha, e alertou ele dizendo que um maluco chamado Sonic e o seu amigo Tails tinham roubado as esmeraldas do caos e eles logo logo iriam chegar ali. O Knuckles viveu completamente isolado nessa ilha por sei lá quanto tempo então ele acaba acreditando no Eggman, já que ele é bem ingênuo.

E bem, é nesse contexto que a gameplay começa. Ao longo do caminho o Knuckles constantemente aparece pra atrapalhar o Sonic e o Tails, ativando várias armadilhas pela ilha, e as vezes ele até empurra eles direto pro Eggman.

Na metade do jogo o Sonic e o Tails chegam na Launch Base, pouco antes da Death Egg começar a decolar novamente, mas da merda e a Death Egg despenca de novo, e acaba caindo num vulcão. E então o Sonic e o Tails vão atrás dela de novo, e o Knuckles continua atrapalhando eles.

Em Mushrom Hill os dois acabam bisbilhotando o Knuckles sair de um anel gigante, apertando um botão que tranca uma porta que bloqueia o acesso a ele. Depois que ele vaza os dois vão lá pra ver o que tá acontecendo e eles acabam sendo transportados pra Hidden Palace, o lugar onde a Master Emerald fica num altar, rodeada por umas esmeraldas gigantes que aparentam estar inativas. Se você tiver todas as esmeraldas do caos a essa altura do jogo todas elas saem do Sonic e vão pras esmeraldas gigantes, você pisa numa delas e acaba indo fazer outros estágios especiais, que ao serem completados vão pigmentando as esmeraldas entituladas de Super Emeralds.

Porém tudo da merda quando o Sonic e o Tails acabam chegando no vulcão onde a Death Egg caiu, eles acabam chegando na Hidden Palace e peitam o Knuckles ali mesmo, que sai correndo ali porque percebe que o Eggman tá tentando roubar a Master Emerald, o Kncukles tenta peitar o Eggman mas se fode e todo mundo acaba caindo porque o chão frágil acabou despencando. O Knuckles leva geral pro lugar mais alto da ilha, onde o Sonic e o Tails vão atrás da Death Egg que tá finalmente decolando. A história do Knuckles acaba aí na Sky Sanctuary mesmo tho.

Enfim, Sonic e Tails chegam na Death Egg onde eles caem no pau com o Eggman, porém eles acabam vencendo. Mas o Eggman tenta fugir com a Master Emerald, porém o Sonic vira Super ou Hyper(se você tiver todas as Super Emeralds) e persegue o Eggman no espaço, ele acaba derrotando o Eggman e recuperando a Master Emerald, ele e o Tails devolvem ela pro Knuckles que na realidade estava vivo esse tempo todo, a ilha volta a flutuar e geral fica felizão, fim.

Essa história é bem legal. Eu considero ela a melhor das histórias básicas que tem na série. Apesar dela ser simples ela legitimamente tenta ter uma narrativa, além disso ela é uma sequência muito boa que expande os conceitos dos jogos passados e introduz várias coisas novas, incluindo o Knuckles que assim como o Tails veio a ser um dos personagens mais recorrentes da franquia. A Sonic Team foi bem ambiciosa com esse jogo e essa história é um bom exemplo disso aí, ela poderia não ter nenhuma dessas cenas e ser super confusa, mas a Sonic Team foi lá e fez elas mesmo assim. Ela também tem vários detalhes legais tipo a profecia nas paredes da Hidden Palace que é um foreshadowing da batalha final do Sonic e do Eggman nesse jogo, good shit.

Isso aqui foi o ápice da Gameplay 2D por muito tempo

As físicas desse jogo são parecidas com as de Sonic 2, porém da pra perceber que houve uma melhora significativa. Porém aqui existem uns bugs de colisão, eles não fazem você atravessar o chão que nem Sonic 06, mas fazem o Sonic simplesmente travar numa rampa e perder toda a velocidade, são ocasiões raras mas ainda assim é algo que incomoda quando acontece.

Bem, uma das mudanças desse jogo é que agora você pode jogar com vários personagens. Sonic 2 original tinha a opção de você jogar com o Tails mas ele era idêntico ao Sonic, só era mais baixo e por isso era mais difícil de ser esmagado. Foi aqui em S3&K que o Tails ganhou a sua habilidade de voar, ele é praticamente o easy mode do jogo.

Também da pra jogar com o Knuckles, que é sem dúvida alguma algo bom. Ele pula significativamente mais baixo que o Sonic e o Tails, porém ele pode planar e escalar, além de poder quebrar umas paredes que o Sonic e o Tails não conseguem ultrapassar. O Knuckles se destaca bastante porque ele tem vários caminhos alternativos, bem mais do que o Tails, e todos eles normalmente apresentam um level design bem mais complicado do que o normal. Além disso todos os chefes do jogo são modificados pra ficar mais difíceis. O Knuckles é essencialmente o hard mode do jogo.

E bem, o Sonic é praticamente a mesma coisa, porém ele tem umas diferenças, pra não ficar atrás do Knuckles e do Tails. Ele tem uma velocidade maior que a de ambos, fazendo jus ao seu nome, e agora ele também consegue fazer o Insta Shield quando o player pressiona o botão de pulo novamente no ar. O Insta Shield é a oitava maravilha do mundo, as pessoas dizem que ele é inútil e sem graça mas quem diz isso é beta cuck. O Insta Shield estende a hitbox do Spin Attack(pulo) do Sonic, e no exato frame em que o Insta Shield é ativado o Sonic fica completamente invencível, esse 1 frame faz toda a diferença. O Insta Shield é um mecanismo muito bom tanto pra ataque quanto pra defesa, se você memorizar o timing do Insta Shield você pode fazer coisas bem legais como simplesmente demolir os bosses do jogo, se defender no meio do pulo, ignorar espinhos ou projéteis, e por aí vai. É bem divertido ignorar completamente as bolas de espinho gigantes da Marble Garden usando o Insta Shield.

E bem, o Sonic também ganha novas habilidades ao adquirir um escudo elemental. Nos jogos anteriores havia um power up que era um escudo, que fazia você poder levar 1 hit sem perder os anéis ou morrer, eu nunca falei dele porque nunca achei relevante, mas bem, agora eu acho. Enfim, agora que eu contextualizei isso eu posso prosseguir, os escudos elementais substituíram o escudo comum, num total existem três deles: O Flame Shield que te deixa imune a ataques e hazards com propriedade de fogo e troca o Insta Shield por um dash aéreo, ele desaparece ao entrar em contato com água. O Water Shield que te garante ar infinito em baixo d'água e troca o Insta Shield pela habilidade de quicar no chão pra pular mais alto. E o Lightning Shield que atrai anéis pra você, além de te deixar imune a ataques e hazards com propriedade elétrica, ele troca o Insta Shield por um pulo duplo. Ele desaparece ao entrar em contato com água. Todos os escudos defletem projéteis pequenos.

Então é, algo que eu não achava relevante o suficiente pra trazer à tona nos dois últimos posts acabou evoluindo e se tornando uma das coisas mais legais do gameplay desse jogo, quem diria!

Os escudos elementais são uma adição muito boa, eles enriquecem bastante o gameplay, te dando novas maneiras de navegar pelas fases além de enriquecer a exploração, você pode até já estar com um escudo, mas vale a pena você explorar aquele canto ali pra ver se tem um escudo que seja mais útil nessa fase. Apesar do Electric Shield ser um tanto broken em comparação aos outros, eu pelo menos sempre me vejo trocando de escudos, já que até mesmo o fodão do Lightning Shield não vai ser tão útil assim numa fase d'água, e ele também vai ser inferior ao Flame Shield caso eu esteja na Lava Reef por exemplo, que é entupida de lava e lança chamas. O Water Shield é mais situacional de todos, porém o jogo tenta balancear isso fazendo com que grande parte das fases dele tenha sessões aquáticas, que dissipam os outros escudos.

Também é bem legal acessar Bonus Stages em busca de escudos. E falando em Bonus Stages..

Uma adição desse jogo são os estágios bônus, e não, eles não são os estágios especiais daqui, porém eles são acessados através do mesmo jeito que os estágios especiais eram acessados em Sonic 2(porém o número de anéis necessários são no mínimo). Existem três estágios bônus, o estágio que você acessar depende da quantidade de anéis que você tem, todos eles consistem de minigames, que você joga pra ganhar pontos, anéis e por tabela vidas, além de continues e dependendo do estágio você coleta até mesmo escudos, já que 1 dos 3 não tem escudos.

Isso é outra coisa bem legal, esses bônus são estupidamente úteis e divertidos de se jogar, se você se fudeu neles é porque a culpa foi sua, não deles. Tem gente que reclama bastante deles mas é só questão de entender como cada minigame funciona.

E bem, falando agora dos special stages desse jogo... Eles são bons!

Sim, S3&K conseguiu converter um defeito dos jogos anteriores em uma qualidade! Como você deve ter notado, os special stages não são mais acessados através dos checkpoints, e felizmente, eles também não são acessados no fim da fase.

50 anéis? Fim de fase? Checkpoints? Joga toda essa merda pela janela que agora você acessa essa porra simplesmente jogando o jogo.

Agora os anéis gigantes ficam espalhados pelas fases, eles normalmente ficam escondidos atrás de paredes falsas. Tudo que você tem que fazer é explorar as fases e você vai acabar achando eles, você pode acessar os anéis a qualquer hora, não precisa ter 50 anéis nem nada, você simplesmente entra neles. E muitas vezes você nem precisa estar explorando, você vai simplesmente acabar trombando neles sem querer, ou o próprio jogo vai te tacar neles gratuitamente. Isso é simplesmente perfeito, acessar os estágios especiais não é mais uma bullshit completa.

"Beleza, mas e os special stages em si?"

Bem, os special stages são 3D assim como os de Sonic 2. Você sai andando por eles e você deve coletar esferas azuis e evitar as esferas vermelhas, que te fazem perder assim que você entra em contato com elas. Ao entrar em contato com uma esfera azul você coleta ela, porém ela se transforma numa esfera vermelha. Você deve navegar pelo mapa e coletar todas as esferas azuis até que o seu contador de esferas chegue a 0. Vale resslatr que isso vai ficando progressivamente mais difícil, já que a velocidade do Sonic aumenta ao longo do tempo e o mapa vai ficando com cada vez mais esferas vermelhas, tem uns macetes pra minimizar a segunda instância mas eu não sou um guia então vai procurar na net caralho.


Bem, Blue Spheres é bem menos caótico que aquela desgraça de special stage de Sonic 1, e é bem menos dependente de tentativa e erro que nem a abominação do special stage de Sonic 2. Tem gente que não gosta de Blue Spheres, mas isso não muda o fato de que ele é bem mais simples do que os outros, não tem forças além do seu alcance girando o mapa e nem tem hazards que você não consegue enxergar te atrapalhando. Blue Spheres pode até não ser o special stage ideal, mas ele ao menos é melhor que o resto, e eu fico de boa com ele por causa disso, e eu gosto do minigame em si também, eu sou o tal do "Blue Spheres guy".

Outra coisa que vale ressaltar é que caso você não consiga todas as esmeraldas do caos antes do fim do jogo você tá de boa. Esse jogo salva o seu progresso na própria memória, e depois que você zera o jogo a sua save file funciona como um level select, então você pode simplesmente tentar pegar as esmeraldas numa fase aleatória e depois refazer a última fase de novo. Simples assim.

É bem legal também que mesmo depois de você conseguir todas as esmeraldas, explorar pra pegar anéis gigantes ainda vale apena, porque cada um deles te da 50 anéis, quase que 1 minuto a mais na forma super ou hyper, além de que é bem mais fácil pegar vidas assim.

Outra coisa que vale mencionar são os bosses, antes eu não mencionei eles porque não achei eles muito relevantes também, eles simplesmente funcionam sem mais nem menos. Mas aqui em S3&K tem minibosses também, que existem no Act 1 de cada zona. Sonic 3 também tentou variar um pouco as boss battles também, e eu acho isso uma boa.

Vale citar que após o miniboss ser derrotado a plaquinha de fim de ato cai do céu na posição em que o boss foi derrotado, você pode ficar brincando com ela, pulando e jogando ela pra cima pra ganhar pontos, mas também tem algo bem interessante nisso. Dependendo de onde a plaquinha caia ela pode acabar fazendo um monitor de item aparecer. Eu lembro que no caso da Mushroom Hill ela cai se você derrotar o boss na exata posição em que ele apareceu, e acho que com a Angel Island é a mesma coisa.

"De que adianta ganhar itens no fim do ato?"

Bem, nesse jogo o Act 2 começa exatamente onde o Act 1 termina, apenas os contadores de anéis e de tempo são resetados, então você pode manter um escudo que ganhou no Act 1 e usar no Act 2.

"Ok mas por que tu perdeu tempo falando da plaquinha?"

Eu só acho interessante como até mesmo um detalhe assim reforça o fator replay do jogo. Visto que até mesmo memorizar coisas bestas assim ajudam no gameplay.

E agora que toquei no fator replay, hora de falar do Level Design disso aqui.

O level design aqui tá foda também, as fases desse jogo são gigantes, combinando isso com os vários personagens jogáveis e tudo o que eu falei ali, o fator replay foda que é tão importante pros jogos clássicos tá bem refinado aqui.

