Galinha Pintadinha é um projeto infantil criado em São Paulo por Juliano Prado e Marcos Luporini sim, eu usei a wikipédia, como soube?. Desde 2006, Galinha Pintadinha é provavelmente o projeto infantil mais conhecido do Brasil, com vídeos chegando a mais de 1 bilhão de visualizações(por criancinhas, é claro). Foram lançados 4 discos no total, e também um single, e hoje existe até um desenho chamado Galinha Pintadinha Mini, mas não falarei dele aqui.
Para escrever essa análise, eu ouvi todos os álbums da galinha pintadinha, a grande maioria pela segunda vez, já que fui quase obrigado a escutar isso antes, e analisei cada música individualmente. Enquanto estava ouvindo, reparei que os vídeos no youtube tem uma grande taxa de dislikes, e me perguntei o porquê, mas percebo agora que isso provavelmente são crianças tocando no botão de dislike sem querer.
Antes de começar a análise, deve-se notar que eu não falo de cada uma das músicas existentes, mas sim das que achei mais importantes de serem mencionadas.
Comecemos com o primeiro CD, e como o primeiro, tem o trabalho de fazer as pessoas ficarem interessadas nessa "ideia nova", no que eu diria que faz um bom trabalho, mesmo sendo o mais simplista dos 4. Algumas músicas que valem ser citadas são:
Galinha Pintadinha - Essa música é a primeira música da Galinha Pintadinha, e logo tem o papel de introduzir os personagens mais recorrentes da trama. Sendo assim, começa introduzindo as 3 galinhas(rosa, verde, e roxa), que servem como vocal de fundo para a música, e muitas outras no futuro. Também é mostrado a protagonista, a própria Galinha Pintadinha, e também o Galo Carijó. No clipe, é implicado que ambos são casados, mas o Galo não parece estar muito contente em sua foto, o que nos leva a crer que isso não é um casamento muito feliz(isso, e o fato de que não é mostrada nenhuma foto de ambos juntos). São mostrados os pintinhos do casal, que obviamente seriam os filhos, mas há algo estranho aí, pois esses pintinhos(da forma que são retratados aqui) não são usados novamente, e ao invés disso é criado um personagem específico que é um filhote do casal, também um personagem recorrente. A letra dessa música é bem simples, como a maioria das que serão vistas no primeiro CD, mas aqui já se encontra o charme desse universo e a edição de qualidade raramente encontrada em outros projetos infantis deste tipo.
A Baratinha - Aqui são introduzidos mais personagens recorrentes, sendo esse a baratinha e sua banda. "As Naftalinas". Não há muito o que comentar aqui, além do fato de que a letra da música é uma cantiga popular infantil, assim como muitas das músicas que são vistas nos CDs da galinha pintadinha. A Galinha Pintadinha pode ser vista com um corte de cabelo diferente, possivelmente para representar a sua participação especial na banda. Essa música também tem uma melodia e instrumental mais viciante do que a anterior, o que combina com o fato que ali é representada uma banda. Entretanto, em certo ponto, a música começa a ser cantada pelo que aparenta ser uma criança, e isso infelizmente demonstra um problema com a maioria das músicas desse álbum, pois em alguns trechos tem uma cantora que aparenta ser profissional(ou pelo menos sabe o que está fazendo) cantando, mas aí surgem crianças para outras partes da música. Esse problema persiste em CDs futuros, mas não de maneira tão forte, pois eles acabam equilibrando isso melhor com o poder da edição.
Dez Indiozinhos - Aqui há mais uma cantiga popular. Único detalhe que tenho a comentar é que o design dos macacos coloridos que aparecem em alguns trechos do clipe é enfurecedor e deve ser eliminado da face desse planeta. Acho interessante que o indiozinho que sempre caga tudo é o que está no final, justamente o mais feio deles. Ou eles estão implicando que gente feia só faz merda, ou que o índio foi posto ali justamente por ser feio, e ninguém queria ver ou ficar perto dele.
Mariana - Aqui vai o que provavelmente é a pior música do álbum inteiro, É extremamente repetitiva, e ao ouvi-la, tudo que você quer é que Mariana queime nas profundezas do inferno. E como se não bastasse, em certa parte da música chega uma criança que canta que nem bosta.
Pintinho Amarelinho - Aqui é mais uma música importante para a lore da Galinha Pintadinha, onde é introduzido o Pintinho Amarelinho, o "principal" filho da Galinha(considerando o destaque que recebe em futuros cllipes). Isso torna a aparição dos pintinhos em "Galinha Pintadinha" estranho, pois eles são minúsculos filhotes, enquanto esse Pintinho é muito maior que eles.
Tororó - Aqui uma das melhores músicas, tanto por conta da letra, quanto da melodia. É também uma cantiga popular, mas é bem cantada e te deixa sentindo bem ao ouvi-la. A única parte em que peca é que, como em algumas outras músicas, há aqui a presença de crianças cantando sozinhas.
FLI FLAI FLU - Ao ler o título da música, pensei ser uma referência ao clássico FLA X FLU, mas na verdade é uma música com a pior letra do disco inteiro(sim, surpreendentemente a letra de Mariana era melhor), onde a letra se resume a falar sílabas aleatória(e a insuportável da Mariana aparece para pagar de espertinha aqui).
O CD 2, num geral tem músicas com letras melhores do que o primeiro, e não consigo pensar em muitas que são irritantes ou preguiçosas( com a exceção de "Um elefante incomoda"). Nesse álbum há apenas dois personagens novos introduzidos, sendo esses a borboleta em "Borboletinha", e o galinho em..."O galinho", apesar de que deve-se notar que os dois recebem pouco destaque, e servem principalmente como personagens de fundo no futuro
Há algumas músicas que acho interessante mencionar separadamente, como a música "Galinha Pintadinha 2", que serve como outra introdução aos personagens já conhecidos, e comparado á versão do primeiro CD, essa aqui é bem melhor, com letra mais bem feita e menos repetitiva, o que possivelmente demonstra a qualidade superior do CD ao todo. Aqui ambos a galinha e o galo parecem mais contentes com seu casamento, não sei se isso significa que isso se trata de uma prequel, ou que os dois conseguiram resolver seus problemas.
Agora, o melhor exemplo de música com letra bem mais trabalhada do que a maioria das do primeiro álbum, seria a música "Meu lanchinho", que mostra um dia na vida de uma garota. É interessante notar que no clipe dessa música, no trecho em que vemos o motorista dirigindo, pode-se encontrar um enfeite da banda "As Natftalinas", o que implica um certo grau de fama da banda.
Temos no disco também a música "Atirei o pau no gato", uma polêmica cantiga popular, o que torna sua adição surpreendente. Mas na segunda metade, a letra diz que não se deve atirar o pau no gato, então creio que a mensagem geral é válida.
Na música "A Canoa Virou", há um trecho em que vemos um indiozinho afundando no mar, e esse não é o indiozinho feio visto antes, Isso fortalece a segunda teoria estabelecida lá atrás, em "Dez Indiozinhos", de que o indiozinho só continuava a quase fazer ele afundarem pois ele havia sido posto no fundo do barco, justamente por ser feio e ninguém querer ver ou ficar perto dele. Também é importante notar que nessa letra, é dito que "se eu fosse um peixinho e soubesse nadar", ele salvaria os personagens que afundaram, o que, caso você esteja apenas ouvindo a música, implica que ninguém os salvou e eles morreram afogados, tornando esse possivelmente a última música na cronologia da Galinha. Felizmente, no clipe vemos que eles são salvos de qualquer forma.
A música "Pombinha Branca" me irrita, talvez pelo ritmo da música mudar bastante de súbito, ou o clipe ser ruim, é difícil explicar, mas ela me deixa incomodado. É só isso mesmo.
