sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Scott Pilgrim É Do Caralho E Você Deveria Conhecer

 
Eu tenho tido muito contato com a franquia Scott Pilgrim num geral recentemente, revi o filme com minha namorada, minha namorada me deu as coleção completa das comics da série e eu finalmente pudi ler elas (tinha interesse a anos), e claro, o jogo de Scott Pilgrim finalmente foi relançado, compramos e eu zerei com todos os personagens, isso todo rolou agora de janeiro pra fevereiro, e eu to aqui porque quero falar um pouco sobre essa franquia incrível, e porque você deveria dar uma chance.
Vamos começar pelo filme, Scott Pilgrim VS. The World, ou Scott Pilgrim Contra O Mundo, eu acho que é uma ótima introdução a esse universo, é a forma mais acessível e simples de ter uma noção da série, e também foi meu primeiro contato com a franquia, e já assisti esse filme algumas vezes, umas 4 pelo menos, eu até um pouco mais. E bem, é um ótimo filme, você não precisa ter conhecimento prévio nenhum sobre a franquia pra poder curtir esse filme, e eu até recomendo o filme ser seu primeiro contato com a franquia, é um filme bem único e muito bom, o que mais impressiona no filme como todo mundo que fala sobre sempre aponta, são os efeitos especiais e as transições, é um filme baseado numa comic, e o filme leva suas origens bem a sério, justamente pela forma que o filme flui e suas transições muito bem feitas e dirigidas, e os efeitos visuais muito lindos e divertidos.

Claro, fora isso tudo também tem o roteiro, a história de Scott Pilgrim tem um conceito bem simples e direto, Scott Pilgrim é um cara meio qualquer de 22 (23 nas comics) anos e ele se apaixona pela Ramona Flowers e precisa derrotar os 7 Ex-namorados Malvados dela pra oficialmente ficar com ela numa boa, isso é o básico do básico do básico sobre essa história, porque ela vai bem além disso, mas não tanto no filme, porque o filme se foca um pouco mais nas batalhas contra os Exes do que a comic. E fora isso, é um filme muito engraçado, uma franquia muito engraçada num geral também, tem um humor bem divertido, e eu acho que o filme é onde tem as melhores piadas num geral, mas as comics também são muito engraçadas.
Num geral, é um filme ótimo, e eu diria que o filme como um todo é melhor que a primeira comic da série e talvez seja até melhor que a segunda comic também, mas a gente já fala disso.

