quinta-feira, 13 de junho de 2019

Pokémon Sword e Shield não está daijobu

(Edição porca no celular pq tô sem pc)

Então o destino finalmente chegou sobre nossas cabeças e o novo Pokémon parece ser um atentado terrorista por parte da Game Freak.. E eu vou ser honesto com vocês, depois de Let's Go eu tava com expectativas baixas devido a tudo que eu tinha falado no outro post mas puta que caralho, apesar disso a Game Freak deu um jeito de me decepcionar, e não, eu não sou o típico haterzinho de Pokémon, na verdade eu sou um fã da franquia e inclusive considero Sun e Moon jogos incríveis e vejo todas as mudanças que eles tiveram como uma divergência agradável do padrão da franquia, imagino que vocês não devem saber oque eu achei de Let's Go já que ninguém lê esse blog, então vou linkar aqui de novo caso alguém nesse mundo queira ver oque eu disse antes. Mas eu suma eu disse que Let's Go (LGPE pra abreviar) tinha sido estupidamente preguiçoso e isso significava que jogos posteriores poderiam sofrer disso também e spoiler: Eu acertei

Eu nem sei como começar, mas vamos pela estética, em relação a design dos Pokémon eu não tenho absolutamente nada pra dizer, tem uns conceitos bacanas e inclusive tem o único inicial de fogo que me agrada oque já significa bastante então é, mas o problema começa com o design dos personagens humanos... Vamos começar pelo início, pelos treinadores.

Os designs

Eu lembro vividamente de ter visto o trailer de anúncio de Sword e Shield e quando os treinadores eu pensei "Ok.. Bom saber que a customização de roupas tá de volta mas é meio bizarro eles terem começado usando as roupas customizadas ao invés do design original", mas depois a ficha caiu: Aqueles eram os designs oficiais.

Vocês provavelmente devem achar que é frescura minha e talvez até seja, mas só esses designs já transparecem bastante o esforço colocado nesses jogos, veja bem:



Esses são os treinadores de Kalos, uma região inspirada na frança, logo, esses personagens tem um design muito mais fashion do que os outros treinadores vistos na série, esses designs são bem inspirados mas ainda tem o feeling de Pokémon já que são praticamente releituras de designs existentes com características tipicamente francesas. A Serena tem praticamente o mesmo design que a Blue, chapéu, blusa regata, braceletes, saia, meias grandes.. Mas a Serena é evidentemente diferente porque ela tem todo um aspecto francês, óculos escuros no chapéu, uma bolsa bem mais detalhada e charmosa, um cabelo que parece ter sido mais bem cuidado, uma saia que faz sucesso na frança, meia calça que é mais estilosa e uma paleta de cores menos variada e mais discreta que no fim ajuda a deixar esse design mais charmoso, e o mesmo serve pro Kalen. Agora os protagonistas de Sword e Shield são:


ELES TEM BOINAS OLHA QUE FODA

Eu até entendo o design mais civil, principalmente depois de Sun e Moon, mas os designs de lá pelo menos era carismáticos e inspirados. Agora você vai me dizer que é ok o protagonista masculino simplesmente usar uma blusa qualquer com uma estampazinha no peito? O da menina eu até aceito como um design qualquer mas ele também não tem nada destacado, tá tudo muito estranho, eu até gostei da Nessa e da Sonia mas o resto tá simplesmente terrível, olha pra esse cara aqui, eu entendo eles quererem fazer um design mais "goofy" mas isso simplesmente incomoda, não é agradável de olhar a cabeça em relação ao corpo, é puramente desagradável. E eu entendo a ideia dos gym leaders usarem uniformes esportivos mas eles tão bem sem inspiração também, eles simplesmente tão optando por uniformes esportivos genéricos mesmo. 

E puta que pariu olha esse campeão, eu não vou nem linkar essa merda aqui, eu vou postar mesmo porque: Caralho


Eu realmente não preciso nem comentar o quão aleatório e desagradável esse design é, não é? E aliás, ele aparentemente vai ter o Charizard como Pokémon principal, boa Game Freak, sempre forçando o inicial mais desinteressante de Kanto, obrigado mais uma vez.

E agora chegamos no ápice do design ruim, os lendários... Olha, eu sempre ironizei a galera que literalmente sempre que via um Pokémon novo saia chorando e dizendo "Meu Deus parece Digimon" e eu até que fui bem generoso com designs mais exóticos tipo o Garbodor. Mas quando eu vi os lendários no trailer literalmente a primeira coisa que eu pensei foi "Meu Deus parece Digimon" sério, é muito a filosofia de design de certos Digimon mais populares tipo sla Metal Greymon e derivados: Uma criatura bestial com detalhes e adereços randômicos que não precisam ser necessariamente condizentes com o design e só tão ali no meio pra ser mais cool. Olha esses lendários: 


Desde quando eu vi o título do jogo eu tinha ficado com medo, geralmente títulos de Pokémon são coisas bem mais abstratas e livres pra interpretação como cores ou pedras, e por isso os lendários não se prendiam muito a uma ideia específica, mas Sword e Shield são dois objetos, algo super específico então eu já temia oque viria dos lendários e veio isso no fim das contas, um lobo segurando uma espada e um lobo de armadura. Eles literalmente nem pensaram, e antes que digam que eu tô exagerando eu quero mostrar isso aqui ó: 


Xerneas e Yveltal são os lendários de Pokémon X e Y, outro jogo com um título até que bem específico, mas olha só que interessante, nenhum deles são dois bichos random com um X ou um Y desenhado no corpo deles, na verdade eles só lembram essas letras se você procurar a semelhança, é bem mais sutil e inclusive não é a característica que define o design deles, no lore do jogo Xerneas e Yveltal tem uma dinâmica de vida e morte, e com isso o Xerneas representa a vida como um animal mais gracioso e sagrado e o Yveltal a morte como uma criatura bestial e caótica, agora os lendários de Sword e Shield são apenas a primeira coisa que vem à mente. Inclusive vale ressaltar que o Keldeo já pôs em prática a ideia de quadrúpede com espada de um jeito bem melhor que o lendário do Sword, o Keldeo usa o chifre dele como uma espécie de espada ao invés de simplesmente carregar uma por aí, e diversos Pokémon também utilizam a sua anatomia de forma criativa em combate, e justamente isso é algo que faz o mundo de Pokémon ser tão crível e vivo apesar de ser fantasioso.

Gameplay e etc

E agora a gente chega onde tudo chegou pra fuder mesmo: O gameplay

Agora foi introduzida uma nova gimmick chamada Dynamax que vai permitir com que você use partículas pym nos pokémon e torne eles gigantescos e isso vai transformar os ataques deles em super ataques e pera aí, QUE?

Olha, essa gimmick é estúpida, eu juro que não tô forçando hate nem nada, ela realmente é, simplesmente pensa nisso: "Kalos é uma região francesa onde existe uma subcultura envolta de um fenômeno desconhecido onde os Pokémon conseguem evoluir além do seu limite e atingem o ápice do seu potencial","Alola é uma região havaiana onde pedras misteriosas permitem com que os Pokémon e os seus treinadores consigam se aproveitar da sua ligação em batalha, resultando em ataques super poderosos" e por último "Gala é uma região escocesa onde o passatempo das pessoas é assistir Pokémon ficando gigantes e lutando um contra o outro através de um fenômeno misterioso". Acho que tem algo de errado aqui sei lá, talvez o problema seja Alola.. Cara, eu entendo que Z Move era bem vergonha alheia considerando aquelas animaçõeszinhas mas eu relevo porque eu mantenho em mente que é um jogo infantil, agora não tem desculpa, Dynamax é a gimmick mais preguiçosa que a Game Freak já fez, Mega Evolução envolvia todo um conceito na lore, tinha um planejamento em distribuição de stats, design e afins, Z Move também envolvia planejamento competitivo e teve todo o esforço pra animar aqueles ataques.. Agora Dynamax é aumentar o Pokémon e foda-se, deixar ele super forte e cokocar limitação de turno, parece muito que a Game Freak tá tentando colocar uma gimmick nova a cada geração mas agora as ideias simplesmente se esgotaram, caralho, oque custava continuar com Mega Evolução?? Era sempre um hype do caralho descobrir qual Pokémon ganhava mega, e poucos Pokémon tiveram acesso a isso, mas nope, legal é abandonar, e eu aposto que as forms (Tipo alolan form etc) foram pra casa do caralho também, outro conceito que deixava o universo bem mais palpável provavelmente vai ser abandonado. 

Mas ok, vou tentar ignorar Dynamax e seguir feliz com as minhas Megas e os meus Z Move e... QUE?

Uau Game Freak, vá tomar no seu cu! Agora eu não tenho só como conviver com Dynamax como também vou ter que me fuder por ficar sem duas gimmicks interessantes. Aliás, todo jogador competitivo e todo fã de verdade vai se fuder, imagina o cara que sempre gostou de um Pokémon underrated e esquecido como a Altaria por exemplo, e aí ela ganha mega evolução e ele fica feliz pra porra, a GameFreak acabou de dar o dedo do meio pra esse cara, e inclusive, deu o dedo do meio pra diversos jogadores competitivos que passaram centenas de horas se esforçando pra treinar o Pokémon perfeito pro set de Z Move ou Mega Evolução dele, meus parabéns. 

E isso nem é o fundo do poço, se liga nisso aqui. Então calma aí, deixa eu ver se eu entendi, então a Game Freak quer cobrar 60 dólares por um jogo incompleto e fundamentalmente preguiçoso?? Hm, me pergunto onde eu já vi isso..

E a pior parte é que vai vender pra caralho porque a fanbase da Pokémon em sua maioria é super manipulada e não liga pra qualidade dos jogos, contanto que seja Pokémon eles tão dentro. Mas ok foda-se, vou jogar BotW, té mais.










Nenhum comentário:

Postar um comentário