quarta-feira, 15 de abril de 2020

Sonic the Hedgehog 2


Hora de continuar essa mini maratona de Sonic. Agora com Sonic the Hedgehog 2 que sem dúvida alguma é um jogo que existe.

Bem, eu não tenho condições de comprar esse negócio na Eshop no momento então eu resolvi jogar a versão mobile que foi desenvolvida pelo Taxman. É uma versão muito boa então eu não tenho objeção nenhuma quanto a isso.

Eu considerei jogar esse jogo pela Sonic Collection que eu tenho no meu Nintendo DS, que é uma coleção dos jogos de Mega Drive e tals, mas puta merda viu. Essa coleção realmente fudeu um tanto os gráficos desse negócio, e além disso ela parece ser estupidamente lagada, não sei dizer exatamente o porque. Mas se você emular Sonic 2 e depois jogar essa versão da Collection você percebe uma baita diferença, aparentemente essa versão da Collection tem input lag também, então é, parabéns aos envolvidos.

Enfim.. sem mais delongas, bora lá.

Ovos são mortais

Como é de se esperar, a história desse jogo é bem simples. Sonic acaba indo se aventurar numa nova ilha desconhecida, aí ele descobre que o Eggman tá tentando fazer merda com as esmeraldas do caos de novo, além de que ele construiu uma base espacial fudida chamada de Death Egg, Sonic resolve impedir os planos do doutor mais uma vez, porém ele percebe que um carinha estava seguindo ele por aí, esse seria o Tails, que eventualmente acaba se tornando amigo do Sonic e auxilia ele nesse jornada.

Essa história adicionou bastante coisa importante pra continuidade de Sonic, o Tails que viria a ser um personagem recorrente, a sétima esmeralda do caos e o Super Sonic, a Death Egg... É sem dúvida alguma uma expansão boa, é uma história simples mas nem por isso ela se recusa a adicionar coisas relevantes pra franquia, diferente da história de um certo jogo chamado Sonic 4.

Atropelando fases at incredible hihg sped

Sonic 2 já tem uma diferença logo na movimentação, parece que o Sonic é bem mais fácil de se controlar. Além disso ele tem o Spin Dash agora, que permite ele ganhar velocidade instantânea. É sem dúvida alguma uma adição foda que ajuda a manter o gameplay fluindo. Algo que ajuda bastante também é que a versão do Taxman é widescreen então o campo de visão é bem melhor.

Essas mudanças são ótimas, da pra ver que Sonic 2 é bem mais lisinho em comparação ao 1, e eu não digo isso por essa versão ser a do Taxman, já que a original também tem uma diferença palpável.

Agora, as físicas e controles da versão do Taxman são melhores ainda. A Retro Engine é ótima e deixa tudo mais suave do que até mesmo Sonic 3, e de quebra ainda corrige uns errinhos de colisão que vira e mexe acabam aparecendo nesses jogos clássicos. Então sim, a Retro Engine faz exatamente o oposto do que o seu nome sugere e revela ser na verdade a engine mais tecnologicamente avançada de todos os tempos.

Outra diferença aqui é que você não joga o jogo inteiramente só. O Tails fica te seguindo, fazendo tudo que você faz com um lag significativo, e as vezes ele é controlado pelo CPU. É algo bem daorinha, embora seja estupidamente fácil você deixar ele pra trás, ele é uma ajuda bem vinda, ele pode pegar anéis pra você ou matar inimigos, é um suporte bem vindo. Porém ele atrapalha um tanto em chefes, fica bem mais difícil destruir eles porque o Tails fica dando porrada também, tem chance do Tails atingir o chefe logo quando você for atingir, resultando no chefe ficando com uns frames de invencibilidade e você simplesmente atravessando ele e levando porrada.

Porém, tem a possibilidade de jogar apenas com o Sonic, ou com apenas o Tails, que na versão original é idêntico ao Sonic, porém ele é mais nanico e tem hitbox menor. Já na versão do Taxman, o Tails pode voar usando as caudas dele. É um gameplay alternativa muito bem vinda, é essencialmente um easy mode, mas o Tails também é muito bom pra quem gosta mais de exploração. E tem o Knuckles também! Então é, da pra reviver os tempos de Knuckles in Sonic 2 aqui também.

Se você leu o meu outro post falando sobre Sonic 1 você deve saber que aquele jogo tinha algumas fases que negavam o gameplay baseado em momentum que o jogo tinha.

Felizmente, todas as fases aqui acomodam esse gameplay de algum modo, então é. Pode se animar porque esse jogo não vai ter nenhuma Labyrinth Zone da vida.

Eu diria que o único problema em relação a esse foco no gameplay de momentum é que é possível atropelar as primeiras fases com uma facilidade muito grande, mas felizmente isso não chega a ser um problema na segunda metade do jogo.

Despite that, I see this as an absolute win!

Até mesmo fases que não parecem incorporar esse gameplay a primeira vista conseguem acomodar ele de algum jeito ou outro. A Wing Fortress é um bom exemplo, apesar do setting dela não soar muito favorável ela ainda tem umas rampinhas e várias oportunidades de jogar ela de forma veloz, mesmo que ela não seja tão "livre" assim quanto as outras fases.

A Aquatic Ruins é uma fase aquática tipo a Labyrinth Zone, mas ela não é toda lenta e metódica, assim como nas outras fases, você é que dita o pacing dela. O caminho de baixo dela é a sessão aquática da fase, enquanto o caminho médio tem bem mais terra, embora as vezes possa ficar submergido também. Já o caminho de cima simplesmente não tem uma gota de água. Sim, você pode passar essa fase sem sequer encostar na água uma vez sequer. Isso é bem foda, implementaram a filosofia do level design de Sonic por completo aqui e isso gerou uma fase de água bem interessante, você for mais sagaz você simplesmente não encosta na água, mas se você jogar mal você vai cair nos caminhos inferiores até chegar no de baixo e ter que passar pela água como uma punição. Porém até mesmo as sessões embaixo d'água não chegam a ser tão lentas quanto as da Labyrinth Zone.

Outra coisa bem legal é como as fases são bem menos tímidas na hora de usar gimmicks diferentes, em comparação a Sonic1 que tinha menos disso e tinha gimmicks bem mais simplórias. Duas fases que representam bem isso são a Spring Yard e a Casino Night, a Spring Yard tem elementos de pinball como bumpers, porém a Casino Night vai bem mais longe e implementa várias outras mecânicas, a ponto de ter sessões de Level Design que são literalmente uma mesa de pinball, na qual players podem passar tempo pra cacete se entretendo e caçando pontos, vidas, anéis e etc. Isso acaba deixando as fases mais diversificadas e únicas.

Uma coisa legal dessa versão do Taxman é que a Hidden Palace tá no jogo agora, dita fase que originalmente foi removida na versão original e só tinha umas sobras nos códigos do jogo. Pra acessar ela é só cair no famoso buraco da morte da Mystic Cave. É um detalhe daora sem dúvida.

O level design das fases tá bem maior e mais aberto também, tem diversas rotas agora é bem mais fácil acessar caminhos diferentes, além de transitar entre eles, backtracking é bem mais de boa também, o que é ótimo levando em conta o modo em que os Special Stages são acessados aqui.

E falando neles... Os Special Stages aqui tomaram um passo adiante e um pra trás. A maneira de acessar eles é bem melhor, você ainda precisa de 50 anéis, mas agora você não tem que acessar eles através de um anel gigante no fim da fase mas sim batendo num checkpoint e pulando. Isso é um método mil vezes melhor, ele é muito mais prático além de incentivar a exploração, inclusive você pode pegar todas as 7 esmeraldas logo na primeira zona se você explorar bastante e tiver habilidade pra passar dos estágios especiais de primeira. Mas é, o problema tá nisso aí.

Os Special Stages de Sonic 2 consistem em ficar correndo numa pista, onde você deve coletar um número específico de anéis, também existem bombas que estão pela pista pra te dar dano e fazer você perder uma quantidade deles, você tem que coletar os anéis e desviar das bombas pra chegar no final e, uh, ganhar a esmeralda. Na teoria isso é melhor do que o inferno de bumpers que era o Special Stage de Sonic 1 mas na realidade ele é.. uh, assim:


Tá vendo algo aí? Eu certamente não estou! Esses Special Stages usam gráficos "3D" utilizando sprites 2D com um jogo de perspectiva massa pra simular um 3D. Sem dúvida alguma um efeito legal, mas isso acaba complicando as coisas. O seu campo de visão é estupidamente limitado, reagir aos anéis e as bombas é foda, e vira e mexe a pista tem uma curva, que deixa as coisas ainda mais difíceis, é provável que imediatamente após você fazer a curva você vai dar de cara com alguma bomba.

Ou seja, esses estágios dependem inteiramente de memorização. Os primeiros até que da pra fazer de primeira, mas o resto.. puta merda.

E isso é só uma parte dos problemas, já que esses são os problemas caso você esteja jogando com o Sonic sozinho, porque se você jogar com o Tails te seguindo você vai se fuder mais ainda. Agora você tem duas hitboxes, você pode até conseguir desviar de uma bomba uma fração de segundo antes dela te atingir, mas você pode apostar que o Tails vai ser atingido e vai perder os anéis que você coletou.

Lembra que no meu outro post eu disse que você iria sofrer dano cerebral ao jogar os estágios especiais de Sonic 1? Pois é, agora você vai sofrer dano físico jogando esses daqui!

Porém, isso só se aplica se você estiver jogando qualquer outra versão. O Taxman é um lindo maravilhoso™ e consertou os gráficos dos special stages, deixando eles bem mais polidos e lisinhos, algo que consequentemente melhorou pra caralho a perspectiva e o seu campo de visão.


Obrigado Taxman!

Mas bem, apesar disso eu ainda acho esses Special Stages meio merdas. Mas de qualquer jeito, eles são bem mais toleraveis na versão mobile.

Enfim, voltando.. os Special Stages não são mais um esforço inútil. Já que agora você ganha o Super Sonic após completar todos eles e pegar todas as 7 esmeraldas. O Super Sonic pode ser ativado após você coletar 50 anéis e apertar o botão de pulo duas vezes. O Super Sonic aumenta pra caralho a sua velocidade, assim como a aceleração e o tamanho do pulo, o Super Sonic drena 1 anel seu por segundo e quando chegar a 0 o Sonic vai reverter ao estado normal, então você tem que administrar bem os seus anéis.

É sem dúvida alguma uma ótima recompensa. Depois de todo aquele inferno você ganha algo que essencialmente quebra o jogo, então é, eu aprovo!


Porém, ainda tem coisas bem chatas aqui.

Assim como em Sonic 1, tem uns cheap hits por aqui, porém eu sinto que em Sonic 2 isso é bem mais frequente. Um bom exemplo é na Emerald Hill onde logo após uma sessão de velocidade tem uma mola que te arremessa no caminho de baixo, onde você pousa em cima de um inimigo e leva dano gratuito. Obviamente essa mola é tipo a mola da Green Hill do Sonic 1 onde ela é um obstáculo que faz você perder tempo e que só serve pra reforçar os aspectos de memorização do Level Design. Porém isso não é exatamente como aquilo, a mola da Green Hill faz você perder tempo, essa mola aí faz você levar dano.. Aquatic Ruins também tem muito cheap hit envolvendo aqueles badniks que saem da parede, sim, são bem telegrados, mas tem horas que você pode simples cair no lugar de onde eles vão aparecer e se fuder por não poder reagir, assim como também tem uns cenários onde você acaba correndo neles sem querer... Também tem os cavalos marinhos da Oil Ocean, mas depois tem algo pior ainda: A Metropolis.

Sério, a Metropolis deve ser o maior problema desse jogo. Essa zona é abismal. Você vai constantemente ficar sendo arremessado em direção aos inimigos e se fudendo sem chance alguma de reação, parece que a Dimps se inspirou nessa fase na hora de produzir os jogos que vieram após Advance 1. Eu nem tento jogar a Metropolis legitimamente, se eu miraculosamente conseguir 50 anéis sem me fuder eu atropelo ela com o Supe Sonic, se não, eu simplesmente fico levando dano e abusando da invencibilidade pra ficar ignorando o que vir depois, mas em muitas situações nem da pra fazer isso porque o jogo adora fazer com que boa parte desses cheap hits que você leva ativamente te atrasem, fazendo você cair de lugares que levou 30 horas pra escalar por exemplo, sério mesmo, vai se fuder Metropolis!

Mas enfim... outra coisa que acho chata é a Death Egg. Você tem 0 anéis e tem que lidar com 2 bosses, o Mecha Sonic e o Death Egg Robot. E tipo, é um tanto difícil, mas o que me incomoda é a demora. O Mecha Sonic você pode arruinar completamente então nem é um problema, mas o Death Egg Robot você tem que ficar esperando e esperando, e aí você fica meio entediado e por consequência você acaba levando uma porrada e morre, e tem que fazer tudo de novo. Mas bem, talvez só eu que seja chato pra cacete mesmo.

Mas bem, apesar desses defeitos aí, Sonic 2 tá muito longe de ser um jogo da Dimps. Ele é inegavelmente bem mais robusto em comparação ao 1, e adicionou bastante coisa a fórmula.

OST e Gráficos na mesma sessão 4 - Episode 1

Como você já deve saber, a trilha sonora de Sonic 2 é muito boa. O Shun Nakamura seguiu o estilo de Sonic 1 e continuou fazendo ela ser meio pop, porém aqui com Sonic 2 ele perdeu a timidez e resolveu tentar colocar uns estilos diferentes também.

Eu gosto bastante do tema da Emerald Hill, assim como do tema da Wing Fortress, ou o tema da Casino Night.. Porém eu dou mais destaque aqui pra Chemical Plant e pra Mystic Cave, elas são bem diferentes do resto das músicas do jogo. A Chemical Plant eu acho boa demais de um jeito que eu não sei explicar, mas ela é boa e foda-se, não é atoa que o tema da Chemical Plant é uma das músicas mais lembradas da franquia. Já a Mystic Cave eu acho bem foda pela atmosfera sinistra e animada dela, eu acho bem legal que tem uma instrumentação meio sinistra mas apesar disso o ritmo é animado, essa fusão é bem propensa a dar merda mas deu muito certo aqui.

Porém as minhas músicas de fases favoritas vem das fases do modo multiplayer, sério. Eu adoro a Mystic Cave 2P, também adoro a Emerald Hill 2P, e eu acho que a Casino Night 2P é possivelmente a minha música favorita aqui, o único problema dela é ser curta demais.

Também curto um tanto o tema da Sky Chase e o tema da Metropolis. E amo o tema dos créditos, eu realmente gosto de medleys, foi mal.

Então é isso aí, a trilha sonora desse jogo é boa. Acho melhor que a do Sonic 1, superou esse daí tanto na quantidade quanto na qualidade. E novamente, a versão do Taxman melhora as coisas porque a qualidade de som aqui é melhor.

E bem falando dos gráficos aqui..

Eles são bem bonitos, assim como nos outros departamentos, Sonic 2 superou o Sonic 1 aqui também.

Os personagens em si tão bem bonitos, as animações do Sonic tão ainda mais expressivas e cheias de personalidade agora. As animações do Tails fazem um bom trabalho em comunicar a personalidade dele também. Tem ainda mais badniks exclusivos pra cada zona, e eles tão bem mais diversificadas também.

As zonas tão ainda mais bonitas do que antes, são mais detalhadinhas e coloridas, tanto pelo fato da direção artística ter tomado mais liberdade tanto pelo fato dos gráficos em si estarem mais polidos. A Emerald Hill é bem semelhante a Green Hill mas apesar disso ela consegue ser bonita do seu próprio jeito, com várias flores e com a visão bem mais vasta do oceano. A Chemical Plant é uma zona artificial mas ela não é aterrorizante como a Scrap Brain, ela é bem colorida apesar de tudo, cinza ainda é a cor predominante mas tem vários detalhes com outras cores pra não deixar ela ser enjoativa. A Casino Night é linda pra cacete, ela sem dúvida alguma elevou muito os padrões em comparação a Spring Yard, os vários leds coloridos dela, as mesas de pinball, o background foda... Vocês já devem ter entendido o meu ponto aqui.

Sonic 2 é bem mais bonito que o primeiro. Assim como nos outros departamentos, eles adicionaram muito bem em cima do que Sonic 1 tinha estabelecido. O fato da versão do Taxman deixar tudo mais polidinho deixam as coisas melhor ainda também.

Obrigado Taxman!


Sonic 2 é uma sequência muito boa, e define muito bem essa palavra. Como eu havia dito antes, Sonic 1 estabeleceu uma fundação bem forte, e felizmente Sonic 2 conseguiu adicionar bastante coisa nela. Evidentemente esse jogo tem os seus problemas, mas eu diria que apesar disso ele é um ótimo jogo. Essa versão do Taxman fez um trabalho excelente em polir o jogo e deixou a experiência melhor ainda. Mas bem, eu sou o Otenko e agora eu vou ouvir Supporting Me.









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