"Se essa rua fosse minha" é provavelmente a minha favorita do CD. Mesmo não sendo uma letra original, ela é bem cantada, e isso junto do clipe te faz sentir bem(assim como Tororó do primeiro CD, mas ainda melhor)
CD 3 é um bom CD, entretanto, acredito que o segundo tenha uma qualidade maior no geral, principalmente na questão das letras, já que músicas repetitivas como "Fui morar numa casinha" e "Dó ré mi fá" se encontram em maior quantidade aqui, e sinceramente creio ser este o menos memorável dos 4, o que pode ser notado pela pouca quantidade de músicas que eu achei importante mencionar.
"Galinha Pintadinha 3" seria mais uma versão da música tema da Galinha, o que a esse ponto já se tornara tradição. Essa também é uma boa música, mas creio que a do segundo CD ainda é melhor. Aqui vemos os pintinhos lá da primeira versão pela primeira vez depois de muito tempo, e eles aparentam estar sendo retratados de forma bem diferente(tanto pelo traço quanto por estarem bem maiores).
"Mamama Papapa" tem uma letra similar a de "FLI FLAI FLU", pois é apenas eles cantando sons aleatórios. Porém, há partes em que a letra é algo a mais do que isso, então não se encontra no mesmo nível daquela atrocidade.
"Pai Francisco" é uma das melhores músicas do CD, com seu ritmo animado, e clipe bem feito.
"Borboleta Pequenina" é outra música sobre a Borboleta, o que me surpreendeu bastante, já que achei que ela não teria mais destaque algum desde sua estréia. Aqui vemos o que é a primeira backstory de um personagem até agora, pois antes só havíamos visto histórias de origem.
E agora, o quarto e último. Acredito ser este o melhor CD da Galinha Pintadinha. Encontram-se aqui bem poucas músicas repetitivas, as únicas da qual consigo pensar é a "Parabéns", e "Upa Cavalinho". A parte vocal é a de maior qualidade, assim como as letras num geral.
"Galinha Pintadinha 4" é a mais interessante versão do tema até agora, pois se trata mais de um remake da primeira versão do tema da Galinha Pintadinha, e da música do Pintinho(do primeiro CD) em sua primeira metade, e na segunda vemos cenas novas da família da galinha junto da borboletinha.
"Noite de São João" é a melhor música do CD, e possivelmente a melhor de todas as da Galinha. Como as outras que destaquei por sua qualidade, ela te faz sentir bem, e tem uma melodia muito agradável. O clipe também é um dos mais bem feitos, se não o melhor.
O clipe de "Vou Remando" mostra vários dos personagens desse universo, e nele se encontram muitas referências a músicas anteriores. Ocorre a aparição dos sapos, das crianças, da velha e seus gatos, da família da galinha, da barata, e separados desta, a banda "As Naftalinas"(o que implica que a barata não faz mais parte da banda). Eu diria que essa música é o equivalente da "Glass Onion" dos Beatles.
"Tumbalacatumba" é provavelmente a música que tem mais chances de ficar presa em sua cabeça, e apesar de parecer ser repetitiva, isso não é tão irritante como outras músicas(apesar de ter preconceito contra chineses em um certo trecho). Aqui alguns personagens são esqueletificados também, o que implica que o clipe se passa após a morte deles.
No CD também se encontra a música "Seu Lobato", e apesar de eu não ver algum problema com isso, eu acabo tendo um ódio pessoal muito grande dessa música, pois há uma quantidade enorme de clipes diferentes dela no Youtube, como uma praga.
"Para Mamãe" é provavelmente a música mais bonita dos CDs, e por conta disso também é uma das melhores.
"Brilha Brilha Estrelinha" é uma cantiga popular muito conhecida, e é bem executada aqui. Porém o único motivo pelo qual a estou mencionando, é que em dois trechos da música é usado um estilo de arte bem diferente do que é usado sempre. Ela também serve como uma boa conclusão para o disco
Considerações Finais
Galinha Pintadinha é um projeto infantil de sucesso, e de maior qualidade do que as pessoas acreditam ter. Pode ser apenas algo infantil, mas devemos analisa-lo baseado no seu propósito, e não no que ele não é. De longe, o CD com as melhores músicas, tanto em questão vocal quanto de letras, é o quarto.
Considerando isso e o que foi dito até então, o ranking dos 4 CDs acabou sendo 4>2>3>1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário