quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

O que eu desejo para Sonic


Ontem eu joguei e zerei Sonic Forces pela primeira vez, mesmo eu já tendo visto let's plays e várias reviews no youtube, eu quis experienciar por mim mesma quando a chance apareceu, e depois de ter jogado eu fiquei pensando muitas coisas e senti vontade de dizer aqui. Isso não é uma review do jogo, e muito menos um comentário sobre questões técnicas e de gameplay, mas sim sobre a história do jogo, o que ela faz (ou melhor, não faz), e o que eu gostaria que acontecesse daqui pra frente nessa franquia.
Sabe, eu amo Sonic, de verdade, é provavelmente minha franquia favorita depois de Mega Man, por isso é sempre triste ver como Sonic anda pecando, principalmente em plot, personagens, e continuidade, coisa que eu me importo muito. E sabe, eu realmente amo quando Sonic se leva a sério, eu acho que Sonic tem um potencial gigantesco pra histórias sérias, épicas e bem escritas, ou seja, tudo o que Sonic Forces não tem.
Eu me empolguei a toa quando vi o primeiro trailer do Forces, assim como praticamente todo mundo, parecia épico, parecia que sério, parecia o que eu queria que Sonic fizesse de novo. Bem, não foi.
Sonic Forces tenta enganar o jogador, fazendo achar que aquilo é uma história séria, colocando aquele setting de derrota, colocando o lance de Sonic ter sido vencido e considerado morto pelos personagens (Há), e talvez o pior caso, os personagens vivem falando frase de efeito, mas de uma forma bem forçada (desculpa, eu vou usar essa palavra algumas vezes, não é intencional), mas a verdade é que, o jogo nunca se leva a sério de verdade, tudo que parece "épico" e "sério", é só um disfarce, que talvez se alguém olhar pro jogo de forma superficial, vai achar que ele realmente é tudo isso.
O roteiro desse jogo, simplesmente não importa, nada importa nesse jogo, literalmente NADA, não existem consequências, os personagens agem de forma totalmente superficial na maior parte do tempo, o jogo é cheio de piadinhas fora de hora, os personagens quase não tem expressão, não reagem, e nem o voice acting ajuda com isso honestamente, eu realmente achei que o VA ficou muito raso e sem emoção, mas apesar de eu não gostar de algumas vozes, eu não vou culpar os dubladores, isso deve ter sido problema de direção. E as falas desse jogo.. *sigh* se já não bastasse o roteiro extremamente superficial, os diálogos desse jogo são um monstro, esse jogo é cheio de frasezinhas genéricas e, perdão pelo uso dessa palavra proibida, cringe, mas esse jogo tem frases cringe pra caramba. E querem saber mais? Se esse fosse o primeiro jogo do Sonic que eu tivesse jogado na vida, eu não me importaria com nenhum dos personagens, nada no jogo faz você se importar, não existe tensão, não existem momentos onde você vê os personagens interagindo de forma natural, com exceção talvez do Tails com Sonic clássico e Sonic com o Avatar (e nem esses são muito bons também), eu me importo com esses personagens porque já conheço eles e já tenho carinho, mas se eu não tivesse, eu não iria sentir nada com o Forces, o quão triste é isso? Alguns personagens ainda por cima agem de uma forma que não parecem eles.
Além de tudo isso, os vilões tem um plano que é simplesmente ???, e o Infinite literalmente tem a motivação mais estúpida que eu já vi nessa franquia, é um personagem que aparece do nada, some do nada, tem uma motivação ridícula, e É um personagem ridículo.
A história do jogo também é contada de forma bem preguiçosa e sem graça, só com aquelas caixas de texto no mapa e umas poucas cutscenes, mas eu acho que vocês já entenderam, então vamos pro ponto principal desse texto existir.
Sonic está com uma péssima direção, acho que isso não é segredo pra ninguém, mas como eu falei antes, eu me importo com Sonic, e muito, eu não e como eu também já disse, Sonic tem muito potencial para boas histórias, talvez até mais do que você imagine, e é inegável que a essa altura, Sonic simplesmente virou uma bagunça, uma bola de neve gigante, onde nada importa, não existe continuidade certa, eles fazem recton por nada, personagens não crescem, não mudam, tudo volta pra estaca zero a cada jogo, nada influencia nada. É por isso tudo e mais um pouco, que eu acho que Sonic precisa de um Reboot, completo.
Sim, talvez eu não seja a primeira pessoa que você vê falando isso, e talvez você ache isso uma idiotice, e talvez você se lembre de Sonic'06, mas eu peço que escute minhas ideias um momento.
Imagine, o seguinte cenário, um reboot, do zero, literalmente do zero, onde só nos é apresentado o Sonic e o Eggman, e fazer com que o Sonic eventualmente passe a conhecer os amigos que já conhecemos, todos terem suas motivações, todos terem algo de especial, todos tendo importância e fazendo com que nós nos importemos com eles.
O que eu quero pra Sonic, é Sonic realmente tendo histórias sérias e bem escritas, cheias de personalidade e alma, continuidade, um mundo estabelecido, os personagens sendo consistentes e evoluindo, onde o evento de um jogo influencia ativamente o outro, Sonic TEM o poder de fazer isso tudo isso.
Imaginem como seria incrível coisas como, o Super Sonic não ser simplesmente uma mecânica no primeiro jogo que ele aparece, Super Sonic sendo uma coisa grande, algo que representasse a evolução do Sonic como personagem, algo que fizessem ele atingir um novo patamar, algo especial e icônico, como a primeira vez que o Goku se transformou em Namek. Super Sonic nunca teve um momento assim, o mais próximo disso provavelmente foi no final do Adventure 1. E ai o Super Sonic passaria a ser uma mecânica nos próximos jogos depois do jogo que o introduz.
O quão incrível seria se Super Sonic fosse especial e importante nesse nível.
https://twitter.com/tteum93/status/1082325295485509632
O mesmo que eu falei do Super Sonic vale pra outras coisas também, como o Boost por exemplo. Imaginem como seria se em um certo jogo o Sonic estivesse numa situação muito difícil e ele acabasse despertando o Boost? Não de forma rasa claro, seria um momento incrível, e seria mais uma representação da evolução do Sonic, e ai o Boost seria uma mecânica nos próximos jogos, MAS ele seria nerfado e os jogos não seriam só Boost to Win, usar o Boost poderia ser legitimamente satisfatório quando se pudesse usar.
E se existisse um jogo onde literalmente os heróis perdessem? Literalmente um final ruim num jogo principal do Sonic, onde isso iria influenciar muito os personagens e o mundo, e ai só saberíamos como eles venceriam na sequencia (coisa que poderia ser algo parecido com o Forces, só que mais natural e acreditável, e bem escrito.), isso seria simplesmente fantástico, e isso poderia ser uma brecha pra tornar o Hyper Sonic canon e ele ser a solução final (mas ele não seria uma mecânica ativa depois, porque ai seria muita apelação também)
Existem tantas coisas que poderiam ser exploradas, a rivalidade e choque do Sonic com o Metal Sonic, o crescimento do Tails como no Adventure 1, o Knuckles se libertando do seu "destino", novos arcos pros personagens, as possibilidades são infinitas! Refazer as historias dos Adventures de uma forma muito melhor, deixar tudo mais especial.
Simplesmente fazer com que as coisas tenham importância, que tenham peso, que tenham significado, que tenha temas, que os personagens tenham motivações acreditáveis, que tenham conflitos, que exista continuidade. Claro, não se pode deixar totalmente dark, pode ter piadinhas, podem ter momentos fofos e divertidos, mas não como foi em Lost Worlds e Forces, ali os personagens são só sacos ambulantes de piadinha cringe de quinta série. É isso que eu acho que Sonic precisa. Sonic tem literalmente tudo pra isso acontecer, tem muitos personagens e muitos elementos muito bons só que são desperdiçados por seus produtores. Não é difícil escrever uma boa historia pra Sonic, Sonic dá liberdade o suficiente pra se criar muita coisa, criatividade é algo que Sonic tem de sobra, um roteiro bom e não preguiçoso só elevaria essa franquia.
Obrigada se você leu até aqui, eu precisava falar disso, infelizmente eu não acho que Sonic vai ter esse reboot dos sonhos, mas eu ainda posso sonhar, e talvez um dia parte disso que eu imaginei se torne real, eu realmente só desejo o melhor pra Sonic, e pra qualquer franquia, pois nenhuma merece ser tratada como piada. Eu sou a Violeta, e eu espero que o jogo de 30 anos do Sonic tenha uma história boa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário