quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Uma analise sobre Yakuza 0


Bem, recentemente eu zerei Yakuza 0 (mais ou menos a duas semanas atrás) e não sabia oque esperar desse jogo, eu nunca tinha visto uma gameplay dele (ou de suas sequências), não sabia nada sobre os personagens e sobre como ele retratava essa parte curiosa sobre a Mafia Japonesa. Para não dizer que nunca tinha visto nada sobre Yakuza, no geral, sempre me apareciam esses GIFs bizarros dos personagens dançando e fazendo piadas, e já isso me chamava a atenção nessa franquia, pois pensava que eram jogos zuados que faziam piadas com a Yakuza e etc (calma, que já vou chegar lá)

Já vai fazer 3 anos que comprei Yakuza 0, na época tava numa boa promoção na STEAM, e resolvi comprar, mas... Yakuza 0 foi um jogo que ficou na minha geladeira de jogos por um BOOOM tempo, justamente dois anos, até o final do ano passado que, como estava sem muitos jogos para jogar, peguei ele, e bem, oque eu achei dele, vocês vêm aqui em baixo:

Começando com a historia
Bem, antes de falar de outros aspectos, acho que devo começar com a historia, pois, de longe, é um assunto que entra em questão e foi oque mais me decepcionou no jogo... Para o bem. Oque acontece é que eu esperava literalmente um Dead Rising ou Metal Slug, mas para a minha surpresa, não, Yakuza leva a sua historia muito a sério, mas, de forma diferente, meio que acima de tudo, Yakuza tem estilo, e sinto que esse é o diferencial da "historia séria"de Yakuza para outros jogos que tem uma "historia séria". Bem, vocês devem estar se perguntando "como assim, estilo?" Bem, tem uma cena do que o Kiryu puxa o telefone com tanta força, a tela fica preta em slowmotion, com o Kyriu gritando e os cabos voando em torno, para no final o Kiryu aparece falando "Moshi Moshi?", vocês acreditariam que ela é uma cena da campanha principal? Então, esse é o estilo Yakuza! Tudo é meramente exagerado, desde a atuação, as cenas, os ângulos de câmera, TUDO! Ao mesmo tempo que te dá uma sensação de exagero e te faz rir, em várias vezes cenas exageradas conseguem te prender e te fazer chorar até, principalmente pois as cenas tristes e emocionantes desse jogo, continuam sendo estilosas, exageradas e bem dirigidas, mas acima de tudo, elas tiram a bizarrice, e colocam numa situação real, a situação real do Kazuma Kiryu e do Goro Majima. Uma das cenas mais tocantes e que realmente mostram esse poder do Natoshi, é essa aqui com o Kiryu e o Nishiki, mas apenas assista se você jogou o jogo ou não liga para spoilers.

Oh, já ia me esquecendo, o plot do jogo, bem, o jogo tem dois seguimentos, sim, seguimentos e não campanhas, pois elas se intercalam de dois em dois capítulos. O primeiro é o seguimento do Kazuma Kiryu, um membro da Dojima Family que se ver sendo acusado de um assassinato, sendo que quem o culpou foi justamente um dos maiores líderes da Dojima Family, nisso, Kiryu segue sua jornada em busca de vingança do crime que ele não cometeu; oque posso dizer... ESSE HOMEM É FANTÁSTICO, eu amo o Kiryu como personagem é fabuloso, ele é justamente o contrário do universo dele, tanto nas questões éticas quanto no modo de agir, e sua personalidade, ele é perfeito para a ambientação do jogo e tudo que está em volta, no começo ele parece apenas um cara de rosto mal humorado sem muita personalidade, para se tornar um personagem que sente, e, no fundo, esconde seus sentimentos. Mas... Eu sei o que vocês queriam ver, GORO MAJIMA, ou melhor, o dono de Gabaret Majima, em Yakuza 0, com certeza a principio vocês vão se decepcionar com ele, pois pelos vídeos que você com certeza viu, ele era um cara zueiro, sádico, irritante, espertinho, basicamente o Joker (sim, do Batman mesmo) de Yakuza 0, para no 0, ele ser um renomado, rico, lindo e melancólico dono do maior Gabaret de Sotenbori, sim, com certeza foi minha maior decepção por bem desse jogo, pois na realidade, esse jogo conta a origem da loucura do Majima, e isso é fantástico, pois realmente enquanto jogava, sentia que ele ficava cada vez mais louco e paranoico a medida que ele protegia a Makoto e a história seguia. A evolução da loucura dele é excelente e realmente a cena final te dá vontade de gastar R$80,00 reais no Kiwami.
A ambientação do jogo o ajuda demais!
Enfim, eu achei a historia desse jogo uma das melhores já feitas para um videogame, isso, por que só joguei o 0, eu to louca para jogar os outros 6 jogos da franquia e torcer para o 3-6 virem para PC (e o 7 também, mas depois falamos dele)

Normalmente jogos e animes, costumam a mostrar um Japão quase que 100% limpo, sem defeitos e um paraíso de se morar, bem, Yakuza 0 faz o contrário, mostrando um lugar que vive com cartões postais bonitos mas é cheio de favelas e pessoas perigosas nas ruas como gangues e os membros da Yakuza (Isso que literalmente lembra a Itália hoje em dia), não sendo tanto o paraíso como várias mídias promovem, e essa é a ambientação perfeita para a historia do 0 prosseguir, pois você está imersivo do quão podre a Mafia Japonesa pode ser pelo simples fato de que ela tem dinheiro para resolver esses problemas sem a ajuda do governo, mas não quer, ao invés disso, prefere roubar dinheiro dos cidadões do jogo. Eu acredito que realmente o criador da série, Natoshi, tem um certo trauma com a Yakuza e o governo Japonês em si, pelo simples fato de ele retratar ambos como "salvadores da pátria" e fazerem esses paisagens lindas como pontos turísticos, mas ao mesmo tempo, fuderem o povo e os trabalhadores deixando vários em situações precárias. Acho que a ambientação desse jogo serve tanto como crítica quanto como excelente para te envolver no enredo. Eu não sei se os jogos posteriores repetiram esse feito, mas verei em breve uwu

Bem, e essa é minha deixa também para falar dos gráficos desse jogo, bem... Comparado a outros jogos da atual geração, podemos dizer que o Switch facilmente rodaria esse jogo no Ultra, mas como um jogo da antiga geração... ELE É LINDO, esse jogo é um jogo de PS3, e ele é EXTREMAMENTE LINDO e leve até, ele realmente demonstra que dava para fazer coisas gritantes já no PS3 e que o futuro só melhoraria. Mas, sinto que isso vem graças ao departamento de arte do jogo, principalmente pelo ótimo uso de iluminação e de técnicas de coloração diferentes em gameplay e cutscenes, simplesmente lindos.

Então, hora de falarmos da gameplay, o jogo é um Beat'Up, sim, um gênero que muitos canais no YouTube falam que é difícil de se adaptar para o 3D e um gênero ultrapassado pelo seu "filho" Hack'n Slash e bem... Yakuza existe e comprova que isso é bem mentiroso, pois sim, é difícil, mas com esforço se consegue, e Yakuza não só faz isso, mas revoluciona o gênero, mesmo ninguém falando isso, pois mostra que é possível fazer Beat'Up 3D. Outra coisa que ele traz são os Styles, no caso, cada um dos personagem tem 3 styles, um neutro, um rápido e um forte, e um secreto que você consegue se fizer as Main Sidequests, que falarei depois.

Mas algo que chama a atenção, é que dizer que Yakuza, principalmente o 0, é apenas um "Beat'Up" é uma covardia demais, eu consigo colocar esse jogo também em Mundo aberto, RPG, Jogo de corrida, jogos de esportes, Jogos de ritmo, jogos de Simulação de Gabaret (uma lista que só tem ele e Cinderella Life eu acho) e jogos de empreendedorismo... Sério, Yakuza tem TUDO ISSO! Você pode fazer das coisas mais inusitadas como participar de um torneio de luta a até apostar num torneio de luta feminino com mulheres com pouca roupa, você pode jogar dardos, sinuca, baseball, karaôke e muitos outros minigames! Você pode ser o dono de um Gabaret, e maquiar suas garotas e fazer um minigame muito divertido de Gabaret e principalmente, comer todos os lanches de todos os restaurantes das duas cidades do jogo... Que são dois quarteirões apenas, e sabe o que é melhor? É por isso que explorar o mundo de Yakuza 0 é muito bom, por ser pequeninho, tem vários lúgarezinhos que você, não só vai querer explorar, como também, tudo é muito perto, logo, só de virar a esquina, tu chega aonde você quer, isso é um plus num jogo de mundo aberto atualmente, pois recentemente sinto que os jogos tão cada vez maiores, mas com cenários extremamente vazios, já Yakuza não, ele é pequeno, e cheio de coisas para fazer, ao mesmo tempo é um jogo de mundo aberto, e para mim, isso é o que importa.

Voltando ao sistema de combate, como eu disse, são 3 deles, o Neutro tem o equilíbrio entre velocidade e força, e os focados em força e velocidade, que o nome por si só já diz, um tem mais força mas é mais lento e outro mais velocidade só que mais fraco, porém ótimo para atordoar os inimigos, e tem os secretos, o "Dragon of Dojima" do Kiryu, e o "Mad Dog of Shimano" do Majima, que são OPs PARA CARALHO, pois eles detem alto nível de força, alto nível de velocidade e droppam MUITO DINHEIRO, mas daqui a pouco vou explicar como desbloquear eles.

E, também os inimigos, todos eles variam entre Punks, membros da Yakuza e da Dojima Family, Motoqueiros, Homens de Preto (eu nunca entendi esses caras), Bêbados, os GoldenMan's e os Mr.Shakedowns, cada uma dessas classes tem características únicas, como os Bêbados (não to exagerando) que lutam somente um e bem, eles são os mais fracos; Os Membros da Yakuza e os Men in Black que te atacam em bandos e várias vezes usando armas (literalmente no final você pode encontrar bandos de 6-7 membros), os Motoqueiros e Punks que vem em poucos bandos, mas só aparecem em lugares fechados, dificultando suas estrategias, e claro, os Mr.Shakedowns, que são Mini bosses que vivem rodeando o mundo do jogo, que, caso você perca para eles, tu perde todo seu dinheiro até lutar contra ele de novo, mas... NUNCA FAÇA ISSO, pois até você sentir que está pronta para em fretar ele... Ele pelo menos vai ter gastado MUITO do seu dinheiro, então, antes de enfrentar qualquer Mr.Shakedown, por favor salve o jogo, caso perca, retorne no save, por que vai ser menos pior para você.

Mas, nem tudo são flores e acho o gameplay bem repetitivo, tanto no sistema de combate, quanto no mundo em si, é, ele pode ser pequeno e isso é bom, mas.. Ele ainda sofre oque muitos jogos de Open-World sofrem, ele fica repetitivo demais depois de umas 80 horas jogando, e o fato de vários minigames, como os de dança, serem difíceis e as vezes obrigatários para o 100%, acaba te frustando um pouco mais, mas compreendo. Enfim, caso for jogar Yakuza 0, lembre-se, uma hora você vai se cansar, mas não pare de jogar, jogue até o fim!

Obs crítico de spoilers, não leia a menos que queira jogar Yakuza 0: Em uma parte do jogo, Kiryu vai para Soternobi e Majima para Kamurocho, eu fiquei bem decepcionada nessa parte por que ambos são lugares vazios para os personagens, e isso é triste, eu imaginava altas substories para o Kiryu em Soternobi, mas meh, não teve :(
Mas e as Bizarrices? VOCÊ ME PROMETEU AS BIZARRICES?!?!
Então, e aqui chegamos no tão prometido ponto, as bizarrices de Yakuza. Se a Main Story já tem estilo e diferenciamento do que ocorre, as sidequests e outras coisas do jogo como os cliques do Karaokê e de Dança, justamente fazem esse jogo brilhar.

Começando pelas Sidequests, ou melhor, Sidestories, ELAS NUNCA SÃO IGUAIS UMA DA OUTRA E CADA UMA DELAS É DIFERENTE UMA DA OUTRA! "Como assim?" você me pergunta? Simples, há uma sidequest que temos que ter um encontro (nada romântico please) com o filho do chefe da Dojima Family; num outro temos que fingir sermos namorados de uma colegial, para fazer o pai dela aceitar que ela more sozinha; Num outro temos que... Hã... Ajudar uma velha para depois ela nós dar um beijo?; Num outro temos que fazer duas garotas lésbicas se assumirem uma para outra; Num outro temos que ajudar uma Dominatrix a dominar (é isso que você ouviu); Numa outra temos que ajudar um cara a acabar com um relacionamento abusivo; Numa outra temos que "ser pai adotivo" de uma garotinha; Num outro temos que ajudar um cara a fazer marketing para vender seus cogumelos sem que eles pareçam "ilegais"; Numa outra temos que ajudar um cara que teve um rosto desfigurado e agora é considerado morto a se reconciliar com a sua família e MUITAS OUTRAS SIDESTORIES! Esse jogo é repleto delas e todas elas são MUITO CRIATIVAS e extremamente diferentes uma das outras, todas esquisitas e extremamente divertidas, eu amo cada uma delas, e gostaria que quando você jogasse Yakuza 0, JOGASSE TODAS ELAS! Pois todas são bem recompensadoras até, acredite!

E as coisas mais bizarras do jogo estão justamente nos minigames, principalmente os da Karaokê e de dançar, foram desses lugares que sairão coisas como o meme ambulante do 24-Hour Cinderella (o meme maravilhoso), Judgment e Friday Night, e eles são fabulosos! E eu recomendo você fazer eles não só por conta dessas animações, mas os minigames são bons também! SÓ JOGUEM!

Bem, agora só falta falar de uma coisa, a OST de Yakuza 0, e como todo jogo, ela é fantástica! Ela é variante entre JPOP e JROCK dos anos 80 e 90, normal para a ambientação da época e o quanto esse estilo combinou MUITO BEM com o jogo, é simplesmente sensacional, principalmente o tema do jogo se tornou uma das minha OST's favoritas! Recomendo ouvirem ela depois!

Enfim, essa foi a minha analise de Yakuza 0, para mim, o único problema desse jogo é ele ser repetitivo, mas, meu deus, o estilo, a historia, a gameplay, a OST, TUDO NELE É PERFEITO, ZUADO E BEM EXECUTADO, Yakuza 0 merece um selo de Platina de um dos jogos mais Underrateds dessa geração, é somente perfeito! Recomendo a todos jogarem essa pérola cross-gen!

E lembrem-se...

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