quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

A Hipocrisia Gamer (bem, uma delas) e o efeito Nostalgia


Não é surpresa pra ninguém que a grande comunidade do mundo dos vídeo games é repleta de pessoas imbecis e hipócritas das formas mais grotescas possíveis, mas 1 caso em especifico me chama a atenção e me deixa bastante indignada, é aquela grande questão do "Tal jogo é o melhor de todos", não, eu não vim aqui falar que tem gente errada achando tal jogo uma obra prima quando eu não acho, a conversa vai bem mais além disso.

Bem, pra poder falar sobre o ponto que eu quero, vou ter que usar alguns jogos como exemplos, então por que não usar algo mainstream? The Legend of Zelda Ocarina of Time e Super Mario 64 são bons exemplos pra o que eu vou falar. Sabe, eu já estou a bastante tempo na internet, e aqui (e até fora daqui) já ouvi e li muita merda, entre elas, o que eu quero falar aqui, eu aposto que pelo menos a maioria de vocês também já viu em discussões imbecis ou até mesmo só em noticias de anúncios de jogos, vocês já ouviram frases como "Esse jogo novo NUNCA vai superar aquele lá" ou "NUNCA vão fazer um jogo como aquele", e é bem aqui que entram os exemplos que eu mencionei:
Até hoje ainda tem milhares de pessoas que falam que Ocarina of Time é o melhor Zelda de todos, e Mario 64 o melhor Mario de todos, mas o problema realmente nisso, não é exatamente achar que são os melhores, e sim o que eles falam por acharem os melhores, eu juro, eu já vi, e aposto que muitos de vocês também, eles falarem as coisinhas que estão entre aspas ai em cima, o tal "Esse jogo NUNCA vai ser superado", ou no caso, "OCARINA OF TIME VAI SER PRA SEMPRE O MELHOR ZELDA DE TODOS!!", eu, simplesmente acho isso tão errado, e eu vou explicar o porquê:
O que eu penso, e que honestamente é a coisa mais sensata a se pensar, é que, se você realmente ama algo, no caso aqui, uma franquia, o mais certo a se fazer, não, o que é obrigatório se fazer, é você sempre, e eu digo SEMPRE querer que sua franquia melhore cada vez mais e mais, mas essas pessoas que falam essas imbecilidades, simplesmente ficam estagnadas no tempo, e elas querem que suas franquias nunca tenham um jogo melhor do que o joguinho favorito delas, e isso é simplesmente estúpido, isso é o mesmo que querer que sua franquia favorita não evolua, vocês querem me dizer que jogos (razoavelmente) datados da década de 90 (QUASE 30 ANOS ATRÁS) sejam melhores que os jogos que vieram em seguida? Olha, eu não estou dizendo, que todos os jogos posteriores são melhores que jogos antigos, e que todos os jogos atuais são melhores do que os de décadas atrás, mas, se coloque no lugar de alguém que trabalha com vídeo games, você realmente acha que eles ficam simplesmente sentados numa boa porque um jogo deles fez muito sucesso e é muito amado? Não, eu posso afirmar com toda a segurança pra vocês, todo jogo novo produzido, se realmente feito com carinho, tem sempre o objetivo de ser melhor que o jogo que eles fizeram antes, e quer saber mais? Em muitas vezes eles conseguem e conseguiram. Eu afirmo pra vocês, Zelda OoT e Mario 64 já foram superados a muito tempo pelos seus jogos posteriores, isso não quer dizer que todos os jogos posteriores tenham sido melhores que eles, mas grande parte definitivamente foi, e isso deveria ser motivo de alegria pros fãs, porque sua franquia tá ficando cada vez melhor, jogos quase sempre melhores que os anteriores, isso não é incrível? Eu por exemplo, digo que Mega Man Star Force 3 é o melhor Megaman de todos até agora, mas eu não quero que ele seja o melhor Megaman de todos pra sempre, porque se for assim, a franquia vai ficar estagnada, e eu quero que Megaman (que é minha franquia favorita), tenha sempre jogos melhores, é assim que as coisas devem ser, e se não for assim, então eu vou apenas estar subestimando a franquia que tanto amo e subestimando a competência das pessoas que trabalham nela.
E é por isso também, que algo como "O Melhor Jogo de Todos os Tempos"  não existe, porque sejamos francos, a essa altura do mundo, a gente já pode dizer que a indústria de games vai ser uma que vai durar pra sempre (ou até o mundo acabar), e por isso, jogos novos vão sempre ser lançados, tem jogos maravilhosos que lançam todos os anos, e muitos desses jogos já superaram muitos jogos do passado, inclusive os indies, que já superaram muitos jogos que tem inspiração direta. Um jogo datado como Ocarina of Time, não é o melhor jogo que existe, mesmo que ele tenha sido importante pra indústria, e o próprio título de melhor jogo que existe também não é algo que vai existir, porque apesar de muitos deslizes de muitas desenvolvedoras hoje em dia (não que antigamente também não houvesse), no final, muitas desenvolvedoras, as que realmente se importam com a arte de fazer jogos, e não apenas com gráficos e lucros, estão sempre tentando fazer jogos melhores que os que elas fizeram antes, algumas vezes conseguem, outras não, mas continuam tentando, e vez ou outra sempre conseguem nos impressionar.

Então eu repito, se você quer que o seu joguinho favorito da infância ou sei lá o que, nunca seja superado, você definitivamente não gosta da sua franquia, porque não quer o melhor pra ela, se você realmente se importa, então você quer que ela tenha um jogo melhor que o outro sempre, e que eles sempre consigam se superar, tire os seus óculos da nostalgia por um momento, e pense no que é melhor. Inclusive, eu ainda ouso dizer que algumas pessoas que afirmam tais coisas, nem ao menos chegaram a experimentar jogos posteriores das tais franquias, eu não sei. E só pra encerrar de vez, gostaria de dizer que comparar um jogo novo com um antigo e ficar falando coisas como "Será que superou" como alguns youtubers fazem, é bem idiota também, tipo, teve muita gente comparando Ocarina of Time com Breath of the Wild quando ele lançou, e teve gente falando coisas como "Finalmente um jogo que chega a altura do OoT" e essas baboseiras, sendo que, mal sabiam eles, OoT já havia sido superado a muito tempo, e BotW é superior a OoT em praticamente todas as formas. 
(EU JURO QUE ISSO NÃO É UM TEXTO DE ZELDA, FOI SÓ EXEMPLO QUE TODO MUNDO IA PEGAR)

Enfim, era só isso, espero que eu tenha conseguido passar essa mensagem de uma forma boa, eu tenho isso preso na garganta a bastante tempo, esse é meu primeiro texto no blog, eu sou a Violeta, e até o próximo dia que eu tenha saco pra escrever um texto ou uma review.

E não, você não pode querer que sua franquia tenha sempre jogos melhores e ao mesmo tempo achar que um certo jogo dela vai ser pra sempre o melhor de todos, não da, beijos.

                                   

2 comentários: