domingo, 15 de novembro de 2020

Post europeu de MMZ2


Depois de ficar vadiando por um tempo eu resolvi escrever o post de Mega Man Zero 2 logo, em minha defesa eu estava dissecando cada um desses jogos com uma devoção quase que religiosa, visto que eram necessárias inúmeras pesquisas sobre Minecraft, novelas e meio ambiente pra se jogar Z4. 

Minha relação com Z2 era meio bizarra, talvez até mais do que com o primeiro jogo, eu lembro que esse aqui era de longe o MMZ que eu menos gostava por diversos fatores, e eu legitimamente achava ele pior do que Z1, evidentemente eu não acho isso mais porque revisitar Z1 foi meio meme, enquanto Z2 foi bem mais suave em comparação. Mas bem, chega de enrolar, vou falar logo do jogo.

Zero vs. Barbie

A história começa com o Zero todo fudido no deserto, usando uma capa de andarilho e tudo mais. Pelo visto ele interpretou o pedido do X no fim de Z1 da forma mais braindead possível e ao invés de ajudar de outra forma ele ficou lá no meio do deserto aniquilando exércitos de Neo Arcadia por 1 ano. É, evidentemente ele tá só o pó a essa altura, e pelo visto ele tá tentando se reencontrar com a resistência pra reencontrar o seu propósito. Até que mais uma leva de neo arcadians chega e aí ele joga capa dele fora enquanto Linkin Park toca de fundo e a intro stage começa. Depois disso ele desmaia, e, surpreendentemente quem resgata ele é o Harpuia, que traz ele á nova base da resistência sem ninguém saber. 

Paralelamente a isso a gente vê a nova base da resistência, e não só isso, mas o novo comandante, Elpizo. Que tá falando sobre uma operação super foda aí que vai destruir Neo Arcadia de uma vez por todas, mas a atenção acaba sendo voltada pro Zero que foi encontrado inconsciente fora da base. Aí o Cerveau repara o Zero e ele se reencontra com a turminha do barulho de Z1, incluindo a Ciel, que está desenvolvendo uma nova forma de energia renovável pra acabar com a crise de Neo Arcadia, e por tabela com toda essa guerra. Pouco tempo depois disso o Zero é introduzido ao Elpizo, e então o mesmo revela o seu plano mirabolante nunca antes pensado que se resume a simplesmente atacar Neo Arcadia com tudo, se aproveitando da ausência do X, que supostamente deixou o exercito inteiro deles enfraquecido. O Zero diz que isso daí é bullshit e que seria muito melhor só esperar a Ciel terminar a pesquisa dela enquanto eles ganhavam tempo usando operações de guerrilha mas o Elpizo manda o Zero tomar no cu, alegando que ele é o comandante e que eles vão sim continuar com as operações normalmente. Então o Elpizo solicita a ajuda do Zero, que por algum motivo aceita mesmo após ter discordado com ele no diálogo anterior, e aí começa a primeira metade do jogo.

Depois de você matar um certo boss você se encontra com o X, que alega que não pode mais descansar porque deu merda de novo, aí ele fala um negócio sobre Baby Elves, que foram os bichos que o Zero viu antes do dialogo com o boss da fase, o X fala uns negócios meio crípticos dizendo que os bebês tão chorando por sentirem falta da mãe e aí ele vai embora.

Após o brutal assassinato dos outros 3 bosses restantes o Elpizo anuncia que agora é a hora de botar pra fuder e resolver pôr a operação em prática imediatamente. E depois o Zero segue ele porque todo mundo sabia que ia dar merda, e quando ele chega lá, nós vemos que de fato deu merda. O exercito da resistência foi varrido e os 4 guardiões botaram o Elpizo pra mamar. Com isso o Zero resgata ele, depois Neo Arcadia manda uma bomba pra base da resistência, que o Zero intercepta. E aí o Elpizo que tinha sumido durante isso liga pra resistência dizendo que era fraco e lhe faltava ódio, e com isso ele diz que vai atrás dos Baby Elves e vai conseguir poder e foda-se. E então vem as outras 4 fases do jogo.

O Elpizo novamente liga pra resistência e agora diz que tá fodão, e aí ele revela mais um de seus planos de alto calibre, agora ele vai pra Yggdrasil, o lugar onde a mãe dos Baby Elves, a Dark Elf se encontra. E aí ele vai pegar o poder dela e depois vai exterminar a raça humana, porque ele acredita que isso tudo é culpa deles em primeiro lugar.

Depois do Zero escalar Yggdrasil ao som de uma OST muito boa(sim, eu falei isso de novo foda-se), ele se encontra com o Elpizo, que utilizando uma faquinha de cortar pão simplesmente aniquila o corpo do X, que era o compartimento onde a Dark Elf estava selada, e com isso começa uma luta foda entre eles, mas o Elpizo acaba perdendo. Ele pede desculpas por tudo que fez, se revelando ser um antagonista de Steven Universo e aí a Dark Elf salva a vida dele o transformando em um Cyber Elf, e aí eles voam lá pra puta que pariu. E depois dos créditos o Weil fala pro Omega que agora é a hora deles botarem pra fuder.


Ok, agora que o resumo chato obrigatório tá de lado eu posso comentar o que eu achei. Essa história tem bem mais coisa acontecendo do que a de Z1, e por isso o resumo foi bem mais fodão, e bem, isso é algo bom. Mas é, essa história tem uns memes.

A escrita num geral melhorou bastante, e com isso os personagens demonstram mais personalidade, a Ciel é um bom exemplo disso. Porém isso só faz o Zero se contrastar mais ainda perante os outros personagens, porque bem, ele continua bem ruim, e apatia dele perante certas coisas é enfurecedora, um bom exemplo é ele não dando uma foda pra "morte" do X e ligando mais pra Dark Elf. Mas não é algo que vou me aprofundar muito porque né.

O Elpizo meio que existe, sem dúvida alguma. Ele é fascinante, porque ele com certeza deve ser um dos antagonistas mais burros da franquia inteira, sim, ele é convencido, e sim, ele foi "consumido pelo poder", mas ainda assim, Jesus Cristo. É bem difícil acreditar que um cara assim chegou nessa patente, tudo bem que tem um diálogo falando que ele ajudou geral a escapar de Neo Arcadia ou coisa assim, mas damn. E o lance dele ser consumido pelo poder é vago demais, a ponto de parecer mais uma desculpa pra justificar o 360 que ele deu na metade do jogo, ele de repente chegou a conclusão de que human bad a partir de uma linha de raciocínio bem braindead. É bem bizarro ver que até mesmo vilões como o Copy X são personagens melhores que ele, Elpizo é de longe o pior antagonista de MMZ. 

Os 4 guardiões tão bem melhores aqui, a escrita melhorada deu mais vida a eles, mesmo que um pouco. O Fefnir e a Leviathan tão bem mais gostáveis, mas o mais foda aqui é o Harpuia. Deixando a tensão sexual entre ele e o Zero de lado, ele é de longe o mais legal de se acompanhar, é bem interessante que diferente dos outros guardiões e do Copy X o Harpuia tem noção de que o governo de Neo Arcadia não é lá o governo mais justo do mundo, mas o trabalho dele é protege-lo e é isso que ele faz, mas apesar disso ainda tem umas instancias onde ele favorece o lado em que ele realmente acredita, tipo quando ele traz o Zero de volta pra resistência, e é bem legal ver ele implorando pro Zero impedir o Elpizo também. Uma coisa bem bizarra que quero mencionar, é que bizarramente o Zero conquista todos os guardiões, sinceramente eu acho isso bem frustrante porque isso só transparece mais ainda o fato de que o Zero é um gary stu. Teria sido bem mais interessante se ele só tivesse cativado o Harpuia mesmo, chega a ser bem estranho o quão semelhante os dialogos dos 3 com o Zero são. 

Leviathan: Sua força me deixa louca!!
Fefnir: Lutar com você é muito foda bro!!
Harpuia: Essa dor... você é o único que consegue me entreter tanto!!

Isso só fica mais estranho quando você entende da lore e sabe que os guardiões deviam representar diferentes aspectos da personalidade do X, mas isso não faz sentido então whatever I guess.

Bem, eu não vou nem me dar muito trabalho falando sobre a merda toda que rolou lá em Yggdrasil. Acho que todo mundo já sabe que o Elpizo matando o X usando faquinha de cortar pão é foda, e que é bem anti-climático também, e que o Zero ficar em silêncio não ajuda e bla bla bla.

De qualquer modo, eu sei lá. Por ser uma história bem mais ambiciosa e com uma narrativa mais complexa, Z2 acaba tendo mais defeitos do que a história de Z1, mas em contrapartida ela é bem menos monótona e parada. Mas eu diria que honestamente eu prefiro a de Z1, apesar de Z2 ter refinado bem mais a narrativa num geral mesmo, mas bem, felizmente Z3 existe então whatever.

*Unzips Z-Saber* 
Now that's what I call a Lv A move

A gameplay de Z2 melhorou bastante em relação a Z1, é bem surpreendente o salto de qualidade que rolou dentro de um ano só. A movimentação do Zero tá a mesma coisa, o que é ótimo porque os controles já eram muito foda antes, e como é de se esperar o moveset é segue a mesma formula, mas o Zero perdeu o Rolling Slash e a variação bizarr dele que você usa no chão. Porém a Triple Rod foi aniquilada e substituída pela Chain Rod. A Chain Rod é honestamente a pior de todas as três rods que tem ao longo do saga, mas bem, assim como a Triple Rod ela tem uma propriedade única que permite com que o Zero usa ela como um hook pra se pendurar em superfícies e sair se balançando por aí, apesar de parecer algo muito foda a execução é bem pior do que parece e a Chain Rod é bem lentinha, sinceramente eu prefiro sair fazendo parkour porque eu não tenho paciência pra parar e usar ela, só cheguei a usar ela quando o jogo apontou uma arma pra minha cabeça e me obrigou a usa-la em uns pedaços específicos de level design. O Shield Boomerang retornou e como é de se esperar ele é bem meh aqui também, porém, diferente de Z1 eu acabei usando ele uma vez numa sessão onde o jogo vira um bullet hell e você tem que escoltar a Ciel, então é, thank you Z2 pretty cool. Eu zerei o jogo com a Chain Rod e o Shield Boomerang no level 1 ainda, pois é.

E sim, meu arqui inimigo, aka sistema de level up voltou. E aqui ele me deixa mais puto ainda. Z1 tinha a infame Grind Tower, onde era bem fácil só ficar parando e upar todas as suas armas pro level máximo, mas que eu saiba de lugar assim em Z2 só tem a intro do jogo mesmo, então ou você aproveita a sua chance de grindar as coisas de forma confortável logo na primeira tela do jogo ou você se fode. Z2 é um jogo bem mais completinho que Z1, e embora seja curto também ele tem bem mais coisa pra se fazer, então eu não sei porque o sistema de levels ainda tá aqui em primeiro lugar mas tudo bem então.

Os chips elementais voltaram, e agora eles tão bem legais porque eles não estão sozinhos, sim, Z2 finalmente tem algo equivalente a armas de chefes, em forma de EX Skills. Basicamente, EX Skills são tipo armas de chefe mesmo, só que você pode ativar ou desativar a vontade e você não tem acesso a todas simultaneamente, visto que algumas requerem chips específicos equipados, não só isso, mas você só pode obter uma EX Skill caso você derrote o chefe no Rank A ou S. Num geral eu diria que as EX Skills são bem competentes, elas são bem mais básicas do que armas de chefe e isso é compreensível porque as habilidades absurdas mesmo tão reservadas pros Cyber Elfs. Minha única reclamação em relação as EX Skills mesmo é que eu nunca me vi usando uma boa parte delas, tipo a do Shield Boomerang ou então aquela de explosão pro Z-Buster, que sempre mais me atrapalhou do que qualquer coisa. Também acho bruh você ter que tirar Rank alto pra poder conseguir elas, até porque armas de bosses são uma feature comum nos jogos e não vejo lá muito em sentido em trancar elas atrás de Rank, tudo bem que em contrapartida é uma motivação boa pra tirar Rank bom, mas como eu já disse antes, esse sistema de Rank não é lá muito compatível com esses jogos, considerando as visibilidade e o level design, e isso sem contar o fato de que você tem que voltar o save e tudo mais. 

No entanto, eu tô jogando a versão de Legacy Collection então me dar o trabalho de manter Rank A é muito melhor, se eu tivesse falando de qualquer outra versão eu provavelmente estaria xingando o jogo agora mas felizmente isso não aconteceu nessa linha do tempo. Mas sim, assim como em Z1, esses problemas ainda existem, isso é um fato, mas o Save Assist realmente alivia eles dramaticamente, então agora eles são mais inconveniências mesmo. 

Paralelamente a isso existem as forms também, que são uma adição desse jogo. Basicamente você desbloqueia formas novas pro Zero fazendo umas coisas aí na fase. As forms mudam os stats do Zero, sim, stats. Existem 3 deles, Power, Speed e Defence, cada um deles é medido de 1 á 4 estrelas. É bem simples, mas eu acho isso uma adição bem interessante, acho que a única vez em que stats estavam presentes em um platformer de MM foi em MMX5, mas o fato da Gaea Armor ter mais defesa e ser mais lenta é mais uma propriedade da armadura mesmo do que uma mudança de stats mesmo. Obviamente, as forms não mudam apenas isso, elas mudam o moveset do Zero significativamente também. Um exemplo é a Active form que tem fucking 4 estrelas em speed e permite com que o Zero use o Rolling Slash, algo que o moveset padrão dele perdeu, além de rolar no chão também, mas em contrapartida ele perdeu acesso ao combo de 3 hits do Z-Saber, então ele da um golpe só. Também tem a Power que sacrifica 1 de Speed e o seu combo com o sabre pra te dar um stat de Power assustador, com 4 estrelas, o dobro do normal. 


As forms tem toda essa mecânica de troca equivalente, pra balancear elas, é realmente bem legal, não é super complexo por si só mas ao lado das EX Skills, das armas variadas e dos chips isso da uma customização legal. Tudo bem que pra ser sincero eu só usei o Buster e o Z-Saber, mas tem gente que usa a Chain Rod então eu acho válido. A minha única reclamação com as forms é que elas não são nem um pouco intuitivas, tanto na forma de se obter quanto na de usar elas mesmo. Lembro que da primeira vez que eu joguei o jogo eu não fazia ideia alguma de como pegar as forms, eu achava que o jogo só te dava aleatoriamente mesmo e foda-se, e demorei pra perceber que algumas mudavam o moveset do Zero também. Isso se deve ao fato de que pra se obter uma form você tem que cumprir um requisito específico em alguma missão, exemplo, pra se obter a X Form você tem que matar 50 inimigos usando o Buster numa mesma missão, pra pegar a Energy Form você tem que coletar 25 Life-Ups na mesma missão e por aí vai. Então pra pegar as forms você tem que procurar tudo na internet mesmo. E em relação a parte de usar elas, o jogo na maior parte do tempo nem sequer te fala o que a form muda, a janela do menu é pequena demais então na maioria das ocasiões o jogo só vai mostrar os stats e te dar uma descrição vaga que cobre uma parcela minúscula das mudanças que a form te proporciona. Mas bem, internet existe pra isso I guess.

Os Cyber Elfs retornaram aqui, e diferente de Z1 eu não sofro dano físico grindando pra alimentar eles. E-Crystals não são só bem mais abundantes como os valores requeridos pra alimentar e evoluir os elfs diminuiu também, então agora todo esse processo é muito mais suave. Considerando que eu priorizei as EX Skills eu tive que jogar num outro save pra fica usando Cyber Elf á rodo, e eles tão realmente bem mais úteis e convenientes aqui, consegui até pegar umas EX Skills apesar disso porque esse jogo tem Elfs que elevam o Zero pro Rank A automaticamente, o que é uma feature bem bacana sem dúvida alguma.

O level design do jogo melhorou um tanto também(se você ignorar as fases finais), as fases tem um level design bem mais robusto agora, tem mais caminhos pra se seguir e as fases tem gimmicks únicas, além de uma seleção maior de inimigos, não só isso a exploração melhorou um pouquinho, já que agora existem sim Sub Tanks que você encontra pelas fases, mas são apenas 2, por isso a ênfase no pouquinho. O level design tá bem melhor que o de Z1 em todos os aspectos, tudo bem que o jogo ainda recicla fases mas aqui eu realmente não me importo, porque elas mudam suficientemente pra não me incomodar. Tudo bem que, dano gratuito ainda existe, e ainda tem uns leap of faith por aí, mas isso é meio que a norma desses jogos a essa altura, felizmente não tem mais aquela bullshit de inimigos se preparando pra atacar fora da tela. Mas como eu disse, a versão da Legacy Collection alivia muito a barra do jogo, então ok. 

Os bosses tão mais interessantes agora, não falei dos de Z1 porque achei algo bem negligenciável mas aqui eles tão bem melhores, tem uma variadade maior da ataques e eles não evaporam tão rápido assim, e tem uns com umas lutas bem diferenciadas até mesmo dentro da franquia num geral, tipo aquele serpente lá, onde o terreno inteiro é composto por uma serpente de blocos que constantemente muda a formação, e por consequência o terreno. 

Num geral Z2 melhorou bastante a gameplay, ainda tem os defeitos, mas bem, isso aqui é a versão de Legacy Collection então né. Se fosse a versão original eu com certeza estaria xingando o jogo agora, de novo. 

The cooler Mega Man Zero

De Z1 pra Z2 bastante gente nova entrou pra equipe, e isso é refletido bastante aqui. O fator audiovisual do jogo todo deu um puta salto. O jogo é mais vibrante, os sprites tão melhores, os cenários tão com bem mais detalhes num geral, o design dos chefes tão mais memoráveis também, backgrounds melhorados e yada yada. Esse jogo fez até aquilo de usar as artes especiais pra CGs bem mais frequentemente, e elas tão chad pra cacete aqui, o Toru Nakayama tá bem mais expressivo com elas, é bem visível isso quando o Elpizo fica com a cara de insano dele, com direito até mesmo a um efeito olho de peixe pra distorcer o rosto dele, é realmente bem bacana. E essas artes passaram a gerar uns momentos bem mais marcantes, eu tiro sarro da introdução toda exagerada do jogo, onde o Zero joga a capa e os caralhos, mas por mais engraçado que esse momento seja(de forma não intencional) ele é provavelmente o momento mais marcante dessa saga inteira, e de Mega Man num geral também, e isso se deve principalmente pela sincronia muito boa que essas artes tiveram com a música, novamente, sendo bem mais dinâmico que os slide shows dos jogos da era de PS1. 

E bem, a trilha sonora deu um salto do cacete também, e também tomou um rumo bem diferente. Z2 tem a OST mais agitada de todos os jogos da saga, de repente as melodias de roque porra voltaram. Eu gosto mais da ideia da direção de Z1, mas Z2 indiscutivelmente executou isso de forma muito melhor, e além disso é uma OST bem mais completa mesmo, o que torna ela bem melhor. 

Gosto bastante de Crash II, que se tornou um tema de mini boss agora. Embora eu prefira a original eu gosto da direção que essa rendição nova acabou tomando. Gosto de Labo também. Eu adoro Instructions, assim como adoro Departure também, curto bastante Sand Triangle, e com Cool Water não seria diferente. No entanto, as minhas favoritas são For Endless Fight II, que é um remix muito bom que combina bastante com a intro do jogo, além da relevância temático do tema de epilogo de Z1 ser o do prologo de Z2. Power Bom que é bom pra cacete e realmente mostra o poder das guitarras nessa sound font. Ice Brain que eu só gosto pra caralho de ouvir mesmo. E a minha favorita mesmo é Silver Wolf, quando eu penso em Z2 eu instantaneamente penso nessa OST por alguma razão.

Citei mais ou menos a mesma quantia mas num geral a OST do jogo é bem melhor mesmo, diferente das de Z1 em que eu não citei a maioria por achar meio esquecível mesmo eu só não citei mais aqui no caso de Z2 pra não ter que me estender demais mesmo, se bem que, infelizmente o jogo já me obriga a me estender na hora das sessões obrigatórias de Chain Rod, but let's not worry about that.


Num geral Mega Man Zero 2 é bem melhor do que o primeiro mesmo, evidentemente tem os seus problemas mas eu acho ele bem melhor que Z1, então é, no fim das contas essa retrospectiva realmente me fez mudar de opinião, isso é sem dúvida alguma algo, mas enfim, eu já entrei em detalhes em cada parte individual então não tem lá porque estender esse final. Bem, eu sou o Otenko, e agora eu vou atacar Neo Arcadia, aproveitando que o X deu uma morrida.

Conclusão: O Harpuia é gay ou europeu?



Nenhum comentário:

Postar um comentário