Scott Pilgrim tem um total de 6 volumes, “Scott Pilgrim’s Precious Little Life”, “Scott Pilgrim VS. The World”, “Scott Pilgrim & The Infinite Sadness”, “Scott Pilgrim Gets It Together”, “Scott Pilgrim VS. The Universe” e “Scott Pilgrim’s Finest Hour”, mas aqui no Brasil a série inteira foi lançada em 3 volumes, cada um contendo 2 volumes do original juntos, e todos intitulados “Scott Pilgrim Contra O Mundo”, provavelmente pra ser marketavel mais facilmente com o filme, que tem o mesmo nome. Mas então, é aqui onde as coisas começam de verdade, essa é a obra original, e também a melhor parte da franquia com certeza, então vamos começar.
Eu não pretendo ficar detalhando as coisas do plot nesse texto, quero falar da série como um todo mas sem dar nenhum spoiler sobre a obra, mas eu vou tentar falar um pouquinho sobre cada volume.
O primeiro volume da série é com certeza o mais fraco, não é ruim, longe disso, mas eu acho que tem algo bem estranho nele, e eu cheguei a conclusão que é o pacing dele, as coisas acontecem muito abruptamente e acabam muito abruptamente também, ironicamente isso é uma qualidade magnífica no filme, pra quem não sabe, quando as filmagens do filme começaram, só existiam 4 volumes da série até o momento, mas o projeto do filme começou mesmo não muito depois de apenas o primeiro volume da série ter sido lançado, e por consequência disso, a maior referencia do filme inteiro é só o primeiro volume da, não que não tenha coisas dos outros volumes no filme, tem uma coisinha aqui e ali semelhante as comics num geral, mas quando falamos do primeiro volume em específico, o filme é quase que uma releitura completa do volume, é quase tudo igual, sem exagero, mas no caso do filme, ele usou o ponto fraco do primeiro volume, que era o seu pacing, e usou ao seu favor, e usou de uma forma mestra, usou o pacing zuado do primeiro volume da comic pra fazer aquelas transições criativas e fodas, isso é uma coisa que eu aprecio pra caralho, e é um detalhe muito foda, a maioria das transições fodas do filme realmente rolam quando a contraparte daquela parte no volume 1 da comic acabava de forma zuada. Mas é isso, é perdoável por ser o inicio da série, o primeiro volume ser meio zoadinho, mas como eu disse, não é ruim, ainda é um volume legal e engraçado.
No volume 2 eu já tinha notado uma melhoria significativa em comparação ao primeiro volume, ainda tinha um pacing meio zoadinho as vezes, mas num geral foi uma boa evolução e outra comic muito boa e engraçada.
O volume 3 é onde a comic realmente fica a real shit, a partir daqui NADA nas comics é realmente similar aos eventos no filme, é aqui que a história toma liberdades maiores, e eu diria que é onde a série começa a ter um tom um pouco mais sério e emocional, mas o tom da série inteira num geral ainda é mais comédia, e aqui não é diferente também, mas o que eu posso dizer é que o volume 3 é um dos melhores, na realidade tudo o que eu falei sobre o 3 se aplica ao volume 4 e 5 também, e parte do 6 também, então a partir de agora vou falar deles mais num geral mesmo
No volume 4 foi onde eu realmente tava me importando com esses personagens num nível mais pessoal mesmo, e acho que o volume 5 foi o que eu mais me emocionei, cheguei a derramar algumas lagrimas até, e fiquei tensa enquanto lia, e isso vale pra metade do volume 6 também. Mas eu diria que os volumes 3, 4 e 5 são realmente o pico dessa história, e a série evoluiu e melhora muito com o passar dos volumes também.
Mas então, falando do volume 6 agora, eu confesso que não curti TANTO, ainda é um volume muito bom com certeza, mas algumas coisas nele me incomodaram, mais da metade dele pra o fim dele, porque a primeira metade em si eu acho que é muito boa e tem uma parte muito emocional e forte ali, mas a outra metade do volume, onde rola a batalha final mesmo, eu tive uns nitpicks meio meh, por exemplo, eu acho que naquela parte do final a obra REALMENTE precisava diminuir um pouco o tom de comédia dele e ir pra um lado mais sério e emocional, mas essa parte não deu nenhuma diminuída na comédia e nenhuma aumentada muito significava no lado emocional, e isso me incomodou porque eu sinto que ali era o momento perfeito pra isso rolar, e por isso eu acho que o final da série não foi tão bom ou satisfatório quanto tinha potencial pra ser, e isso foi meio meh pra mim. Mas ei, o final final mesmo foi sim bonito, e foi um volume muito bom apesar de tudo, só não alcançou minhas expectativas, ainda mais depois do final do volume 5, onde eu tava quase chorando. Mas ei, apesar de não ter sido o melhor final possível, ainda foi um final bom sim, e minhas frustrações com o final não estragaram a série nem um pouco pra mim.
Agora falando das comics como um todo, eu li tudo em praticamente uma semana, e eu não sou uma pessoa muito ligada em leitura, livros e novels etc, ler eu leio mais em jogos mesmo, eu amo uma boa história, mas geralmente eu sou uma pessoa bem preguiçosa com leitura e estudo, mas eu devo dizer, Scott Pilgrim foi com certeza uma das coisas que eu mais gostei de ler na vida, foi bem gostosinho, é uma leitura gostosa. A série é divertida, engraçada, e tem momentos emocionantes e reais, mas não se engane, Scott Pilgrim é uma série extremamente nonsense e absurda, rola todo tipo de coisa bizarra e random, e o mundo que se passa a série é cheio de elementos de vídeo games só que na vida real, e isso é um ponto que eu não citei até agora, Scott Pilgrim como um todo é lotado, LOTADO de referencias a vídeo games, integradas de uma forma bem legal também, tanto no filme, quanto nas comics, e obviamente até no jogo (que já falaremos sobre), desde umas super obscuras, até umas bem na cara que qualquer um consegue pegar, porra a primeira banda do Scott literalmente se chamava Sonic & Knuckles.
O enquadramento das comics também são muito bem feitos, e a arte também só melhora e melhora, o artstyle é lindo, e os desenhos só vão melhorando com o passar dos volumes.

Mas não é só de comédia e referencia a vídeo games que Scott Pilgrim se sustenta, aqui tem uma história e tem personagens, os personagens dessa série são muito bem escritos, isso é até um dos negativos no filme, o filme não da espaço pra a maioria dos personagens brilharem, o que é compreensível por ser um único filme de 2 horas, mas as coisas são beem diferentes nas comics, todos os personagens tem muito mais tempo de tela e muito mais personalidade, tem um brilho muito maior que no filme, e a comic realmente da seu tempo pra fazer a gente se apegar um pouco a aqueles personagens e conhecer uma boa fatia da vida deles, e muitos deles são bem relatáveis, incluindo claro, o Scott. O Scott é um daqueles personagem que eu acho MUITO fácil de ser relatavel com qualquer pessoa de várias maneiras, especialmente se você tá na faixa dos 20 anos de idade. O desenvolvimento dos personagens é bem bonito também, e a série tem uns momentos bem emocionantes e sérios como eu disse mais cedo, não só isso, mas Scott Pilgrim tem umas mensagens realmente muito importantes e poderosas, especialmente se você é uma jovem adulta/um jovem adulto.



Mas não acabou ainda, porque ainda temos mais uma forma importantíssima de mídia dessa franquia para falar, o seu jogo, “Scott Pilgrim VS. The World: The Game”. Esse jogo foi feito pra promover o filme, e saiu na mesma semana do mesmo, para Playstation 3 e acredito que para XBOX 360 também, apenas digitalmente, mas o jogo ficou sumido e fora do ar por anos, até que agora em 2021 ele finalmente foi relançado para todas as plataformas, e tem até mídia física limitada dessa vez. Bem, todo mundo aqui deve saber de todo o preconceito ao redor de jogos licenciados, jogos feitos baseados em séries/desenhos/filmes etc, quase sempre acabam saindo ruins ou medíocres, especialmente porque no fundo são só jogos feitos na preça pra conseguir uns trocados com a popularidade da coisa que o jogo se baseia. E bem, esse jogo com toda certeza foi apreçado, o jogo tem uma historia de desenvolvimento meio conturbada, e o jogo foi feito todo em praticamente 5 meses, um dev hell com certeza nada legal ou saudável, o jogo deve ser uma porcaria, né? Não!

O jogo de Scott Pilgrim é ótimo, é literalmente o jogo que essa franquia merecia, é uma grande carta de amor, o que era pra ser um produto pra promover o filme, acabou sendo uma grande homenagem a comic inteira, o artstyle, os designs e os eventos do jogo, são completamente baseados na comic e não no filme, e é algo realmente impressionante, o tanto de referencias e atenção aos detalhes a comic que esse jogo tem é tão absurdo, esse jogo parece que foi feito por pessoas que genuinamente leram toda a comic e eram extremamente fãs da série, esse é o nível do bagulho. E eu tive um carinho extra pelo jogo enquanto eu jogava, justamente porque eu li a série inteira antes de jogar o jogo.
Mas não é só isso que faz um bom jogo não é? O jogo é um Beat’em Up com elementos de RPG, é um jogo simples e curto, com só 7 fases, mas com um total de 7 personagens jogáveis também, e com co-op de até 4 pessoas juntas, mais uns modos extras, e uns cheats divertidos.
Eu não sou muito fã de beat’em ups, acho um gênero sem sal e não muito bom, mas eu tenho que tirar o chapéu pra esse aqui, porque eu adoro esse jogo, eu to jogando sem parar e muito viciada, eu adoro as mecânicas do jogo, a gameplay é muito boa e sólida, mas não é só isso, o artstyle e gráficos desse jogo são fenomenais, tem um estilo pixelado muito único e lindo, e que remetem demais as artes das comics, sem contar nas animações, é tudo muito animado e vivo nesse jogo, é fantástico. E a Soundtrack desse jogo é outra coisa fantástica, é absurdo o quão boa a OST é!
Honestamente, eu diria que é com certeza um dos melhores beat’em ups que existem, é um jogo realmente ótimo e que bom que foi finalmente relançado.
                              

Scott Pilgrim é uma franquia realmente única e especial, e honestamente merece bem mais reconhecimento, tem um ótimo filme, uma ótima série em comics, e um ótimo jogo. Eu duvido que um dia exista um novo filme de Scott, ou um novo jogo, e não venho muita possibilidade de uma nova comic também, apesar de eu querer muito, mas algo que ainda não temos e algo que eu realmente quero muito que aconteça, é que façam uma série animada adaptando as comics inteiras, isso seria perfeito, e espero que aconteça um dia.
Honestamente Scott Pilgrim provavelmente virou uma das minhas franquias favoritas, to muito feliz por finalmente ter experienciado tudo. É uma obra cheia de amor e carinho posta nela, em todas as mídias. 
E apesar de ter algumas piadas que eu não peguei, acho que é uma obra atemporal.

O filme está disponível aqui no Brasil na Netflix, então deve ser bem acessível pra quase todo mundo, e é onde eu recomendo ser seu ponto de partida nessa série, assista o filme, depois leia as comics, e depois jogue o jogo, acho que assim a sua apreciação pela franquia vai ser muito maior e mais especial.

Se vocês quiserem um conteúdo de Scott Pilgrim com bem mais substancia que esse texto, eu recomendo bastante esse vídeo aqui.

Obrigada por ler até aqui, e obrigada amor por ter me dado as comics de aniversário, eu sou a Violeta, e eu volto pra cá quando eu tiver sem preguiça de escrever mais coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário