terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

O Grande Erro de Rune Factory™ 3


Então, eu passei as duas ultimas semanas jogando esse jogo ai, Rune Factory 3: A Fantasy Harvest Moon pra DS porque um amigo pediu pra jogar e é isso, dai ontem eu zerei o jogo, o jogo é tipo, ótimo mesmo, mas tem um detalhe sobre ele, que foi algo bem perto do final do jogo, que simplesmente me deixou bem indiferente com o jogo.
Basicamente, isso aqui é um jogo de fazenda com elementos de RPG, é literalmente um spin-off da série Harvest Moon, que aposto que você pelo menos já deve ter ouvido falar. E algo muito característico nesse estilo de jogo até onde eu vi, é o fato de você poder se casar com algum personagem do jogo, e serem jogos meio que ilimitados, apesar de ter sim um final pra historia, mas bem, o que eu quero focar aqui é sobre a parte do casamento, infelizmente o jogo só tem char masculino e só da pra casar com garotas, mas ok isso não é nem de longe minha reclamação, só tava apontando isso mesmo.
A coisa é que, na cidade/vilarejo onde o jogo todo meio que se passa, existem várias garotas, essas que uma vai acabar sendo sua pretendente, no decorrer do jogo, você vai fazendo afinidade com elas e com os outros moradores, fazendo side-quests deles, e dando itens pra eles de presente, nisso a afinidade vai sempre aumentando, eventos vão acontecendo, todos os moradores em si ficam cada vez mais abertos com o seu personagem, personagens podiam ser bem frios no começo do jogo, podem acabar se tornando os mais doces com você, cada vez mais você vai conhecendo melhor os personagens, e no caso das garotas, cada vez mais elas vão se apaixonando pelo seu personagem, e todas elas tem momentos realmente únicos com você, mas é agora que começa a parte da reclamação.
No jogo, tem uma garota chamada Shara, ela é um dos primeiros personagens do jogo que você vê, e ela tá sempre ligada a historia, resumidamente, você aparece com amnesia na cidade, e ela te oferece um lugar pra morar, a Sharance Tree, que é num geral, um lugar muito importante em tudo no jogo, além de ser agora sua casa, mas tá, até ai tudo bem, o problema real é, o jogo força muito um ship entre o seu personagem e ela, mas tipo, MUITO, quase tudo de importante na história é com ela sempre, mas o problema não é a presença dela, e sim a forçação de romance no ar com ela, mas até ai, ela inclusive tá na box art do jogo e no tittle screen, mas eu ainda consigo achar isso ok, mas a reclamação de verdade vem agora:
Se lembram do lance de casamento que eu falei? Pois bem, a questão é a seguinte, no momento que você a sua pretendente aceita seu pedido de casamento, o jogo corta pra uma segunda versão da opening do jogo, que inclusive não mencionei, mas o jogo tem essas 2 openings em anime e são bem bonitas, mas enfim, a questão é que, essa tal segunda versão da opening, TEM UM FOCO ROMÂNTICO ABSURDO ENTRE SEU PERSONAGEM A SHARA, MESMO VOCÊ NÃO ESCOLHENDO A SHARA! 
Por que isso é um problema você me pergunta? Veja só, no meu caso, eu coloquei pro Micah (nome do protagonista do jogo) casar com outra personagem do jogo, a Raven. E não ironicamente, esses dois tem um arco realmente muito bonito, e é um dos casais que mais faz sentido no jogo quando você para pra pensar sobre alguns pontos. Mas a questão não é essa, a coisa é que esses dois na minha campanha, o Micah e a Raven, tiveram um desenvolvimento juntos realmente bonito e tocante, ai né, eu passo horas jogando o jogo e vendo o desenvolvimento desses dois, dias jogando o jogo e vendo a evolução da Raven como personagem e vendo os dois num amor bem bonito, ai quando ela aceita o pedido de casamento do Micah, o jogo simplesmente me da um tapa na cara, o fato dele forçar a Shara até em um momento desses, realmente faz parecer, que o jogo simplesmente joga todos aqueles momentos com a sua real pretendente no lixo, e nesse tipo de jogo, isso é simplesmente, algo que não se deve fazer, e desonesto com o jogador, é desonesto com os personagens, faz parecer que nada ali teve valor, porque o jogo fica forçando a Shara. Mas sabe outra coisa que faz isso ser um grande problema? Essa questão de casamento, deveria ser algo totalmente de escolha pessoal, e se você faz algo que é totalmente livre pro jogador, simplesmente não force uma personagem em especifico, não importa se ela tem momentos importantes na história, isso é simplesmente errado. Esse meu amigo, quando eu falei com ele sobre isso, até falou algo como "Fazer cenas diferentes pra cada personagem seria muito trabalhoso", mas ai que tá, eu não to pedindo uma cena especifica pras outras personagens, é algo muito simples, eles literalmente só precisavam não fazer essa cena, ou então, que fizessem uma cena ambígua, onde não focasse em si em alguma personagem. Mas não, a cena que eles colocaram, é literalmente uma coisa que não da pra não achar romântico, simplesmente faz parecer que o Micah vai se casar com a Shara, e isso é muito errado, porque tira o sentimento de satisfação do jogador que não escolheu ela. E sim, eu sei que o Micah é um personagem próprio e não um self-insert, mas isso não muda nada, se os devs querem que tenham um casal canon no jogo, que não tivessem colocado uma mecânica de casamento dessas, porque é realmente algo muito nojento isso honestamente, essa cena parece mais uma penalização ao jogador do que qualquer outra coisa, é frustrante. O pior é que depois que ela aparece uma vez, ela vira a opening do jogo, ou seja, ela vai sempre estar lá quando você ligar ele.


Num geral é só isso, eu realmente amei o jogo, é muito bom mesmo, mas esse detalhe envolvendo a Shara fez o jogo perder uns bons pontos comigo, mas ainda é um ótimo jogo apesar disso, tem ótimos personagens, ótimas interações e diálogos, um bom combate, uma ótima OST, e o jogo é bem bonito. Entra fácil num Top 10 de jogos de DS meu, e é mais um motivo pra eu amar tanto esse console e a biblioteca dele, e é com certeza um jogo que eu ainda vou ficar jogando as vezes, só fazer missão e plantar umas coisas na fazenda, não agora porque vou dar prioridade a outros jogos, mas eu me vejo pegando ele de vez em quando pra dar uma jogadinha.
Talvez um dia eu tente jogar algum outro, o 4 e o 5 tão vindo ai pra Switch, quem sabe né.
É isso ai, eu sou a Violeta e recomendo Rune Factory 3 apesar dessa coisa toda, até a próxima vez que eu decidir escrever um texto aqui
Casalzão da porra
(é o Micah com a Raven ai')

Um comentário:

  1. Você descreveu exatamente como me senti quando vi a segunda opening, seria muito mais "agradável" para mim se tivesse nessa OP ao invés do foco dela Shara, umas cenas estilo anime curtas de uns 5 ou 10 segundos do micah fazendo uma das Quest de cada garota durante o jogo, por exemplo o Micah cuidando da Raven doente ao mesmo tempo que cuida da loja dela pra não ter prejuízo, isso além de deixar o jogador curioso sobre como seria a história das outras pretendentes com essas cenas e incentivar o mesmo a jogar novamente, faria o jogador ver com outros olhos as cenas que ele conhece por ter feito essas Quest enquanto jogava

    ResponderExcluir