I mean, simplesmente olha pra isso:


Ou isso:


Demorou pra alguma imagem carregar aí? Pois é. As fases desse jogo são gigantes, porém elas não são gigantes e vazias tipo algumas fases de Knuckles Chaotix, elas simplesmente são gigantescas mesmo. Acho que em questão de tamanho nenhum outro jogo além de Sonic Advance 3 e Sonic Mania consegue ultrapassar S3&K, o que é absurdo. Mas apesar do LD ser massivo, cada rota é bem trabalhada, assim como a maneira de alternar entre elas, o level design desse jogo é assustador se comparado ao de Sonic 1 e 2, tá tudo bem melhor. Até mesmo alguns defeitos como os cheap hits que eu vivia reclamando são menos frequentes aqui, até mesmo contando com a Marble Garden que é infestada disso. 

A Angel Island é uma fase introdutória, porém até mesmo ela tem bastante disso que eu falei. O próprio Act 1 dela tem bastante exploração pra se fazer, e isso nem se deve apenas pelos special stages, ela só é legal de se explorar pra pegar vidas e etc.

E até mesmo aquele problema de balanceamento entre velocidade e platforming que eu citei antes foi resolvido. Sonic 1 era inconsistente quando se tratava disso, já Sonic 2 era bem mais veloz, a ponto de ser bem fácil de rushar o jogo. S3&K finalmente conseguiu conciliar esses dois, você sabe que esse jogo mandou bem quando a fase d'água dele é uma das fases mais rápidas que tem no jogo. O modo em que uma sessão de velocidade te manda pra uma de platforming e vice versa é bem natural, eu acho impressionante até. E assim comos os outros você pode jogar no seu próprio ritmo, e coisas como os escudos elementais e o Insta Shield complementam muito bem o gameplay baseado em momentum, principalmente o Insta Shield.

Outra coisa que eu acho louvável no level design desse jogo é como toda fase é estruturalmente diversa. Existem várias gimmicks que ajudam a dar uma entidade única pras zonas, e algumas vezes existem gimmicks exclusivas até mesmo pra acts, sempre tem alguma mudança, mesmo que mínima. Você não pode simplesmente pegar o mapa da Marble Garden, remover as gimmicks e deixar ela com os gráficos e o tema da Flying Battery. Ela não vai ficar idêntica, a maneira que o terreno dela é estruturado não bate. Assim como não da pra fazer isso com a Mushroom Hill e a Carnival Night por exemplo. 

Claro, isso também se aplica a Sonic 1 por exemplo, porém é em Sonic 3 que eu acho que isso fica bem mais notável.

E como eu disse, até mesmo dentro da mesma zona isso acontece. O Act 2 da Marble Garden tem terremotos que mudam o layout da fase, o Act 2 da Ice Cap tem aquelas plataformas elásticas, o Act 2 da Flying Battery tem aqueles elevadores, o Act 2 da Sandopolis tem os fantasmas, o Act 2 da Death Egg tem a gravidade invertida, e por aí vai. Todas as fases tem alguma diferença, mesmo que seja meio boba como um act ter sessões de baixo d'água e o outro não. Podem dizer que eu tô exaltando isso por ser biased, mas eu sinceramente acho algo legal.

E bem, agora eu vou falar dos defeitos do jogo. A Marble Garden é injusta pra caralho, tem vários cheap hits nela, inimigos saindo do chão ou indo na sua cara e também tem aquelas bolas de espinho com uma hitbox gigante. Embora não seja tão abismal quanto a Metropolis, ainda é foda. Outro problema é como o Super Sonic é ativado, eu realmente não sei porque caralhos logo um pulo duplo ativa ele, todos os personagens tem habilidades que envolvem apertar o botão de pulo no ar de novo, virar super acidentalmente quando você não quer é uma merda. Mas bem, fora isso tem uns gatos pingados que eu tenho preguiça de mencionar. Time Overs são bem chatos também, principalmente considerando o foco em exploração que esse jogo tem. E sim, eu sei que Sonic 3 Complete existe, mas isso aqui não é Sonic 3 Complete.

Mas apesar disso, a jogabilidade desse jogo é ótima.

A maneira em que todos os elementos que eu citei até agora se convergem é bem surreal. Não tem nenhum elemento paralelo aqui, o que ocasiona em nenhuma quebra de ritmo. Tudo bem que, algumas pessoas podem achar o special stage chato, mas nesse caso a opção de simplesmente ignorar existe, e só deixar pra pegar as esmeraldas depois de zerar o jogo. 

Então é, esse negócio aí é good shit. 

OST e Gráficos na mesma sessão 4 - Episode 2

Eu acho que eu não preciso nem falar de todo o escândalo envolvendo a trilha sonora desse jogo, né? Todo mundo sabe que o Michael Jackson e a sua equipe se envolveram nisso aqui, isso foi confirmado já, além de que essa é a razão desse jogo sofrer tanto nas mãos de direitos autorais.

"Mas e então? Qual é a da OST?"

Welp, é na minha opinião a melhor trilha sonora dos jogos de Mega Drive, se você contar o SEGA CD então ela é a terceira melhor, por pouco ela ganha da OST de Sonic 3D Blast.

As músicas aqui variam bastante, eu nem sei dizer o que caralhos é isso aqui exatamente. Mas bem, algo notável na trilha sonora desse jogo é que agora não são apenas uma OST por zona, mas sim uma OST por act. O que sem dúvida alguma é algo. Eu gosto bastante disso, a música de cada Act 2 é diferente de algum modo, mesmo que seja simplesmente dando ênfase maior em algum instrumento ou mudando a ordem de cada sessão. Vale ressaltar também que assim como Sonic CD esse jogo também utiliza bastante samples de voz, o que sem dúvida alguma é algo.

E bem, eu gosto da Ice Cap Act 1, ela é obviamente Hard Times dos Jetsons mas fizeram umas mudanças pra deixar ela com um ar mais glacial, que acabou casando bem com ela. Também gosto da Carnival Night Act 2, zoam essa daí dizendo que é música de circo, sendo que a Carnival Night tem vários elementos circenses, então eu realmente não entendo a reclamação aqui. Gosto também da Angel Island Act 2, eu simplesmente gosto e não sei dizer porque. Gosto da Launch Base Act 1, ela usa bastante samples de voz, me lembrando até Sonic CD, além de ser bem interessante uma base do Eggman ter um tema com instrumentação tropical. Eu gosto bastante da Doosmday, assim como da Lava Reef Act 1, da Marble Garden Act 2, e da Sky Sanctuary.

Mas as minhas favoritas são sem dúvida alguma a Flying Battery Act 2 que é radical pra caralho. Sandopolis Act 2 que deixou a música mais ameaçadora além de mudar um instrumento que eu não reconheço pra gerar uma melodia capaz de dar crise de ansiedade em qualquer pessoa. Já Hidrocity Act 2 e Endless Mine simplesmente atingem o meu coração de uma forma biologicamente impossível.

Então é, eu acho a OST desse negócio bem boa! Parabéns aí pro Jun Senoe e pro Michael Jackson.

E bem, graficamente falando esse jogo é bem bonito também. Da trilogia do Mega Drive ele é sem dúvida alguma o mais bonito. O nivel de detalhamento dou um salto gigante em comparação a Sonic 2. E os backgrounds são bem mais bonitos também. 

Esse jogo é um pouquinho menos cartunesco que os outros mas ainda assim ele não deixa de ser bonito. A Angel Island é bem mais realista que a Green Hill mas ela ainda não deixa de ser cartunesca, algo notável pelos detalhes nas rochas que ainda são bem geométricos. A Hidrocity é a Labyrinth Zone que deu certo, ela também é composta por vários tijolos e blocos mas tem paletas distintas entre eles, deixando tudo mais colorido, além do background que não é apenas um bege chato. A Ice Cap é uma fase de gelo que você esperaria de um jogo da época mas ela também é bem geométrica ainda, não é toda realista também. 

Outra coisa legal também é que alguns acts diferem graficamente um do outro, ou as vezes até mesmo um mesmo act pode mudar. Tipo a Angel Island que eventualmente fica pegando fogo, ou a Carnival Night que sofre um blecaute, também tem a Ice Cap que no Act 1 se passa dentro de cavernas e no 2 fica ao ar livre, isso é sem dúvida alguma algo legal também. 

Esse jogo é bem bonito, e apesar de não ser tão cartunesco quanto os seus antecessores eu acho ele bem bonito ainda assim.


Sonic 3 é caralhudamente ambicioso, e felizmente ele não falhou em nada que ele propôs, tem uma narrativa de fato, mesmo sendo simples, tem um gameplay bem mais polido e com várias adições significativas, uma trilha sonora muito mais completa com o fodendo Michael Jackson, e gráficos bem mais detalhados. Eu acho bem surpreendente o quanto a franquia evoluiu desde Sonic 1. Comparar Sonic 1 com Sonic 3 & Knuckles é surreal, até mesmo comparando com o Sonic 2 da pra ver que foi um salto imenso. S3&K é bom pra caralho, e é um adeus muito bom pro Mega Drive também. É um dos meus jogos favoritos de todos e sem dúvida alguma vai continuar sendo por muito mais tempo, eu sou o Otenko e agora eu vou jogar Terraria que convenientemente também é um dos meus favoritos.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário