domingo, 3 de julho de 2016

Uma breve analise da franquia Devil May Cry


Em 17 de Outubro de 2001 a Capcom lançou o primeiro jogo da franquia Devil May Cry, entitulado de uh.... "Devil May Cry", em tradução livre, "O Demonio Pode Chorar".
Originalmente um projeto para Resident Evil 4 que se tornou algo próprio, pois o proprio Shinji Mikami, criador de Resident Evil achou que não tinha nada a ver com a série e mandou o Hideki Kamiya fazer o jogo passar longe de RE, Devil May Cry foi extremamente bem recebido pela critica e pelos fãs pelo seu excelente gameplay, atmosfera obscura e imersiva e uma boa trilha sonora, mas antes de qualquer coisa, o primeiro elemento da franquia que iremos analisar é seu personagem principal, Dante.

Acredito que, por agir como um elo necessário para a mescla das varias características diferentes da série em algo homogeneo e que transmite um feel único, Dante é o elemento mais importante da franquia Devil May Cry, é dificil dizer quantas coisas deixariam de fazer sentido na série se o protagonista fosse qualquer outro personagem além dele. Não concordo ou simplesmente não entendeu? Então vamos analisar seu perfil geral para vermos o quanto ele é importante para a franquia usando um contador, e depois suas encarnações em cada jogo da série separadamente. Provavelmente sairão alguns spoilers, mas a não ser que você tenha morado numa caverna desde 2001, você já os conhece mesmo nem tendo jogado os jogos direito. Enfim, vamos lá.
kakakakakakakaka piadas de zueira memistica :)
Sparda o fodão.

Dante é um meio-humano meio-demonio, filho do lendário Cavaleiro das Trevas Sparda com uma humana chamada Eva. Como ocupação, ele é um investigador, mercenario e caçador de demonios e tem o seu proprio estabelecimento para isso, o... Devil May Cry, sim, o nome do jogo (genial a sacada nao?).

Removidas suas origens, tanto a plot quanto o gameplay da série seriam praticamente inviaveis, pois o passado é um assunto de relativa importancia na estória dos jogos e nada além de um meio-demonio é capaz de fazer o que Dante faz no jogo, ou não, mas eu nunca vi um ser humano normal jogar uma motocicleta pra longe usando tiros de revolver. Então com a plot, o gameplay e as cutscenes, já são 3 coisas que não teriam o menor sentido na franquia, e em apenas dois parágrafos.

Alem de suas origens, Dante possui uma personalidade marcante por, direta, descontraída, presenteada com um ótimo senso de humor e praticamente 100% alheia ao perigo, em quase todas as ocasiões até zombando dele, fazendo com que alguns fãs questionem se ele na verdade não tem tendencias niilistas ou suícidas, (sério) mas pelo menos eu rio desses nego e acho que ele simplesmente é arrogante demais para reconhecer que algo pode ameaçar a sua existencia.

Ok, falando dele dessa forma, parece um personagem de anime shounen antigo ou de comédia bidimensional pra caralho e que foi escrito só jogando um misto de qualidades que façam crianças wannabe edgys gostarem dele, mas apesar de inicialmente não parecer um personagem cuja personalidade é "impossível", Dante possui sentimentos que o fazem hesitar, que o fazem de vez em quando questionar o que ele está fazendo e um temperamento um tanto explosivo e um ótimo senso de humor, características que o tornam mais relatável e humano. Mas ainda assim não perde o senso de "fodeza".

Com seu jeito relativamente único, tanto os momentos tensos quanto os de alívio são intensificados, pois ele sempre age de forma que faça o jogador sentir o que os produtores queriam que os jogadores sentiam em cada cutscene, deixando as coisas mais imersivas, e se não fosse ele, a comédia característica da série simplesmente não teria brilho, isso completa 5 coisas que se perderiam caso a franquia não tivesse o Dante como personagem principal.

Ok, falamos das caracteristicas gerais do personagem e como cada uma é importante para a franquia e chegamos a conclusão de que ao menos 5 elementos se perderiam se o Dante sumisse do palco, agora iremos ver a sua caracterização em cada jogo de maneira mais detalhada, focando mais no personagem "em si".
Dante como aparece em
DMC1, chavoso não?
Os fãs de raíz gostam de acreditar que de todas as encarnações de Dante, a do primeiro jogo possui a sua real personalidade, que é bem mais realista e séria em comparação à maioria dos outros jogos, em nível de seriedade, este Dante só perde para ele mesmo no DMC 2, mas este ultimo não é nada carismatico e bem bidimensional, analisa-lo seria frustrante, portanto pularemos este.

O Dante de DMC 3 é sem duvidas o mais reconhecível e aclamado pelos fãs no geral, retratado como um jovem de cabeça quente (mais quente que o mesmo no primeiro jogo!) que adora agir como um cuzão com seus inimigos e não sabe lidar direito com seus sentimentos, além de outras pequenas incompetencias que o torna um personagem imperfeito e relatavel, ainda que não perca o ar mais fantasioso e impossivel em comparação a ele mesmo nos dois jogos anteriores da série.Em DMC 1, sua personalidade é bem mais séria e acreditável que a maioria das outras, passando um pouco mais longe dos moldes de "personagem de anime" do que as suas outras encarnações.
Dante como aparece 
em DMC 3;

Em DMC 4, Dante dá um chill, fica mais de boas com a vida e aparentemente desistiu de se levar a sério e perdeu parte do seu edge, (não que ele fosse edgy, exceto no 2, ter edge e ser edgy é diferente, Sonic por exemplo, é um personagem que tem edge, mas não é edgy) mas as mudanças do 3 para o 4 não foram tão radicais e perceptiveis quanto as mudanças que fizeram dele do 1 para ou 2 ou do 2 para o 3, a maioria delas foi realizada apenas para fazer contraste com o Nero, o outro personagem principal de DMC 4, que vamos falar em detalhes depois, e para não fazer o personagem parecer ter parado no tempo.
E..., Dante de DMC 4,
até seus gestos são
mais relaxados.

Uma interessante proeza que conseguiram realizar criando Dante é que o tipo de personagem "meio humano meio alguma-coisa-fictícia" sempre mostram seus dois lados de personalidade separadamente, mas Dante é tanto um humano quanto um diabo ao mesmo tempo, mesclando os dois em sua personalidade unica, ao contrario de ter um pseudo-transtorno de personalidade dupla. É isso que o torna um personagem divertido e interessante.

Terminando o santuário a parte do texto que fala apenas sobre Dante, vamos falar mais sobre os jogos em si.

A série DMC sempre foi aclamada em questão de gameplay pela grande sensação de controle que o jogador tem sobre o Dante (e em DMC 4, o Nero também), pela variedade de golpes e das multiplas Devil Arms, todas com um estilo diferente, e você pode trocar entre elas tempo real, alem do sistema de rank por desempenho em combate e na missão em geral.
A atmosfera é no geral algo bem dark, principalmente nos dois primeiros jogos, e seria algo bem semelhante com Resident Evil se não fossem os ocasionais alivios e contrastes dados pelas piadinhas do Dante, que faz o feel do jogo mudar de "o bagulho tá insano e eu não posso fazer praticamente nada sobre isso" para "o bagulho tá insano mas idai eu sou maiskkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk".

A trilha sonora é sempre sinistra e atmosferica, e ao mesmo tempo excitante quando precisa ser (vide os temas de batalha).

De maneira bem resumida, esses são os elementos que formam a identidade da série, e a cada jogo esses elementos estão presentes com diferentes intensidades e de diferentes formas, em comparação ao seu começo, a franquia mudou MUITO, mas não se preocupe com a tão famosa distorção da essencia e bla bla bla pois apesar de tantas mudanças, todos os elementos que a franquia prometeu no primeiro jogo estão, de uma forma ou de outra presentes nos outros jogos, então a experiencia de jogo ainda é, por incrivel que pareça, muito familiar quando saímos de um jogo e vamos para outro. (pelo menos até o 4).

Devil May Cry 1, como dito no começo do texto, foi lançado em 17 de outubro de 2001, o jogo foi (obviamente) o inicio da franquia, e considerado por muitos pioneiro no gênero hack n' slash, e como todo jogo pioneiro em genero, tinha um gameplay que na epoca era bem inovador, consistente e ao mesmo tempo frenético.

A atmosfera desse jogo é bem mais escura que a dos ultimos da franquia (3 e 4, O REBOOT NAO EXISTE.), e eu estou falando disso tanto no sentido figurado quanto no literal, os ambientes careciam de uma iluminação decente na maioria das vezes, o que deixa o tom do jogo bem sinistro e empolgante.
Por mais que o jogo seja bom,
a capa parece algo digno
de um horror/ação trash dos anos 80
Alguns dialogos eram zoados, mas ao contrario dos outros jogos, era zoado porque era mesmo, tentavam ser sérios, mas a qualidade da dublagem e o fato de a maioria das linhas serem dignas de um filme de ação trash não ajudaram, ok, esse pode ser um ponto bem subjetivo e para a epoca o dialogo do jogo era muito bom e apesar desse ponto fraco, os personagens conseguiram se manter carismaticos, então vamos apenas dizer que este aspecto envelheceu mal.

O final do jogo grita "vai ter sequencia", com direito a vilão dizendo "eu voltarei!!!" ou algo do tipo, e como sabemos, teve mesmo.

Após DMC 1 veio DMC 2 (NAO ME DIGA!!!), lançado em 2003 que é meio... Ruim. O jogo tinha a missão de fazer frente a outros jogos do mesmo genero que estavam surgindo na época, mas foi uma decepção, o gameplay é inferior e o Dante virou uma versão exagerada de tudo aquilo que os fãs NÃO gostavam nele no primeiro jogo. No geral, é DMC 1, só que piorado. então vou fazer bullying com o jogo e parar de escrever sobre ele aqui. :^)
O mais pica caraio...
Felizmente a Capcom aprendeu com o vacilo que foi DMC 2 e caprichou no Devil May Cry 3, agora não só o Dante, mas também o gameplay e a atmosfera se tornaram uma versão mais apelativa para um publico mais amplo de tudo o que os fãs gostaram no DMC 1.
"Pera, mas quando franquias dedicadas a um nicho mais especifico apelam pra publicos mais amplos sempre da em merda, não?"

Essa cena começa tranquila. Só começa, depois
vira uma das cenas introdutorias mais insanas que voce ja viu.
Não foi o caso, felizmente. Na verdade, Devil May Cry 3 é considerado por muitos, o melhor da franquia. Tudo que DMC 1 tinha estava lá de um jeito ou de outro, o jogo foi uma sacada bem inteligente, pois ao passo que expandiu a serie para novos públicos, também conseguiu manter, na verdade até reforçar todos os elementos que fez Devil May Cry 1 ser tão amado logo de cara, com um Dante mais jovem e ainda mais cabeça quente e "da zueira", zombando das inumeras ameaças que vêm encher a sua vida uma atrás da outra.
O gameplay retornou com ainda mais ação insana, dificuldade aumentada, principalmente na versão americana, Devil Arms ainda mais curiosas e divertidas de usar, e até mesmo reforçam o elemento "zombar do perigo" do Dante (se alguem luta com o inimigo enquanto toca uma guitarra é porque esse alguem NAO está levando a luta a serio), uma stylish gauge com *dois* ranks a mais (SShowtime! e SSStylish!) que incentiva você a comer o cu dos demonios, mas com elegancia, e mais importante que tudo isso, a adição dos styles.
Os styles são... Estilos. Estilos de luta que você pode escolher no começo de cada missão para afetar a forma que Dante luta, com essa mecanica adicionada, foi possível extender a moveset do Dante á níveis estratosféricos em questão de quantidade sem deixar ele OP demais. (Na verdade o maior problema provavelmente seria que, com uma moveset tão grande, faltaria botão pra introduzir tanto comando, entao limitaram um pouco as coisas, mas eu nao sei se foi por essa razao ou pela dita anteriormente que fizeram os styles.) E você ainda pode upar esses estilos caso jogue bastante com um em especifico, te deixando gradualmente mais e mais forte.
A atmosfera dark e gótica volta em grande estilo, e dessa vez sem ter que apelar para uma ilminação pobre pra fazer as coisas parecerem mais sinistras e incluindo temas de batalha com vocais e heavy metal catchys pra caralho, e o contraste entre o senso de humor do Dante e o mundo sinistro do jogo está maior do que nunca, passsando uma ansia de querer jogar com o personagem. e esculachar uns demonios igual ele faz nas cutscenes.
Temen-ni-gru, também conhecida como "Torre do Aesthethics"

Por fim, temos Devil May Cry 4, lançado em 2008, e em minha opinião é um regresso em relação ao 3, e em breve eu vou explicar por que.

Primeiro falemos dos pontos positivos do jogo: a CAPCOM resolveu seguir uma direção consistente e se basear no 3 e não se jogar para outro lado completamente diferente como certas outras franquias da propria empresa e de outras. Ele também adicionou um novo personagem jogável e com mecanicas de gameplay bem diferentes do Dante, o Nero.
Apesar de sua aparencia, Nero não é um clone de Dante, nem em personalidade nem em gameplay. Sua personalidade é bem mais séria e o seu senso de humor lembra mais o do Dante do DMC 1, pois apesar de fazer piadas, mantem uma expressão facial e tom mais sério que o Dante neste jogo, que é bem parecido com ele mesmo no DMC 3, que é o "zueirão" de um jeito mais infantil e menos uh, puto.

Basicamente seu papel é uma mescla do Dante do DMC 1, pois apesar de seu senso de humor ainda é um ser bem... putão, e o do Dante do 3, pois ainda é uma pessoa jovem e ainda tem muito o que amadurecer.

Seu gameplay é tão brutal quanto, embora não seja tão parecido, quanto o do Dante no geral. O sistema de exceed é exclusivo do personagem e serve como uma carga para certos golpes dele, aumentando alcance e poder, dando aquela forcinha (no sentido literal e figurado) para conseguir um rank mais alto no stylish gauge, alem de simplesmente deixar os golpes mais maneiros.
O mesmo golpe, só que agora com FOGO, PORRA!!!!1!1!ONZE!
Além do sistema de exceed, Nero tem outros dois elementos exclusivos dele, o Devil Bringer e a absorção de habilidades. O Devil Bringer é basicamente um Grab, você aperta o botão bola (ou qualquer que seja o botão equivalente da plataforma em que você estiver jogando essa porra) e ele estende o seu braço demoniaco para trazer inimigos pra perto, ser trazido pra perto dos inimigos, ou fazer um throw, que é OP pra caralho pois dependendo do inimigo o qual você faça isso você é quase invencível durante ele e ainda consegue causar dano não só  no inimigo que sofreu o golpe, mas nos que tiveram a infelicidade de se meter no meio também, mas nem pense em abusar desse recurso se você quiser um bom rank nas missões do jogo, a stylish gauge, não enche se você ficar usando os mesmos golpes o tempo todo.

a absorção de habilidades é basicamente o equivalente às Devil Arms do Dante, só que dele, após derrotar um chefe, ele pode usar o seu braço demoniaco para absorver parte dele ganhar uma habilidade para o mesmo, mas sinceramente, a unica consideravelmente legal é a que ele pode usar os inimigos de escudo.
O Dante também recebeu umas coisas boas, como a agora possível troca de styles em tempo real, permitindo uma variedade maior de estilos de jogo e deixando as coisas mais excitantes.

Agora vamos para as razões de porque acho o jogo um regresso:
O gamepl- "PERA PORRA, TU NAO ACABOU DE FALAR BEM DO GAMEPLAY SEU ARROMBADO?" - Acalma o cu aí, deixa eu elaborar, ok?

O gameplay introduz um novo personagem jogavel com mecanicas unicas e contrastantes com o as do Dante, mas para fazer o contraste no gameplay dos dois personagens bem clara, ou simplesmente pra fazer o Nero não parecer uma bosta na frente do Dante, a moveset desse ultimo sofreu pesadamente. Nem de longe o Dante do DMC 4 tem um arsenal de Devil Arms ou golpes tão rico quanto o de DMC 3, nesse jogo ele possui 3 armas de fogo e 3 Devil Arms, enquanto no jogo anterior ele possuia 5 de cada. e a nerfação não parou por aí, todas as armas tem menos golpes que o normal, um destaque especial para a Rebellion, que deixou de carregar tantos golpes classicos, quase perdendo seu status como arma mais versátil da franquia.
O Nero apesar de ter mecanicas exclusivas interessantes como o exceed, só possui duas armas, a Red Queen, sua espada, e a Blue Rose, um revolver de cano duplo, certo que a Red Queen é a arma mais rica em movimentos do jogo e provavelmente deixaram o Nero com ela e o revolver para a variedade de Devil Armas ser a coisa do Dante, mas mesmo sendo mais rica que a maioria das armas do Dante,  não compensa a falta de movimentos nas mesmas, e a variedade de armas com estilos diferentes e maneiras diferentes de serem dominadas é um dos maiores atrativos da série, então, Game Design 101: ENTREGUE AS PORRAS QUE O SEU JOGO PROMETE LOGO, NÃO DEIXE ELAS LÁ PRA METADE DO JOGO, entenderam?

Ao menos as cenas em que você consegue
 as Devil Arms são da hora...
A barra de stylish desse jogo (ok, isso é provavelmente eu precisando git gud mas mesmo assim) depois do S é quase impossível de subir, mas extremamente fácil de manter, quando na verdade era pra ser ao contrario, para incentivar ainda mais a luta em uma pace ininterrupta e frenetica, como no 3.

Quem foi o genio que achou que lutar contra o mesmo cara
duas vezes usando o mesmo jeito de vencer seria legal?
Algumas batalhas de bosses são simplesmente estupidas, duas delas literalmente se resumem a usar o Devil Bringer do Nero pra pegar umas espadinhas voadoras no ar e jogar no Boss! Puta que pariu, isso é repetitivo e chato pra caralho, e sabe o que eu não quero ver em um jogo de ação? Principalmente num hack n' slash? Coisas repetitivas e chatas.
O Dante passa pelas MESMAS áreas que o Nero durante a primeira parte do jogo e luta contra os MESMOS chefes, isso é broxante pra caralho, mas bem, pelo menos você ganha Devil Arms e não uma habilidade estúpida de braço demoniaco derrotando eles dessa vez.
Não existem inimigos de dificuldade mediana nesse jogo, ou eles são incrivelmente retardados ou incrivelmente paus no cu pra caralho, mesmo no modo normal do jogo, quando o filho da puta da imagem abaixo aparece, a dificuldade do jogo sobe para a exosfera.
Sabe quem vai apanhar agora? VOCE
(a nao ser que você seja bom pra caralho, aí você tem o meu respeito.)
Apesar de tudo, DMC4 é um bom jogo, e ainda inseriu vários elementos coerentes para a proposta da série Devil May Cry, só não os executou tão bem, mas dava pra ver o potencial dele, então resolveram fazer uma sequencia do jogo que pegou todas essas coisas novas e as poliu, encaixando-as melhor com os elementos dos jogos anteriores.
.
.
.
Isto num mundo ideal.

Pois na verdade fizeram... ISTO.
Vai se fudeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
MEU DEUS DO CEU
15 DE JANEIRO DE 2013, PIOR. DIA.
O QUE É 11/09/2001 COMPARADO A ESSA PORRA?
O QUE É O MASSACRE DE COLUMBINE NA FRENTE DESSA DESGRAÇA?
DESASTRE DE CHERNOBYL NÃO CHEGA NEM PERTO DESSA MERDA, VAI TOMAR NO CU.
HIROSHIMA, NAGASAKI? NADA DEMAIS COMPARADO A ISTO.

Ok, talvez meu hate com esse jogo seja exagerado, mas não é infundado, tenho minhas razões.

Pra começar, essa porra é um reboot, mas na real, realmente precisava de um? Raros são os reboots que dão certo, principalmente de franquias que só tem QUATRO jogos. Reboots são feitos no intuito de dar uma repaginada nas coisas quando elas começam a ficar maçantes ou saturadas, o que definitivamente não acontece dentro de apenas QUATRO JOGOS.

Segundo, a carcterização do Dante. Ele está estúpido nesse jogo, pegaram todas as caracteristicas boas dele e deram um jeito de virar elas contra o proprio personagem, puta que pariu.
Ok, Dante sempre foi cabeça quente, rebelde e meio idiota, mas o reflexo que isso tinha nas ações dele nos jogos anteriores eram bem mais legais de se ver. Ele arregaçava demonios, fazia piadinhas e poses estupidas, era alheio ao perigo do momento e provocava seus inimigos, mas como traduziram esses traços da personalidade dele nas ações do novo "Dante".

Dá pra responder isso com duas palavras:
"Fuck You"
Não, não dá pra descrever o Dante desse jogo em só duas palavras, dá pra descrever A PORRA DO JOGO TODO nessas duas palavras. Elas foram repetidas por uma quantidade absurda de vezes durante todo esse jogo.
Fodase paliasso olha como eu sou descolado, imoral & da zuera '-'
O Dante anterior era rebelde, esse é mais só vulgar mesmo, um puta wannabe, tenta usar putas sexo alcool xd pra parecer descolado, mas é isso o que faz todo mundo odiar ele, se ele quer ser como o Dante, por que ele não AGE como o Dante?

Fanboys do novo Dante argumentam que ele é basicamente o Dante do DMC 3 só que comercializado de maneira que caia no gosto do publico gamer mais recente, chegamos a conclusão de que o publico gamer mais recente tem mal gosto. Mas não faz sentido, pois mesmo depois de 5 anos na geladeira, Dante ainda era um personagem amado e que recebia bastante carinho tanto de fãs harcores quanto casuais da franquia. Meu ponto aqui é basicamente, NAO CONSERTA O QUE NAO TA QUEBRADO.

Parece estupido aqui? Tenta imaginar no jogo mesmo
Os dialogos do jogo são quase sempre estúpidos. O humor do jogo que era pra ser retardado no bom sentido, passa a ser retardado no mal sentido. A punchline das piadas é quase sempre "fuck you", e quando não é, outra besteira vulgar toma o lugar, como "and i have a bigger dick". Deus do céu, o dialogo de uma cutscene em especial com um boss que precede uma batalha com o mesmo tem um terço de seus dialogos ocupados por... Advinha: "fuck you"
Outra coisa estranha envolvendo esse boss em especial, é que ele é um sucubo...
"Tá, mas idai?"
Idai? Não me venha com seus "idai", porra, eu vou te mostrar os idai.
Succubus then
Succubus now
what the fuck happened?
WHAT THE FUCK HAPPENED. AT. FUCKING. ALL?
O combate ficou estúpido. Ok não ficou tão estúpido quanto ceeeeeertos oooooutros hack n' slashes que com certeza não são god of war, mas o dos jogos anteriores é umas 1000x melhor.

Ebony e Ivory estão uma merda aqui, só servem em inimigos tão fracos quanto ratos, as Devil Arms são mais genericas que os remédios da farmácia do trabalhador que o seu vô compra pra sabe-se lá oque, uma espada, um machado, uma foice, punhos, e umas shuriken. E detalhe, a maioria dessas armas tem moveset kibado direto do DMC 3 e 4, só que mais... Podre.

 Crowd control é estupidamente facil, quase tanto quanto farmar airtime. Os inimigos seguem padrões estúpidos, o sistema de lock on carcateristico da franquia foi para a puta que pariu, o que deixa desviar das coisas um saco, tentaram compensar dando uma distancia de desvio maior pro Dante em comparação com os outros jogos, mas isso só fudeu mais, pois como a distancia do roll é grande pra caralho, não dá pra contra-atacar os inimigos direitos, foi de uma mecanica que recompensava jogadores de habilidade media pra algo que ajuda apenas casuais e ATRAPALHA os pros.

Para o bem de deixar o jogo mais casual-friendly, o sistema de styles foi abolido, e somado com a fisica e estetica mais "realista" dos golpes dos jogos, a moveset do Dante simplesmente perdeu parte da graça.

O enemy design é igualmente estúpido em comparação ao gameplay, e eu não tô falando só da aparencia dos inimigos, tô falando de como esses porras funcionam no jogo, eles sofrem da mesma síndrome de ou serem faceis pra caralho ou filhos da puta pra caralho só que são PIORES, alguns aparentam terem sido criados com o puro intuito de enrolar o jogo pra criar duração artificial e te deixar puto, como o Tyrant, o gordão que dá barrigada e dash, pois atacar ele de frente é quase inutil, entao você tem que esperar uma oportunidade de atacar as costas dele ou dar uma de fodase e atacar pela frente mesmo (e provavelmente levar uma bela surra a nao ser que seus reflexos sejam #topper) 
PAU NO CU DESSE CARA
As harpias que são mestras em desviar e serem chatas no geral;
Os Butchers, que são quase impossíveis de encarar de frente por causa de suas serras, possuem padrões retardados pra caralho, faceis de decorar, mas também têm hp pra caralho;
As witches, que podem formar um escudo ao redor delas, summonar umas espadas chatas pra caralho ou dar seu escudo para um inimigo do campo;

E por fim mas não menos vsfante, ESSE PAU NO CU.
Vale lembrar que lutar contra NENHUM desses caras é especialmente dificil, só é demorado e chato, dando uma impressão de dificil, mas basta decorar os padrões retardados deles que pronto, boa meia-hora matando eles. O mesmo vale para os bosses, eles são basicamente a mesma coisa só que ficando mais difíceis, mas o gimmick é sempre o mesmo, alterna entra hora de desviar e hora de bater nele. É um saco, nos DMCS anteriores se você fosse bom você passava dos chefes como se eles fossem bosta, nesse eu suponho que um pro e um novato gastem quase a mesma quantidade de tempo derrotando eles.
O Limbo acertou na parte dark da atmosfera dos jogos anteriores, mas esqueceu da parte gótica, que é presente em apenas algumas partes, e pouco apreciaveis, pois o proprio limbo destroi a estetica que era pra ser gótica com a suas maluquices, de resto é apenas um lugar "distorcido" e "do mal", meh.
Admito que essa seção em especial do jogo é do caralho.
Essa, por outro lado, não. Para um comum pode ser,
mas para os fãs de DMC que têm fetiche por arquitetura gótica,
 nem tanto.
Das personagens femininas de DMC, a Kat é a pior.

Ela é tão lixo que mesmo o argumento tendo só
 uma linha precisou ter o próprio paragrafo!
A plot é centrada em politica. É, e por isso é uma merda. O que? Vai me vir com "ain então é uma merda só porque foca em politica?"? Se sim, eu vou mandar é real: SIM! É uma merda só por isso sim! Acha que DMC e politica combinam, palhaço? Tá querendo fazer com que Zangoose e Seviper fiquem amiguinhos? Como se não bastasse isso pra ser bosta o bastante, ela fica forçando romance implicito estupido entre a Kat e o Dante, puta que pariu, que tal manter a porra do foco da historia que é matar demonios????

Ok, o jogo teve seus acertos, deixou a input de alguns comandos mais facil e acessivel, tem um bom level design e o elemento de exploração está presente em um nível superior aos jogos anteriores sem quebrar a pace do jogo, mas do que eu consigo enxergar ao menos, os acertos só vão até aí, de resto, os anteriores fazem igual ou melhor, na maioria das vezes a ultima dessas duas opções, o jogo não é tão ruim quanto eu fiz parecer, eu não recomendaria para quem quisesse conhecer a série Devil May Cry, é comparável a fazer alguém conhecer a franquia Sonic começando por Shadow The Hedgehog, mas se você não se importa com o quanto ele é inferior e uma heresia aos jogos anteriores da franquia, é uma boa pedida até.

Eu acredito que Devil May Cry como um todo possui um grande potencial e é uma obra inacabada, mas também acho que se lançarem mais um ou dois jogos, a parte do "inacabada" passará a inexistir, pois uma franquia com um estilo tão ousado se beneficia principalmente de trazer coisas novas a cada novo lançamento, mas não se pode continuar isso para sempre. Rumores não tão recentes mas também ainda não provados falsos indicam que DMC 5 pode estar em produção, mas são apenas rumores, o que vai ser da franquia no futuro, - se ela o tiver - é incerto.

E assim, acaba a nossa breve analise da franquia Devil May Cry, até uma proxima vez!

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